Requerimentos para Transcrição de Casamento em Ponta Delgada e Tondela- Modelos e Preenchimento.

1414244464769

Comentários

• Por favor, eu tenho uma mais uma dúvida em relação ao preenchimento do formulário quando um dos conjuges é o requerente. Naquela parte SE UM DOS NUBENTES FOR ESTRANGEIRO, eu preencho com o nome do meu marido, correto? Porque ele é brasileiro. Está certo isto?
    Outra coisa posso colocar numa folha a parte o nr. do meu registro de nascimento e a conservatória?
    Reconheceram a minha firma por autenticidade, mas colocaram a etiqueta no verso da folha. Tem algum problema?
  • @Lilianfs13, PD tem terminado a transcrição alguns dias antes do vencimento do vale postal.
  • @Daniel Henriques

O meu vale foi emitido no dia 05/02 e tem validade até 29/03.

Então melhor ligar final de março, né?
  • Boa tarde,

A unidade do correio, aqui de são paulo, que eu já tinha enviado um vale postal, não esta mais aceitando pq fala que a IRN. IP seria pessoa jurídica. Eu tbm fui em outras unidades aqui no centro de são paulo e tbm não estão aceitando.

Como devo proceder para enviar o Vale Postal, somente os correios fazem esse serviço?
  • @Guilherme Calamari usei a agência da Rua Boa Vista na sexta-feira e aceitaram normalmente:

R. Boa Vista, 88 - Centro, São Paulo
  • @Lilianfs13, a validade do vale postal é de 30 dias corridos, é mito o vale postal internacional valer até o ultimo dia do mês seguinte ao envio.
  • @blancout obrigado, amanhã estarei indo lá. Espero que de certo.
  • @Guilherme Calamari chegue e já diga que é vale postal, não questione sobre o fato do destinatário ser pessoa jurídica, assim não gera questionamentos.
  • @Daniel Henriques,

Nossa! Mas essa informação está no site dos Correios.

De qualquer forma Obrigada!
  • @Lilianfs13, apesar de no site dos correios não indicar Portugal nas exceções de prazo, na prática lá a validade é de 30 dias. O que acontece é que quando chega em Portugal o CTT emite um VP nacional e encaminha notificação para o destinatário e, os VPs em Portugal, tem validade de 30 dias.
    É só ver a quantidade de pessoas que tem os documentos devolvidos pois o VP expirou, muitos relatam as notificações datadas de dois ou 3 dias após os 30 dias corridos do envio do Brasil, dentro do suposto mês de validade.
  • alguém sabe se é usual (se seria mais rápido e seguro) enviar via DHL?

Ou o envio tem que ser via correios devido ao vale postal. to meio perdida
  • Fer, mais rápido e seguro é enviar pela DHL, só é um pouco mais caro. DHL entrega em cerca de 4 dias úteis.
    Se optar por DHL você faz o vale postal no correio normalmente e, depois, envia os documentos pela DHL.
  • @MarizaGuerra
    Ao preencher o requerimento para transcrição, a nubente (minha mãe) que adquiriu a nacionalidade por
    Atribuição devo colocar Nacionalidade Portuguesa ou Brasileira?
    Fiquei na dúvida pq em uma resposta vc diz q o assento comprova a nacionalidade e em outra vc coloca pra preencher como Portuguesa
    Poderia me ajudar com essa dúvida?
  • @silmara_antunes, em um modelo de requerimento pede a nacionalidade dos nubentes e no outro não. Essa é a diferença.
    Se estiver utilizando o modelo que pede a nacionalidade preencha "portuguesa" para nacionalidade por atribuição.
  • gabidubrullgabidubrull Member
    editado February 2019
    boa tarde.

ao ler os comentários daqui da discussão, entendi que na parte de "naturalidade" do português, posso deixar em branco porque logo abaixo preencho o concelho, freguesia e distrito, certo?

mas ao preencher a naturalidade da brasileira, logo abaixo também me deparo com município e estado.

então, o que preencho na "naturalidade" do nubente português? deixo em branco mesmo?

Ademais, na parte de "residência à altura do casamento" eu posso deixar só cidade, estado e país?
  • outra dúvida, na certidão de casamento dos meus avós, consta a mudança de sobrenome de minha avó após o casamento.

