Bon dia, @Marcela "Boa tarde! Estou indo para Portugal em fevereiro para estudar durante 6 meses com visto de estudante e gostaria de saber se é possível dar entrada na cidadania por lá, pois ouvi dizer que é mais rápido."
1. Sim, é possível dar entrada no processo para solicitar cidadania pessoalmente em Portugal. 2. A demora deveria ser a mesma, que o envio pelo correio, depois de que a documentação chegue na CRC.
"Minha avó é de Lisboa, entretanto a minha mãe não tirou cidadania ainda, pelo que vi na nova lei só poderei tirar quando minha mãe possuir a nacionalidade portuguesa, certo?..."
3. De onde seja a naturalidade do nacional não faz diferença no andar do processo. 4. Me desculpe, mas você não deve ter lido quase nenhum post deste site. Ainda mais sendo você "estudante" o que deveria fazer é ler um pouco a ótima informação que temos disponível neste site antes de perguntar coisas infinitamente já respondidas...
@Marcela processos entregues pessoalmente tendem a ser mais rápidos do q os enviados pelo correio pq são numerados de imediato, mas os agendamentos tendem a serem demorados.Boa sorte.
@cidabribeiro sou nova no fórum e vi que você sabe tudo sobre o assunto de atribuição de nacionalidade rs Me ajuda, por favor!?
Meu pai e meus tios são netos de portugueses por parte de pai. Ocorre que o pai deles já é falecido e não fez o processo de naturalização. Nós temos a certidão de casamento e de óbito dos avós do meu pai e tios para dar entrada no processo por atribuição.
Pela lista de documentos que você expôs aqui nesse tópico não há necessidade da certidão de nascimento dos avós do meu pai e tios, correto?
Pelo que eu entendi precisa da certidão de nascimento do pai ou da mãe (filho do cidadão português) do meu pai e tios. Mas e no caso do meu avô (filho do cidadão português) já estar falecido, como proceder?
@marilcarvalho o documento mais importante é o assento de nascimento dos portugueses. Terá q localiza-los, pq vai precisar para fazer a Transcrição de casamento se caso eles tenham se casado no Brasil ,antes de dar entrada no processo.
@vladpen como eu faço para localizar o assento de nascimento dos portugueses? Eu só tenho as certidões de óbito e a certidão de casamento realizado aqui no Brasil.
@marilcarvalho as ligações efetivas q Portugal exige está na primeira página desse tópico. Os assentos portugueses vc terá q verificar com seus parentes onde os portugueses nasceram (região) nome completo,data de nascimento, nome dos pais etc para poder ser feita uma busca.
@vladpen eu sei o nome completo dos meus parentes portugueses, data de nascimento, data de morte, nome dos pais. Mas como só tenho a certidão de casamento e óbito não sei a região que nasceram, só vem escrito Portugal. Como faço pra descobrir?
@marilcarvalho Muitas vezes um detalhe aparentemente sem importância leva ao local de nascimento. A igreja onde a pessoa foi foi batizada, o navio que trouxe ao Brasil, um detalhe no passaporte, uma informação qualquer de um parente mais velho. Foi o que aconteceu comigo. Do continente fui parar em Açores. Muitos certidões podem ser localizadas on-line, se tiver um pouco de paciência. Aqui vão alguns locais de busca: Açores: http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/registos/Default.aspx
Bom dia a todos, gostaria da opinião de vocês. Meu pai é neto de português (o pai dele é falecido). Já providenciamos todos os documentos/certidões necessárias para dar entrada no procedimento.
Meu pai atualmente é aluno de um curso de mestrado em Coimbra (mestrado "sanduíche" - começou em Coimbra em 2014, ficou lá uns 20 dias. Voltou para o Brasil para continuar o mestrado a distância e agora vai voltar em 2018 para Portugal para a apresentação final). Além desses deslocamentos, ele foi como turista para Portugal umas 3 vezes.
