@joaosilvaxx Mandei o meu comprovante de ligação também pelo Club fo Vasco. Fui até a secretaria e solicitei uma carta onde o Club declarou desde quando era sócio, assim como o nome completo, Rg, cpf, número do título do Club. Além de reentrar a intenção do Club de sempre promover a cultura portuguesa. Assinada pelo vice presidente, onde eu reconheci a forma e apostilei. Tente de novo entrar em contato com o Vasco. Boa sorte!!!!
Muito muito muito grato de verdade pela resposta... quero muito conseguir, preciso ver as questões de como comprovar a ligação com a comunidade portuguesa, para mim acho que é o mais difícil...
@imack de posts aqui deste fórum, de posts de internautas no face de grupos sobre o assunto e como pode ver nesta página o post do florista @joaosilvaxx eles estão aceitando apenas os laços que estão expressamente em lei pelo período expresso nesta. Realmente parece que o controle a esse respeito está rígido. Agora se estão dando um prazo de três anos para conclusão do processo um tanto quanto melhor, pois lhe dará tempo de juntar o necessário e anexar ao processo mais adiante antes do final da análise. Só não pode desistir...força que tudo se resolve.
No texto abaixo, um exemplo que recebi . A questão dos laços ainda deixam as pessoas confusas.
"Quanto à documentação que comprove ligação efetiva, enviei apenas meu certificado de conclusão do ensino médio, que comprova o domínio da língua, na esperança de que o idioma e o fato de residir em uma ex-colônia sejam laços efetivos".
Isso é muito ruim para todos pois prolonga o tempo de processo, visto que ocupam mão de obra na CRC e pior as pessoas perdem tempo e dinheiro por não estarem bem informadas e acabam desistindo. Por isso criei este tópico no forum, para que com a ajuda um dos outros os processos pudessem seguir de forma mais acertiva.
Se lhe pedem uma cópia do RG não adianta mandar o CPF....
Não tenho acompanhado de perto este fórum apesar de ter criado a planilha e o tópico em si, minha cidadania já saiu e ando envolvida com outras fases de regularização necessárias, assim peço desculpas se demoro a ver os questionamentos e a responder no momento.
LIGAÇÃO EFETIVA - Neto Em processo entregue no consulado de Brasília, o funcionário simplesmente devolveu a exposição de motivos e documentos relativos à comprovação dos laços. Disse que não era necessário, sem maiores explicações. (???)
Boa tarde pessoal, chegando no cartório me deparei com a seguinte questão, a certidão de nascimento do meu pai e da sua mãe foram feitas de inteiro teor, porém lendo aqui no fórum eu notei que pedem certidão reprografica , a dúvida é a seguinte, terei de tirar outra certidão agora reprografica? Ou a de interio teor é aceita?
Boa tarde Pessoal!! Minha dúvida: Tenho vontade de tirar cidadania porém sou bisneto de Português, meu avô já é falecido e não havia tirado cidadania....através de pesquisas vi que meu pai poderia solicitar e caso conseguisse poderia assim passar para mim. Porém existe a necessidade de comprovar esses Laços afetivos com Portugal...e pelo que vi nos critérios ele não atende a nenhum...rs Isso quer dizer que nem adianta ele tentar? Outra questão....estou pensando em fazer uma Pós Graduação em Portugal de 2 anos....eu estando lá (Portugal) através de um visto de estudante e sendo Bisneto de português facilitaria em algo pra conseguir a cidadania diretamente para mim?! Meu muito obrigado desde já aos que puderem tirar algumas das minhas dúvidas!
@CEGV pois é...eu vi isso, mas dessa forma seria mais a longo prazo né...estava buscando algo mais a curto prazo rs. @Vlad Pen o fato de ser Bisneto não altera em nada? Li em alguns lugares falando que até poderia conseguir mas é um pouco mais burocrático....mas talvez estando lá melhoria algo? Obrigado pessoal!
@Rodrigo_Almeida É basicamente o que relatei ontem. Não foi comigo, mas com um parente que ajudei a levantar a documentação. Ele tinha alguns possíveis critérios de laços para demonstrar, como residência em Portugal (a serviço do Brasil), colaborações culturais e uma filha, brasileira, nascida em Lisboa.
Olá, estou com uma dúvida. Sou bisneta de Português, com meu avô falecido e minha mãe viva. Teria que fazer por atribuição para minha mãe que é a neta. Ela conseguindo a cidadania, pode ser passada para mim? Li esse trecho e fiquei com receio: "Se o seu avô for falecido, infelizmente é provável que seja o fim da linha pra você. Seu pai ainda pode obter a cidadania como neto, por naturalização, a partir do seu bisavô. Mas a naturalização não dá a ele o direito de passar a cidadania adiante para os filhos maiores de idade."
isso não procede mais. era o procedimento para a lei antiga, mas depois da mudança, a nacionalidade para netos passou a ser originária (ou seja, não é mais naturalização) e por isso sua mãe poderá passar para você normalmente, independentemente da idade, caso consiga obter.
