Boa tarde, li aqui que um usuário comentou: Em Ponta Delgada só são aceitas transcrições de casamento do brasil. Isso é verdade? Meus avós se casaram na Argentina e eu me naturalizei no brasil desde pequeno. Eu coletei todos os documentos e estava prestes a enviá-los para Ponta Delgada ... eles pensam que não vão aceitá-los? Parece ilógico, o procedimento é entre um português e um estrangeiro afinal. Obrigado!
@Ramiro Martínez Será aceito,mas vc terá que enviar a certidão de casamento e nascimento original do nubente estrangeiro apostilada no pais de nascimento E essas 2 certidões traduzidas (tradutor juramentado) em português e apostiladas no Brasil
@Maria Nélida Bom dia Maria! Obrigado pela sua resposta! É possível que minha mãe mande os documentos da Argentina (apostilados lá)? Ela vai obter sua cidadania e ela é argentina. Eu só moro no brasil, com minha irmã.
Necessito uma grande ajuda. Estou juntando as documentações para enviar a PD, mas uma está me deixando em dúvidas. Sou residente no Brasil, não sou Brasileiro, portanto não possuo RG. Sou Português por atribuição de nacionalidade. Posso enviar o cartão do cidadão autenticado no lugar do RG ?
boa noite. lendo esse forum logo no inicio tem o formulario de requisicao, no meu caso como minha esposa é a requerente prefiri usar o segundo modelo. Minha esposa ja tem o assento agora precisa fazer a transcricao de casamento. tenho umas duvidas no formulario. No cabecalho "…………………………………………………………………………………………………………….e……………………………..……………………………………………………………….………….….., casados, vêm requerer a ... " tenho que colocar o nome de minha esposa (solteira ou casada) e no segundo espaço é o meu? O nubente fica vazio e A nubente preencho com os dados dela. "Declarante(s): O Nubente, ……………………………………………….………………..……………. A Nubente, …………………………….…………………………………….………….. " sao os dois ou somente o dela, casada ou solteira?
@Vlad Pen Você não teria um documento modelo do preenchimento desta requisição. Estou com medo de errar e a documentação cair em pendência.´
Minhas dúvidas.
No cabeçalho coloco o meu nome e da minha esposa como solteira, correto? .... e ...., casados ..... Declarante: será a nubente: nome da minha esposa como solteira. Nacionalidade dos nubente à data do casamento Nacionalidade do nubente: brasileiro Nacionalidade da nubente: Portuguesa (ela tirou a cettidao de assento depois de casada) ou Brasileira
Se um dos nubentes for estrangeiro: no meu caso sou brasileiro, serve para mim, preciso preencher?
referente ao valor, faco o vale postal de apenas 120 euros ou tem mais taxas a incluir?
No cabeçalho coloco o meu nome e da minha esposa como solteira, correto? .... e ...., casados ....NOME DE CASADOS . Declarante: será a nubente: nome da minha esposa como solteira. CERTO Nacionalidade dos nubente à data do casamento Nacionalidade do nubente: brasileiro CERTO Nacionalidade da nubente: Portuguesa (ela tirou a cettidao de assento depois de casada) ou Brasileira PORTUGUESA
Se um dos nubentes for estrangeiro: no meu caso sou brasileiro, serve para mim, preciso preencher? PREENCHA COM O SEU ENDEREÇO E O ENDEREÇO DA NUBENTE A DATA DO CASAMENTO
referente ao valor, faco o vale postal de apenas 120 euros ou tem mais taxas a incluir?
Veja no final desse tópico explicações sobre vale postal
@Maria Muito Obrigado pelo retorno. Mas uma duvida. No Item O nubente e A nubente Nome: meu e de minha esposa de solteiro Naturalidade: Rio de Janeiro - RJ Residencia Habitual: local em que residimos atualmente (para onde será encaminhado a documentação)
a documentação necessária para transcrição é: Requerimento preenchido e reconhecido firma, assinado por autenticidade; Original da certidão de casamento de inteiro teor emitida há menos de 180 dias. Original da certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL – emitida há menos de 180 dias. Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do(a) nubente.
@Vlad sao as documentacoes acima, porem as certidoes (casamento, nascimento do nubente (brasileiro), nascimento da nubente (Portuguesa) devem ser apostiladas? Vou ter que mandar a certidao de assento da minha esposa original?
Bom dia Alguém que fez VP, no dia 18/02 ou proximo desse dia, já teve o vale sacado? a Transcrição de casamento da minha avó ainda não foi feita! Estou com medo de o vale vencer , já que vence dia 18.
