Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

11516182021761

Comentários

  • @VBL pela minha experiência ligando posso dizer: demora sim...já tentei em varios horários e sempre caí na espera, algumas vezes desisti rápido em outras aguardei bastante, mas continuei insistindo até conseguir. Não tem outra forma de saber, apenas ligando mesmo.
    O normal é atribuírem o número no processo entre 2 e 3 meses após receberem...pelo menos foi o que me informaram e foi o que aconteceu comigo....o jeito é ter paciência mesmo. Boa sorte.
  • VBLVBL Member
    @Vlad Lopes, agradeço. Pelo visto vou ter que continuar tentando mesmo.
  • Prezado/as Foristas,
    Embora não altere em nada o status do meu processo, cuja entrada na CRC Lisboa se deu em julho/2017, mas apenas para manter a todos informados dos passos naquela Conservatória, recebi hoje, 24/abril, Ofício datado de 21/03/18, firmado pela Oficial dos Registos e do Notariado, comunicando-me da recepção do processo naquela Conservatória, da atribuição de número (que eu já havia obtido, ainda em outubro do ano passado) e informando que:
    -"a instrução oficiosa do processo será efectuada segundo a ordem de entrada.
    -no caso de ser necessário juntar algum documento ou prestar qualquer esclarecimento, receberá uma comunicação desta Conservatória.
    -logo que esteja concluído o processo, ser-lhe-á dado conhecimento."
    Penso que o Ofício deva ser parte do procedimento formal, relativamente aos processos daquele IRN.
  • imackimack Member
    Recebi isso também. A única coisa que não ficou clara por parte deles é o sistema de comunicação. No último e-mail que recebi informaram que as comunicações futuras ( conclusão) serão via correios. Ocorre que no formulário 1-D existe um campo dando opção para receber as notificações via e-mail. Vi aqui no fórum, como no caso da Nathalia, que enviaram via e-mail. Confuso.....@josedemesquitafilho, esse ofício foi via e-mail ou correios?
  • imackimack Member
    "Exmo Senhor,

    Comunico que o processo em epígrafe se encontra a aguardar análise que será efetuada por ordem de entrada.
    Informo também que, posteriormente, no caso de ser necessário juntar algum documento ou prestar esclarecimentos receberá, a interessada, para esse efeito, comunicação desta Conservatória.
    Mais se informa de que as comunicações/notificações são efetuadas para a morada indicada no Impresso Modelo."
  • Recebi pelos Correios.
  • Isso pode indicar que eles estão dando algum andamento nos primeiros processos.
  • Estou torcendo por todos que já deram entrada, acompanho diariamente esse tópico e fico feliz sempre que o status muda rs.
    Seria tão bom se houvesse algum sistema para as pessoas interessadas consultarem o andamento de seus processos, não ?

    Evitaria tantos emails e ligações.... enfim. Boa sorte, gente !
    Logo logo espero estar nessa lista também. :)
  • Bom dia , recebi email da CRC Lisboa , dizendo que o processo de convolacao , está aguardando ‘ instrução oficiosa ‘ , o que seria este status ? Agradeço desde já !
  • @Sergio , processos de conversão é em outro tópico.
  • Estou com uma dúvida quanto ao e-mail que recebemos, referente ao processo do meu avo que caiu em exigência.

    Quando ele deu entrada pessoalmente em Lisboa, a moça que o atendeu tirou uma cópia do passaporte dele lá na hora e não usou a cópia autenticada e apostilada que ele havia levado.

    No mesmo e-mail eles pedem ainda:
    “Cópia integral do passaporte, com os carimbos legíveis, documento que deverá ser devidamente certificado e legalizado (artigo 9 do RNP e OIS 2/2016)”.

    Alguém sabe me dizer exatamente como seria essa cópia?
    Será que vale a que ele tem, que é a cópia apostilada e autenticada daquela página aberta, do passaporte, feita no início do ano passado, onde tem a foto dele em uma página e na outra tem o número do passaporte? Ou será que eles querem que ele tire cópia de todos as folhas do passaporte onde tenha carimbo de viagens?
    Obrigada! Estamos juntos!
  • Tem razão, vou ajudá-lo a providenciar isso! Obrigada!
  • editado April 2018
    Olá, pessoal.

