@vlad, @mariza, @marcia obrigada! Mas como sei se está informatizado ou não? Eu tinha mandado uma folha a parte com o número de acordo com o registro da ilha da Madeira que encontrei com ajuda do fórum mesmo. Achei que esse número já era o número do assento. Não tinha visto nenhum caso aqui falando que precisava mandar as certidões de portugueses. O que é esse número que indica nos registros da Madeira?
Sempre dissemos que é preciso enviar cópias de assentos paroquiais - são são informatizados - sendo que para transcrições de casamento basta imprimir do livro online, ou tirar cópia simples da certidão certificada, pois essa que receberá será exigida no processo de nacionalidade.. Já verificou se o livro está online?
@mariza isso eu enviei em uma folha a parte, exatamente como está acima. Por isso achei estranho devolverem pedindo as certidões, achei que com esses dados já encontrariam. Tento enviar novamente ou ligo lá questionando? Ou melhor solicitar e enviar as certidões mesmo?
Você disse que enviou os números de assento em uma folhas a parte. Nesse link acima tem a página do livro com o registro, basta clicar, confierir os nomes e número de assento que te informei acima e imprimir uma cópia de cada. Salve no seu computador também.
Pessoal, boa noite! Recebi hj minha certidao e vou encaminhar agora os documentos para transcrição do meu casamento. Ja li todos os posts de vcs mas ainda to com algumas duvidas: 1- o formulário que devo utilizar eh o 2, certo? 2- a epoca do casamento eu ainda nao era portuguesa, ainda assim devo indicar minha nacionalidde como tal? 3- minha nacionalidade foi obtida por atribuição. Isso me torna portuguesa originaria? 4- na parte final do formulário, devo preencher c os dados do meu esposo? So ele assina ou eu assino tb?
1 - Se é você pedindo para seu casamento, sim; 2 - Se sua nacionalidade for por atribuição, coloque PORTUGUESA; se for aquisição, BRASILEIRA. A atribuição retroage ao nascimento. Mesmo que na certidão de casamento no Brasil sua nacionalidade esteja como brasileira. 3 - Sim. 4 - Basta um assinar. Declarante(s): O Nubente, ………[deixe em branco]……………………………………….………………..……………. A Nubente, ……[seu nome de casada]……………………….…………………………………….………….. Lá embaixo, assinatura só a sua mesmo.
Obrigada! Perguntei novamente sobre o formulário pois tenho um amigo que trabalha no consulado português aqui no Rio e para eles td e qq transcrição eh feita no formulário 1. Por isso fiquei na duvida. Mas muito obrigada pela ajuda.
Pessoal qual a cotação que devemos informar aos Correios calcularam o vale postal ? Acho que a funcionária fez algo de errado e não quero cometer erro novamente
A mais cara, de euros para vale postal internacional. http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/default.cfm Para hoje, R$ 4,2625 120 x R$ 4,2625 = 511,50 511,50 + 1,5% de 511,50 = 519,1725 ...mais R$ 35 = 554,1725 Leve anotado num papel para não ter dúvidas. Confira na tirinha que tiram para confirmar os dados se os valores batem e se está expresso o valor em euros correto.
Pessoal, Eu vou usar o modelo 2 Sou o cônjuge, declatante e português por atribuição. Qual cópia do documento de identificação devo enviar: Meu RG do Brasil, o mesmo que mandei quando fiz a atribuição ou Meu Cartão Cidadão, que fiz recente pelo Consulado?
Oi, Mais dúvidas. Minha certidão de Casamento de inteiro teor é assinada pelo escrevente. Como não entendo muito disso, vi que devemos reconhecer a assinatura do notário. A dúvida é Notário é o mesmo que Escrevente? Então a assinatura que devo reconhecer é a do Escrevente?
@cahmvieira se a sua nacionalidade foi adquirida como neta deve ter sido pela antiga lei 6.4 certo?.Se for,então sua nacionalidade será BRASILEIRA para processo de Transcrição de casamento .
Ahhh, que bom @Marcia. Muito obrigada pela informação. Estarei indo mês que vem para Lisboa, vou dar entrada na conversão diretamente lá então. Obrigada pela atenção!! Bom final de semana.
acertei os posts acima. A naturalidade é brasileira.
