Requerimentos para Transcrição de Casamento em Ponta Delgada e Tondela- Modelos e Preenchimento.

1171820222369

Comentários

• @Flavio Marcilio

Se não responderam pode significar que não foi concluída. Tente daqui uns dias novamente. O atendimento por telefone complica o andamento dos trabalhos na Conservatória, envie e-mail.
  • Coloquei Marcia, mas na verdade era Mariza..., desculpa a confusão de nomes.

Vou aguardar mais alguns dias então...., e só fazer a comunicação via e-mail seguindo suas orientações.

grato,
  • @Flavio Marcilio

Sem problemas, aqui todos se ajudam, quem puder responder está contribuindo.
  • editado April 2018
    Lembre-se também de botar um assunto do email sugestivo: "informação" ou "dúvida" provavelmente é um email que não será lido/respondido. Algo como "Fulano de Tal - transcrição de casamento" já sugere que é algo que pode estar em andamento lá e tem mais chance de ser selecionado para ler/responder (imagine quantos emails eles devem receber por dia!)
  • Boa noite, pessoal. Vou pagar o vale postal amanha e enviar os documentos da transcrição. No requerimento nao tem nenhum campo para informar o vale postal. Basta colocar o comprovante no envelope?
  • Alem disso, sendo eu mesma a requerente, pode o meu esposo fazer o pagamento do vale postal nos correios e fazer o envio, ou precisa ser eu a efetuar essa parte do processo?
  • FcamuriFcamuri Member
    editado April 2018
    @Nathaliebarrosdacosta

Você pode colocar uma cópia do comprovante no envelope, eu fiz dessa forma.

Com relação a postagem nos correios, eu ontem postei a transcrição da minha avó (aliás, meus sogros) e informei os dados dela para que o remetente saia com o nome dela. Correu tudo bem, tudo foi com seu nome. Seu esposo precisa levar apenas seu RG e CPF.
  • @fcamuri obrigada. Farei dessa forma. Thanks!
  • Meu processo de transcrição foi recebido ontem em PDelgada.
    Eu vou receber algum e-mail?
    Com o Número processo?
    Quantos dias para sacar Vale Postal?
    Ao final vou receber e-mail?
  • @AugustoSeixas PD não informa por e-mail nr do processo e nem quando o vale foi sacado.Vc vai receber o assento de casamento pelo correio.
  • editado April 2018
    @Vlad Pen
    Súper obrigado!

É que fiquei super preocupado com os vales postais que estão chegando com valor menor que os 120€!

Enviei:
    Vale Postal Internacional 28/3/18
    R$ 42,86 Porte
    R$ 524,00 Remessa Portugal
    Total R$ 566,86
  • @Augusto se houver algum problema com vale postal ..vc vai ser notificado
  • @Vlad Se eu verificar no CivilOnline, que na tela de entrada o nome da Esposa mudou, como já mencionado em outros tópicos, Você sabe se eu posso solicitar no CivilOnLine a certidão de casamento sem ter recebido o numero dela... pois ainda estaria a caminho...?
  • @Augusto pode sim solicitar pelo civilonline.
  • Obrigado @Mariza Vou aguardar!
  • Boa noite gente,
    achei q já tinha perguntado isso mas não localizei meu comentário.

Caso o neto que vá ser o requerente da transcrição, a certidão de nascimento dele precisa ser atualizada? ou pode ser a mesma de quando nasceu? é cópia simples, sem autenticar mesmo?

obrigada
  • @Maidane é uma certidão simples para comprovar o parentesco.
  • Pessoal, bom dia. Estou finalizando os documentos para enviar a PD. No formulário, estou com duas dúvidas.

