@beatrizmoreno seu processo é de que dia? Você já tentou o civil online? @selinger eu pedi semana passada também, recebi a mesma resposta. Tenho esperança que essa semana tenha novidade...
@TaikiLabao Meu processo é do começo de março. Eu liguei mais para saber com que frequência eles atualizavam o sistema. Ela me orientou a ligar novamente dentro de 15/20 dias
@Lilianfs13 , Mandei um email para a Conservatória,pois nao consigo falar na LR, sempre meia hora de espera, e me responderam que o processo está aguardando a resposta dos organismos. Vamos aguardar e torcer para que saia logo.
Pessoal, hoje minha filha que mora em Porto, esteve na 3 CRC, para obter algumas informações a respeito das mudanças.
A conservatoria vazia e a funcionária muito simpática abriu um caderno e mostrou todos os processos listados com numeração, nome e data de abertura tudo escrito à mão e bem organizado. Disse que todos aqueles processos q entraram até 31/05 , já foram para Vila do Conde e serão trabalhados lá...
Informação um pouco diferente da que entendemos, né. ..que apenas os chegados após 01/06. Minha filha perguntou, será que vai demorar muito ainda para concluir o de minha mãe que entrou início de fevereiro ? Ela disse que achava que não, pois lá não havia tanto trabalho( Vila do Conde).
Agora vamos esperar com paciência e torcer que a moça esteja certa. Meu processo foi numerado em 23/02 e não em 17/02 como eu pensava. Se alguém puder consertar, obrigada..
@Tania Regina já arrumei na planilha. Poxa, então agora é ter um pouco de paciência pra Vila do Conde acertar os processos. Será que Vila do Conde já tinha balcão de nacionalidade ou vamos vamos ficar esperando a boa vontade de cadastrarem no sistema como aconteceu com o pessoal que fez por Mangualde e teve os processos transferidos para Viseu? Obrigado por sua filha por ter ido lá pessoalmente e a você atualizar a gente.
Tânia, muitíssimo obrigada por compartilhar essas informações! Estou realmente angustiada com essa demora da 3ª CRC e todas essas mudanças. Bom, acho que já que ela conversou pessoalmente, a informação é mais confiável! Vamos torcer para que a funcionária esteja correta e que Vila do Conde se empolgue com esses processos e finalize tudo rapidamente!
é muito azar, se tivesse esperado duas semanas, ou até menos, teria enviado para ACP
e olha que confusão e desinformação
o que a Sra. Tania disse confere com o que li e apontei no despacho:
"Os processos pendentes nos balcões de nacionalidade das conservatórias do registo civil cuja área de competência em matéria de nacionalidade seja alterada pelo presente despacho, devem ser imediatamente remetidos aos balcões a cuja área ficaram a pertencer esses serviços dando cumprimento aos procedimentos constantes dos números 2 e seguintes da Orientação técnica e/ou jurídica n.º 09/CD/2015, com exceção do referido no número 3 do Despacho 34/CD/2017, agora alterado."
e me pergunto, porque não transferiram para ACP que é na mesma cidade, pelo menos teríamos a chance de vê-los concluídos daqui um mês
Entrei em contato com a conservatória de Vila do Conde e obtive a confirmação que os processos pendentes da 3ª Conservatória de Porto ainda estão chegando por lá e conforme informado pode ser que ainda demore um ou dois mêses para conclusão destes processos, a data de previsão é incerta. Sugiro que liguem para confirmar se seus processos estão por lá e não foram extraviados ou perdidos neste processo de mudança. Tel: 252 249 210 - Conservatória de Vila do Conde
Meu Deus!! Aguardar mais 1 ou 2 meses é um absurdo!! Estou sentindo que a tal Lei de Murphy chegou até mim.... Selinger, o seu processo já chegou lá? Eles dão essa informação?
Acabei de ligar para Vila do Conde, a funcionária foi educada e solícita, mas estava meio que de saco cheio, coitada, deve estar recebendo um monte de ligação. Ela falou que ainda estão se organizando, ñ tem previsão e sugeriu que eu ligasse para a 3 CRC do Porto, pois procurou meu processo, mas ñ estava em Vila do Conde...
Pois o processo do meu sogro é complicado e eu já estava angustiada aguardando resposta a quase 5 meses e agora nem sei como será na nova conservatória, só espero que lá não seja muito exigente. Aff!
Ainda tem a questão das pessoas que mandaram o processo para 3CRC por não exigir transcrição de casamento do pai declarante, agora não sabemos como a nova conservatória irá tratar esses casos...
Até pensei em ligar, mas como você falou eles ainda estão se organizando, então vou aguardar uns dias. Afinal ligar agora não vai resolver nada e na verdade pode até atrapalhar o serviço da conservatória.
Gente, acabei de ligar para a 3 CRC, o processo está lá. O homem foi meio chato disse que está em análise, mas não soube dizer se será encaminhado para Vila do Conde...a princípio, qdo falei que foi de fevereiro, ele disse que estava lá. Insisti que consultasse, então ele verificou, disse que ñ foi concluído e qdo que finalizasse, eu receberia a carta em casa....
Obrigada, @Daniel Henriques. Ouvi de novo o áudio de minha filha e concluí que talvez nem todos tenham ido para lá de imediato...porque ela precisou abrir o caderno para procurar pelo meu número de processo e disse e mostrou olha o da sua mãe está na lista e já foi para lá. Talvez, por ser otimista , intui que os que estavam para despacho ficou lá mesmo...posso estar errada.