Para o primeiro modelo: 1º Nubente: Nome de solteiro: ……………………………………………………………………..…………………………………. Data de nascimento: ……………..…………estado civil: …...…………………...………(à época do casamento) Naturalidade:…brasileira……………………
==========
Para o segundo modelo: A Nubente: Nome: ………………………………………………………………………….……………………….…. Data de nascimento: ……………..…………..……… Estado civil: ……………….….……..…………… Naturalidade: …brasileira………………
Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:
Nacionalidade do nubente: …………………………………… Nacionalidade da nubente: …brasileira…………………………………
Olá, FASE-2 Fiz meu envio da Transcrição para PD .
EMS - Custo R$ 151,00 Envio - 28/3/2018 Hoje - 11/4/2018 "saiu para entrega lá em PD", mas ainda não está entregue!
Vale Postal Internacional R$ 42,86 Porte R$ 524,00 Remessa Portugal Total R$ 566,86
Com a desvalorização do Real esta semana frente ao Dólar e Euro e etc.. eu acho que não vai chegar os 120,00 Euros!!!!
Documentos enviados: -------------------------------- - Assento Nascimento português da minha Esposa ; (civilOnLine 10 Euros) - FOI da FASE-1 (20/11/17-20/3/18) - Minha Certidão de Nasc. Inteiro teor,reprografica c/ rec. firma e Apostilada; ( R$ 207,00) - Certidão de Casamento Inteiro teor, rec firma e Apostilada; (R$ 198,00 ) - Xerox CNH da minha Esposa (requerente), apenas autenticado; ( R$ 15,73 ) - Requerimento de Transcrição de Casamento assinado pela minha esposa com firma rec. Autenticidade; ( R$ 7,83)
Documentos parecem ok. Sua certidão de nascimento não precisava ser reprográfica, mas isso não criará problemas (a menos que a legibilidade esteja ruim)
No meu caso já se passaram 20 dias da data de recebimento no cartório de PD. Neste caso eu deveria ligar lá pra saber ? porque mandei e-mail a 4 dias atraz e não obtive nenhuma resposta.
Se eu tiver que ligar, poderia me confirmar o contato deles ?
Um grande abraço, e pela milionésima vez muito obrigado !
Comentários
Para as transcrições de casamento não são exigidos a certificação dos assento paroquiais.
Sempre dissemos que é preciso enviar cópias de assentos paroquiais - são são informatizados - sendo que para transcrições de casamento basta imprimir do livro online, ou tirar cópia simples da certidão certificada, pois essa que receberá será exigida no processo de nacionalidade..
Já verificou se o livro está online?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/131727/#Comment_131727 - veja a nossa conversa. Te enviei os assentos - bastaria imprimir e juntar ao processo. Terá que enviar novamente.
O João é da freguesia de Santa Cruz - Concelho de Santa Cruz - Ilha da Madeira - assento 129/1898
http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=50481&FileID=773872 - nasceu em 09/05/1898
Júlia é da freguesia de Gaula - Concelho de Santa Cruz- Ilha da Madeira - assento 149/1904
http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=50429&FileID=723056 - nasceu em 01/12/1904
Você disse que enviou os números de assento em uma folhas a parte. Nesse link acima tem a página do livro com o registro, basta clicar, confierir os nomes e número de assento que te informei acima e imprimir uma cópia de cada. Salve no seu computador também.
Recebi hj minha certidao e vou encaminhar agora os documentos para transcrição do meu casamento. Ja li todos os posts de vcs mas ainda to com algumas duvidas:
1- o formulário que devo utilizar eh o 2, certo?
2- a epoca do casamento eu ainda nao era portuguesa, ainda assim devo indicar minha nacionalidde como tal?
3- minha nacionalidade foi obtida por atribuição. Isso me torna portuguesa originaria?
4- na parte final do formulário, devo preencher c os dados do meu esposo? So ele assina ou eu assino tb?
2 - Se sua nacionalidade for por atribuição, coloque PORTUGUESA; se for aquisição, BRASILEIRA. A atribuição retroage ao nascimento. Mesmo que na certidão de casamento no Brasil sua nacionalidade esteja como brasileira.
3 - Sim.
4 - Basta um assinar.
Declarante(s): O Nubente, ………[deixe em branco]……………………………………….………………..…………….
A Nubente, ……[seu nome de casada]……………………….…………………………………….…………..
Lá embaixo, assinatura só a sua mesmo.
