@VBL pela minha experiência ligando posso dizer: demora sim...já tentei em varios horários e sempre caí na espera, algumas vezes desisti rápido em outras aguardei bastante, mas continuei insistindo até conseguir. Não tem outra forma de saber, apenas ligando mesmo. O normal é atribuírem o número no processo entre 2 e 3 meses após receberem...pelo menos foi o que me informaram e foi o que aconteceu comigo....o jeito é ter paciência mesmo. Boa sorte.
Prezado/as Foristas, Embora não altere em nada o status do meu processo, cuja entrada na CRC Lisboa se deu em julho/2017, mas apenas para manter a todos informados dos passos naquela Conservatória, recebi hoje, 24/abril, Ofício datado de 21/03/18, firmado pela Oficial dos Registos e do Notariado, comunicando-me da recepção do processo naquela Conservatória, da atribuição de número (que eu já havia obtido, ainda em outubro do ano passado) e informando que: -"a instrução oficiosa do processo será efectuada segundo a ordem de entrada. -no caso de ser necessário juntar algum documento ou prestar qualquer esclarecimento, receberá uma comunicação desta Conservatória. -logo que esteja concluído o processo, ser-lhe-á dado conhecimento." Penso que o Ofício deva ser parte do procedimento formal, relativamente aos processos daquele IRN.
Recebi isso também. A única coisa que não ficou clara por parte deles é o sistema de comunicação. No último e-mail que recebi informaram que as comunicações futuras ( conclusão) serão via correios. Ocorre que no formulário 1-D existe um campo dando opção para receber as notificações via e-mail. Vi aqui no fórum, como no caso da Nathalia, que enviaram via e-mail. Confuso.....@josedemesquitafilho, esse ofício foi via e-mail ou correios?
Comunico que o processo em epígrafe se encontra a aguardar análise que será efetuada por ordem de entrada. Informo também que, posteriormente, no caso de ser necessário juntar algum documento ou prestar esclarecimentos receberá, a interessada, para esse efeito, comunicação desta Conservatória. Mais se informa de que as comunicações/notificações são efetuadas para a morada indicada no Impresso Modelo."
Estou torcendo por todos que já deram entrada, acompanho diariamente esse tópico e fico feliz sempre que o status muda rs. Seria tão bom se houvesse algum sistema para as pessoas interessadas consultarem o andamento de seus processos, não ?
Evitaria tantos emails e ligações.... enfim. Boa sorte, gente ! Logo logo espero estar nessa lista também.
Bom dia , recebi email da CRC Lisboa , dizendo que o processo de convolacao , está aguardando ‘ instrução oficiosa ‘ , o que seria este status ? Agradeço desde já !
Estou com uma dúvida quanto ao e-mail que recebemos, referente ao processo do meu avo que caiu em exigência.
Quando ele deu entrada pessoalmente em Lisboa, a moça que o atendeu tirou uma cópia do passaporte dele lá na hora e não usou a cópia autenticada e apostilada que ele havia levado.
No mesmo e-mail eles pedem ainda: “Cópia integral do passaporte, com os carimbos legíveis, documento que deverá ser devidamente certificado e legalizado (artigo 9 do RNP e OIS 2/2016)”.
Alguém sabe me dizer exatamente como seria essa cópia? Será que vale a que ele tem, que é a cópia apostilada e autenticada daquela página aberta, do passaporte, feita no início do ano passado, onde tem a foto dele em uma página e na outra tem o número do passaporte? Ou será que eles querem que ele tire cópia de todos as folhas do passaporte onde tenha carimbo de viagens? Obrigada! Estamos juntos!
Sobre a questão da comunicação das conservatórias: quando se trata de um ofício (cobrança de exigências, geralmente, ou até uma negativa), o fazem por carta. Porém, qualquer outro assunto, costumam enviar email. O que ocorreu com vocês, de terem recebido um ofício, por carta, para dar notícia sobre andamento do processo, não é lugar comum. Porém, complementando, a Conservatória de Registos Centrais tem feito isso, o que acho muito bom.
exatamente como o @wsteles mencionou. Eles querem, não só a página, contendo a identificação (foto, filiação) dele, mas também todas as entradas e saídas de Portugal. Isso tudo autenticado e apostilado.
@marcia@wsteles estou com uma dúvida ainda... será que conseguem me ajudar? É que o meu avô só esteve em Portugal uma única vez, que foi no ano passado. Inclusive, é o único carimbo que consta no passaporte dele. No ofício a CRC pediu cópia integral do passaporte. Ocorre que, minha dúvida é se eu tiro cópias de todas as folhas do passaporte, incluindo as que não tem cabimbo nenhum ou se tiro apenas das páginas que tem algum "conteúdo" e obviamente a que consta os carimbos de entrada e saída do meu avô no ano passado. Digo isso porque se for pra eu ter que tirar cópias de todo o passaporte, inclusive de paginas onde não tem nada, nenhum carimbo, vai ficar caro para autenticar todas as folhas e ainda apostilar isso tudo.. não acham? Estou muito perdida no que fazer para ajudá-lo. =/
@wsteles, bom dia! Por favor, o que fazer quando vc passa da imigração portuguesa e o carimbo na está legível? Pede ao funcionário para carimbar novamente? Obrigado! Forte abraço!
Rodrigo, isto já aconteceu comigo, o carimbo ficou bem fraco, reclamei e pedi para que carimbasse de novo, o policial se recusou. Disse que dava p ler e que não poderia haver dois carimbos de entrada no passaporte. Realmente com esforço dava p ler, mas na xérox não saiu nada.