@Andre de Sá o meu foi feito em 12/02 e ainda não consegui informações sobre o vale. Mandei e-mail mas não tive resposta e por sua vez consultando meu código de acesso da certidão , meu nome ainda não mudou ... estou apreensiva
Boa noite. Desde já quero agradecer a todos que estao me ajudando nesse processo. Ja fiz algumas perguntas, ate me sinto um pouco chato, mas prefiro perguntar a voces do que ter problema de erro de preenchimento do requerimento e meu processo voltar. Escolhi o 2º Modelo – Apropriado para que um dos cônjuges seja o requerente. Minha esposa que está pedindo a transcricao de casamento. Segue abaixo o requerimento preenchido. poderiam validar por gentileza.
Requerimento para transcrição de Casamento celebrado no Estrangeiro
Fabio XXXX e Cassiane XXXX (nome de casada), casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações: O Nubente: Nome: Fabio XXXX. Data de nascimento: 07 de Fevereiro de 1979. Estado civil: solteiro. Naturalidade: Rio de Janeiro – RJ. Filiação: Francisco XXXX e Maria XXXX. Residência habitual: Travessa XXXX. (endereço atual) A Nubente: Nome: Cassiane XXXX (nome de solteira). Data de nascimento: 10 de Maio de 1983. Estado civil: solteira. Naturalidade: Rio de Janeiro – RJ. Filiação: Manuel XXXX e Jandira XXXX. Residência habitual: Travessa XXXX. (endereço atual) Declarante(s): O Nubente, ……………………………………………….………………..……………. A Nubente, Cassiane XXXX. (nome de solteira)
Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:
Nacionalidade do nubente: Brasileiro. Nacionalidade da nubente: Portuguesa. (devido ela ja ter a certidao de assento - tirou apos o casamento no Brasil)
Dados relativos à celebração do casamento
Hora e data do casamento: 19 horas e 00 minutos, do dia 26 de Fevereiro de XXXX. Lugar da celebração: Igreja Evangélica XXXX. Celebrante: Pastor XXXX. Casamento: Civil. Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) Não.
Se um dos nubentes for estrangeiro
Residência à data da celebração: O nubente: Rua XXXX. A Nubente: ……………………………………………………………………….…… …...................….. Primeira residência conjugal: …..……………………….…………………………………………..……...
Mais declararam não terem promovido a transcrição do casamento junto do Consulado de Portugal.
…………………...., ……….. de ……………………….. de 20….
____como está no RG_____________________________ (assinaturas)
Documentacao necessaria: Requerimento acima preenchido e reconhecido firma, assinado por autenticidade; Original da certidao de casamento de inteiro teor, apostilado; original da certidao de nascimento do nubente estrangeiro, apostilado; copia simples do assento da nubente (requerente).
Vale postal no valor de 120 euros (cotacao turismo maior valor) - pergunta pode fazer com alguns centavos a mais? finalidade: manutencao de residente em nome de: IRN.IP Endereco da conservatoria
enviar os documentos para: - pergunta1: o envio do documento é no mesmo momento do vale postal? conservatoria do registro xxxxx - pergunta 2: as opcoes de envio sao EMS e DHL? endereco da conservatoria - pergunta 3: preciso informar ao correio sobre declaracao CN22 ou alguma informacao +?
Creio que seja isso, e que essas informacoes possam ajudar as proximas pessoas que estiverem passando por aqui.
@leticia marques e @andre de sá, estou na mesma situação que vocês. emiti o vale no dia 08/02 (como foi no final do experiente, estou contando a partir do proximo dia util, 11/02). O CTT ainda não me respondeu se o vale foi sacado ou não e no civil online minha avó ainda consta com nome de solteira. Estou preocupada. Por favor, se tiverem novidades, avisem aqui.
@Fabio_Sousa, DHL é uma empresa de transportes. Para enviar por DHL ou você vai em uma loja DHL ou faz pelo site com retirada dos documentos agendada no endereço que você desejar. www.dhl.com.br Pode calcular pelo site, na loja é mais barato pois no site está calculado também o valor da retirada dos documentos.
Tenho 2 dúvidas: 1) Requerente Deixo escrito "requerente" e assino embaixo? Ou digito meu nome no lugar de requerente e assino embaixo?
