Requerimentos para Transcrição de Casamento em Ponta Delgada e Tondela- Modelos e Preenchimento.

1353638404169

Comentários

• @Isabela_Umbuzeiro ! muito obrigada!!!!
  • @Mayara.. somente a 4 ª CRC do Porto faz transcrição e talvez a 3ª tb.Os prazos estão +ou - iguais
  • usuário novousuário novo Member
    editado January 2019
    Boa tarde!
    Amigos,esse formulário abaixo pode ser utilizado como requerente o próprio nubente ?
    Requerimento para transcrição de casamento Eu, (requerente):________________________________________________________________________________ Nascido(a) aos____________________________, no (local de nascimento
    Pois o nubente é falecido e a nubente irá reconhecer assinatura em cartório. Pode ser esse modelo ?
  • @usuário use um dos dois modelos q existe aqui no fórum.
  • @Pessoal, bom dia.
    Tenho uma dúvida. Preciso deixar os espaços em branco e preencher a mão ou posso fazer tudo no word?
  • pode fazer no word
  • Boa tarde pessoal, apenas passando para informar que a transcrição de casamento da minha mãe já foi, acabei de verificar no civil online e já esta o novo nome la. Foi muito, muito rapido mesmo, impressionante. Acredito que eles tenham recebido la pelo dia 06 ou 08 e hoje dia 15 já ta no CIVIL ONLINE.

Iniciarei a minha atribuição pela ACP agora, uma dúvida: Estarei me casando agora em julho, se até la eu ja ter me tornado cidadão português, é possível fazer a transcrição la pelo cartório com a presença dos representantes de portugal? Ou vale mais a pena eu fazer depois a transcrição pelos correios? Obrigado a todos.
  • @Fabio Pickler

O seu Vale Postal foi feito em qual dia?
  • ctomaspilaoctomaspilao Member
    editado January 2019
    Prezados,

Uma dúvida tem tirado o meu sono. Vamos lá.
    Tenho cidadania portuguesa. Eu e minha esposa temos um filho menor, ainda não éramos casados quando ele nasceu. Casamos recentemente.
    Existe alguma ordem certa para os processos? Pois ainda não transcrevi o casamento para Portugal, e estou querendo atribuir a nacionalidade portuguesa ao meu filho.
    Posso fazer a atribuição de nacionalidade pra ele antes de transcrever o meu casamento? Tendo em vista que ele nasceu antes de nosso casamento.

Obrigado
  • editado January 2019
    @ctomaspilao

Acredito que pode sim.
  • @ctomaspilao sendo vc o declarante do nascimento dele, pode
  • Saudaçoes.

Na parte da naturalidade dos noivos na certidão aparece apenas o estado, sem a cidade. Devo incluir a cidade mesmo assim ou devo ser fiel à certidão?
    Diz tambpém que o noivo é natural do estado da Guanabara, que já nao existe mais, Devo atualizar o nome para Rio de Janeiro no formulario?
    A noiva nasceu em uma especie de distrito de uma cidade mineira que atualemnte é emancipada, chamada São João de Manhuaçu, e que hoje faz parte da comarca de Manhuaçu. Posso colocar a naturalidade dela como São João do Manhuacu, Minas Gerais, Brasil? Na certidao de casamento só diz que ela é natural do estado de Minas Gerais

Aguardo ajuda
  • p.s. preenchi a naturalidade da nubente como são joao de manhuaçu, manhuaçu, minas gerais, brasil, ou seja, incluí o nome do distrito. Algum risco de não aceitarem?

E nos casos em que são encontradas divergencias no formulario, eles devolvem toda a documentação ou aceitam que reenviem apenas o formulario??

• @iago vc pode colocar apenas a cidade ou se não constar a cidade, coloque apenas o estado e país.
  • Bom dia!
    Sobre a Transcrição de Casamento, tenho alguns dúvidas bobas, mais queria pediar a ajuda de vocês:
    É sobre os documentos ... Encontrei na 1 pagina dessa conversa os documentos necessarios,para a transcrição:

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

1.Cópia simples do assento do português(a), preferencialmente (ou a indicação do número do assento e Conservatória, em um papel a parte).
    2. Certidão de casamento inteiro teor apostilada. (Não precisa ser reprográfica).
    3. Certidão de inteiro teor do cônjuge estrangeiro apostilada (Não precisa ser reprográfica). Se não for em língua portuguesa precisará da tradução juramentada apostilada.
    4. Cópia autenticada do RG, passaporte com filiação ou CNH do requerente.
    5. Requerimento assinado no cartório com a firma reconhecida por autenticidade.Vale postal 120 euros.

Dúvidas:

1 - A Cópia do RG autenticado, precisa ser apostilada?
    2 - O Requerimento autenticado , precisa ser apostilado?
    3 - A finalidade do Vale Postal é ( Manutenção de Residentes ) ?