No arrazoado que fiz sobre as ligações efetivas, o tópico relativo aos deslocamentos a Portugal, mencionei com precisão datas de entradas e saídas no país e locais onde estive (nomes dos hotéis, endereços, com telefones). Quanto à autenticidade dos ingressos/saídas de Portugal, mencionei que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) poderia atestar, afinal eles têm o registro disso. Se cair em diligência por esse motivo, o que não ocorreu até o momento, pensarei em algo que substitua os tais carimbos no passaporte que, no meu caso, estão praticamente todos ilegíveis.
Fiz no meio do ano passado uma solicitação a SEF de declaração de entrada e saída de Portugal no últimos 10 anos e não obtive resposta. Detalhei todas as datas e respectivos números de passaportes.
Bom dia @Marcia. Recebi e-mail que meus documentos foram regularizados contabilisticamente em 02-05-18 através da FR XXXXX, e que encontram-se em análise. Essa FR é o número do processo? Obrigada.
Bom dia a todos! Pretendo dar entrada em meu processo de atribuição e tenho uma dúvida quanto à comprovação afetiva com a comunidade portuguesa. Irei estudar no próximo semestre na Universidade do Porto e, inclusive, já me matriculei e possuo a carta de aceite da universidade. Isso é válido como comprovativo? Muito obrigada desde já!
mrascao, na minha opinião matrícula recente na universidade não servirá de vínculo, mas se vc ficar morando por mais tempo em Portugal, no futuro a sua residência lá e os estudos certamente servirão. Uma pessoa aqui já falou sobre situação semelhante, tinha ido morar em Portugal e arranjado emprego e uma conservatória que ele foi o desanimou mando-o aguardar. O vínculo para mim necessita tempo. Não basta estar lá. abraços e boa sorte.
Comentários
O normal é atribuírem o número no processo entre 2 e 3 meses após receberem...pelo menos foi o que me informaram e foi o que aconteceu comigo....o jeito é ter paciência mesmo. Boa sorte.
Embora não altere em nada o status do meu processo, cuja entrada na CRC Lisboa se deu em julho/2017, mas apenas para manter a todos informados dos passos naquela Conservatória, recebi hoje, 24/abril, Ofício datado de 21/03/18, firmado pela Oficial dos Registos e do Notariado, comunicando-me da recepção do processo naquela Conservatória, da atribuição de número (que eu já havia obtido, ainda em outubro do ano passado) e informando que:
-"a instrução oficiosa do processo será efectuada segundo a ordem de entrada.
-no caso de ser necessário juntar algum documento ou prestar qualquer esclarecimento, receberá uma comunicação desta Conservatória.
-logo que esteja concluído o processo, ser-lhe-á dado conhecimento."
Penso que o Ofício deva ser parte do procedimento formal, relativamente aos processos daquele IRN.
Comunico que o processo em epígrafe se encontra a aguardar análise que será efetuada por ordem de entrada.
Informo também que, posteriormente, no caso de ser necessário juntar algum documento ou prestar esclarecimentos receberá, a interessada, para esse efeito, comunicação desta Conservatória.
Mais se informa de que as comunicações/notificações são efetuadas para a morada indicada no Impresso Modelo."
Seria tão bom se houvesse algum sistema para as pessoas interessadas consultarem o andamento de seus processos, não ?
Evitaria tantos emails e ligações.... enfim. Boa sorte, gente !
Logo logo espero estar nessa lista também.
Quando ele deu entrada pessoalmente em Lisboa, a moça que o atendeu tirou uma cópia do passaporte dele lá na hora e não usou a cópia autenticada e apostilada que ele havia levado.
No mesmo e-mail eles pedem ainda:
“Cópia integral do passaporte, com os carimbos legíveis, documento que deverá ser devidamente certificado e legalizado (artigo 9 do RNP e OIS 2/2016)”.
Alguém sabe me dizer exatamente como seria essa cópia?
Será que vale a que ele tem, que é a cópia apostilada e autenticada daquela página aberta, do passaporte, feita no início do ano passado, onde tem a foto dele em uma página e na outra tem o número do passaporte? Ou será que eles querem que ele tire cópia de todos as folhas do passaporte onde tenha carimbo de viagens?
Obrigada! Estamos juntos!
Sobre a questão da comunicação das conservatórias:
quando se trata de um ofício (cobrança de exigências, geralmente, ou até uma negativa), o fazem por carta.
Porém, qualquer outro assunto, costumam enviar email. O que ocorreu com vocês, de terem recebido um ofício, por carta, para dar notícia sobre andamento do processo, não é lugar comum. Porém, complementando, a Conservatória de Registos Centrais tem feito isso, o que acho muito bom.
exatamente como o @wsteles mencionou.
Eles querem, não só a página, contendo a identificação (foto, filiação) dele, mas também todas as entradas e saídas de Portugal. Isso tudo autenticado e apostilado.
Por favor, o que fazer quando vc passa da imigração portuguesa e o carimbo na está legível? Pede ao funcionário para carimbar novamente?
Obrigado!
Forte abraço!
as formas de se conseguir entradas e saidas são através do passaporte e de passagens aéreas, ambos são aceitos pela CRCentrais.
Realmente, vi um relato, falando sobre uma espécie de declaração, mas não há necessidade disso.
somente as folhas que contém os carimbos e as folhas de identificação.Tem que ser apostilado.
Muito obrigado!!!
não. Esta FR é como uma nota de arrecadação. Tem valor apenas contábil.
Muito obrigada desde já!