1) Eles enviam de volta a transcrição para o endereço de requerente?
    2) Aonde eu coloco residência a época do casamento, eu preciso colocar o endereço que consta na Certidão de Casamento?
  • @Vlad Bingo! Enviei o kit 28/3 a PD e hoje 18/4 já consta no CivilOnline o Casamento averbado constando o nome de Casado no assento Portuges ... em fim partir para a fase final que é a atribuição do Filho! Que é o objetivo único basicamente!
    Pois nós mesmo eu e minha esposa nem pretendíamos e ou precisamos e ou necessitamos a cidadania, mas depois de muita insistência de uma médica da família de não deixar de fazer a cidadania logo, principalmente pra deixar o filho (jovem) com esta cidadania ...
    Obrigado por toda sua ajuda e do fórum!
  • Pessoal, bom dia.

Recebi a certidão de atribuição feita por Tondela e agora estou agitando os docs para a transcrição de casamento. Já li todos os posts de vcs, mas ainda estou com as seguintes dúvidas:

1- A Certidão de Nascimento da minha esposa brasileira é apenas de INTEIRO TEOR ou é necessário ser por CÓPIA REPROGRÁFICA tb?
    2- É imprescindível transcrever o casamento antes de solicitar a atribuição da minha esposa ou posso fazer os dois procedimentos juntos?
    3- A cópia autenticada do RG é só minha (requerente) ou de ambos os cônjuges? Não precisa mesmo apostilar?
    4- Ponta Delgada é realmente a conservatória mais indicada para a transcrição?

Obrigado por toda a ajuda de vcs. Esse fórum é sensacional.
  • 1) Não precisa ser reprográfica;
    2) Entendi que você é o português e sua esposa pretende pedir nacionalidade por aquisição pelo casamento há mais de 3 anos, se for outro caso, explique. Sim, é necessário transcrever.
    3) Só do requerente. Não precisa apostilar.
    4) Sim, é a mais rápida. Para processos sem nenhuma particularidade que não demande atuação do Conservador, PD é imbatível!
  • @jhmelman, obrigado pelas informações.

Então, sou português por atribuição e minha esposa pretende pedir a nacionalidade. Não sei se a dela será por atribuição ou aquisição. Está é uma dúvida tb.

A data do meu casamento é 30/11/2016. Porém registrei na certidão de casamento à conversão da união estável em casamento com início dos efeitos a partir do dia 12/10/2012. Será que eles podem não considerar o casamento desde 2012?
  • editado April 2018
    @Fernando o tempo de união estavel para ser considerado, vc tera q homologar essa união em Portugal através de sentença judicial por meio de advogado.
  • Pessoal, o processo de transcrição do casamento de minha mãe foi concluído. Recebi a carta em 13.04 e nela constava que a transcrição havia sido feita em 08.03. Ou seja, demorou pra caramba para eu ter a confirmação porque tive que esperar a carta chegar em casa.
  • Bom dia, graças a esse fórum o processo de Transcrição de meus pais foi finalizado. Irei dar entrada na atribuição.

Como parâmetro, eu enviei os Documentos por SEDEX EMS, e em 10 dias chegou na conservatória. Foi recepcionado lá dia 02/04.

Aguardei uns 20 dias como recomendação desta fórum e hoje enviei um e-mail a conservatória. Prontamente me responderam informando que o processo havia sido concluído e o número do assento do casamento.
  • @lesimi

Para transcrição de casamento poderá ser enviado assentos portugueses baixados dos livros disponíveis nos sites dos Arquivos Distritais. Lembrando que neto requerente precisará enviar cópia autenticada de certidão de nascimento como prova de ligação com os avós.
  • @lesimi

Poderá ser simples e apenas autenticada.
  • @ribeiro_thi você vai dar entrada na sua atribuição de qual forma? estou na mesma etapa do processo e analisando cenários. :)
  • Boa noite pessoal,

No dia 28.03.2018 o cartório de PD recebeu minha solicitação de transacrição de casamento, porém ainda não recebi nenhum e-mail sobre o status.

É comum passar de 1 mês sem receber nenhuma informação do cartório ?

Poderia vencer o valor pago que fiz via correios no dia 23.03.2018 ?

Quem puder me orientar eu agradeço :)

Grato,

/Flavio Marcilio
  • @Flavio Marcilio

Ponta Delgada não comunica finalização de transcrições, nesse prazo pode ser que esteja concluída, é preciso que vc envie um e-mail solicitando informações.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.