Como achar uma certidão de nascimento sem saber o local exato e com pouca informação?

135678

Comentários

  • edna cunhaedna cunha Member
    editado December 2017
    Ola, boa tarde a todos! Se puderem me ajudar, fico muito agradecida pois ha meses estou tentando localizar um partente e nao consigo. Sei que chegaram de Portugal pelo estado do Rio de Janeiro, por volta de 1883, vapor Valparaiso vindo de Lisboa em 18 de maio. So isso. O nome do avo da minha mae, acho que meu tataravo, eh: Manoel Lorenco Correa e da esposa eh: Rosa Lopes da Fonseca. Tiveram a minha bisavo, avo da minha mae: Maria Correa da Fonseca que ao se casar no Brasil, passou a se chamar Maria Jose Correa e ela teve mais 4 irmaos, mas esses 4 nasceram no Brasil em Jesuania, MG. A minha bisavo Maria Jose Correa veio de Portugal com seus pais e nao sei de qual cidade vieram, so sei que ela se casou em 15/11/1899 com Jose Teixeira da Silva, brasileiro, e teve minha avo, Dulce Correa da Silva, nascida em Jesuania, MG. No registro de casamento da minha bisavo, diz somente que ela eh portuguesa, mas para eu pedir a cidadania, preciso do registro de nascimento dela, nao sei onde nasceu em Portugal. Como posso saber ou encontrar seus registros? Ela deve ter nascido entre 1881 a 1883. Desde ja agradeco a quem possa me ajudar/orientar. Tenha um bom dia e muito obrigada!
    Edna
    obs: ha variacao da escrita dos nomes. Os nomes deles aparecem na pesquisa dos livros de batismos dos filhos, em Jesuania, as vezes com letra "s" e as vezes com "z", tipo Rosa e Roza, e tambem o Lourenco, Lorenco, Lorenzo, Lorenso, mas sao os mesmos pelos dados dos nomes dos pais nos batismos dos filhos.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado December 2017
    @edna cunha

    Resgatar a história familiar é muito louvável, mesmo que já não seja possível requerer a nacionalidade, pois atualmente não está fácil: apenas netos de portugueses que possuam provas de ligação com Portugal.
    Encontrei registros de seis filhos de Manoel Lourenço Correa e Rosa em Jesuânia
    Casamento de Maria Rosa - https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:XN59-D4F

    nascimentos em Jesuânia: Antonio, Manuel, Francisco, Ana e Joaquim.

    Não consegui visualizar os nomes dos portugueses na lista do navio.
  • Oi, gente! Preciso de ajuda... Não consigo localizar o assento do meu bisavô Joaquim de Oliveira Ramalho nasc: 07/04/1895, filho de Maria Pinto e Seraphim de Oliveira Ramalho, este, tataravô Seraphim nasceu em Grijó. Se puderem me ajudar...
  • JGpuvea,

    só folhear e encontrar o seu Joaquim:

    http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=827666

  • Pessoal,
    Poderiam me ajudar a conseguir informações sobre o assento de nascimento do meu avô

    Nome do Português: Domingos Terras ou Domingos Terras Pereira
    Data de Nascimento: 18/05/1895
    Nome do Pai: Agostinho Pereira
    Nome da Mãe: Rosa Terras

    2. Nascido Braga - Consilho de São Joaquim
  • Bom dia.
    Alguém poderia nos ajudar?
    Estou procurando a certidão de nascimento do avô da minha esposa.
    Os dados que temos são:
    Nome: Antônio Ribeiro
    Nascimento: 03/02/1908
    Local: Amarante
    Filiação: Francisco Ribeiro e Maria de Jesus.

    Obrigado!
  • Bom dia gente!!
    Estou precisando de ajuda para localizar a certidão de nascimento do avô e da avó do meu pai.
    Alguém pode me ajudar, por favor?