Será que esses deslocamentos (como turista e pelo mestrado) são suficientes para comprovar a ligação efetiva? Vale a pena arriscar dar entrada? Estamos com um advogado nos auxiliando e ele sugeriu aguardar uma decisão/jurisprudência pela lei nova...mas estamos ansiosos hehehe...
@luiz_agsimoes eu concordo com o advogado. Enquanto espera as primeiras decisões, vai juntando tudo relativo ao mestrado e às viagens (passagens, hotéis, museus, o diabo!). Sorte!
Boa tarde,na linha direta através do meu pai minha avó é Portuguesa(cidade do PORTO) e casada com meu avô Brasileiro no Brasil ambos falecidos,meu pai não tem cidadania Portuguesa e sou maior...gostaria de uma opinião de vocês para o procedimento da minha cidadania Portuguesa...Obrigado.
Se seu pai é vivo sem dúvida faça a atribuição de nacionalidade dele e depois a sua. Para netos tem que comprovar vínculos com Portugal e o processo é muito mais demorado.
Liguei agora na LR para saber do processo da minha tia. Deu entrada pela nova lei em meados de Julho e até agora nem começou a ser analisado Que demora
Prezados, após ler uma infinidade de posts sobre o assunto e conversar com 2 escritórios de advocacia, ainda restam algumas dúvidas. Eu, como neto de portugueses, mas meus pais já falecidos, quero imigrar para Porgugal e residir lá. Tenho absolutamente todos os documentos e como vcs, esbarrei na parte da efetiva ligação à comunidade nacional, que consiste em: 1. Residência legal em território Português; 2. Deslocação regular a Portugal; 3. Propriedade em seu nome há mais de 3 anos ou contrato de aluguel celebrado há mais de 3 anos, relativo a imóveis localizados em Portugal; 4. Residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro; 5. Participação regular ao longo dos últimos 5 anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.
Minha dúvida é: 1 item apenas desta lista é suficiente? Qlguém sabe? Se for, o item 4 já nos basta, pois todos nós, como brasileiros, nativos de uma comunidade história portuguesa estaríamos aptos, concordam?
Ou devemos considerar uma combinação de fatores dos 5 itens?
Outra coisa, aguém já conseguiu agendar uma visita no consulado via site? Vi que tem um custo e dura 10 min. Lá eles responderiam esta pergunta, acredito.
@CEGV ... não sabia que que as cidades brasileiras não são consideradas comunidades históricas. Se é isso mesmo e se isso for uma certeza, concodo com vc: melhor se garantir com 2 ou mais laços efetivos.
Boa tarde. Gostaria de tirar uma dúvida. Em relação a esse tópico >>4 - A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro; Precisa ter um tempo mínimo dessa ligação? Eu me associar aos clubes já caracteriza vínculo?
Após a chegada da documentação na Conservatória, qual o procedimento indicado para tomar conhecimento do processo? Quanto tempo devo aguardar antes de entrar em contato pra saber se foi numerado, etc?
@LuisSeabra espere uns 30 dias depois dos doc. entregues e liga na Linha de Registro para saber se o processo foi numerado . (351) 211950500 opção 1 e depois 1 novamente.
No meu caso, dois meses após a recepção dos documentos pela CRC, liguei e obtive a informação de que ainda não havia recebido a numeração (estava, portanto, na fila aguardando). Liguei então, cerca de quatro meses após a recepção e foi quando obtive a numeração e a informação de que estava sob análise, isto é, sendo analisado.
@wsteles Liguei agora de manhã para LR e fui informada que o meu processo já está em análise. Não consegui mais nenhuma informação. Disse que estava no início da análise Bom dias todos
Comentários
"Boa tarde! Estou indo para Portugal em fevereiro para estudar durante 6 meses com visto de estudante e gostaria de saber se é possível dar entrada na cidadania por lá, pois ouvi dizer que é mais rápido."
1. Sim, é possível dar entrada no processo para solicitar cidadania pessoalmente em Portugal.
2. A demora deveria ser a mesma, que o envio pelo correio, depois de que a documentação chegue na CRC.
"Minha avó é de Lisboa, entretanto a minha mãe não tirou cidadania ainda, pelo que vi na nova lei só poderei tirar quando minha mãe possuir a nacionalidade portuguesa, certo?..."
