os formulários são modelos oficiais, sim. Não faça alterações no modelo. O local de nascimento do português atribuído não muda. Ou seja, é Brasil, e não Portugal.
Pessoal, acabei de sair de uma agência dos correios e me disseram que o serviço de vale postal internacional para pessoas jurídicas está suspenso desde o ano passado...
O que faço? Estou com toda documentação pronta para transcrever o casamento dos meus avós.
Pessoal, é o mesmo formulário mesmo pra quem vai pedir a transcrição de casamento dos pais, quanto se um dos nubentes pedir? Se for um dos nubentes, o que escreve aqui "vem requerer a V.Exa. na qualidade de (grau de parentesco ou procurador)………………………………," coloca Esposa? Já que o português no meu caso, é minha mãe?
Pessoal, por favor está correto esse exemplo ? Se sim onde indico que o 2º Nubente é o português ?
1º Nubente: Nome de solteiro: …< João da Silva Solteiro >……..…………………………………. Data de nascimento: ……………..…………estado civil: ….< Solteiro >...………(à época do casamento) Naturalidade:…< Brasileiro > Se nasceu em Portugal, freguesia: ………………………………..…… concelho:……….………………………… Se nasceu no Brasil ou outro país, município:…< São Paulo >…………….estado: …< São Paulo >…. filiação:…< Pai do João e Mãe do João >………………………………………………………………………………...........… Residência à data do casamento ……Endereço do João quando se casou (se não souber deixar em branco)
2º Nubente: (Português Atribuído) Nome de solteira: ……< Maria da Silva Solteira >………………..……………………………. Data de nascimento: ………………………estado civil: ….……< solteira >…………(à época do casamento) Naturalidade:…< Brasileira > Se nasceu em Portugal, freguesia: ………………………………………, concelho: ……………………………..… Se nasceu no Brasil ou outro país, município: …São Paulo.……………, estado: ……São Paulo. filiação:…………………………………………………………………………………………………………………........... Residência à data do casamento …Endereço do João quando se casou (se não souber deixar em branco)……
@Vlad Obrigada. Não sabia se colocava Esposa ou O próprio Vcoê está me ajudando muito Está correto as parte do "emitido por" E "aos"? .…………………………(Nome do requerente)…..…………………………………………....................................., titular do documento de identidade nº…000000000……..........., emitido por ...(DETRAN)...…..………… aos ……(data de emissão)…………… Residência habitual……(endereço)……….....................………………..............…..………….…...………..………….., bairro ……………………………, CEP…………………cidade/estado…………...................……………………….. Tels:………………………..………………….., e-mail ……………………………………………………… vem requerer a V.Exa. na qualidade de (grau de parentesco ou procurador)…………Esposa……………, a transcrição de casamento respeitante a:
Tá certo? Preferi colocar minha mãe devido RG, que ela tirou um novo em 2011 Ah, e escreve o nome de casada mesmo né?
@rafaelgouveia Creio que sim, pois é assim que estou preenchendo. Mesmo minha mão já tendo a cidadania. Só não sei onde coloco o número do Acento de Nascimento ou mando só a cópia e tá bom.
A parte do casamento a gente marca civil+católico+sem pacto? Ou só um? Todos né?