    Os dados que eu tenho são:

    * Nome: Fernando de Carvalho
    Nascimento: 08/02/1899
    Falecimento: 09/08/1978 no Rio de Janeiro
    Naturalidade: Portugal (não sei a região, nem a cidade)
    Nome do Pai: Bernardino de Carvalho
    Nome da mãe: Maria Coelho

    * Nome: Maria do Rosário Souto (solteira) e Maria do Rosário Carvalho (casada)
    Nascimento: 03/07/1900
    Falecimento: 04/01/1987 no Rio de Janeiro
    Naturalidade: Portugal (não sei a região, nem a cidade)
    Nome do Pai: Antonio Joaquim Souto
    Nome da mãe: Alexandrina de Jesus

    Obrigada.
  • marilcarvalhomarilcarvalho Member
    editado January 2018
    @Mariza Guerra bom dia, tudo bem?
    Todos dizem que você é o anjo da guarda das certidões rs
    Você consegue me ajudar, por favor?

    Estou precisando de ajuda para localizar a certidão de nascimento do avô e da avó do meu pai.

    Os dados que eu tenho são:

    * Nome: Fernando de Carvalho
    Nascimento: 08/02/1899
    Falecimento: 09/08/1978 no Rio de Janeiro
    Naturalidade: Portugal (não sei a região, nem a cidade)
    Nome do Pai: Bernardino de Carvalho
    Nome da mãe: Maria Coelho

    * Nome: Maria do Rosário Souto (solteira) e Maria do Rosário Carvalho (casada)
    Nascimento: 03/07/1900
    Falecimento: 04/01/1987 no Rio de Janeiro
    Naturalidade: Portugal (não sei a região, nem a cidade)
    Nome do Pai: Antonio Joaquim Souto
    Nome da mãe: Alexandrina de Jesus

    Obrigada!!
  • Amigos, boa tarde...

    Por favor, alguem poderia me ajudar a encontrar onde posso pedir os documentos dos meus bisavos!!!

    Por favor!!!

    NOME: MANOEL ANTUNES
    NASCIMENTO: 16/12/1889
    LOCAL DE NASCIMENTO: VIANNA DO CASTELLO - PORTUGAL
    PAI: VICTORIANO JOSE ANTUNES
    MÃE: LAUREANA FERREIRA


    NOME: MARIA MARTINS
    NASCIMENTO: 05/03/1896
    LOCAL DE NASCIMENTO: PINHEL - PORTUGAL
    PAI: ANTONIO MARTINS
    MÃE: LIBANIA DE JESUS

    MUITO OBRIGADO!!!

    Flávio Luiz
  • @Mariz Guerra fui eu quem adicionou essas informações no family search. Eu fiz a árvore genealógica e achei o registro civil do casamento.

    Mas até agora não consegui encontrar a certidão de nascimento de nenhum dos dois.

    Você consegue me ajudar?


    Obrigada!
  • @marilcarvalho

    Os dados não estão sendo suficientes. Não tem indicação do Distrito.
    Vieram adultos? Quando? Tiveram irmãos? Vale a pena pesquisar o registro do casamento religioso.
  • Caros

    Estou ajudando minha esposa a encontrar a certidão de Nascimento da sua Vó, nascida em Lisboa em 1917

    Nome

    Luiza Reis

    Pai: José Reis
    Mãe: Maria Trinidade
    nascimento 12/04/1917

    Estes dados constam no cartão de imigração dela, não tenho mais dados

    Alguém tem como me ajudar e instruir como proceder

    MUITO GRATO PELA AJUDA
  • Mariza Guerra, boa tarde...

    Poderia me ajudar, por favor!!!

    Já procurei em tudo quanto é lugar e apenas acho o distrito de Vianna do Castello! Não consigo achar freguesia!!!

    Por favor, me ajude!!! Lhe peço encarecidamente!!!

    +++ Caso alguém q esteja lendo também é puder ajudar, desde já agradeço antecipadamente +++

  • @Mariza Guerra meu pai acabou de lembrar que meu bisavô era do Porto.
    Meu bisavô e minha bisavó vieram adultos, seus pais não vieram para o Brasil, continuaram em Portugal.
    Estou verificando se tinham irmãos e te aviso.