3. De onde seja a naturalidade do nacional não faz diferença no andar do processo.
4. Me desculpe, mas você não deve ter lido quase nenhum post deste site. Ainda mais sendo você "estudante" o que deveria fazer é ler um pouco a ótima informação que temos disponível neste site antes de perguntar coisas infinitamente já respondidas...
Me ajuda, por favor!?
Meu pai e meus tios são netos de portugueses por parte de pai. Ocorre que o pai deles já é falecido e não fez o processo de naturalização. Nós temos a certidão de casamento e de óbito dos avós do meu pai e tios para dar entrada no processo por atribuição.
Pela lista de documentos que você expôs aqui nesse tópico não há necessidade da certidão de nascimento dos avós do meu pai e tios, correto?
Pelo que eu entendi precisa da certidão de nascimento do pai ou da mãe (filho do cidadão português) do meu pai e tios. Mas e no caso do meu avô (filho do cidadão português) já estar falecido, como proceder?
Obrigada.
Você vai entrar nessa discussão...
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/125945/#Comment_125945
...e pedir à @Mariza Guerra pra lhe ajudar. Ela é o Anjo das Certidões, entre outras coisas muito louváveis nela.
Seja detalhista. Sorte!
Açores:
http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/registos/Default.aspx
Arquivo do Tombo:
https://tombo.pt/
Lembre-se que são registros paroquiais, daí muitas vezes ser importante saber onde foram batizados.
Espero ter ajudado. Boa sorte
Meu pai é neto de português (o pai dele é falecido).
Já providenciamos todos os documentos/certidões necessárias para dar entrada no procedimento.
Meu pai atualmente é aluno de um curso de mestrado em Coimbra (mestrado "sanduíche" - começou em Coimbra em 2014, ficou lá uns 20 dias. Voltou para o Brasil para continuar o mestrado a distância e agora vai voltar em 2018 para Portugal para a apresentação final). Além desses deslocamentos, ele foi como turista para Portugal umas 3 vezes.
Será que esses deslocamentos (como turista e pelo mestrado) são suficientes para comprovar a ligação efetiva? Vale a pena arriscar dar entrada? Estamos com um advogado nos auxiliando e ele sugeriu aguardar uma decisão/jurisprudência pela lei nova...mas estamos ansiosos hehehe...
Deu entrada pela nova lei em meados de Julho e até agora nem começou a ser analisado
Que demora
Eu, como neto de portugueses, mas meus pais já falecidos, quero imigrar para Porgugal e residir lá.
Tenho absolutamente todos os documentos e como vcs, esbarrei na parte da efetiva ligação à comunidade nacional, que consiste em:
1. Residência legal em território Português;
2. Deslocação regular a Portugal;
3. Propriedade em seu nome há mais de 3 anos ou contrato de aluguel celebrado há mais de 3 anos, relativo a imóveis localizados em Portugal;
4. Residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro;
5. Participação regular ao longo dos últimos 5 anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.
Minha dúvida é: 1 item apenas desta lista é suficiente? Qlguém sabe?
Se for, o item 4 já nos basta, pois todos nós, como brasileiros, nativos de uma comunidade história portuguesa estaríamos aptos, concordam?
Ou devemos considerar uma combinação de fatores dos 5 itens?
Outra coisa, aguém já conseguiu agendar uma visita no consulado via site? Vi que tem um custo e dura 10 min. Lá eles responderiam esta pergunta, acredito.
Obrigado a quem puder me esclarecer.
Abs
Após a chegada da documentação na Conservatória, qual o procedimento indicado para tomar conhecimento do processo? Quanto tempo devo aguardar antes de entrar em contato pra saber se foi numerado, etc?
Grato
Liguei agora de manhã para LR e fui informada que o meu processo já está em análise. Não consegui mais nenhuma informação.
Disse que estava no início da análise
Bom dias todos