Nossa gente que confusão, estou nos últimos ajustes do processo do meu pai, os cartórios são confusos demais e se não pedirmos a certidão exata eles fazem de qualquer jeito, conclusão, Tive de tirar duas certidões de nascimento novamente sendo agora reprográfica, e a de casamento da mãe do meu pai que era pra ser inteiro teor, acabou vindo reprográfica. o pior que eu já tinha apostilado as 3. Pergunto a certidão de casamento teria problema enviar reprográfica? Meu pai vai tirar como neto, seu avô e sua mãe já estão falecidos.
Sempre anotem tudo e peçam exatamente como consta no fórum.
Bom dia pessoal hoje entrei em contacto com a linha registos procurando esclarecimentos sobre o andamento do meu processo eles me informaram me estão a finalizar os de Junho/julho
@daniel5104, Quanto ao apostilamento da carta do Vasco, eu apostilei e digo o motivo. É um documento brasileiro e precisa que esteja com as assinaturas válidas em Portugal. Não pode ter dúvidas sobre a veracidade desta carta. E depois de tudo que eu já tinha gasto achei que não valia arriscar. A final ela é só um papel, mas comprova um item importante do processo.
@cidaribeiro Bom dia pessoal, essa é a minha primeira postagem no fórum! Cida, com os meus dados você consegue saber como anda o meu processo, enviei dia 02/01/2018 e verifiquei que foi recebido na conservatória de Registros Centrais no dia 11/01/2018, porém até agora nenhuma notícia, o consulado me informou que eles mandariam uma correspondência para minha residência. Você sabe e poderia me dar maiores informações a respeito? Muito obrigada! Luciene
Comentários
Mandei o meu comprovante de ligação também pelo Club fo Vasco. Fui até a secretaria e solicitei uma carta onde o Club declarou desde quando era sócio, assim como o nome completo, Rg, cpf, número do título do Club. Além de reentrar a intenção do Club de sempre promover a cultura portuguesa.
Assinada pelo vice presidente, onde eu reconheci a forma e apostilei.
Tente de novo entrar em contato com o Vasco.
Boa sorte!!!!
Mande email para secretaria@crvascodagama.com pedindo a declaração e depois telefone para confirmar se receberam. Eles são muito eficientes.
Obrigada
Só não pode desistir...força que tudo se resolve.
"Quanto à documentação que comprove ligação efetiva, enviei apenas meu certificado de conclusão do ensino médio, que comprova o domínio da língua, na esperança de que o idioma e o fato de residir em uma ex-colônia sejam laços efetivos".
Isso é muito ruim para todos pois prolonga o tempo de processo, visto que ocupam mão de obra na CRC e pior as pessoas perdem tempo e dinheiro por não estarem bem informadas e acabam desistindo.
Por isso criei este tópico no forum, para que com a ajuda um dos outros os processos pudessem seguir de forma mais acertiva.
Se lhe pedem uma cópia do RG não adianta mandar o CPF....
Em processo entregue no consulado de Brasília, o funcionário simplesmente devolveu a exposição de motivos e documentos relativos à comprovação dos laços. Disse que não era necessário, sem maiores explicações. (???)
Poderia detalhar um pouco mais sobre o ocorrido?
Obrigado!
É basicamente o que relatei ontem.
Não foi comigo, mas com um parente que ajudei a levantar a documentação.
Ele tinha alguns possíveis critérios de laços para demonstrar, como residência em Portugal (a serviço do Brasil), colaborações culturais e uma filha, brasileira, nascida em Lisboa.
Li esse trecho e fiquei com receio:
"Se o seu avô for falecido, infelizmente é provável que seja o fim da linha pra você.
Seu pai ainda pode obter a cidadania como neto, por naturalização, a partir do seu bisavô. Mas a naturalização não dá a ele o direito de passar a cidadania adiante para os filhos maiores de idade."
isso não procede mais. era o procedimento para a lei antiga, mas depois da mudança, a nacionalidade para netos passou a ser originária (ou seja, não é mais naturalização) e por isso sua mãe poderá passar para você normalmente, independentemente da idade, caso consiga obter.
Pergunto a certidão de casamento teria problema enviar reprográfica? Meu pai vai tirar como neto, seu avô e sua mãe já estão falecidos.
Sempre anotem tudo e peçam exatamente como consta no fórum.
Obrigado novamente.
Obrigado novamente.
Quanto ao apostilamento da carta do Vasco, eu apostilei e digo o motivo.
É um documento brasileiro e precisa que esteja com as assinaturas válidas em Portugal. Não pode ter dúvidas sobre a veracidade desta carta.
E depois de tudo que eu já tinha gasto achei que não valia arriscar.
A final ela é só um papel, mas comprova um item importante do processo.
Pergunto a certidão de casamento da mãe teria problema enviar reprográfica? Meu pai vai tirar como neto, seu avô e sua mãe já estão falecidos.
Bom dia pessoal, essa é a minha primeira postagem no fórum!
Cida, com os meus dados você consegue saber como anda o meu processo, enviei dia 02/01/2018 e verifiquei que foi recebido na conservatória de Registros Centrais no dia 11/01/2018, porém até agora nenhuma notícia, o consulado me informou que eles mandariam uma correspondência para minha residência.
Você sabe e poderia me dar maiores informações a respeito?
Muito obrigada!
Luciene