Atribuição - 3a. PORTO (Acompanhamento - ATENÇÃO desde 01/06 não é mais balcão de nacionalidade)

16263646567

Comentários

• @beatrizmoreno Não acho que seja interessante isso, mesmo que demore um pouco mais, ainda é melhor deixar eles terminarem os processos que já estão em andamento. Já ouvi dizer que a solicitação da desistência é possível, mas eu acho muito difícil eles te devolverem os documentos e com certeza você não terá de volta os 175 euros das taxas. E de todo modo, pedido de desistência também depende o aval do Conservador, ou seja, vai demorar de qualquer forma.
  • @beatrizmoreno, lembro que cogitaram isso quando teve o problema de falta de conservador em Mangualde, fui buscar no tópico e veja a informação passada na época pela coservatória http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/123731/#Comment_123731
    Como os colegas já falaram você não vai receber reembolso da taxa desse processo na 3a. CRC e nem os documentos de volta. Como os documentos tem que ser recentes também, pode ser que tenha que tirar novas vias de tudo.
    Acho mais prudente aguardar um pouco para vermos como vão ficar as coisas.
    Seu processo é do começo de março, pelo que vi na planilha, não deve demorar tanto assim para ter notícias.
    Fevereiro quase não teve muitos processos numerados na 3a. CRC, meus documentos chegaram no final de janeiro e foi numerado apenas no final de fevereiro então, tem um tempo de mais de 20 dias em fevereiro, que não tem tantos processos novos para serem analisados.
  • @all só para informar aos que aguardam estorno do civilonline : eu tinha feito pedido em fevereiro que foi recusado . Tem uns tees dias recebi um email pedindo para informar uma conta bancária em Portugal para estorno do valor . Que , por ser um valor inferior a x (não lembro exatamente ) só pode ser feito desta forma .... então não vai aparecer no cartão como estorno ....
  • @Cristina Reis,

Obrigada pela informação!

Agora não preciso mais ficar olhando a fatura do cartão...rs

• Olá gente. Estou lendo e acompanhando pois estou no aguardo do processo do meu tio. Como eu falei lá atrás, enviei o dele para a 3 de Porto e o da minha mae para a acp que já finalizou.
    Eu também pediria pelo Civil online mas o processo dele e ainda de abril....:/.
    Mais pra frente eu entro nessa de revezar se for o caso.
  • O de minha mãe é de 27/02, mais para a frente eu tbm entrarei nesse revezamento, pq com certeza o dela ainda não saiu....Tomara que a 3 CRC finalize antes do recesso..
  • Vixi, se precisa de conta pra receber não vou conseguir ter o meu de volta...
  • Se precisar de conta em Portugal vai ser dificil o estorno..rsss
    Poderiam dar credito para futura solicitacao ne!
    kkkkk queremos dar jeito em tudo, rs
  • Pessoal, Ouvi dizer que tem um filial de um banco português no Rio de Janeiro e em São Paulo.
  • @Lilianfs13 @eliasfsjunior @Daniel Henriques obrigada pela ajuda!
    Estou um pouco desesperada porque realmente preciso fazer a minha documentação pessoalmente em Portugal. Vou me mudar para Londres em setembro e, sem o passaporte português, isso vai ser impossível.
    Vocês acham que até o final de julho o meu processo estará concluído? Porque na pior das hipóteses eu pego as certidões de novo e pago novamente a taxa, mas preciso resolver isso logo =/
  • @Daniellexrei
    Tem o MillenniumBCP. Em Portugal tem praticamente um em cada esquina. Abri conta lá com documentação parecida com a de uma conta corrente (passaporte brasileiro -- eu não tinha a nacionalidade na época --, comprovante de residência e de rendimentos). Na época não me pediram depósito inicial, mas vi relatos aqui no forum de que estavam pedindo. Eu disse que ia transferir o dinheiro aos poucos para fazer alguns pagamentos e foi de boa. A conta é aberta na agência que você escolher em qualquer lugar de Portugal, e depois que abre você praticamente lida diretamente com a agência, não com o escritório.

Eu particularmente acho uma ótima pra quem pretende ir para Portugal já ter a conta desde antes: dá pra fazer remessas (e garantir com isso o preço do câmbio), você não precisa levar muito dinheiro em espécie quando for se mudar, fica mais fácil pagar taxas de faculdades, aluguel, etc (pros procedimentos de nacionalidade e transcrição de casamento não é tão simples). Mesmo quem não pretende se mudar, é a possibilidade de usar um cartão de débito em viagens à Europa (pode movimentar em toda a zona do Euro sem custos, na Suíça tem uma taxinha e câmbio) sem pagar 6,38% de IOF (o IOF da remessa é 1,10% pra contas de mesma titularidade) e/ou diversificação de investimentos (conta em euros e possibilidade de aplicação em fundos de investimento).

Endereço e telefone dos escritórios:
    https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Particulares/Pages/Onde_Estamos.aspx
    "Pesquisa Avançada" e seleciona "Brazil". Tem em RJ e SP.

Lógico que tem outros bancos em Portugal, mas eu não conheço e não sei se abrem conta pra não-residentes em Portugal.
  • Eu entreguei o meu processo de aquisição (artigo 6º/1) na 1ª CRC Porto em setembro 2017, depois foi transferido para 3ª CRC porto.... hoje enviei um email perguntar sobre o estado do meu processo e recebi esta resposta:
    "O processo será tramitado pela CRC de Vila do Conde, Conservatória competente, desde o dia 1 de Junho para a sua tramitação."

