@Guibotter se o nubente adquiriu a nacionalidade por Atribuição ela retroge ao nascimento, então é portuguesa.Se for nacionalidade por aquisição ..ai sim é brasileira
@bbotechia... Não se trata de consulta de status propriamente dita... O civilonline.pt é o serviço que o IRN disponibiliza e através do qual podemos ter acesso às Certidões on line...(Cada Certidão custa 10 euros e fica disponível por 6 meses)... Acontece o seguinte...Quando solicitamos a Certidão de Nascimento da minha prima...Nessa Certidão que foi disponibilizada pelo site...Primeiramente consta o nome de SOLTEIRA... Enquanto aguardamos a conclusão da Transcrição do Casamento dela...Vamos acessando o site... Em um certo momento...Ao acessar o site verificamos que o nome que está constando agora no início da pesquisa...(Que anteriormente era o nome de solteira)...Passou a ser o nome de CASADA... Essa é a confirmação de que a Transcrição do Casamento foi concluída...
Pessoal, bom dia! Farei a solicitação da transcrição do casamento da minha mãe. Vocês poderiam me ajudar com uma confirmação? O RG do requerente (meu, no caso) não precisa estar apostilado? Obrigado!
@Nilton Hessel Ajudou muito, obrigada! No meu caso não sei se funcionaria porque o nome da minha mãe não mudou depois de casada, então não perceberia essa mudança na certidão de nascimento.
Você disse que percebeu essa mudança no site no dia 05.03, né? E até hoje não chegou um retorno fisico em casa?
@bbotechia... Foi sim...Dia 5/3 ao acessar a Certidão pelo civilonline.pt constatei a alteração do nome dela... Ainda não recebemos...Demora mesmo...!!! Só para ter uma ideia...A Certidão de Nascimento Portuguesa Dela chegou exatos 65 dias após a criação do registo em Portugal... (No caso de Transcrição de Casamento esse prazo deve ser menor)... Creio que em breve você receberá a informação da conclusão da Transcrição...
Tenho uma dúvida. Fiz a atribuição portuguesa para minha mãe, agora vou dar entrada na transcrição de casamento dela, porém ela separou do meu pai e usa o nome de solteira em seus documentos e nos meus documentos também está com nome de solteira, é necessário a transcrição de casamento dela mesmo assim ?
Em caso de casamento no Brasil de brasileiro solteiro com dupla nacionalidade, com brasileira divorciada, é preciso abrir processo em Portugal para que o casamento seja transcrito? Ou isto só é preciso se o divorciado for o português?
@Maria Nélida, digo formulário 1 quis dizer modelo 1 como no começo do post tem 2 modelos de formulários, sendo um para requerente com parentesco e outro para um dos nubentes.
Sempre fui o "maníaco da apostila de Haia", mas tô pensando em dar uma poupada nuns reais... O que precisa ser apostilado? - Certidões de casamento e do cônjuge sem dúvida precisam; - Documento de identificação (vai ser o passaporte modelo novo com filiação (precisa?); - Requerimento com assinatura autenticada por autenticidade (precisa?). Meu raciocínio é que a princípio todo e qualquer ato realizado por um cartório no Brasil só teria validade de Portugal com a apostila, por isso sempre fiz apostilamento de tudo... Mas algumas Conservatórias exigem apostilamento de alguns documentos e de outros não...
O xerox da identidade do requerente da transcrição de de casamento precisa ser autenticado - não apostilado. Os formulários não precisam ser apostilados, apenas conter o selo de reconhecimento de assinatura por AUTENTICIDADE.
Hoje recebi minha certidão de casamento portuguesa. E agradeço muito a este fórum, pois só consegui com a ajuda de todos vocês aqui.
Um relato do meu processo: 1. Fiz a transcrição por Ponta Delgada. 2. Preenchi o formulário com as instruções no primeiro post deste tópico. 3. A certidão de nascimento do marido é do interior de SP. Então eu liguei para o cartório e eles enviaram pelo correio. Paguei o valor da certidão e o Sedex. 4. Consegui fazer o apostilamento das 3 certidões ( 1 casamento e 2 nascimento) num mesmo cartório, na Tijuca, RJ. 5. Fiz o Vale Postal e o envio sem problemas, na agência da UFRJ. O vale precisou ser pago em espécie. Fiz com a cotação maior, como instruído aqui: não pode ser euro exportação! Tem que ficar em cima do funcionário, porque nem sempre ele tem experiência no assunto e pode fazer errado. No meu caso se eu não tivesse acompanhando na tela do computador dele, acho que ele teria usado a cotação errada... 6. O envio foi feito na semana antes do carnaval. 7. Acompanhei o envio pelo rastreamento dos correios, e foi recebido em PD no dia 02/03. 8. Fiquei um pouco apreensiva depois, por são saber como estava o processo. Mas o pessoal aqui diz para esperar umas 3 semanas. 9. Bingo! Exatas 4 semanas após recebi a certidão!
