Boa noite! Alguém poderia me ajudar, por favor? Estou correndo desesperadamente contra o tempo, que eu não sei se terei tempo suficiente. Infelizmente, caí, por um erro idiota, muito idiota da minha parte, em exigência no processo de atribuição que dei entrada no ACP. Enviei com minhas irmãs o pedido de atribuição e somente a minha certidão de nascimento consta minha mãe como declarante, sendo que é meu pai o português. E não me dei conta disso antes de enviar, mesmo sabendo que precisa transcrever o casamento quando o declarante não é o português. Enfim. Soube hoje, dia 22 de novembro, via carta do Porto, dessa exigência, que teria de apresentar a transcrição de casamento dos meus pais. Para piorar, a carta está datada em 19 de outubro, sendo que eu liguei para Linha de Registro no dia 22 de outubro e fui informada que meu processo ainda estava em análise e recomendaram que eu retornasse a ligação em um ou dois meses para ter novidades. Diante disso, pergunto:
1) Como devo proceder diante do prazo que praticamente se encerrou (20 dias úteis + 30 dias úteis), já que começa a contar a partir da data da carta? Há algum lugar em que posso pedir urgência a transcrição?
2) Ponta Delgado continua sendo o melhor lugar para solicitar este documento?
3) Se eu der entrada em Ponta e tiver o número do processo, este número serve para que eu apresente ao ACP?
4) Se Ponta ainda for o lugar mais rápido para solicitar a transcrição, estes requerimentos para a transcrição ainda estão valendo? 1ª – Modelo mais apropriado quando o requerente é filho ou neto dos cônjuges – o neto precisará enviar a certidão de nascimento simples para comprovar a linhagem. https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
5) Sendo que eu caí em exigência, tanto faz quem é o requerente da transcrição? Ou é melhor ser um dos cônjugues?
6) Estes são os documentos que devo enviar? - Cópia simples do assento do português do meu pai; - Certidão de casamento inteiro teor apostilada. (Não precisa ser reprográfica). - Certidão de inteiro teor do cônjuge estrangeiro apostilada (Não precisa ser reprográfica), neste caso seria a minha mãe, que é a brasileira. - Cópia autenticada do RG, passaporte com filiação ou CNH do requerente. - Assinatura do requerente no cartório com a firma reconhecida por autenticidade (Pode ser reconhecimento no próprio Consulado do Rio ou tem de ser obrigatoriamente em cartório?). - Vale postal 120 euros, enviado para a conservatória de destino em nome de IRN,IP.
7) E, por último, só para eu saber do meu estrago: se eu não apresentar a transcrição de casamento no prazo, eu perco tudo? Até o vale postal que enviei de 175 euros? Eles devolvem os documentos que enviei? E depois eu posso novamente dar entrada ou fico impossibilitada?
Gratidão imensa a quem puder me ajudar, diante do meu desespero por conta do prazo.
Boa noite gente, tenho duas dúvidas em relação ao preenchimento do formulário. Meu pai tem nacionalidade portuguesa por atribuição e minha mãe é brasileira. No tópico "Nacionalidade dos nubentes à data do casamento" eu posso preencher "Portuguesa" no caso do meu pai, que conseguiu a nacionalidade portuguesa por atribuição? No tópico "se um dos nubentes for estrangeiro" eu devo preencher os dados do cônjuge brasileiro (neste caso, minha mãe)? (pois seria estrangeira em relação a Portugal) Obrigada
No tópico "Nacionalidade dos nubentes à data do casamento" eu posso preencher "Portuguesa" no caso do meu pai, que conseguiu a nacionalidade portuguesa por atribuição? SIM
No tópico "se um dos nubentes for estrangeiro" eu devo preencher os dados do cônjuge brasileiro (neste caso, minha mãe)? (pois seria estrangeira em relação a Portugal) - Preencha com os dados de ambos
Gostaria de saber o que significa a questão abaixo: Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) ……………..……… Alguém pode me ajudar?
Qual o prazo máximo para transcrição de casamento?
@Vlad Pen obrigada! Você consegue me ajudar com a questão abaixo? Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) ……………..……… O que seria isso?