Também tenho tanta aflição em passar logo essa nacionalidade aos filhos e meus netos...mas vamos esperar.
@luizaparada Quando liguei a moça me falou que os processos ainda estão chegando, incluindo o meu... Vou ligar a amanhã novamente para confirmar se chegou e informo aqui no forum. Me arrependo amargamente de não ter feito pelo ACP
Daniel, o de minha mãe foi numerado em 27/02. Estou sem entender, já que o de Tania Regina numerado em 23/02 foi para Vila do Conde...e o de minha mãe ainda não...Tomara que essa atendente tenha se equivocado e que o despacho seja cumprido conforme divulgado....ficando na 3 CRC os processos enviados até 31/05.
Tomara @Marcia, mas ela viu escrito Tania Regina e a data de numeração e disse já foi para Vila do Conde...se calhar de estar na 3 ficaria mais tranquila.
Comentários
@selinger eu pedi semana passada também, recebi a mesma resposta. Tenho esperança que essa semana tenha novidade...
Recebi a mesma resposta de vocês quanto o processo do meu avô que foi numerado em 31/01.
Se alguém tiver novidade, avise!
Liguei ontem na LR e o processo do meu sogro está em analise.
@Thiago K,
Vi num comentário o número completo do seu processo e o seu número é anterior ao do meu sogro e deve ter uma resposta primeiro.
@aparecida, @mauriciolopol e @Leodcs,
Algum de vocês teve resposta do processo?
Tomar que esse novo decreto nao prejudique nossos processos, estou rezando para ter alguma resposta logo, afinal já vai para 5 meses e nada ainda...
Mandei um email para a Conservatória,pois nao consigo falar na LR, sempre meia hora de espera, e me responderam que o processo está aguardando a resposta dos organismos.
Vamos aguardar e torcer para que saia logo.
A conservatoria vazia e a funcionária muito simpática abriu um caderno e mostrou todos os processos listados com numeração, nome e data de abertura tudo escrito à mão e bem organizado.
Disse que todos aqueles processos q entraram até 31/05 , já foram para Vila do Conde e serão trabalhados lá...
Informação um pouco diferente da que entendemos, né. ..que apenas os chegados após 01/06. Minha filha perguntou, será que vai demorar muito ainda para concluir o de minha mãe que entrou início de fevereiro ?
Ela disse que achava que não, pois lá não havia tanto trabalho( Vila do Conde).
Agora vamos esperar com paciência e torcer que a moça esteja certa.
Meu processo foi numerado em 23/02 e não em 17/02 como eu pensava. Se alguém puder consertar, obrigada..
Poxa, então agora é ter um pouco de paciência pra Vila do Conde acertar os processos.
Será que Vila do Conde já tinha balcão de nacionalidade ou vamos vamos ficar esperando a boa vontade de cadastrarem no sistema como aconteceu com o pessoal que fez por Mangualde e teve os processos transferidos para Viseu?
Obrigado por sua filha por ter ido lá pessoalmente e a você atualizar a gente.
e olha que confusão e desinformação
o que a Sra. Tania disse confere com o que li e apontei no despacho:
"Os processos pendentes nos balcões de nacionalidade das conservatórias do registo civil cuja área de
competência em matéria de nacionalidade seja alterada pelo presente despacho, devem ser
imediatamente remetidos aos balcões a cuja área ficaram a pertencer esses serviços dando cumprimento
aos procedimentos constantes dos números 2 e seguintes da Orientação técnica e/ou jurídica n.º
09/CD/2015, com exceção do referido no número 3 do Despacho 34/CD/2017, agora alterado."
e me pergunto, porque não transferiram para ACP que é na mesma cidade, pelo menos teríamos a chance de vê-los concluídos daqui um mês
totalmente sem sentido esta mudança
não é atoa que somos o que somos
Tel: 252 249 210 - Conservatória de Vila do Conde
Selinger, o seu processo já chegou lá? Eles dão essa informação?
Pois o processo do meu sogro é complicado e eu já estava angustiada aguardando resposta a quase 5 meses e agora nem sei como será na nova conservatória, só espero que lá não seja muito exigente. Aff!
Ainda tem a questão das pessoas que mandaram o processo para 3CRC por não exigir transcrição de casamento do pai declarante, agora não sabemos como a nova conservatória irá tratar esses casos...
Enfim agora é esperar...
Até pensei em ligar, mas como você falou eles ainda estão se organizando, então vou aguardar uns dias. Afinal ligar agora não vai resolver nada e na verdade pode até atrapalhar o serviço da conservatória.
solicito que não liguem para a CRC Vila do Conde, se querem ter celeridade em seus processos. Deixem os funcionários se organizarem.
Ouvi de novo o áudio de minha filha e concluí que talvez nem todos tenham ido para lá de imediato...porque ela precisou abrir o caderno para procurar pelo meu número de processo e disse e mostrou olha o da sua mãe está na lista e já foi para lá.
Talvez, por ser otimista , intui que os que estavam para despacho ficou lá mesmo...posso estar errada.
Também tenho tanta aflição em passar logo essa nacionalidade aos filhos e meus netos...mas vamos esperar.
a 3a do Porto pretende finalizar os processos que já iniciados. Acredito que sua filha tenha entendido errado.