    Obrigada pela ajuda!!
  • Bom dia, Pessoal!

    Sou novo no fórum e gostaria de parabenizar pela iniciativa. Me encontro em uma situação que não consigo mais avançar nos documentos de minha família. Tenho certeza que dúvidas anteriores me ajudarão muito.

    Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a encontrar a certidão de nascimento ou o local de registro da minha avó materna.

    Seu nome é Maria de Lourdes Rio
    Nasceu em 13/07/1930, chegou ao brasil em 25/10/1951, faleceu 18/08/2014. Na certidão de óbito só aparece Portugal e não a cidade onde ela nasceu. Me lembro que ela contava de ser da região de trás os montes, mas não sei exatamente onde. Aparentemente um problema parecido com o do @Tiagos
    Pai: Antonio Augusto Rio
    Mãe:Lucinda Augusta Braz Rio

    De documentos dela, tenho apenas a cédula de identidade de estrangeiro. Vocês sabem se a polícia federal possui digitalizado algum documento que ela precisou apresentar para obter o documento de estrangeiro?
    Tentarei solicitar na PF.

    Qualquer ajuda ou dica me ajudará muito.
    Obrigado pessoal. Feliz 2018 à todos.



  • @riofer
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:Q2SQ-8DY3 -

    Vinhas é uma freguesia do Concelho de Macedo de Cavaleiros em Bragança. Envie os dados de Maria de Lourdes à Conservatória de M.de cavaleiros e peça a busca.
    registos.mcavaleiros@irn.mj.pt
  • Amigos, boa tarde...

    Alguém poderia me ajudar???

    Já tentei procurar em vários sites e não acho... Não tenho a experiencia de vcs para isso!!!

    NOME: MANOEL ANTUNES
    NASCIMENTO: 16/12/1889
    LOCAL DE NASCIMENTO: VIANNA DO CASTELLO - PORTUGAL
    PAI: VICTORIANO JOSE ANTUNES
    MÃE: LAUREANA FERREIRA


    NOME: MARIA MARTINS
    NASCIMENTO: 05/03/1896
    LOCAL DE NASCIMENTO: PINHEL - PORTUGAL
    PAI: ANTONIO MARTINS
    MÃE: LIBANIA DE JESUS

    Por favor, me ajudem!!!

    Agradeço!!!

    Abç...
    Flávio Luiz
  • @mariza guerra e @guilherme moreira! vocês não imaginam o tanto que me ajudaram!
    estou emocionado!
    Muito obrigado!!
  • @Mariza Guerra descobri, através do site do CEPESE, alguns dados sobre o distrito e conselho da minha bisavó.
    Será que agora você consegue me ajudar a encontrar a certidão de nascimento dela?

    ID - 151938
    Nome - Maria Do Rosário Soto (na certidão de casamento está Souto)
    Naturalidade - Vila Nova de Foz Côa
    Concelho - Porto
    Filiação - António Joaquim Soto (na certidão de casamento está Souto) e Alexandrina de Jesus Gomes

    Se alguém mais puder ajudar eu agradeço!!

    Obrigada, beijo.
  • @marilcarvalho

    irmão:
    291816 António Soto Vila Nova de Foz Côa Porto António Joaquim Soto Alexandrina de Jesus Gomes Lavrador 32 Rio de Janeiro Solteiro

    Vila Nova de Foz Côa é sede do Concelho de mesmo nome: https://tombo.pt/f/vlf17 - pode ser qualquer dessas freguesias.