2)Local da celebração Casei fora do cartório. Juiza e escrevente foram a um restaurante fechado, onde celebramos. O endereço deste local é o que consta no texto da certidão. No rodapé aparece o nome e endereço do cartório responsável. Coloco como local da celebração apenas o endereço do restaurante, que consta no texto da certidão, ou dou um jeito de colocar o endereço do restaurante e o do cartório, que aparece no rodapé (exemplo: celebrado na endereço xxxx, por intermédio cartório xxx, localizado em xxx)?
3 - Residência habitual à data do casamento: se na certidão brasileira constar o endereço completo pode colocar, ou tenho que colocar apenas cidade, estado e país?
@leticia marques , @andre de sá e @GeraldineSilva mandei o meu no dia 20/02 e também nao foi descontado, tenho acompanhado por telefone no nosso correios, eles dão informações se sacaram ou não. Se sacaram é que o processo de averbação foi concluído. Poe enquanto estou só na expectativa como voces
Boa noite, minha mãe recebeu a naturalização este mês, e meu pai ja faleceu, posso fazer o pedido de convesão primeiro e depois fazer a transcrição do casamento e do óbito, se possivel qual o conservatório que esta fazendo os processos de forma mais cérele, e se alguem ja teve informação se fazer com advogado ou direto com conservatório ficaria mais rapido. Obrigado
Comentários
Obrigado!
Será aceito,mas vc terá que enviar a certidão de casamento e nascimento original do nubente estrangeiro apostilada no pais de nascimento
E essas 2 certidões traduzidas (tradutor juramentado) em português e apostiladas no Brasil
Sou residente no Brasil, não sou Brasileiro, portanto não possuo RG. Sou Português por atribuição de nacionalidade. Posso enviar o cartão do cidadão autenticado no lugar do RG ?
No cabecalho "…………………………………………………………………………………………………………….e……………………………..……………………………………………………………….………….….., casados, vêm requerer a ... " tenho que colocar o nome de minha esposa (solteira ou casada) e no segundo espaço é o meu?
O nubente fica vazio e A nubente preencho com os dados dela.
"Declarante(s): O Nubente, ……………………………………………….………………..…………….
A Nubente, …………………………….…………………………………….…………..
" sao os dois ou somente o dela, casada ou solteira?
Saberiam me informar qual o valor da taxa?
O nubente: seu nome de solteiro
A nubente: nome da sua esposa de solteira.Valor: € 120 euros.
Você não teria um documento modelo do preenchimento desta requisição. Estou com medo de errar e a documentação cair em pendência.´
Minhas dúvidas.
No cabeçalho coloco o meu nome e da minha esposa como solteira, correto? .... e ...., casados .....
Declarante: será a nubente: nome da minha esposa como solteira.
Nacionalidade dos nubente à data do casamento
Nacionalidade do nubente: brasileiro
Nacionalidade da nubente: Portuguesa (ela tirou a cettidao de assento depois de casada) ou Brasileira
Se um dos nubentes for estrangeiro: no meu caso sou brasileiro, serve para mim, preciso preencher?
Obrigado pelo apoio.
Minhas dúvidas.
No cabeçalho coloco o meu nome e da minha esposa como solteira, correto? .... e ...., casados ....NOME DE CASADOS .
Declarante: será a nubente: nome da minha esposa como solteira. CERTO
Nacionalidade dos nubente à data do casamento
Nacionalidade do nubente: brasileiro CERTO
Nacionalidade da nubente: Portuguesa (ela tirou a cettidao de assento depois de casada) ou Brasileira PORTUGUESA
Se um dos nubentes for estrangeiro: no meu caso sou brasileiro, serve para mim, preciso preencher? PREENCHA COM O SEU ENDEREÇO E O ENDEREÇO DA NUBENTE A DATA DO CASAMENTO
Veja no final desse tópico explicações sobre vale postal
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest
Muito Obrigado pelo retorno.
Mas uma duvida.
No Item O nubente e A nubente
Nome: meu e de minha esposa de solteiro
Naturalidade: Rio de Janeiro - RJ
Residencia Habitual: local em que residimos atualmente (para onde será encaminhado a documentação)
Requerimento preenchido e reconhecido firma, assinado por autenticidade;
Original da certidão de casamento de inteiro teor emitida há menos de 180 dias.
Original da certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL – emitida há menos de 180 dias.
Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do(a) nubente.
sao as documentacoes acima, porem as certidoes (casamento, nascimento do nubente (brasileiro), nascimento da nubente (Portuguesa) devem ser apostiladas? Vou ter que mandar a certidao de assento da minha esposa original?