Ayy que maratona...
  • @Tsunami,

realmente, uma maratona. Mas, pelo prazo, já deve ter ido para as diligências, não?
  • @Marcia sim... mas ainda falta a resposta da DGAJ... desde abril :/
  • @TaikiLabao @Lilianfs13 , infelizmente obtive a mesma resposta. "Informo que não é possível satisfazer o pedido de certidão online, não consta assento de nascimento. Tem um processo de atribuição de nacionalidade nº 62xx//2018, que se encontra em fase de análise, pelo que o pedido de certidão irá ser recusado através de despacho, lavrado pela Srª Conservadora e a importância de 10 euros irá ser devolvida.
    Aguardo com ansiedade as próximas solicitações!
  • Poxa @Thiago K , mais ansiedade é o que tem pela frente... Vamos aguardar a resposta da @Lilianfs13 daqui uns dias
  • Lilianfs13Lilianfs13 Member
    editado June 2018
    @Thiago K,

Poxa! Chega da um aperto no coração.

O maior problema foi essa questão da conservatória deixar de ser balcão de cidadania. Não sabemos o que está acontecendo. Depois que vi a mensagem Tsunami deu até desânimo, que situação chata.

Verdade @TaikiLabao, daqui uns dias eu tento e vamos torcer para sair.
  • Caramba, achei que os q já estão lá seriam finalizados mais rapidamente agora que a 3CRC deixou de receber novos processos, mas pelo visto piorou....não consigo acreditar....minha ansiedade até já diminuiu, pq perdi as esperanças de finalizar antes de agosto.....
  • Boa tarde.
    Acabei de falar com a LR, atenderam na hora!
    Infelizmente o processo do meu filho 63xx/2018 de 30/01/2018, foi transferido para Vila do Conde e ainda está em análise.
  • Pelo visto a 3ª CRC não está cumprindo o despacho e está enviando os processos para Vila do Conde aleatoriamente....o de Kátia é de 30/01 e foi a LR que informou da transferência...
  • Liguei semana passada na LR e o meu estava em análise na 3 CRC , mas pelo que tenho lido todos estão indo para Vila do Conde.
    Acompanho um grupo do facebook e uma pessoa que teve o processo numerado em março foi enviado para lá.
    O meu foi numerado em 30.04.18
    Fiquei chateada.
  • Nossa, vou ligar amanhã para saber se meu processo ainda está na 3a. CRC ou se foi para Vila do Conde. Pelo que tinha entendido só os processos novos iriam para lá.
    Bom, se a LR informou a mudança pelo menos é uma boa notícia, não vamos ficar no limbo como ocorreu com os processos de Mangualde/Viseu que ficaram meses sem movimentação pois não tinham cadastrado Viseu no sistema e não podia ser dado andamento nos processos por conta disso.
    Torçamos para que Vila do Conde seja célere na conclusão.
  • @Thiago K e @TaikiLabao,

Estou achando que todos os processos serão ou já foram encaminhados para Vila do Conde, assim como ocorreu com o processo da Vera. Por isso ainda não tivemos resposta dos nossos processos.
    Talvez a informação de transferência no sistema da LR esteja sendo atualizada por Vila do Conde aos poucos.
    Amanhã vou ligar na LR para saber onde está o processo.

• Lilianfs13
    O meu qdo liguei semana passada ainda constava no 3CRC.
    Mas vi que processos anteriores ao meu foram para Vila do Conde.
    Então creio que a próxima vez que ligar para a LR o meu talvez já conste na Vila do Conde.
  • @Vera carvalho,
    Na verdade o processo da Kátia que foi encaminhado para Vila do Conde, me confundi. Amanhã vou ligar e falo aqui.
  • editado June 2018
    Dia 06/06 a LR me informou que o processo estava na 3 CRC, hoje, não perguntei, e o atendente já foi informando que está em Vila do Conde.
  • Bom dia!
    Acabei de falar com a LR, ela confirmou que o meu processo está na CRC Vila do conde...
  • Pessoal. Nao consegui atualizar a planilha.
    Alguem pode incluir o processo do meu pai?
    Acabri de ligar na Linha de Registros e a moça ja me informou que o processo foi encaminhado para a CRC Vila do Conde.
    Ao perguntar para ela se tinha prazo pra conclusao, ela disse que a conservatoria ainda esta em fase de aprender como fazer os processos e agora como vai entrar o periodo de ferias em breve, ela disse pra eu tentar lugar de novo daqui uns 4 meses. :(

Alguem inclui na planilha pra mim? Pelo meu phone nao consigo Atualizar

Processo numero: 64xx/2018
    Nome: Eduardo A. Cordeiro
    Numerado dia 31/01/2018
  • @Juliana obrigado por compartilhar!
    ainda em fase de aprender e periodo de ferias em breve... bom fim de semana para todos!
  • Acabei de ligar para a LR, o processo de minha mãe tbm foi enviado para Vila do Conde! Numerado em fevereiro. A 3CRC deve ter enviado todos os processos para lá...... lamentável!
Esta discussão está fechada.