Pessoal, mais uma dúvida. Quando liguei na LR ela não me passou o número do assento. Disse que vou receber uma carta em casa. Mas não queria esperar a carta chegar para enviar o pedido de cidadania do meu pai. O que vocês recomendam fazer para conseguir o número e prosseguir com a entrada do processo do meu pai? Muito obrigada!
@Gabriela Meirelles a 3a. CRC também não exige transcrição de casamento se o pai for o português e ele seja o declarante do nascimento, mas também vou te recomendar enviar pro ACP que está bem mais rápido. Quanto ao número do assento ou você tenta ligar novamente e tenta ver se outro atendente te passa o número ou solicita uma certidão pelo civil online http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Fiz o pedido da Certidão pelo Civil Online, também, mas estou com a sensação de que o processo do meu avô vai cair em exigência por conta do sobrenome da mãe dele (minha bisavó) ou pedido de prova de vida, o que pra mim não faria sentido, já que ele fez o reconhecimento da assinatura por autenticidade.
Apesar do casamento dela estar averbado, o nome dela de solteira era Alves Moreira e ficou Alves da Rocha, na certidão de nascimento do meu avô.
Nossa, tomara que agora queiram "dar fim" logo aos processos de nacionalidade que tramitam por lá. Só ratificando, os processos recebidos a partir de 1 de junho seguem para Vila do Conde e não VNGaia,
"Conservatória do Registo Civil de Vila do Conde abrange os pedidos aí apresentados e, a partir de 1 de Junho de 2018, os pedidos apresentados na 3.ª Conservatória do Registo Civil do Porto"
Deixo a sugestão para algum moderador alterar o nome do tópico já que não tem mais balcão de nacionalidade na 3a. CRC. Ficaria ainda aberto o tópico apenas para o acompanhamento dos processos até 31/05/18 por aqui.
Fiz o pedido da certidão porém também fui informado que o processo de atribuição ainda não foi concluídobe os 10 euros serão devolvidos!!!! E o desespero segue....
Os processos pendentes nos balcões de nacionalidade das conservatórias do registo civil cuja área de competência em matéria de nacionalidade seja alterada pelo presente despacho, devem ser imediatamente remetidos aos balcões a cuja área ficaram a pertencer esses serviços dando cumprimento aos procedimentos constantes dos números 2 e seguintes da Orientação técnica e/ou jurídica n.º 09/CD/2015, com exceção do referido no número 3 do Despacho 34/CD/2017, agora alterado.
Agora é aguardar pessoal, pelo despacho, parece que só vão remeter processos recebidos após 01/06/2018. Ou seja, processos que chegaram antes, ainda serão tratados pela 3ª CRC.
Eu também entendi como o @eliasfsjunior, tem outra parte da resolução que dá a entender que processos antes de 1 de Junho continuam de competência da 3a. CRC. Não estou com a resolução aqui para poder fazer a citação. Seria bom caso alguém tivesse que ir lá pessoalmente aproveitar e perguntar sobre esses processos anteriores a 1 de Junho.
Os processos vão para Vila do Conde, de acordo com o despacho. Só ainda não entendi se vão todos ou os a partir de junho. Eu liguei na LR hoje e o do meu pai continua em análise na 3a CRC, mas já sabemos que eles não estão atualizando a LR prontamente. Seria bom mais alguém com processo do dia 30 ou 31 tentar o civil online
Liguei agora na LR e processo da minha mãe continua em análise. A atendente foi super simpática e me informou que a 3ª CRC é uma conservatória que demora muitíssimo para atualizar as informações na LR. Ela disse que as vezes passam um mês inteiro sem atualizar as informações. O jeito é aguardar mesmo.
@Taiki Meu processo foi numerado em 30/01/2018 e fiz a solicitação no civil online. Recebi a seguinte resposta:
"Não é possível dar cumprimento ao solicitado no seu pedido de certidão online nº 45940 de 30/05/2018, em virtude de não ter sido localizado o respectivo assento de nascimento.
Assim o pedido irá ser recusado, por despacho lavrado pela Srª Conservadora, sendo a importância de 10,00 euros devolvida"
Comentários
Muito obrigada!
Quanto ao número do assento ou você tenta ligar novamente e tenta ver se outro atendente te passa o número ou solicita uma certidão pelo civil online http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Muito obrigada!!! Acabei de fazer o pedido da certidão pelo Civil Online. Ótimo passo a passo! Valeu!!!
Apesar do casamento dela estar averbado, o nome dela de solteira era Alves Moreira e ficou Alves da Rocha, na certidão de nascimento do meu avô.
Como você ficou sabendo?
Só ratificando, os processos recebidos a partir de 1 de junho seguem para Vila do Conde e não VNGaia,
"Conservatória do Registo Civil de Vila do Conde abrange os pedidos aí apresentados e, a partir de 1 de Junho de 2018, os pedidos apresentados na 3.ª Conservatória do Registo Civil do Porto"
Hum...entendi!
Tá batendo um desespero...kkk
Tomara que você esteja certo @Daniel Henriques e terminem logo os processos que já estão lá.
Ficaria ainda aberto o tópico apenas para o acompanhamento dos processos até 31/05/18 por aqui.
sim. Estava pensando nisso. Obrigada!
Vi o despacho e abri novo tópico:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12628/novo-despacho-a-respeito-de-competencia-para-atribuicao-e-aquisicao-de-nacionalidade
Os processos pendentes nos balcões de nacionalidade das conservatórias do registo civil cuja área de
competência em matéria de nacionalidade seja alterada pelo presente despacho, devem ser
imediatamente remetidos aos balcões a cuja área ficaram a pertencer esses serviços dando cumprimento
aos procedimentos constantes dos números 2 e seguintes da Orientação técnica e/ou jurídica n.º
09/CD/2015, com exceção do referido no número 3 do Despacho 34/CD/2017, agora alterado.
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/doutrina/pareceres/cd/despachos/2018/desp2018/downloadFile/attachedFile_f0/06CD2018.pdf?nocache=1527868557.68
ou
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/doutrina/pareceres/cd/despachos/2018/despachos-2018/
A turminha mais jovem vê se entende !
Seria bom caso alguém tivesse que ir lá pessoalmente aproveitar e perguntar sobre esses processos anteriores a 1 de Junho.
Oremos!! rs
"Não é possível dar cumprimento ao solicitado no seu pedido de certidão online nº 45940 de 30/05/2018, em virtude de não ter sido localizado o respectivo assento de nascimento.
Assim o pedido irá ser recusado, por despacho lavrado pela Srª Conservadora, sendo a importância de 10,00 euros devolvida"