Bom dia, estou dando entrada no processo de atribuição de minha Mãe (filha de português), como meu avô não foi o declarante terei que fazer a transcrição do casamento. Agora que vem minha duvida: Após feita a transcrição e a atribuição de minha mãe, terei que realizar a transcrição do casamento de meu pai e minha mãe para realizar minha atribuição?
Bom dia. Estou com uma dúvida: Vou fazer a transcrição de casamento do meu avô direto por Ponta Delgada. Não preciso fazer a de Óbito? Pretendo após fazer a transcrição do casamento dar entrada na atribuição da minha mãe direto por Portugal, via correio. Alguém pode me dizer se já fez todo o processo direto por lá via correio? O arquivo Distrital do Porto já me enviou a certidão do meu avô.
Gente uma dúvida. O que é certidão de nascimento certificada? Ponta Delgada está me pedindo para anexar ao pedido de transcrição de casamento do meu avô uma cópia da minha certidão de nascimento certificada.
Olá meus amigos... Graças a grande ajuda de vocês, hoje liguei na linha direta e meu processo foi Aprovado ontem, me informaram que dentro de uma semana posso ligar que me passam o número do assento. Vou fazer a transcrição do meu casamento porém, mesmo lendo várias vezes os posts fiquei com algumas dúvidas, se possível, por favor me ajudem, vou utilizar o formulário 2. 1 - A Nubente ( minha esposa), coloco o nome de solteira ou casada? 2 - Residência Habitual, coloco somente cidade, estado e país ou o endereço completo? 3 - Nacionalidade dos nubentes à data do casamento, a minha nacionalidade coloco como brasileiro? 4 - A Certidão de nascimento que devo enviar é somente a da minha esposa?
1- Solteira 2-cidade, estado e país 3-Portuguesa 4-a certidão de nascimento de inteiro teoro apostilada da esposa, o seu assento ou nr do registro português e a certidão de casamento de inteiro teor apostilada , mais copia do R.G ou Cartão Cidadão autenticado.
@VladPen Obrigado pelas informações. Mais uma dúvida, na época do casamento ambos éramos solteiros, no descritivo do estado civil colocamos Solteiro, correto?
Mais uma dúvida, em uma das postagens aqui do fórum vi alguém falando para colocar o nr do vale postal no requerimento, o meu requerimento fiz todo digitado, posso colocar a caneta o nr do vale postal?
@VladPen muito obrigado pelas informações. Vi em um post anterior seu que PD esta sem conservadora, mas eles estão analisando os processos de transcrição?
@Vlad Pen @Marcia É isso aí pessoal, vou entrar em contato com a DHL segunda pra na semana que vem levarem os documentos para a transcrição de casamento dos meus pais
Só mais uma duvidazinha rs, pois como sabem, sempre tem gente dando infos que vão na contra-mão de outras.
Pois bem: Na certidão de inteiro teor diz --->>" termo de casamento religioso" mas também tem que foi "publicado de acordo com o código civil".
Então marco: civil / católico e sem pacto
Pq vierem me dizer que não é religioso, mesmo que tenha sido celebrado por um Padre ( como assim?)
@Vlad Pen Creio que seja católico sim, pois afinal, está escrito casamento religioso.
Ah, e que também falaram que seria apenas civil pois eu peguei a certidão no cartório. Fico até com medo de marcar e dar problema... Peguei a certidão e escrevo abaixo o que está aqui: "E para constar lavro este assento à vista do Termo de Casamento Religioso firmado pela autoridade eclesiástica e que foi arquivado no respectivo processo."
E também tem a data que foi publicado no diário de justiça.
É casamento religioso com efeito civil. Marque casamento CIVIL no requerimento, celebrante: nome do padre e local nome das Igreja. Se marcar casamento religioso irão solicitar o registro da Igreja. Leia a página 1 dessa discussão.
@Mariza Guerra não fazia ideia. Já preenchi tudo, como o nome da Igreja, do celebrante (padre). Estou surpresa! Obrigada, vou ler pra ver a diferença. Então só marcarei civil mesmo. Sem pacto, né?
@Mariza Guerra Acabei de ler. Estão certos. Marcarei apenas esses dois: civil e sem pacto. Fiquei surpresa na questão de não marcar o católico, pq casou na igreja né. Abraço. Obrigada.
Li e reli varias postagens aqui e ainda tenho dúvidas sobre o formulário 1, devo preencher os dois como Nacionalidade Barsileira e Nasceu no Brasil? Em nenhum lugar indica quem é o português é isso mesmo ?
No item naturalidade é preciso indicar o local do nascimento, se foi no Brasil indique a cidade e estado. A nacionalidade do português que foi atribuído através de um processo será comprovada com o assento português.