Boa noite, pessoal. Estou preenchendo os dados referente a transcrição do casamento da minha mãe, o qual será enviado por ela, e fiquei em dúvida sobre quais dados devemos colocar no formulário. O que acontece é que na certidão de casamento emitida pelo cartório além dos dados referente ao casamento civil: Hora e data do casamento: Hora tal do ano tal Lugar da celebração: Palácio da Justiça Celebrante: Juiz de Direito (conforme indicação do tópico) constam o nome da Igreja (foi um casamento religioso com efeito civil) e a data do casamento na igreja, mas não contam a hora nem o nome do celebrante (padre). Como devemos preencher os campos de Dados relativos à celebração do casamento nesse caso? Agradeço desde já.
acabei de saber o número do meu assento, agora estou na dúvida se posso solicitar meu cartão cidadão logo ou melhor transcrever meu casamento primeiro?? No cartão cidadão ou Passaporte, vem escrito meu estado civil?
No meu caso, converti minha união estável para casamento, e coloquei os anos da União estável na certidão de casamento, para Portugal conta esse tempo de união estável?
@PauloDutra vc pode pedir seu cartão cidadão e passaporte sem obrigatoriamente ter q transcrever o casamento. Seu estado civil vem implantado no chip do cartão. Para seu tempo de união estável constar vc terá q homologar essa união através de um advogado em Portugal.
oi gente, mais uma duvida acabei de preencher o requerimento e no final das contas coloquei todos os dados do meu pai como sendo brasileiro e morando aqui... ( ele é cidadão português por atribuição) ta certo deixar tudo como Brasileiro e só enviar a certidão de nascimento Português junto ou em algum tópico eu coloco a informação que ele é Português?
O cartório do casamento mudou de lugar, onde é pra colocar a localização coloquei o endereço do cartorio na epoca do casamento, devo colocar o endereço atual também?
mantenho essa parte no requerimento?(ja que o casamento não é entre dois portugueses e sim brasileiros e apenas um nubente com a atribuição)
"Declaro que estou ciente que, aos casamentos celebrados entre dois portugueses, após 01/06/1967, se não ocorreu processo de publicações antes do casamento perante autoridade portuguesa competente, se aplica o regime imperativo de separação de bens."
Boa tarde! Estou preenchendo requerimento de transcrição (mod 2 - próprios nubentes), surgiram as dúvidas :
1 - Logo no início onde e colocados o nomes dos solicitantes, o nome da mulher já é o de casada?
2 - no item que se refere aos dados dos nubentes, residência habitual, coloco apenas:Município, Estado e País ? Pois na certidão de casamento no caso dele consta 'residente em Outeiro das Pedras, deste distrito' e dela consta apenas ' residente nesta cidade'.
3 - Declarantes, no caso será A Nubente, o nome a ser descrito já é o de casada?
4 - Se um dos nubentes for estrangeiro Residência a data da celebração, e Primeira residência conjugal É para ser colocado o endereço completo ou apenas Município, Estado e País?
Agradeço a ajuda nos esclarecimentos das dúvidas acima, peço desculpas pela sua extensão, mas é preferível perguntar do que fazer errado e ter seu requerimento indeferido.
@daniel Henriques Obrigado pela atenção! Minha dúvida continua sendo no item 2 e 4 no que diz respeito ao endereço, pois na certidão de casamento de inteiro teor consta apenas: Ele .... consta 'residente em Outeiro das Pedras, deste distrito' Ela .... consta apenas ' residente nesta cidade'.
@Jesse, Outeiro das Pedras é um bairro, correto? Preencha como Outeiro das Pedras, nome da cidade, estado e país No caso do residente nesta cidade coloque cidade / estado / país
primeira residencia conjugal se estiver escrito na certidão coloque senão deixe em branco.
Bom dia pessoal, estou inciando o preenchimento da transcrição de casamento dos meus pais, no caso a minha mãe, Maria Clara, conseguiu a cidadania portuguesa em Outubro desse ano por atribuição. Estou com algumas dúvidas no preenchimento e vou numera-las se alguém puder me dar um auxilio:
Estarei utilizando o segundo modelo, e quem estará requerendo a transcrição do casamento será a minha própria mãe, vamos la:
1- Primeiro campo, coloco o nome completo do meu pai e minha mãe (nome de casada), correto?
2) O Nubente: Todos os dados do meu pai conforme certidão de casamento, estado civil solteiro, naturalidade (cidade-estado-pais de nascimento), correto?
3) A nubente: nome de solteira da minha mãe, solteira, naturalidade (cidade-estado-pais de nascimento), e residencia habitual é cidade-estado-pais que ela vive agora, correto?
4) Declarante: A nubente - Nome Completo dela de casada, certo?
