Bom dia Meu CC, está agendado para 12/12/18 aqui no consulado RJ, seria possível neste mesmo agendamento dar entrada na transcrição de casamento? Seria melhor do que fazer por Ponta Delgada? Obrigado
Tenho uma dúvida: quais documentos precisam ou não ser apostilhados? Já tenho a certidão de nascimento da minha avó, que é a portuguesa que pretendo pegar a cidadania, porém o meu avô também é portugues, mas casou com ela no brasil. A certidão de nascimento dele deve ser apostilhada? E a de casamento?
Por fim, tendo as certidões, e o requerimento, preciso reconhecer ou fazer algo no consulado antes de enviar?
Sendo seus avós ambos portugueses e casados no Brasil,basta apostilar somente a certidão de inteiro teor digitalizada. Ambos assentos de nascimento,por serem documentos portugueses,não precisam ser apostilados
Boa tarde, Estou fazendo a transcrição do meu casamento e estou com algumas dúvidas.
1 - Nacionalidade dos nubentes à data do casamento? Portuguesa ou Brasileira? 2 - Se um dos nubentes for estrangeiro? Residência à data da celebração ? Coloco só o endereço dele???? 3 - O nosso casamento teve pacto nupcial, devo informar??? É ncecessário algum outro documento???
Boa tarde, Estive agora em uma agência dos correios aqui em SP para simular o envio, mas o correio não está relacionando Ponta Delgada nos Açores como um local válido para o envio. Simulamos o envio para Portugal e o sistema liberava normalmente, mas para os Açores não. Eles não estão mais recebendo os processos, alguém sabe informar?
1- se nasceram no Brasil..coloque brasileira..se nasceram em Portugal, coloque portuguesa 2-vc coloca o endereço dos dois se os dois forem brasileiros 3-Precisa envia a cópia do processo do pacto anti nupcial
Tenho uma dúvida quanto ao tempo que o processo está levando. Me mudo para Portugal em fevereiro. Seria melhor informar o endereço de lá no requerimento, para já receber a documentação lá?
@Silvia.. Talvez o processo o processo termine antes de vc se mudar pq o tempo é em torno de 20 dias, se for enviar de Ponta Delgada para o continente deve levar uns 5 dias.
Olá @Vlad. Eu já tenho familiares morando lá, por isso pensei nessa possibilidade, pois tenho quem receba. Meu medo é a demora do correio, ainda mais nessa época de festas. Obrigada mais uma vez pela ajuda!
@Vlad, é complexo fazer esse processo pessoalmente em Portugal? Chego lá em 18/02. Vou retirar as certidões apostilhadas amanhã. Se não for problemático, evitaria qualquer desencontro.
Boa noite, uma duvida para preencher o requerimento por um dos nubentes, o casamento foi realizado na igreja católica e posteriormente o cartório fez a inscrição do casamento religioso no livro deles.. Nesse caso, marco casamento civil ou religioso ? obrigada
Boa noite, Quando o requerente é o neto dos nubentes, ele precisa enviar que tipo de certidão para comprovar filiação? (Estou enviando para P.D.) Se for certidão de nascimento, seria ela Simples ou Inteiro Teor ? Autenticada ? Apostilada ? Procurei esta dúvida mas vi respostas divergentes, alguém consegue esclarecer ? Obrigado!
Minha avó obteve recém sua cidadania, mas precisa averbar o casamento com meu avô (já falecido) e um dos documentos requeridos é a Certidão de Nascimento dele, estamos com grande dificuldade de obtê-lo.
Existe algum outro documento que possa substituí-lo?
@Bruno de Araujo vocês já questionaram o cartório onde foi realizado o casamento se eles possuem uma cópia da certidão de nascimento dele ? Geralmente os cartórios arquivam junto com o processo do casamento ou se não houver na certidão de casamento em inteiro teor do casamento deve constar o local de nascimento do seu avô.
@blancout Já questionei o cartório e eles já não possuem mais cópia da documentação utilizada para a Certidão de Casamento. Ele nasceu em Recife, lá possui 15 cartórios de registros civil de pessoas, já tentei os 5 mais antigos e não localizei, inclusive fiz a busca no mesmo cartório que a irmã dele foi registrada (1 ano de diferença entre eles).
Os cartórios tem um sistema de busca unificado chamado CRC mas devido o nascimento dele ser muito antigo, não consta nesse sistema. As buscas tem que ser feitas de forma individual por cartório e manual.
Estou longe de Pernambusco e atualmente é inviável eu ir lá.