Perguntei novamente sobre o formulário pois tenho um amigo que trabalha no consulado português aqui no Rio e para eles td e qq transcrição eh feita no formulário 1. Por isso fiquei na duvida. Mas muito obrigada pela ajuda.
http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
OBS:NÃO USAR EURO EXPORTAÇÃO
http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/default.cfm
Para hoje, R$ 4,2625
120 x R$ 4,2625 = 511,50
511,50 + 1,5% de 511,50 = 519,1725
...mais R$ 35 = 554,1725
Leve anotado num papel para não ter dúvidas. Confira na tirinha que tiram para confirmar os dados se os valores batem e se está expresso o valor em euros correto.
Veja na página 1 desta discussão.
Eu vou usar o modelo 2
Sou o cônjuge, declatante e português por atribuição.
Qual cópia do documento de identificação devo enviar:
Meu RG do Brasil, o mesmo que mandei quando fiz a atribuição ou
Meu Cartão Cidadão, que fiz recente pelo Consulado?
Mais dúvidas.
Minha certidão de Casamento de inteiro teor é assinada pelo escrevente.
Como não entendo muito disso, vi que devemos reconhecer a assinatura do notário.
A dúvida é Notário é o mesmo que Escrevente?
Então a assinatura que devo reconhecer é a do Escrevente?
Como já possui o CC poderá usá-lo.
O notário deve ter a firma no sistema integrado. O cartório que irá fazer o apostilamento acessará esse sistema e fará o reconhecimento.
Notário ou tabelião é o titular da serventia.
Escrevente é funcionário de cartório. Assinará certidões se autorizado pelo notário.
sim, sua nacionalidade é adquirida (ou seja, vc é naturalizada).
Obs.: seria bom pedir a conversão de sua nacionalidade para atribuída (originária).
Veja esta discussão:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11936/atribuicao-de-netos-ja-naturalizados-roteiro-e-preenchimento-1d
Depois que atualizar o estado civil e sua nacionalidade for convertida em originária, poderá solicitar a nacionalidade do seu marido, respeitando-se as condições. Veja aqui:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9953/condicoes-para-pedido-de-nacionalidade-pelo-casamento
Muito obrigada pela informação.
Estarei indo mês que vem para Lisboa, vou dar entrada na conversão diretamente lá então. Obrigada pela atenção!! Bom final de semana.
ok. Veja direitinho a documentação necessária. Precisa ter Cartão Cidadão certificado (autenticado).
Bom final de semana para vc também.
acertei os posts acima.
A naturalidade é brasileira.
Para o primeiro modelo:
1º Nubente:
Nome de solteiro: ……………………………………………………………………..………………………………….
Data de nascimento: ……………..…………estado civil: …...…………………...………(à época do casamento)
Naturalidade:…brasileira……………………
==========
Para o segundo modelo:
A Nubente:
Nome: ………………………………………………………………………….……………………….….
Data de nascimento: ……………..…………..……… Estado civil: ……………….….……..……………
Naturalidade: …brasileira………………
Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:
Nacionalidade do nubente: ……………………………………
Nacionalidade da nubente: …brasileira…………………………………
Fiz meu envio da Transcrição para PD .
EMS - Custo R$ 151,00
Envio - 28/3/2018
Hoje - 11/4/2018 "saiu para entrega lá em PD", mas ainda não está entregue!
Vale Postal Internacional
R$ 42,86 Porte
R$ 524,00 Remessa Portugal
Total R$ 566,86
Com a desvalorização do Real esta semana frente ao Dólar e Euro e etc..
eu acho que não vai chegar os 120,00 Euros!!!!
Documentos enviados:
--------------------------------
- Assento Nascimento português da minha Esposa ; (civilOnLine 10 Euros) - FOI da FASE-1 (20/11/17-20/3/18)
- Minha Certidão de Nasc. Inteiro teor,reprografica c/ rec. firma e Apostilada; ( R$ 207,00)
- Certidão de Casamento Inteiro teor, rec firma e Apostilada; (R$ 198,00 )
- Xerox CNH da minha Esposa (requerente), apenas autenticado; ( R$ 15,73 )
- Requerimento de Transcrição de Casamento assinado pela minha esposa com firma rec. Autenticidade; ( R$ 7,83)
Total : R$ 1.187,00
Vamos ver...!
Existe alguma forma de acompanhar meu processo?
Aguarde vinte dias para obter notícias diretamente em PD.
No meu caso já se passaram 20 dias da data de recebimento no cartório de PD. Neste caso eu deveria ligar lá pra saber ? porque mandei e-mail a 4 dias atraz e não obtive nenhuma resposta.
Se eu tiver que ligar, poderia me confirmar o contato deles ?
Um grande abraço, e pela milionésima vez muito obrigado !
/Flavio Marcilio