Porém, na sua certidão de nascimento, ainda está o nome original.

existe algum problema em relação a isso?
  • Boa tarde!
    Estou com uma dúvida no preenchimento do formulario 2.
    Estou fazendo a transcrição do meu casamento (eu sou a portuguesa)
    1 - No campo "declarantes":
    - deixo em branco o campo "o nubente"?
    - preencho com meu nome de solteira ou casada no campo "a nubente"? (ainda nesse campo de declarantes)
    2 - assino com o meu nome de casada?
    Agradeço desde já
  • @gabidubrull

Peça para o cartório averbar o casamento na certidão de nascimento da sua avó ou envie,junto,a certidão de inteiro teor digitada e apostilada para comprovar a fixação do nome
  • @Michele Madeira Machado

1- Deixe em branco o campo O NUBENTE e preencha com seu nome de solteira( vc era nubente = solteira)
    2 - Assina conforme está no seu documento de identificação
  • editado February 2019
    Gente, eu preciso fazer a transcrição de casamento dos meus avós, porém, meu avó nascido em uma cidade do interior de Pernambuco, não consigo de forma nenhuma fazer o pedido de certidão de nascimento dele. Eu ligo e eles falam que não tem tempo para fazer a busca, eu mando e-mail e não sou respondida.
    Existe alguma forma de fazer a transcrição de casamento sem a certidão de nascimento de inteiro teor do marido?

OU alguém teve algum problema desse pra pedir a certidão?Como resolveu?

Obrigada!!
  • editado February 2019
    @Jessica não é possivel fazer a transcrição de casamento sem a certidão de nascimento de um dos nubentes.Insista com o cartório..ameace com uma denúncia ao MP.
  • @jessica, verifica em que ano teu avô nasceu se for antes de 1910, a certidao de nascimento serve
  • perdao, a certidao de batismo serve.
  • Boa tarde pessoal,
    Como nós podemos fazer para checar se a transcrição do casamento foi realizada?
    A documentação da avó da minha esposa chegou em Ponta Delgada dia 6 de fevereiro. O vale postal foi feiro dia 30 de janeiro. Não recebemos até agora nenhum e-mail. Nem apareceram alterações na certidão do civilonline.
  • Pessoal, tenho uma dúvida!
    Acabei de realizar a atribuição dos meus pais, e como agora ambos são portugueses, eu tenho que fazer a transcrição do casamento deles antes de dar entrada na minha atribuição na ACP. Porém li em uma pergunta aqui do fórum a seguinte mensagem no formulário:
    "Declaro que estou ciente que, aos casamentos celebrados entre dois portugueses, após 01/06/1967, se não
    ocorreu processo de publicações antes do casamento perante autoridade portuguesa competente, se aplica o
    regime imperativo de separação de bens."
    Meus pais casaram-se em 1980 no regime de comunhão parcial de bens, alguém sabe como devo proceder?
  • @nathalia pinheiro, proceda normalmente, não tem diferença nenhuma.
  • @nathalia a separacao de bens so e valido no que for comprado em Portugal inclusive contas bancarias que nao sejam em conjunto.
  • @Maurelio...
    Ponta Delgada tem finalizado as Transcrições bem no finalzinho do prazo de validade do Vale Postal...
    Pelas datas que você informou...A Transcrição deve estar bem próximo de ser concluída...
    Tente consultar a Certidão de Nascimento pelo civilonline.pt lá pelo final da semana que vem...E verifique se o nome da Avó da sua esposa já aparece com alteração para o nome de casada...
  • Boa Tarde pessoal,

Enviei os docs para a transcrição de casamento da minha mãe em 14/02 via DHL, entregue dia 19/02 em PD.
    Hoje pedi para minha mãe ligar na LR e eles disseram que não era lá que passavam as informações sobre transcrição e passaram outro número para ligar. Quando minha mãe ligou nesse outro número eles foram super mal educados, disseram que não passavam informação e que se tivesse algo errado tinha que esperar os documentos voltarem para enviar de novo, que eles tinham milhões de processos e não iam ver...
    É assim mesmo? Vi pessoas que conseguiram informações ligando lá, não sabia que a diferença no atendimento deles era tão absurda. Como vocês fazem para saber o andamento dos processos? Apenas esperam eles voltarem pra ver se estava correto ou não?

Obrigada.
  • @Bianca espere uns 20 dias e tente tirar uma certidão pelo civilonline e verifique se ja consta a transcrição de casamento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.