    Você poderá enviar pedido ao Arquivo Distrital da Guarda indicando a freguesia de V.Nova de F. Côa, porém é a primeira tentativa, se não encontrarem sugiro que envie pedido ao Cepese de informações sobre a ID ( 151938) de Maria do Rosário, ela possui dois registros no Cepese. Custa 10 euros uma ID e 8 se forem duas ID's. Receberá o número e data dos passaportes os quais foram tirados no Porto. Conseguirá informações da naturalidade no Arquivo Distrital do Porto ou nos livros online.
  • marilcarvalho,

    com um pouquinho de sorte este pode ser um irmão do seu bisavô:

    270427 Avelino Carvalho Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Bernardino Carvalho Maria Coelho Proprietário 38 Rio de Janeiro Casado
  • @Mariza Guerra super obrigada!!

    Já enviei um pedido ao Arquivo Distrital da Guarda, conforme você me sugeriu.

    Vou aguardar e, caso o resultado não seja positivo, irei enviar pedido ao CEPESE.

    Obrigada novamente!! beijo
  • @Mariza Guerra estou precisando da sua ajuda novamente.

    O arquivo distrital da Guarda me respondeu informando que não encontrou o assento de nascimento da minha bisavó. Você me disse, que nesse caso, era pra eu enviar pedido de informações ao CEPESE sobre a ID da minha bisavó, que aí eu receberia o número e data dos passaportes os quais foram tirados no Porto.

    Contudo, eu preciso da certidão de nascimento dela. Como eu faço pra tentar conseguir?

    Super obrigada mais uma vez!
  • Mauro PortoMauro Porto Member
    editado January 2018
    @Mariza tudo bem?
    Poderia me ajudar a encontrar a certidão de nascimento da minha avó?
    O nome dela é Olivia Martins dos Santos...o pai dela é David Pinto Martins e a mãe é Maria Martins dos Santos.
    Ela nasceu em 25 de março de 1906 em Portugal meus familiares não tem a certidão de nascimento dela e dizem que ela nasceu na cidade do Porto...ela casou no Rio de Janeiro dia 08.02.1930 com meu avô Luso Dias da Silva Porto(brasileiro) nascido em 18.11.1902 é filho de Alfredo Dias da Silva Porto(português) e Carlota Pinatto Italia(italiana)...procurei em alguns sites e não encontrei a certidão de nascimento da minha avó somente algumas páginas com o nome dela mas a escrita dos dados parece letra de médico e não entendi o que estava escrito...agradeço sua ajuda e muito obrigado.
  • @marilcarvalho

    Sabemos que você precisa da certidão de nascimento, por isso estamos seguindo pistas para encontrar a freguesia. No prontuário do passaporte PODE ter o registro de nascimento ou a indicação da freguesia. A sua avó possui duas ID's, uma vc já postou, sugiro que solicite ao CEPESE as duas.


    151938 Maria Do Rosário Soto Vila Nova de Foz Côa Porto António Joaquim Soto Alexandrina de Jesus Gomes Costureira 27 Rio de Janeiro Solteiro

    291816 António Soto Vila Nova de Foz Côa Porto António Joaquim Soto Alexandrina de Jesus Gomes Lavrador 32 Rio de Janeiro Solteiro

    331093 Maria Do Rosário Soto Vila Nova de Foz Côa Porto António Joaquim Soto Alexandrina de Jesus Gomes Doméstica 25 Rio de Janeiro Solteiro
  • marilcarvalho,

    se achar que o Avelino pode ser irmão do seu bisavô, aproveite e peça tb o ID 270427:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/127242/#Comment_127242
  • @Paulo Porto

    67819 david Pinto Martins
    Gondomar Gondomar
    António Pinto Novo &bnsp; Marceneiro 27 Rio de Janeiro Casado

    https://tombo.pt/m/gdm

    Envie os dados ao Arquivo Distrital do Porto e solicite uma busca na freguesia de Gondomar - primeira tentativa: http://www.adporto.pt/index.php/contact
  • Mauro PortoMauro Porto Member
    editado January 2018
    @Mariza Guerra obrigado por sua grande ajuda...gostaria de saber se baixo os arquivos em pdf ou redireciono o link para o Arquivo Distrital do Porto?...tô sem noção de como fazer.
    Muitíssimo obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.