COMO EU PREENCHI DOS MEUS PAIS: LEMBRANDO QUE SÃO TODAS AS INFORMAÇÕES APENAS EXEMPLOS: MÃE: MARIA DA SILVA SOUZA (A QUE TEM A CIDADANIA DE PAIS PORTUGUESES E QUE SÓ OBTEVE APÓS O CASAMENTO) PAI: JOÃO SOUZA
---->> Minha única dúvida é se eu coloco o numero do acento ou basta enviar a cópia (ou algo referente ao cartão cidadão)<---------
Requerimento para transcrição de casamento
.…………MARIA DA SILVA SOUZA..…………………………………………....................................., titular do documento de identidade nº…………12.123.132.-12………..........., emitido por ...xxx..………… aos …00/00/000 (DATA DE EMISSÃO) Residência habitual………………< ENDEREÇO QUE MORA HOJE >..............…..………….…...………..………….., bairro ……………………………, CEP…………………cidade/estado…………...................……………………….. Tels:…..(0055XX)12312332………………….., e-mail ………………@GMAIL.COM……………………………………… vem requerer a V.Exa. na qualidade de (grau de parentesco ou procurador)……… ESPOSA…………, a transcrição de casamento respeitante a:
1º Nubente: Nome de solteiro: …………………< JOÃO DE SOUZA >……………………………..…………………………………. Data de nascimento: ……<00/00/0000>………..…………estado civil: …< SOLTEIRO >………...………(à época do casamento) Naturalidade:……< RJ >………………… Se nasceu em Portugal, freguesia: …< NADA AQUI >……………..…… concelho:…< NADA AQUI >…….………………………… Se nasceu no Brasil ou outro país, município:……< RJ >………………………………….estado: ……< RJ >.....………. filiação:…< NOME DO PAI E NOME DA MÃE DO NOIVO >…………………………………...........… Residência à data do casamento…< ENDEREÇO DO NOIVO ANTES DE CASAR >…….
2º Nubente: Nome de solteira: …………………< MARIA DA SILVA >…………………..……………………………. Data de nascimento: …<11/11/1111>………estado civil: …..< SOLTEIRA >.……...………(à época do casamento) Naturalidade:……………………… Se nasceu em Portugal, freguesia: …< NADA AQUI >………………, concelho: ……< NADA AQUI >.… Se nasceu no Brasil ou outro país, município: < RJ >……………, estado: < RJ >………………..... filiação:……< NOME DO PAI E NOME DA MÃO DA NOIVA >........... Residência à data do casamento ………< ENDEREÇO ANTES DE CASAR >……………………
Dados relativos à celebração do casamento
Hora e data: …………. horas e ….……. minutos, do dia ……XX…... de …………XX……..………. de ……XX………. Lugar da celebração: …………< IGREJA DE ALGUM LUGAR >…..……………………………………….................... Celebrante ……< PADRE SR PADRE >……………………………..……………………………………. Casamento: ( x ) civil (x) católico □ religioso não católico □ com convenção antenupcial (x )sem convenção antenupcial
Nome do(s) nubente(s) adaptado após o casamento:
1º nubente: ……JOÃO SOUZA…………………………………………….……………........................ 2º nubente: ………MARIA DA SILVA SOUZA……………………………………………..........
Declaro que estou ciente que, aos casamentos celebrados entre dois portugueses, após 01/06/1967, se não ocorreu processo de publicações antes do casamento perante autoridade portuguesa competente, se aplica o regime imperativo de separação de bens.
Rio de Janeiro, ………...… de …………………….…………. de …………............
Prezados, o acompanhamento do processo de transcrição é na Linha de Registros no mesmo canal que se acompanha a Nacionalidade? Liguei prá lá hoje e a atendente me informou que não era com eles, que lá era só processos de Nacionalidade, mas mesmo assim ela checou pelo meu número do assento se o meu casamento já estava averbado (ainda não estava).
@MarizaGuerra Obrigado, ia perguntar direto à CRC porque pelos relatos no tópico de nacionalidade pelo ACP, parece que nem sempre a Linha de Registro está com a informação atualizada. Mas posso esperar, sem problemas.
Pessoal, @Vlad, já preenchi o requerimento de transcrição (à mão), lá pede a hora do casamento. Bom, não estou com a certidão de inteiro teor em mãos, pois pego amanhã no cartório, que está sendo apostilada. 1. Podem me dizer, caso não haja informação de horário, como farei?? Pelo menos, a certidão original não há essa informação. Estou um pouco apreensiva com isso. 2. A parte que fica em branco do Requerimento de transcrição de casamento, como onde está: "Se nasceu em Portugal...." onde não preenche, deixa em branco e não risca nada né?
@Marcia conheço o Civil Online. Emiti o meu assento e os dos meus filhos lá, visto que nenhum chegou pelos Correios até hoje. Mas se eu solicitar e não estiver averbado, eu perco o dinheiro, não?