Agora vou começar o processo de cidadania do filho.
lendo seu processo fiquei um pouco mais preocupada com o status do meu. os documentos para a transcrição do casamento dos meus pais chegaram em Ponta Delgada em 28.02 e até agora não recebi a conclusão e não tenho mais nenhuma atualização de status. tento consultar o vale postal para saber se já (e quando) foi sacado mas o site dos Correios não mostra nada para mim, você conseguiu acompanhar seu vale? estou preocupada em ter dado algo errado.
Envie um e-mail para obter notícias do pedido de transcrição. O tempo para conclusão de uma transcrição depende se os assentos estão informatizados - acesso imediato - ou não, se estão nas Conservatórias ou Arquivos Distritais.
Eu não sei se acompanhei exatamente o vale portal ou a encomenda, ou ambos. No recibo dos correios havia um código de rastreamento, do tipo RR xxx xxx xxx BR, como no caso das encomendas nacionais. Então visualizei o processo de entrega no site dos correios mesmo. Pude ver a data de recebimento e a quem foi entregue. Também dá para ver no site dos correios de Portugal: (https://www.cttexpresso.pt/feapl_2/app/open/cttexpresso/objectSearch/objectSearch.jspx?lang=def).
Em tempo: enviei dia 08/02. Então pelo prazo do meu registro, vc ainda tem uns 20 dias pela frente. Acho que vale aguardar um pouco mais...
Gente mandei os docs para ponta delgada para transcricao de casamento de 2 portugueses e me devolveram falando para mandar a certidão de nascimento de ambos. Em todas instruções aqui no fórum vi que era só mandar o número do assento quando ambos são portugueses. Isso é uma coisa nova ou realmente há casos que é obrigatório enviar a certidão?
como @Mariza Guerra e @Vlad Pen mencionaram, basta informar o número do assento, quando este encontra-se no sistema. Quando os portugueses não possuem as certidões digitalizadas no sistema unificado deles, não há como verificar. E, desta forma, tem que se mandar a certidão portuguesas, junto aos demais documentos.
Se os portugueses tiverem nascido antes de 1911, precisa da cópia da certidão de batismo (não sei se certificada ou a impressa no site do Arquivo Distrital/Tombo é o suficiente)
Comentários
Não se trata de consulta de status propriamente dita...
O civilonline.pt é o serviço que o IRN disponibiliza e através do qual podemos ter acesso às Certidões on line...(Cada Certidão custa 10 euros e fica disponível por 6 meses)...
Acontece o seguinte...Quando solicitamos a Certidão de Nascimento da minha prima...Nessa Certidão que foi disponibilizada pelo site...Primeiramente consta o nome de SOLTEIRA...
Enquanto aguardamos a conclusão da Transcrição do Casamento dela...Vamos acessando o site...
Em um certo momento...Ao acessar o site verificamos que o nome que está constando agora no início da pesquisa...(Que anteriormente era o nome de solteira)...Passou a ser o nome de CASADA...
Essa é a confirmação de que a Transcrição do Casamento foi concluída...
Espero ter ajudado...
Farei a solicitação da transcrição do casamento da minha mãe. Vocês poderiam me ajudar com uma confirmação? O RG do requerente (meu, no caso) não precisa estar apostilado?
Obrigado!
Ajudou muito, obrigada!
No meu caso não sei se funcionaria porque o nome da minha mãe não mudou depois de casada, então não perceberia essa mudança na certidão de nascimento.
Você disse que percebeu essa mudança no site no dia 05.03, né? E até hoje não chegou um retorno fisico em casa?
Obrigada mesmo pela ajuda.
Foi sim...Dia 5/3 ao acessar a Certidão pelo civilonline.pt constatei a alteração do nome dela...
Ainda não recebemos...Demora mesmo...!!!