5) Nacionalidade: Aqui vem a dúvida: O nubente - Brasileiro A nubente - Portuguesa ou Brasileira??? (ela obteve a cidadania esse ano)
6) Celebração do casamento - Sem dúvida a respeito dessa parte.
7) Essa parte eu não sei o que preencher: meu pai é considerado estrangeiro por ser Brasileiro? O que eu deveria preencher aqui?
1- Correto 2- Correto 3- Em residencia habitual dos nubentes coloque o endereço atual completo(o assento de casamento irá para esse endereço) 4- Nome de solteira 5- O nubente brasileiro e a nubente portuguesa 7- Preencha com o endereço dos nubentes que consta na certidão de casamento
Comentários
Coloque os dados que constam na certidão de casamento
Se consta a igreja,nome da igreja e nome do padre celebrante
1) Como devo proceder diante do prazo que praticamente se encerrou (20 dias úteis + 30 dias úteis), já que começa a contar a partir da data da carta? Há algum lugar em que posso pedir urgência a transcrição?
2) Ponta Delgado continua sendo o melhor lugar para solicitar este documento?
3) Se eu der entrada em Ponta e tiver o número do processo, este número serve para que eu apresente ao ACP?
4) Se Ponta ainda for o lugar mais rápido para solicitar a transcrição, estes requerimentos para a transcrição ainda estão valendo?
1ª – Modelo mais apropriado quando o requerente é filho ou neto dos cônjuges – o neto precisará enviar a certidão de nascimento simples para comprovar a linhagem.
https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
2º Modelo – Apropriado para que um dos cônjuges seja o requerente:
https://docs.google.com/file/d/0B7DhTjrRNIZFWElJM0JEWnVVNHM/edit?filetype=msword
5) Sendo que eu caí em exigência, tanto faz quem é o requerente da transcrição? Ou é melhor ser um dos cônjugues?
6) Estes são os documentos que devo enviar?
- Cópia simples do assento do português do meu pai;
- Certidão de casamento inteiro teor apostilada. (Não precisa ser reprográfica).
- Certidão de inteiro teor do cônjuge estrangeiro apostilada (Não precisa ser reprográfica), neste caso seria a minha mãe, que é a brasileira.
- Cópia autenticada do RG, passaporte com filiação ou CNH do requerente.
- Assinatura do requerente no cartório com a firma reconhecida por autenticidade (Pode ser reconhecimento no próprio Consulado do Rio ou tem de ser obrigatoriamente em cartório?).
- Vale postal 120 euros, enviado para a conservatória de destino em nome de IRN,IP.
7) E, por último, só para eu saber do meu estrago: se eu não apresentar a transcrição de casamento no prazo, eu perco tudo? Até o vale postal que enviei de 175 euros? Eles devolvem os documentos que enviei? E depois eu posso novamente dar entrada ou fico impossibilitada?
Gratidão imensa a quem puder me ajudar, diante do meu desespero por conta do prazo.
Abraços,
Viviane
Inbox respondido
No tópico "Nacionalidade dos nubentes à data do casamento" eu posso preencher "Portuguesa" no caso do meu pai, que conseguiu a nacionalidade portuguesa por atribuição?
No tópico "se um dos nubentes for estrangeiro" eu devo preencher os dados do cônjuge brasileiro (neste caso, minha mãe)? (pois seria estrangeira em relação a Portugal)
Obrigada
No tópico "Nacionalidade dos nubentes à data do casamento" eu posso preencher "Portuguesa" no caso do meu pai, que conseguiu a nacionalidade portuguesa por atribuição? SIM
No tópico "se um dos nubentes for estrangeiro" eu devo preencher os dados do cônjuge brasileiro (neste caso, minha mãe)? (pois seria estrangeira em relação a Portugal) - Preencha com os dados de ambos
Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) ……………..………
Alguém pode me ajudar?
Qual o prazo máximo para transcrição de casamento?
Você consegue me ajudar com a questão abaixo?
Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) ……………..………
O que seria isso?
Hora e data do casamento: Hora tal do ano tal
Lugar da celebração: Palácio da Justiça
Celebrante: Juiz de Direito (conforme indicação do tópico)
constam o nome da Igreja (foi um casamento religioso com efeito civil) e a data do casamento na igreja, mas não contam a hora nem o nome do celebrante (padre). Como devemos preencher os campos de Dados relativos à celebração do casamento nesse caso?
Agradeço desde já.
acabei de saber o número do meu assento, agora estou na dúvida se posso solicitar meu cartão cidadão logo ou melhor transcrever meu casamento primeiro?? No cartão cidadão ou Passaporte, vem escrito meu estado civil?