Comentários
os formulários são modelos oficiais, sim. Não faça alterações no modelo.
O local de nascimento do português atribuído não muda. Ou seja, é Brasil, e não Portugal.
O que faço? Estou com toda documentação pronta para transcrever o casamento dos meus avós.
Se for um dos nubentes, o que escreve aqui
"vem requerer a V.Exa. na qualidade de (grau de parentesco ou procurador)………………………………," coloca Esposa? Já que o português no meu caso, é minha mãe?
Pessoal, por favor está correto esse exemplo ? Se sim onde indico que o 2º Nubente é o português ?
1º Nubente:
Nome de solteiro: …< João da Silva Solteiro >……..………………………………….
Data de nascimento: ……………..…………estado civil: ….< Solteiro >...………(à época do casamento)
Naturalidade:…< Brasileiro >
Se nasceu em Portugal, freguesia: ………………………………..…… concelho:……….…………………………
Se nasceu no Brasil ou outro país, município:…< São Paulo >…………….estado: …< São Paulo >….
filiação:…< Pai do João e Mãe do João >………………………………………………………………………………...........…
Residência à data do casamento ……Endereço do João quando se casou (se não souber deixar em branco)
2º Nubente: (Português Atribuído)
Nome de solteira: ……< Maria da Silva Solteira >………………..…………………………….
Data de nascimento: ………………………estado civil: ….……< solteira >…………(à época do casamento)
Naturalidade:…< Brasileira >
Se nasceu em Portugal, freguesia: ………………………………………, concelho: ……………………………..…
Se nasceu no Brasil ou outro país, município: …São Paulo.……………, estado: ……São Paulo.
filiação:…………………………………………………………………………………………………………………...........
Residência à data do casamento …Endereço do João quando se casou (se não souber deixar em branco)……
Está correto as parte do "emitido por" E "aos"?
.…………………………(Nome do requerente)…..………………………………………….....................................,
titular do documento de identidade nº…000000000……..........., emitido por ...(DETRAN)...…..………… aos ……(data de emissão)……………
Residência habitual……(endereço)……….....................………………..............…..………….…...………..…………..,
bairro ……………………………, CEP…………………cidade/estado…………...................………………………..
Tels:………………………..………………….., e-mail ……………………………………………………… vem requerer a V.Exa. na qualidade de (grau de parentesco ou procurador)…………Esposa……………, a transcrição de casamento respeitante a:
Tá certo? Preferi colocar minha mãe devido RG, que ela tirou um novo em 2011
Ah, e escreve o nome de casada mesmo né?
Mesmo minha mão já tendo a cidadania.
Só não sei onde coloco o número do Acento de Nascimento ou mando só a cópia e tá bom.
A parte do casamento a gente marca civil+católico+sem pacto? Ou só um? Todos né?
LEMBRANDO QUE SÃO TODAS AS INFORMAÇÕES APENAS EXEMPLOS:
MÃE: MARIA DA SILVA SOUZA (A QUE TEM A CIDADANIA DE PAIS PORTUGUESES E QUE SÓ OBTEVE APÓS O CASAMENTO)
PAI: JOÃO SOUZA
---->> Minha única dúvida é se eu coloco o numero do acento ou basta enviar a cópia (ou algo referente ao cartão cidadão)<---------
Requerimento para transcrição de casamento
.…………MARIA DA SILVA SOUZA..………………………………………….....................................,
titular do documento de identidade nº…………12.123.132.-12………..........., emitido por ...xxx..………… aos …00/00/000 (DATA DE EMISSÃO)
Residência habitual………………< ENDEREÇO QUE MORA HOJE >..............…..………….…...………..…………..,
bairro ……………………………, CEP…………………cidade/estado…………...................………………………..
Tels:…..(0055XX)12312332………………….., e-mail ………………@GMAIL.COM……………………………………… vem requerer a V.Exa. na qualidade de (grau de parentesco ou procurador)……… ESPOSA…………, a transcrição de casamento respeitante a:
1º Nubente:
Nome de solteiro: …………………< JOÃO DE SOUZA >……………………………..………………………………….