Só para ter uma ideia...A Certidão de Nascimento Portuguesa Dela chegou exatos 65 dias após a criação do registo em Portugal...
(No caso de Transcrição de Casamento esse prazo deve ser menor)...
Creio que em breve você receberá a informação da conclusão da Transcrição...
Como a sua nacionalidade será pela sua mãe,terá que transcrever o casamento
Aceita CNH autenticada
Não entendi o "formulário 1"
Certo.Use o formulário 1
O que precisa ser apostilado?
- Certidões de casamento e do cônjuge sem dúvida precisam;
- Documento de identificação (vai ser o passaporte modelo novo com filiação (precisa?);
- Requerimento com assinatura autenticada por autenticidade (precisa?).
Meu raciocínio é que a princípio todo e qualquer ato realizado por um cartório no Brasil só teria validade de Portugal com a apostila, por isso sempre fiz apostilamento de tudo... Mas algumas Conservatórias exigem apostilamento de alguns documentos e de outros não...
O xerox da identidade do requerente da transcrição de de casamento precisa ser autenticado - não apostilado.
Os formulários não precisam ser apostilados, apenas conter o selo de reconhecimento de assinatura por AUTENTICIDADE.
Um relato do meu processo:
1. Fiz a transcrição por Ponta Delgada.
2. Preenchi o formulário com as instruções no primeiro post deste tópico.
3. A certidão de nascimento do marido é do interior de SP. Então eu liguei para o cartório e eles enviaram pelo correio. Paguei o valor da certidão e o Sedex.
4. Consegui fazer o apostilamento das 3 certidões ( 1 casamento e 2 nascimento) num mesmo cartório, na Tijuca, RJ.
5. Fiz o Vale Postal e o envio sem problemas, na agência da UFRJ. O vale precisou ser pago em espécie. Fiz com a cotação maior, como instruído aqui: não pode ser euro exportação! Tem que ficar em cima do funcionário, porque nem sempre ele tem experiência no assunto e pode fazer errado. No meu caso se eu não tivesse acompanhando na tela do computador dele, acho que ele teria usado a cotação errada...
6. O envio foi feito na semana antes do carnaval.
7. Acompanhei o envio pelo rastreamento dos correios, e foi recebido em PD no dia 02/03.
8. Fiquei um pouco apreensiva depois, por são saber como estava o processo. Mas o pessoal aqui diz para esperar umas 3 semanas.
9. Bingo! Exatas 4 semanas após recebi a certidão!
Agora vou começar o processo de cidadania do filho.
Mais uma vez, muito obrigada a todos!
Ótimo relato!
parabéns pela sua conquista!
lendo seu processo fiquei um pouco mais preocupada com o status do meu. os documentos para a transcrição do casamento dos meus pais chegaram em Ponta Delgada em 28.02 e até agora não recebi a conclusão e não tenho mais nenhuma atualização de status.
tento consultar o vale postal para saber se já (e quando) foi sacado mas o site dos Correios não mostra nada para mim, você conseguiu acompanhar seu vale?
estou preocupada em ter dado algo errado.
Envie um e-mail para obter notícias do pedido de transcrição. O tempo para conclusão de uma transcrição depende se os assentos estão informatizados - acesso imediato - ou não, se estão nas Conservatórias ou Arquivos Distritais.
Eu não sei se acompanhei exatamente o vale portal ou a encomenda, ou ambos. No recibo dos correios havia um código de rastreamento, do tipo RR xxx xxx xxx BR, como no caso das encomendas nacionais. Então visualizei o processo de entrega no site dos correios mesmo. Pude ver a data de recebimento e a quem foi entregue.
Também dá para ver no site dos correios de Portugal: (https://www.cttexpresso.pt/feapl_2/app/open/cttexpresso/objectSearch/objectSearch.jspx?lang=def).
Em tempo: enviei dia 08/02. Então pelo prazo do meu registro, vc ainda tem uns 20 dias pela frente. Acho que vale aguardar um pouco mais...
O número de assento seria suficiente se o registro estivesse informatizado.
como @Mariza Guerra e @Vlad Pen mencionaram, basta informar o número do assento, quando este encontra-se no sistema. Quando os portugueses não possuem as certidões digitalizadas no sistema unificado deles, não há como verificar. E, desta forma, tem que se mandar a certidão portuguesas, junto aos demais documentos.