Requerimentos para Transcrição de Casamento em Ponta Delgada e Tondela- Modelos e Preenchimento.

1394042444569

Comentários

• @FabricioN

1-Naturalidade: freguesia,concelho e distrito onde nasceram
    2-Pelo nome da freguesia vc consegue saber o concelho e distrito
    3- correto
    4-correto
  • @Vlad Pen

Agradeço pelas respostas, porém no formulário que consta no link abaixo, pede as duas informações separadas (naturalidade e caso tenha nascido em portugal: freguesia e concelho). Com isso, se entendi direito sua explicação, teria que preencher esses dados nos dois campos. É isso mesmo ou entendi errado?
    Outra dúvida, tem algum site que consigo saber o concelho e distrito, por meio da freguesia ou seria uma busca direta no google?

Obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos.
  • Outra dúvida, no formulário onde deve ser preenchido os dados do requerente, logo após os dados do emissor do documento de identidade aparece a menção "aos". O que deve ser preenchido nesse campo?
  • Pessoal,

é necessário que tenha reconhecimento de firma do escrevente na certidão de casamento?

eu pedi a certidão de casamento e o apostilamento. dai o cartório não reconheceu a firma e já apostilou. Tem problema? É necessário reconhecer firma do escrevente?
  • @AlineXavier,

Isso acontece quando a certidão é apostila são feitas no mesmo cartório.

Pelo que fui informada não tem problema.
  • Pessoal, a atribuição da minha avó já deve sair em breve e estou preparando os documentos para a transcrição do casamento dela.

O problema é que na certidão de casamento dela, dados do pai dela estão incorretos: local de nascimento do pai dela está errado (diz Lisboa mas na verdade ele nasceu na Ilha da Madeira) e a data de nascimento dele também está completamente errada (dia, mês e ano).

Na certidão de Nascimento da minha avó não fala nada sobre a data de nascimento do pai e nem o local que ele nasceu (pois só diz Portugal). Porém não sei se eles colocam estes dados no registro dela em Portugal no momento do processo de atribuição dela, já que tive que enviar a certidão de batismo do pai dela para a atribuição.

O que devo fazer? Envio para transcrição do casamento do jeito que está mesmo?
  • @FabricioN qual formulário vc está usando o 1 ou o 2?.Para saber o concelho e distrito é só digitar no google o nome da freguesia e vai aparecer a qual concelho e distrito pertence.

Obs: " aos" corresponde à data da emissão do documento de identidade.
  • ente, podem me ajudar? To meio confusa.

Considerando que eu sou a portuguesa, podem me confirmar as seguintes informações?:

1. Em "o nubente" e " a nubente" preencho com os dados da certidão de casamento, ou seja, eu solteira, com nome de solteira etc.
    2. No campo residência habitual, coloco o endereço completo atual, que é pra onde vão enviar minha certidão depois
    3. Em nacionalidade dos nubentes, eu coloco portuguesa, mesmo que eu tenha adquirido a nacionalidade em data posterior à celebração a do casamento
    4. No tópico "dados relativos à celebração do casamento", eu coloco casamento civil, mesmo que tenha sido religioso com efeito civil
    5. Agora, o tópico mais dificil de entender pra mim "Se um dos nubentes for estrangeiro". Eu e meu marido já moravamos juntos quando casamos e consta da certidão nosso endereço certinho (rua, numero, etc). Daí eu preencho como está na certidão ou so a cidade, estado, pais? E eu tenho que escrever a mesma coisa 4 vezes (nos campos 'residência à data da celebração', 'o nubente', 'a nubente' e 'primeira residência conjugal')?

Obrigada
  • @Maria Nélida, sim, esse mesmo
  • @Aline

1- Sim,em todas os campos "nubentes" solteiros
    2- Certo
    3- Sim,vc portuguesa e seu marido brasileiro
    4- Se na certidão constar religioso/civil,preencha com os 2
    5- Preencha conforme está na certidão
    Tudo deve ser preenchido exatamente como está na certidão
  • AlineXavierAlineXavier Member
    editado February 2019
    @Maria Nélida muito obrigada!!!

Só mais uma dúvida. Eu ti fazendo a averbação da minha irmã junto com a minha. Ela é casada com um português tb (na vdd eles já separaram, mas ainda não formalizaram o divórcio).

Ela pode pedir a transcrição sozinha ou precisa q ele assine tb (pq se precisar vai ser mais complicado)?

