gente, sou nova por aqui... mas os que já iniciaram o processo após a nova lei, o que tem mandado como comprovação de efetiva ligação? principalmente aqueles de associações e comunidades...
@luanasbcosta eu enviei uma declaração da Associação Portuguesa de Desportos, mencionando número de nosso título e desde quando somos sócios (minha vida inteira), com firma do diretor reconhecida. Mas até agora não temos nenhuma caso aprovado aqui no Fórum para saber a aceitação destes comprovantes... Reúna o máximo de informações possíveis e se certifique reconhecer firmas para dar respaldo ao documento. Boa sorte!
Difícil vai ser reconhecer firma de algum diretor do Vasco da Gama, que é onde conseguirei pegar essa declaração... mas obrigada! Anexarei cursos que meu pai fez também além de fotos, vamos ver o que vai dar! Obrigada!
Luana, mandei cópia autenticada da carteira e de recibos, além da declaração original. Não reconheci firma. Foi o segundo vice que assinou, mas isso foi na gestão anterior.
Iniciando hoje aqui no fórum. Escolhi esse tema pois é exatamente a minha situação (atribuição neto) e estou querendo saber se já existem processos finalizados e, principalmente, deferidos para netos após a nova lei. Contratei uma empresa de assessoria especializada em cidadania portuguesa, que me auxiliou em tudo e foram eles que preencheram o requerimento. Enviei os documentos para o IRN em Lisboa dia 15/01/18 pelo correio (EMS) e foram recebidos dia 30/01/18. Enviei email ao IRN dia 05/02/18 para verificar se o processo já foi numerado, recebi uma resposta no dia seguinte informando que eu deveria entrar em contato via telefone para verificar isso. Como vi aqui no fórum que os processos estão levando aproximadamente dois meses para serem numerados, resolvi não ligar por agora. Concordo com alguns colegas, e acho que ficar ligando "a toa" só faz atrapalhar o trabalho deles e, consequentemente, atrasando nossos processos! Vou deixar para ligar apenas no próximo mês. Mas gostaria de saber se o pessoal que já tem o processo numerado recebeu algum contato via email ou carta do IRN informando o número do processo ou se realmente é necessário ficar ligando e/ou enviando emai para conseguir descobrir o número do processo?
@VBL sugiro esperar uns 2 meses e depois ligar na linha de registro para saber se o processo já foi numerado.O tempo de conclusão desses processos ninguém sabe.
Olá @Vlad Pen, eu queria mesmo é saber se a única maneira de descobrir o número do processo é ligando lá ou se eles entram em contato conosco. Em relação ao tempo, eu sei que é demorado. Mas será que alguém, que iniciou o processo logo após a nova lei, já teve o processo concluído?
Olá @CEGV, eu não fiquei sabendo sobre esse cara da lava-jato, mas pelo visto o advogado dele deve ser bom! rsrs Agradeço pelo esclarecimento sobre a forma de contato deles, mês que vem entrarei em contato com eles para verificar se meu processo já foi numero. Continuarei acompanhando o fórum e torcendo para que tenhamos um deferimento em breve!
@VBL Data de entrada da correspondência (mandei pelos Correios do Brasil), do vale postal (dia seguinte) na Conservatória de Lisboa , nome e filhação do neto do português.
Para quem precisa apostilar documentos o cartório de notas da cidade de extrema/mg (tel 35 3435 1306) faz apostilamento ao custo de 35,00 para cada certidão. A cidade fica a 100kms de sp (capital), 40 kms de Bragança Paulista.
Gente, uma duvida básica, eu tenho a certidão de nascimento do portugues, mas não tenho a de óbito, ele morreu no brasil... eu preciso informar sobre o óbito a portugal ou posso só mandar a certidão de nascimento (mais de 100 anos)?
@wsteles De acordo com o e-mail que recebi da CRC , meu processo está no aguardo de análise efetuada por ordem de entrada.Pessoalmente acredito que vários aqui que obtiveram a resposta "em análise" encontram-se na mesma situação. Afinal, é uma resposta genérica. O negócio é relaxar , aguardar e não apertar o pessoal da CRC .
Boa tarde! O nosso caso é similar ao seu com relação a prova de efetiva ligação.. Vamos manter uma troca de informações se vc puder ? Agora, eu tinha uma dúvida, alguém saberia dizer se a CRC de Lisboa esta com problemas para o atendimento ? Os contatos que tenho tentado recentemente dão como "número ocupado"..
@luanasbcosta, meu caso também é Aquisição para neto. Antes de enviar os documentos para PT, eu tive que fazer a transcrição do óbito e do casamento dos meus avós (ambos portugueses). A transcrição foi feita via correio pelo consulado de SP, e para isso tive que enviar a certidão de casamento e óbito deles, além de outros documentos. Após a transcrição ter sido feita, ai sim eu enviei ela e mais os outros documentos ao IRN. Não sei se tudo isso é de praxe, mas apenas segui as orientações da assessoria que contratamos.
Comentários
Boa noite a todos! Alguem esta tendo problemas com o envio via ems ?
o sistema esteve fora do ar. Tente novamente amanhã.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8271/sugestoes-de-lacos-efetivos-para-netos/p1
Reúna o máximo de informações possíveis e se certifique reconhecer firmas para dar respaldo ao documento.
Boa sorte!
Escolhi esse tema pois é exatamente a minha situação (atribuição neto) e estou querendo saber se já existem processos finalizados e, principalmente, deferidos para netos após a nova lei.
Contratei uma empresa de assessoria especializada em cidadania portuguesa, que me auxiliou em tudo e foram eles que preencheram o requerimento. Enviei os documentos para o IRN em Lisboa dia 15/01/18 pelo correio (EMS) e foram recebidos dia 30/01/18. Enviei email ao IRN dia 05/02/18 para verificar se o processo já foi numerado, recebi uma resposta no dia seguinte informando que eu deveria entrar em contato via telefone para verificar isso. Como vi aqui no fórum que os processos estão levando aproximadamente dois meses para serem numerados, resolvi não ligar por agora. Concordo com alguns colegas, e acho que ficar ligando "a toa" só faz atrapalhar o trabalho deles e, consequentemente, atrasando nossos processos! Vou deixar para ligar apenas no próximo mês.
Mas gostaria de saber se o pessoal que já tem o processo numerado recebeu algum contato via email ou carta do IRN informando o número do processo ou se realmente é necessário ficar ligando e/ou enviando emai para conseguir descobrir o número do processo?
https://portal.oa.pt/comunicacao/imprensa/2017/12/14/justica-trava-nacionalidade-a-netos-de-portugueses/
Agradeço pelo esclarecimento sobre a forma de contato deles, mês que vem entrarei em contato com eles para verificar se meu processo já foi numero. Continuarei acompanhando o fórum e torcendo para que tenhamos um deferimento em breve!
Número:4250/18
Fase: Análise
Para quem precisa apostilar documentos o cartório de notas da cidade de extrema/mg (tel 35 3435 1306) faz apostilamento ao custo de 35,00 para cada certidão. A cidade fica a 100kms de sp (capital), 40 kms de Bragança Paulista.
Comparado ao custo em SP é uma baita economia...
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/apenas-quatro-dos-1-637-pedidos-de-nacionalidade-foram-reconhecidos-262860
Boa tarde! O nosso caso é similar ao seu com relação a prova de efetiva ligação.. Vamos manter uma troca de informações se vc puder ? Agora, eu tinha uma dúvida, alguém saberia dizer se a CRC de Lisboa esta com problemas para o atendimento ? Os contatos que tenho tentado recentemente dão como "número ocupado"..