Alguém que fez VP, no dia 18/02 ou proximo desse dia, já teve o vale sacado?
a Transcrição de casamento da minha avó ainda não foi feita! Estou com medo de o vale vencer , já que vence dia 18.
o meu vale foi feito em 15/02 e está valido até 18/03...
Escolhi o 2º Modelo – Apropriado para que um dos cônjuges seja o requerente. Minha esposa que está pedindo a transcricao de casamento. Segue abaixo o requerimento preenchido. poderiam validar por gentileza.
Requerimento
para transcrição de Casamento celebrado no Estrangeiro
Fabio XXXX e Cassiane XXXX (nome de casada), casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:
O Nubente:
Nome: Fabio XXXX.
Data de nascimento: 07 de Fevereiro de 1979. Estado civil: solteiro.
Naturalidade: Rio de Janeiro – RJ.
Filiação: Francisco XXXX e Maria XXXX.
Residência habitual: Travessa XXXX. (endereço atual)
A Nubente:
Nome: Cassiane XXXX (nome de solteira).
Data de nascimento: 10 de Maio de 1983. Estado civil: solteira.
Naturalidade: Rio de Janeiro – RJ.
Filiação: Manuel XXXX e Jandira XXXX.
Residência habitual: Travessa XXXX. (endereço atual)
Declarante(s): O Nubente, ……………………………………………….………………..…………….
A Nubente, Cassiane XXXX. (nome de solteira)
Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:
Nacionalidade do nubente: Brasileiro.
Nacionalidade da nubente: Portuguesa. (devido ela ja ter a certidao de assento - tirou apos o casamento no Brasil)
Dados relativos à celebração do casamento
Hora e data do casamento: 19 horas e 00 minutos, do dia 26 de Fevereiro de XXXX.
Lugar da celebração: Igreja Evangélica XXXX.
Celebrante: Pastor XXXX.
Casamento: Civil.
Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) Não.
Se um dos nubentes for estrangeiro
Residência à data da celebração:
O nubente: Rua XXXX.
A Nubente: ……………………………………………………………………….…… …...................…..
Primeira residência conjugal: …..……………………….…………………………………………..……...
Mais declararam não terem promovido a transcrição do casamento junto do Consulado de Portugal.
…………………...., ……….. de ……………………….. de 20….
____como está no RG_____________________________
(assinaturas)
Documentacao necessaria:
Requerimento acima preenchido e reconhecido firma, assinado por autenticidade;
Original da certidao de casamento de inteiro teor, apostilado;
original da certidao de nascimento do nubente estrangeiro, apostilado;
copia simples do assento da nubente (requerente).
Vale postal no valor de 120 euros (cotacao turismo maior valor) - pergunta pode fazer com alguns centavos a mais?
finalidade: manutencao de residente
em nome de:
IRN.IP
Endereco da conservatoria
enviar os documentos para: - pergunta1: o envio do documento é no mesmo momento do vale postal?
conservatoria do registro xxxxx - pergunta 2: as opcoes de envio sao EMS e DHL?
endereco da conservatoria - pergunta 3: preciso informar ao correio sobre declaracao CN22 ou alguma informacao +?
Creio que seja isso, e que essas informacoes possam ajudar as proximas pessoas que estiverem passando por aqui.
pergunta 1- sim
pergunta 2- sim ( aconselhamos a enviar plea DHL)
pergunta 3- não precisa
Obrigado.
Sabe me informar qual o custo do DHL?
Pode calcular pelo site, na loja é mais barato pois no site está calculado também o valor da retirada dos documentos.
Tenho 2 dúvidas:
1) Requerente
Deixo escrito "requerente" e assino embaixo? Ou digito meu nome no lugar de requerente e assino embaixo?
2)Local da celebração
Casei fora do cartório. Juiza e escrevente foram a um restaurante fechado, onde celebramos. O endereço deste local é o que consta no texto da certidão. No rodapé aparece o nome e endereço do cartório responsável.
Coloco como local da celebração apenas o endereço do restaurante, que consta no texto da certidão, ou dou um jeito de colocar o endereço do restaurante e o do cartório, que aparece no rodapé (exemplo: celebrado na endereço xxxx, por intermédio cartório xxx, localizado em xxx)?
Muito obrigada!
3 - Residência habitual à data do casamento:
se na certidão brasileira constar o endereço completo pode colocar, ou tenho que colocar apenas cidade, estado e país?
Obrigado
Att. Alexandre
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14803/convolacao#latest