No meu caso, converti minha união estável para casamento, e coloquei os anos da União estável na certidão de casamento, para Portugal conta esse tempo de união estável?
Desde já agradeço,
Att,
Paulo Dutra.
acabei de preencher o requerimento e no final das contas coloquei todos os dados do meu pai como sendo brasileiro e morando aqui... ( ele é cidadão português por atribuição) ta certo deixar tudo como Brasileiro e só enviar a certidão de nascimento Português junto ou em algum tópico eu coloco a informação que ele é Português?
O cartório do casamento mudou de lugar, onde é pra colocar a localização coloquei o endereço do cartorio na epoca do casamento, devo colocar o endereço atual também?
mantenho essa parte no requerimento?(ja que o casamento não é entre dois portugueses e sim brasileiros e apenas um nubente com a atribuição)
"Declaro que estou ciente que, aos casamentos celebrados entre dois portugueses, após 01/06/1967, se não ocorreu processo de publicações antes do casamento perante autoridade portuguesa competente, se aplica o regime imperativo de separação de bens."
Sou a requerente da minha transcrição. Ponta Delgada aceita o envio da CNH, ao invés do RG?
Grata, Fernanda.
Vocês saberiam me ajudar na dúvida acima? Se Ponta Delgada aceita o envio da CNH, ao invés do RG.
Muito obrigada!
Melhor não arriscar, certo?!!!
Obrigada!
Estou preenchendo requerimento de transcrição (mod 2 - próprios nubentes), surgiram as dúvidas :
1 - Logo no início onde e colocados o nomes dos solicitantes, o nome da mulher já é o de casada?
2 - no item que se refere aos dados dos nubentes, residência habitual, coloco apenas:Município, Estado e País ?
Pois na certidão de casamento no caso dele consta 'residente em Outeiro das Pedras, deste distrito' e dela consta apenas ' residente nesta cidade'.
3 - Declarantes, no caso será A Nubente, o nome a ser descrito já é o de casada?
4 - Se um dos nubentes for estrangeiro
Residência a data da celebração, e Primeira residência conjugal É para ser colocado o endereço completo ou apenas Município, Estado e País?
Agradeço a ajuda nos esclarecimentos das dúvidas acima, peço desculpas pela sua extensão, mas é preferível perguntar do que fazer errado e ter seu requerimento indeferido.
Obrigado a todos
1 - Nome atual
2 - Nubentes = noivos, nome antes do casamento
3 - Nome Atual
4 - Copie como consta na certidão de casamento inteiro teor
Obrigado pela atenção!
Minha dúvida continua sendo no item 2 e 4 no que diz respeito ao endereço, pois na certidão de casamento de inteiro teor consta apenas:
Ele .... consta 'residente em Outeiro das Pedras, deste distrito'
Ela .... consta apenas ' residente nesta cidade'.
Obrigado
No caso do residente nesta cidade coloque cidade / estado / país
primeira residencia conjugal se estiver escrito na certidão coloque senão deixe em branco.
Estarei utilizando o segundo modelo, e quem estará requerendo a transcrição do casamento será a minha própria mãe, vamos la:
1- Primeiro campo, coloco o nome completo do meu pai e minha mãe (nome de casada), correto?
2) O Nubente: Todos os dados do meu pai conforme certidão de casamento, estado civil solteiro, naturalidade (cidade-estado-pais de nascimento), correto?
3) A nubente: nome de solteira da minha mãe, solteira, naturalidade (cidade-estado-pais de nascimento), e residencia habitual é cidade-estado-pais que ela vive agora, correto?
4) Declarante: A nubente - Nome Completo dela de casada, certo?
5) Nacionalidade: Aqui vem a dúvida: O nubente - Brasileiro
A nubente - Portuguesa ou Brasileira??? (ela obteve a cidadania esse ano)
6) Celebração do casamento - Sem dúvida a respeito dessa parte.
7) Essa parte eu não sei o que preencher: meu pai é considerado estrangeiro por ser Brasileiro? O que eu deveria preencher aqui?
No final assinatura de ambos os nubentes?
1- Correto
2- Correto
3- Em residencia habitual dos nubentes coloque o endereço atual completo(o assento de casamento irá para esse endereço)
4- Nome de solteira
5- O nubente brasileiro e a nubente portuguesa
7- Preencha com o endereço dos nubentes que consta na certidão de casamento