Atribuição - 3a. PORTO (Acompanhamento - ATENÇÃO desde 01/06 não é mais balcão de nacionalidade)

1606163656668

Comentários

• @Gabriela ACP não exige transcrição de casamento se o pai foi o declarante do nascimento do filho.
  • @eliasfsjunior e @Vlad Pen, muito obrigada gente!!! Vou seguir pela ACP então!
  • Pessoal, mais uma dúvida. Quando liguei na LR ela não me passou o número do assento. Disse que vou receber uma carta em casa. Mas não queria esperar a carta chegar para enviar o pedido de cidadania do meu pai. O que vocês recomendam fazer para conseguir o número e prosseguir com a entrada do processo do meu pai?
    Muito obrigada!
  • @Gabriela Meirelles a 3a. CRC também não exige transcrição de casamento se o pai for o português e ele seja o declarante do nascimento, mas também vou te recomendar enviar pro ACP que está bem mais rápido.
    Quanto ao número do assento ou você tenta ligar novamente e tenta ver se outro atendente te passa o número ou solicita uma certidão pelo civil online http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
  • @Daniel Henriques,
    Muito obrigada!!! Acabei de fazer o pedido da certidão pelo Civil Online. Ótimo passo a passo! Valeu!!!
  • Gente a 3CRC do Porto deixou de ter balcão de nacionalidade a partir do dia 01/06, agora os processos serão encaminhados pra VNGaia.
  • Mas não se desesperem, apenas os processos que chegaram a partir dessa data serão encaminhados pra VNGaia
  • Fiz o pedido da Certidão pelo Civil Online, também, mas estou com a sensação de que o processo do meu avô vai cair em exigência por conta do sobrenome da mãe dele (minha bisavó) ou pedido de prova de vida, o que pra mim não faria sentido, já que ele fez o reconhecimento da assinatura por autenticidade.

Apesar do casamento dela estar averbado, o nome dela de solteira era Alves Moreira e ficou Alves da Rocha, na certidão de nascimento do meu avô.
  • @AllanDC,

Como você ficou sabendo?
  • @Lilianfs13 despacho 06/CD/2018 do IRN
  • Nossa, tomara que agora queiram "dar fim" logo aos processos de nacionalidade que tramitam por lá.
    Só ratificando, os processos recebidos a partir de 1 de junho seguem para Vila do Conde e não VNGaia,

"Conservatória do Registo Civil de Vila do Conde abrange os pedidos aí apresentados e, a partir de 1 de Junho de 2018, os pedidos apresentados na 3.ª Conservatória do Registo Civil do Porto"
  • @AllanDC,

Hum...entendi!

Tá batendo um desespero...kkk

Tomara que você esteja certo @Daniel Henriques e terminem logo os processos que já estão lá.
  • Deixo a sugestão para algum moderador alterar o nome do tópico já que não tem mais balcão de nacionalidade na 3a. CRC.
    Ficaria ainda aberto o tópico apenas para o acompanhamento dos processos até 31/05/18 por aqui.
  • Fiz o pedido da certidão porém também fui informado que o processo de atribuição ainda não foi concluídobe os 10 euros serão devolvidos!!!! E o desespero segue....
  • D1977D1977 Member
    No despacho consta também:

Os processos pendentes nos balcões de nacionalidade das conservatórias do registo civil cuja área de
    competência em matéria de nacionalidade seja alterada pelo presente despacho, devem ser
    imediatamente remetidos aos balcões a cuja área ficaram a pertencer esses serviços dando cumprimento
    aos procedimentos constantes dos números 2 e seguintes da Orientação técnica e/ou jurídica n.º
    09/CD/2015, com exceção do referido no número 3 do Despacho 34/CD/2017, agora alterado.
  • Nossa, qtas mudanças!! Tomara que isso faça agilizar os nossos processos! Estava na expectativa de sair até o dia 15/06....
  • Ai que medo...tentei destrinchar o que li , mas nervosa não consegui muita coisa...rss
    A turminha mais jovem vê se entende !
  • Parece um pesadelo que saiu processo do mesmo dia e agora mais dúvidas .. :(
  • AudreyAudrey Member
    Isso significa que os processos q foram recebidos antes de 1/6 e estão em análise tbm irão para outra conservatória?
  • Agora é aguardar pessoal, pelo despacho, parece que só vão remeter processos recebidos após 01/06/2018. Ou seja, processos que chegaram antes, ainda serão tratados pela 3ª CRC.
  • Eu também entendi como o @eliasfsjunior, tem outra parte da resolução que dá a entender que processos antes de 1 de Junho continuam de competência da 3a. CRC. Não estou com a resolução aqui para poder fazer a citação.
    Seria bom caso alguém tivesse que ir lá pessoalmente aproveitar e perguntar sobre esses processos anteriores a 1 de Junho.
  • Taiki, o seu deve estar bem próximo de ser concluído, não é possível.....deve sair essa semana...
  • Tomara @luizaparada ! Espero que sim. E que essas mudanças sirvam pra acelerar tudo :)
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Como está no Porto, de repente remetam os processos para o ACP, que está incrivelmente ágil.
  • @David Lima , seria otimo e ate faria sentido ja que la tem saido processo com menos de 40 dias!
    Oremos!! rs
  • Os processos vão para Vila do Conde, de acordo com o despacho. Só ainda não entendi se vão todos ou os a partir de junho. Eu liguei na LR hoje e o do meu pai continua em análise na 3a CRC, mas já sabemos que eles não estão atualizando a LR prontamente. Seria bom mais alguém com processo do dia 30 ou 31 tentar o civil online :)
  • Liguei agora na LR e processo da minha mãe continua em análise. A atendente foi super simpática e me informou que a 3ª CRC é uma conservatória que demora muitíssimo para atualizar as informações na LR. Ela disse que as vezes passam um mês inteiro sem atualizar as informações. O jeito é aguardar mesmo.
  • @Taiki Meu processo foi numerado em 30/01/2018 e fiz a solicitação no civil online. Recebi a seguinte resposta:

"Não é possível dar cumprimento ao solicitado no seu pedido de certidão online nº 45940 de 30/05/2018, em virtude de não ter sido localizado o respectivo assento de nascimento.

Assim o pedido irá ser recusado, por despacho lavrado pela Srª Conservadora, sendo a importância de 10,00 euros devolvida"
Esta discussão está fechada.