    Sobre a questão da comunicação das conservatórias:
    quando se trata de um ofício (cobrança de exigências, geralmente, ou até uma negativa), o fazem por carta.
    Porém, qualquer outro assunto, costumam enviar email. O que ocorreu com vocês, de terem recebido um ofício, por carta, para dar notícia sobre andamento do processo, não é lugar comum. Porém, complementando, a Conservatória de Registos Centrais tem feito isso, o que acho muito bom.
  • @Nathalia Sartori,

    exatamente como o @wsteles mencionou.
    Eles querem, não só a página, contendo a identificação (foto, filiação) dele, mas também todas as entradas e saídas de Portugal. Isso tudo autenticado e apostilado.
  • imackimack Member
    @Marcia Na verdade, recebi informações sobre o andamento via e-mail, na forma de ofício....vai entender...kkk
  • @marcia @wsteles estou com uma dúvida ainda... será que conseguem me ajudar? É que o meu avô só esteve em Portugal uma única vez, que foi no ano passado. Inclusive, é o único carimbo que consta no passaporte dele. No ofício a CRC pediu cópia integral do passaporte. Ocorre que, minha dúvida é se eu tiro cópias de todas as folhas do passaporte, incluindo as que não tem cabimbo nenhum ou se tiro apenas das páginas que tem algum "conteúdo" e obviamente a que consta os carimbos de entrada e saída do meu avô no ano passado. Digo isso porque se for pra eu ter que tirar cópias de todo o passaporte, inclusive de paginas onde não tem nada, nenhum carimbo, vai ficar caro para autenticar todas as folhas e ainda apostilar isso tudo.. não acham? Estou muito perdida no que fazer para ajudá-lo. =/
  • @wsteles, bom dia!
    Por favor, o que fazer quando vc passa da imigração portuguesa e o carimbo na está legível? Pede ao funcionário para carimbar novamente?
    Obrigado!
    Forte abraço!
  • Rodrigo, isto já aconteceu comigo, o carimbo ficou bem fraco, reclamei e pedi para que carimbasse de novo, o policial se recusou. Disse que dava p ler e que não poderia haver dois carimbos de entrada no passaporte. Realmente com esforço dava p ler, mas na xérox não saiu nada.
  • Sugiro juntar outras provas, como boarding pass com a data de chegada, hotel, seguro etc... Caso o carimbo esteja ilegível.
  • @wsteles,

    as formas de se conseguir entradas e saidas são através do passaporte e de passagens aéreas, ambos são aceitos pela CRCentrais.

    Realmente, vi um relato, falando sobre uma espécie de declaração, mas não há necessidade disso.
  • @Nathalia Sartori,

    somente as folhas que contém os carimbos e as folhas de identificação.Tem que ser apostilado.
  • No arrazoado que fiz sobre as ligações efetivas, o tópico relativo aos deslocamentos a Portugal, mencionei com precisão datas de entradas e saídas no país e locais onde estive (nomes dos hotéis, endereços, com telefones). Quanto à autenticidade dos ingressos/saídas de Portugal, mencionei que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) poderia atestar, afinal eles têm o registro disso. Se cair em diligência por esse motivo, o que não ocorreu até o momento, pensarei em algo que substitua os tais carimbos no passaporte que, no meu caso, estão praticamente todos ilegíveis.
  • Fiz no meio do ano passado uma solicitação a SEF de declaração de entrada e saída de Portugal no últimos 10 anos e não obtive resposta. Detalhei todas as datas e respectivos números de passaportes.
  • DeneiseDeneise Member
    Bom dia @Marcia. Recebi e-mail que meus documentos foram regularizados contabilisticamente em 02-05-18 através da FR XXXXX, e que encontram-se em análise. Essa FR é o número do processo? Obrigada.
  • @Deneise,

    não. Esta FR é como uma nota de arrecadação. Tem valor apenas contábil.
  • DeneiseDeneise Member
    @Marcia. Obrigada.
  • mrascaomrascao Member
    Bom dia a todos! Pretendo dar entrada em meu processo de atribuição e tenho uma dúvida quanto à comprovação afetiva com a comunidade portuguesa. Irei estudar no próximo semestre na Universidade do Porto e, inclusive, já me matriculei e possuo a carta de aceite da universidade. Isso é válido como comprovativo?
    Muito obrigada desde já!
  • @marcia obrigada!
  • mrascao, na minha opinião matrícula recente na universidade não servirá de vínculo, mas se vc ficar morando por mais tempo em Portugal, no futuro a sua residência lá e os estudos certamente servirão. Uma pessoa aqui já falou sobre situação semelhante, tinha ido morar em Portugal e arranjado emprego e uma conservatória que ele foi o desanimou mando-o aguardar. O vínculo para mim necessita tempo. Não basta estar lá. abraços e boa sorte.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.