No primeiro post que a Mariza Guerra fez diz assim "NACIONALIDADE DOS NUBENTES À DATA DO CASAMENTO: Se o nubente(s) for nascido (s) em Portugal ou com a nacionalidade originária, preencher: PORTUGUESA Se a nacionalidade fora adquirida por aquisição, preencher: BRASILEIRA. O assento português indicará a nacionalidade."
Comentários
Graças a grande ajuda de vocês, hoje liguei na linha direta e meu processo foi Aprovado ontem, me informaram que dentro de uma semana posso ligar que me passam o número do assento.
Vou fazer a transcrição do meu casamento porém, mesmo lendo várias vezes os posts fiquei com algumas dúvidas, se possível, por favor me ajudem, vou utilizar o formulário 2.
1 - A Nubente ( minha esposa), coloco o nome de solteira ou casada?
2 - Residência Habitual, coloco somente cidade, estado e país ou o endereço completo?
3 - Nacionalidade dos nubentes à data do casamento, a minha nacionalidade coloco como brasileiro?
4 - A Certidão de nascimento que devo enviar é somente a da minha esposa?
Mais uma vez muito obrigado.
1- Solteira
2-cidade, estado e país
3-Portuguesa
4-a certidão de nascimento de inteiro teoro apostilada da esposa, o seu assento ou nr do registro português e a certidão de casamento de inteiro teor apostilada , mais copia do R.G ou Cartão Cidadão autenticado.
Obrigado pelas informações.
Mais uma dúvida, na época do casamento ambos éramos solteiros, no descritivo do estado civil colocamos Solteiro, correto?
Vi em um post anterior seu que PD esta sem conservadora, mas eles estão analisando os processos de transcrição?
É isso aí pessoal, vou entrar em contato com a DHL segunda pra na semana que vem levarem os documentos para a transcrição de casamento dos meus pais
Só mais uma duvidazinha rs, pois como sabem, sempre tem gente dando infos que vão na contra-mão de outras.
Pois bem:
Na certidão de inteiro teor diz --->>" termo de casamento religioso" mas também tem que foi "publicado de acordo com o código civil".
Então marco:
civil / católico e sem pacto
Pq vierem me dizer que não é religioso, mesmo que tenha sido celebrado por um Padre ( como assim?)
Eu marcarei as opções que citei.
Ah, e que também falaram que seria apenas civil pois eu peguei a certidão no cartório.
Fico até com medo de marcar e dar problema... Peguei a certidão e escrevo abaixo o que está aqui:
"E para constar lavro este assento à vista do Termo de Casamento Religioso firmado pela autoridade eclesiástica e que foi arquivado no respectivo processo."
E também tem a data que foi publicado no diário de justiça.
É casamento religioso com efeito civil. Marque casamento CIVIL no requerimento, celebrante: nome do padre e local nome das Igreja. Se marcar casamento religioso irão solicitar o registro da Igreja. Leia a página 1 dessa discussão.
Já preenchi tudo, como o nome da Igreja, do celebrante (padre). Estou surpresa!
Obrigada, vou ler pra ver a diferença. Então só marcarei civil mesmo. Sem pacto, né?
Sem pacto. Leia a página que te indiquei.
Marcarei apenas esses dois: civil e sem pacto.
Fiquei surpresa na questão de não marcar o católico, pq casou na igreja né.
Abraço. Obrigada.
No item naturalidade é preciso indicar o local do nascimento, se foi no Brasil indique a cidade e estado. A nacionalidade do português que foi atribuído através de um processo será comprovada com o assento português.
a copia da certidao repografica com inteiro teor do conjugue serve para o processo ou tem que ser apenas inteiro teor?
*Transcrição de Casamento de Eliana Hessel...(Prima)...
07/02/2018 EMS postado Agência Central de São Paulo...;
20/02/2018 Objeto entregue ao Destinatário...(CRC de Ponta Delgada)...;
05/03/2018 Confirmação da conclusão da Transcrição de Casamento por consulta ao civilonline.pt ...(Troca do nome de solteira para nome de Casada)...
Nacionalidade do nubente: Brasileira (Portuguesa por atribuição)
Nacionalidade da nubente: Brasileira"
É assim que eu coloco?
Você conseguiu consultar o status nesse site? Como você fez? Procurei aqui mas não encontrei.
Nacionalidade do nubente: Portugues(Portugues por atribuição)
Nacionalidade da nubente: Brasileira"
"NACIONALIDADE DOS NUBENTES À DATA DO CASAMENTO:
Se o nubente(s) for nascido (s) em Portugal ou com a nacionalidade originária, preencher: PORTUGUESA
Se a nacionalidade fora adquirida por aquisição, preencher: BRASILEIRA.
O assento português indicará a nacionalidade."