Daí sendo os dois portugueses não precisa preencher esse último tópico da residencia?
  • @AlineXavier

Sua irmã pode assinar sozinha

Se na certidão de casamento constar Residência à data da celebração: e Primeira residência conjugal:,preencha também
  • Ótimo!!! Mais uma vez super Obrigada @Maria Nélida!!!
  • editado February 2019
    Ponta Delgada está aceitando a CNH ou o passaporte no lugar do RG?
    Estão exigindo que a certidão de nascimento conste averbação do casamento?
  • @Eliane não sabemos com certeza se PD aceita CNH.Nao é obrigatório que o casamento esteja averbado na certidão de nascimento mas é obrigação dos cartórios fazerem.
  • @pessoal,

@Maria Nélida,

Você disse pra preencher o endereço dos nubentes como consta da certidão. Lá só tem o nome da rua é numeração. Eu coloco so isso ou completo com o município, estado e. País?

Outra coisa, tô fazendo a transcrição de casamento dos meus tb, eu preciso ser sincera quanto ao primeiro endereço após o casamento? Ou posso colocar o endereço atual deles?
  • No campo "naturalidade", na qualificação dos nubentes, só consta Rio de JANEIRO - RJ, mas coloquei, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, conforme orientação da pagina 1 deste topico.
  • Bom dia!

Estou realizando a transcrição de casamento do meu avô português com minha avó brasileira, para posteriormente realizar a atribuição de minha mãe.

Estou ciente de que Ponta Delgada é atualmente o processo mais rápido, mas não realiza a transcrição.

Existe outra conservatória que seja possível pedir a transcrição e a atribuição juntas?

obrigada.
  • @gabidubrull

Ponta Delgada faz transcrição de casamento,so NÃO faz atribuição

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest

Atribuição vc faz pelo ACP apos a conclusão da transcrição do casamento

• Boa tarde a todos!
    Estou ajudando um amigo no preenchimento do requerimento da transcrição de casamento, após ler tantos post aqui no fórum acabei ficando com a seguinte dúvida:

1 na parte do declarante, preencho com o nomes do nubente e da nubente ou apenas o que vai declarar ( ele ou ela )?

2 Ambos assinam o requerimento ou apenas um deles?
    Pois no requerimento está escrito assinaturas.

Obrigado pela ajuda
  • Pessoal, vou preencher o requerimento agora e tenho uma dúvida:
    Meu BI e Passaporte Portugues estao vencidos, somente tenho data em Março para fazer aqui no consulado. Posso preencher os dados de requerente (eu) com os meus documentos brasileiros?
  • @Jesse

1- Apenas o nubente que vai assinar o requerimento
    2- Somente o requerente assina
  • @Maria Pilao

Sim,use o RG com menos de 10 anos de emissão
  • Obrigado mais uma Maria Nelida, vc sempre me salvando.
  • Pessoal, alguém ja teve problemas com a transcrição por causa dos dados relativos à celebração do casamento? Estou preenchendo a da minha mãe, mas na certidão consta infomações do civil e do religioso, estou em dúvida de qual seria o correto para preencher
  • Galera,

Na Certidão de casamento da minha avó (nascida no Brasil e portuguesa por processo de atribuição), a data e local de nascimento do pai dela em Portugal estão errados. Isso pode dar problema na transcrição do casamento dela?
  • Olá. eu estou realizando o processo de transcrição de casamento da minha avó (o processo de atribuição dela foi aprovado pela ACP), e como ela é de idade, eu estou usando o modelo aonde eu sou o requerente da transcrição, assim, ela não precisa ir até o cartório. Porém, estou com algumas pequenas dúvidas:

1 - Como eu sou o requerente, eu vou assinar, e essa assinatura tem que ter o reconhecimento junto ao cartório?
    2 - Como no caso a minha avó é a descendente de português e teve o processo de atribuição aprovado, eu preciso apenas juntar a cópia do assento dela?
    3 - Mesmo ela sendo agora cidadã portuguesa, na parte dos dados da Nubente, eu tenho que preencher como ela sendo Brasileira?

Desde já obrigado pela ajuda.
  • @Guilherme Calamari,
    1 - Tem que reconhecer firma por autenticidade (você tem que assinar na presença do funcionário)
    2 - Cópia do assento de nascimento dela, certidão de casamento inteiro teor apostilada e certidão de nascimento do seu avô inteiro teor apostilada
    3 - Não, ela é portuguesa.

Como você (neto) que vai assinar o pedido de transcrição terá que juntar também sua certidão de nascimento inteiro teor para comprovar que é descendente dela.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.