Uma 4 dúvida. Vamos fazer a dissolução do casamento pelo Obito do meu avô. Com isso precisamos enviar a certidão de Obito inteiro Teor + apostilamento?
    E também vamos enviar uma carta solicitando a dissolução , essa carta precisa ser autentica e apostilada ?

Desculpa as muitas perguntas

Muito obrigado pela ajuda de todos

• @Andre de Sá

1- Não
    2- Não
    3- Sim

A certidão de óbito para efeito da dissolução do casamento, precisa ser inteiro teor e apostilada
    Sobre a carta solicitando a dissolução,basta ter a assinatura reconhecida por autenticidade
  • Pessoal, enviei a transcrição de casamento dos meus dois irmãos para Ponta Delgada no dia 16/01, só que por um equívoco da minha parte eu fiz os dois vales no valor de 175..... minha dúvida é: a conservatória pode fazer o processo ou os vales não serão sacados e a documentação será devolvida? Alguém já ouviu relatos desse tipo?
  • @Maria Nélida, Muitissimo obrigado Maria.
    Uma ultima pergunta sabe dizer se essa Dissolução tem custo?
    Ou posso enviar junto com a transcrição de casamento?
  • Andre de Sá
    A dissolução não tem custos e vc pode mandar junto com a transcrição
  • @Vera Jordão ainda não sabemos qual será o procedimento da conservatória pelo fato de vc ter enviado valor bem superior.
  • Ok, @Vlad Pen. Obrigada pelo retorno. Depois posto aqui o desenrolar dessa história.
  • @Vlad, vi seu comentário para um usuário sobre Ponta Delgada ser exigente com as documentações. Você sabe se tem alguma outra conservatória que esteja rápida como PD costumava ser? Outra dúvida que tenho, você sabe qual documento da relação dada na primeira página eu não preciso enviar quando ambos os cônjuges são portugueses?
    Grata.
  • @mariana vc pode fazer a transcrição de casamento pelo consulado e a relação de documentos consta no site dos consulados do estado correspondente onde for sua moradia.
  • Pessoal. Me tirem uma dúvida. Para a transcrição de casamento do meu pai é necessária a certidão de nascimento de inteiro teor da minha mãe apostilada. Acontece que o cartório que ela foi registrada é um cartório bem pequeno lá no interior da Paraíba. Em contato com eles, já acharam o registro dela, mas estão com dificuldade em saber como faz o apostilamento. A minha dúvida é se eles enviando a certidão de inteiro teor eu consigo apostilá-la no cartório do RJ.
  • @RODRIGOPS89 Você consegue fazer o apostilamento no RJ sem problemas
  • @RODRIGOPS89 tranquilo, apenas peça que façam o reconhecimento de firma do cartorário que assinar a certidão.
  • ola, boa Noite ...
    estoi com algumas dúvidas ao preencher os formulário .. queria pedir ajuda...

no trecho que diz :
    "Naturalidade:………………………
    Se nasceu em Portugal, freguesia: ………………………………………, concelho: ……………………………..…
    Se nasceu no Brasil ou outro país, município: …………………………….……………, estado: ………………....."

Eu devo excluir a parte de Portugal? Ex:

Naturalidade : Rafard - Sao Paulo- Brasil
    Filiação:.......
    Residência atual....

Uma outra dúvida...

Eu tirei todas as linha pontilhadas do documento...Posso fazer isso ?
    estou fazendo pelo Computador...

• Você pode excluir a parte referente a Portugal.

E sim tbm pode tirar as linhas pontilhadas
  • @marcuspergentino, obrigado pela ajuda!

Na verdade eu tirei até a parte do Brasil!

Eu deixei exatamente assim :

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx,
    titular do documento de identidade nº xxxxxxxxxx, emitido por xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx aos xxxxxxxxxx.
    Residência habitual: xxxxxxxxxxxxx, nº xxxx
    Bairro: xxxxxxxxxxx, CEP: xxxxxxxxx Cidade/estado: xxxxxxx – xxxxxxx
    Tels: xxxxxxxxx, e-mail: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx vem requerer a V.Exa. na qualidade de (grau de parentesco ou procurador) xxxxxxxx , a transcrição de casamento respeitante a:

1º Nubente:
    Nome de solteiro: xxxxxxxxxxxxxxx
    Data de nascimento: xxxxxxxxxxxx estado civil: xxxxxxxxxxxxxx (à época do casamento)
    Naturalidade: Rafard – São Paulo - Brasil
    filiação: xxxxxxxxxxxxxxxxxxx e xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    Residência à data do casamento: xxxxxxxxxxl nº xxxxx

Será que posso faze dessa forma?

• @André de Sá

Pode sim. Você pode também apagar esta parte aqui "(grau de parentesco ou procurador)" Aí você coloca apenas por exemplo Na qualidade de filho... no mais, tudo ok.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.