@Maria Obrigado! E você ou alguém sabe me dizer se eu posso tirar uma cópia da certidão da minha vó antes de enviar para transcrição? Por que depois de transcrever o casamento dos meus avós eu vou passar a cidadania pra minha mãe, e vou precisar de novo da certidão de nascimento dela, vou precisar pedir mais uma vez de portugal?
@Luck depende muito em que ano sua avó nasceu e se o assento dela já estiver informatizado.Se não estiver informatizado, vai ter que mandar a via original tanto para a transcrição de casamento como para a atribuição da sua mãe.
Pessoal, estou com uma dúvida... Meu avô (nubente brasileiro) foi registrado em uma cidade diferente da que nasceu, foi registrado aos 9 anos de idade e ainda por seu irmão, pois o pai deles tinha falecido.
Será que isso dá problema? E como eu preencho o formulário? a cidade natal dele coloco qual das duas ?
Comentários
Meu CC, está agendado para 12/12/18 aqui no consulado RJ, seria possível neste mesmo agendamento dar entrada na transcrição de casamento?
Seria melhor do que fazer por Ponta Delgada?
Obrigado
Já tenho a certidão de nascimento da minha avó, que é a portuguesa que pretendo pegar a cidadania, porém o meu avô também é portugues, mas casou com ela no brasil.
A certidão de nascimento dele deve ser apostilhada? E a de casamento?
Por fim, tendo as certidões, e o requerimento, preciso reconhecer ou fazer algo no consulado antes de enviar?
Só para esclarecimento
Declarante, caso seja A Nubente, o nome a ser descrito já é o de casada?
Pois tem comentários acima, dizendo ser nome atual é outro o nome de solteira.....
Obrigado
Se estiver usando esse formulário - https://docs.google.com/file/d/0B7DhTjrRNIZFWElJM0JEWnVVNHM/edit?filetype=msword
Em DECLARANTES
A NUBENTE - nome de solteira
Tudo que se refere aos nubentes é de quando eram solteiros ,pois era noivos = nubentes
Sendo seus avós ambos portugueses e casados no Brasil,basta apostilar somente a certidão de inteiro teor digitalizada.
Ambos assentos de nascimento,por serem documentos portugueses,não precisam ser apostilados
Estou fazendo a transcrição do meu casamento e estou com algumas dúvidas.
1 - Nacionalidade dos nubentes à data do casamento? Portuguesa ou Brasileira?
2 - Se um dos nubentes for estrangeiro? Residência à data da celebração ? Coloco só o endereço dele????
3 - O nosso casamento teve pacto nupcial, devo informar??? É ncecessário algum outro documento???
Estive agora em uma agência dos correios aqui em SP para simular o envio, mas o correio não está relacionando Ponta Delgada nos Açores como um local válido para o envio. Simulamos o envio para Portugal e o sistema liberava normalmente, mas para os Açores não. Eles não estão mais recebendo os processos, alguém sabe informar?
1- se nasceram no Brasil..coloque brasileira..se nasceram em Portugal, coloque portuguesa
2-vc coloca o endereço dos dois se os dois forem brasileiros
3-Precisa envia a cópia do processo do pacto anti nupcial
Tenho uma dúvida quanto ao tempo que o processo está levando. Me mudo para Portugal em fevereiro. Seria melhor informar o endereço de lá no requerimento, para já receber a documentação lá?
Quando o requerente é o neto dos nubentes, ele precisa enviar que tipo de certidão para comprovar filiação? (Estou enviando para P.D.)
Se for certidão de nascimento, seria ela Simples ou Inteiro Teor ? Autenticada ? Apostilada ?
Procurei esta dúvida mas vi respostas divergentes, alguém consegue esclarecer ? Obrigado!
Existe algum outro documento que possa substituí-lo?
Ele nasceu em Recife, lá possui 15 cartórios de registros civil de pessoas, já tentei os 5 mais antigos e não localizei, inclusive fiz a busca no mesmo cartório que a irmã dele foi registrada (1 ano de diferença entre eles).
Os cartórios tem um sistema de busca unificado chamado CRC mas devido o nascimento dele ser muito antigo, não consta nesse sistema. As buscas tem que ser feitas de forma individual por cartório e manual.
Estou longe de Pernambusco e atualmente é inviável eu ir lá.
E você ou alguém sabe me dizer se eu posso tirar uma cópia da certidão da minha vó antes de enviar para transcrição?
Por que depois de transcrever o casamento dos meus avós eu vou passar a cidadania pra minha mãe, e vou precisar de novo da certidão de nascimento dela, vou precisar pedir mais uma vez de portugal?
Será que isso dá problema? E como eu preencho o formulário? a cidade natal dele coloco qual das duas ?