Data de nascimento: ……<00/00/0000>………..…………estado civil: …< SOLTEIRO >………...………(à época do casamento)
Naturalidade:……< RJ >…………………
Se nasceu em Portugal, freguesia: …< NADA AQUI >……………..…… concelho:…< NADA AQUI >…….…………………………
Se nasceu no Brasil ou outro país, município:……< RJ >………………………………….estado: ……< RJ >.....……….
filiação:…< NOME DO PAI E NOME DA MÃE DO NOIVO >…………………………………...........…
Residência à data do casamento…< ENDEREÇO DO NOIVO ANTES DE CASAR >…….
2º Nubente:
Nome de solteira: …………………< MARIA DA SILVA >…………………..…………………………….
Data de nascimento: …<11/11/1111>………estado civil: …..< SOLTEIRA >.……...………(à época do casamento)
Naturalidade:………………………
Se nasceu em Portugal, freguesia: …< NADA AQUI >………………, concelho: ……< NADA AQUI >.…
Se nasceu no Brasil ou outro país, município: < RJ >……………, estado: < RJ >……………….....
filiação:……< NOME DO PAI E NOME DA MÃO DA NOIVA >...........
Residência à data do casamento ………< ENDEREÇO ANTES DE CASAR >……………………
Dados relativos à celebração do casamento
Hora e data: …………. horas e ….……. minutos, do dia ……XX…... de …………XX……..………. de ……XX……….
Lugar da celebração: …………< IGREJA DE ALGUM LUGAR >…..………………………………………....................
Celebrante ……< PADRE SR PADRE >……………………………..…………………………………….
Casamento: ( x ) civil (x) católico □ religioso não católico
□ com convenção antenupcial (x )sem convenção antenupcial
Nome do(s) nubente(s) adaptado após o casamento:
1º nubente: ……JOÃO SOUZA…………………………………………….……………........................
2º nubente: ………MARIA DA SILVA SOUZA……………………………………………..........
Declaro que estou ciente que, aos casamentos celebrados entre dois portugueses, após 01/06/1967, se não ocorreu processo de publicações antes do casamento perante autoridade portuguesa competente, se aplica o regime imperativo de separação de bens.
Rio de Janeiro, ………...… de …………………….…………. de …………............
@Vlad Pen...
@mso2000...
Obrigado pelas respostas...!!!
O Documento chegou em 16/03...
Foram + - 65 dias corridos desde a data da criação do registo em Portugal...(11/01 segundo a LR)...
PS...Na verdade eu postei...(Ou tentei postar)...Essa resposta já no Sábado 17/03...
Mas...Algo não correu bem...
Peço desculpas...
Eu fiz certo? Seria nesse canal mesmo?
não é possível acompanhamento do processo de transcrição de casamento pela Linha Registos.
De vinte a trinta dias após a entrada dos documentos na Conservatória você poderá enviar um e-mail e obter notícias.
@MarizaGuerra, pode me passar o e-mail, já tem 20 dias que chegou lá.
Obrigado pessoal.
Se não tem averbação no assento aguarde mais uns dias. O e-mail está na página 1 desse tópico.
Obrigado, ia perguntar direto à CRC porque pelos relatos no tópico de nacionalidade pelo ACP, parece que nem sempre a Linha de Registro está com a informação atualizada. Mas posso esperar, sem problemas.
Obrigado.
ou, vc pode pedir a certidão no civil online (como o pessoal tem feito por aqui) e ver se o casamento está averbado.
Custa 10 euros.
1. Podem me dizer, caso não haja informação de horário, como farei?? Pelo menos, a certidão original não há essa informação. Estou um pouco apreensiva com isso.
2. A parte que fica em branco do Requerimento de transcrição de casamento, como onde está: "Se nasceu em Portugal...." onde não preenche, deixa em branco e não risca nada né?
perde sim. Só é válido em caso de urgência, ou qdo não se recebe a certidão pelos correios, após uns 2 meses de espera.