Eu liguei ontem na linha de registros e me passaram o numero do processo. O do meu pai foi numerado 30 de janeiro e a moça disse q ainda esta em fase inicial. Nao tenho nem ideia do que significa. Espero que saia até fim de junho. O meu processo agora penso em enviar para a CRC do porto mesmo
A 3a. CRC não parece atualizar o status, sai de fase inicial para exigência ou finalizado, não informa despacho, registro, etc... Eu liguei tem uns 10 dias e ouvi a mesma coisa, uma fase muito inicial, etc. O meu é de 23/02.
Oi gente Tava vendo a planilha e fiquei bem confuso Tem vários processos que o número é o mesmo... O q significa? Hoje me informaram que meu processo foi numerado, mas o número dele (12902/2018) não faz sentido com os outros números que estão lá... Alguém me da uma luz?
@MagnoMM, Boa noite, os números dos processos são diferentes, mas por questão de segurança não colocamos o número completo, alguns números são simpolizados pela letra x. Esses processos que iniciam com a mesma numeração foram cadastrados no mesmo dia ou em datas próximas.
@Selinger Dias, Boa noite não vi seu processo na planilha, mas a data da numeração do seu processo é a mesma do meu sogro, eu devo ligar na LR na sexta e posto aqui a situação.
@Thiago K, @Daniel Henriques e @Patricia Freitas, Andei vendo as datas de conclusão da planilha e percebi que os processos entregues via correios, são concluídos geralmente no final do mês, entre os dias 20 e 29, ou seja, parece que a 3CRC trabalha nos processos ao longo do mês, mas o registro final só é feito no final do mês. Isso significa que realmente os processos são liberados em lotes, dessa forma acredito que na próxima semana teremos resposta de mais processos. Vamos torcer!
torço pra que vc esteja certa Lilian! o processo do meu pai foi numerado no final de janeiro tbm, se tivesse mandado para a ACP, talvez até o meu processo já estivesse pronto... mas paciência, se for liberado agora no fim de maio, já é algo bom, para poder dar entrada no próximo mês para os outros processos...
Tenho uma dúvida... minha noiva esta fazendo o processo de atribuição de nacionalidade da mãe e a situação é a seguinte:
O Avô dela (minha noiva) por parte de mãe é Portiguês, ja falecido. A mãe da minha noiva foi casada a um tempo e usa até hoje o nome de casada, porém ja separou e fez a averbação. Ao efetuar o preenchimento das informações para atribuição de nacionalidade, colocamos que ela era divorciada e mandamos uma certidão de casamento atenticada com a averbação.
Efetuamos a solicitação de atribuição de nacionalidade da minha sogra através 3ª Conservatoria de Porto. Assim que sair o assento português dela iremos efetuar a solicitação de atribuição da minha noiva através da ACP e a dúvida é se teremos que efetuar transcrição de casamento da minha sogra pelo fato de ela usar nome de casada???
Outra dúvida é... quando o assento Português da minha sogra sair, vai constar o estado civil como divorciada ?? Se sim, acredito não precisar fazer transcrição... na verdade, não sei direito...
O de minha mãe e tios foram numerados em 27/02. Estava na expectativa de que concluíssem no final de maio, mas na melhor das hipóteses será final de junho. Liguei ontem só para não perder o costume e estava em análise, por enqto sem exigência nenhuma..Já estou providenciando a certidão de meu pai que nasceu em outro Estado para logo depois dar entrada na transcrição do casamento. #acelera3crc
@Selinger Dias, sempre que for passada a nacionalidade portuguesa de mãe para filhos, o casamento tem que ser transcrito (independente de se ela já está divorciada), só não é necessário a transcrição do casamento se o português for o PAI (homem) e este tiver sido o declarante na certidão de nascimento dos filhos. Atualmente o processo de transcrição de casamento ocorre após sair o assento português, ou seja, depois que o processo da mãe da sua noiva for concluído, ela terá que enviar outro processo solicitando a transcrição do casamento e quando o casamento for transcrito sua noiva poderá solicitar a cidadania dela.
Aqui no fórum, dizem que transcrição de casamento é melhor por Tondela.
Estou fazendo os processos da minha sogra e da irmã dela, Maria Fernanda e Tereza Maria @Leodcs na planilha. Os dois processos foram numerados dia 15/12, mas caiu em exigência dia 28/03, por conta das duas terem modificado o sobrenome ao casar e então os documentos atuais estavam com nome diferente das certidões de nascimento. Então ontem enviei as certidões de casamento de inteiro teor por digitação, apostiladas.
Até li aqui no forum em alugum lugar que poderia ser uma certidão de casamento simples, mas achei melhor mandar de inteiro teor, apostilada, tudo certinho....
Uma dúvida que fiquei é se, já que eles pediram a certidão de casamento, será que o casamento já vai ser averbado de uma vez? Provavelmente não, né? Alguém já passou por algo parecido?
@pessoALL já avisei por várias vezes que mulheres que tiveram o nome modificado pelo casamento, solicitar ao cartório a averbação e deixando bem destacado na frente da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica que houve alteração do nome... A Sra. Conservadora da 3ªCRC não perdoa...
Alguma atualização sobre os processos numerados no fim de janeiro? Estou pensando em ligar na quinta. Alguém sabe se, caso o processo esteja já concluído, ligarmos no Consulado, eles passam o número do assento?
Bom dia! Estive um pouquinho ausente do fórum, porém, sempre lendo as notificações e acompanhando tudo.
Alguém poderia acertar a planilha ? Meu nome estava lá, mas sumiu ... com processo 105xx e numerado em 17/02 . Meu genro entregou em 06/02 por procuração . Estive na conservatoria início de abril e uma senhora bem simpática consultou o sistema e falou que só mais um bocadinho. ..rss uns 2 meses.
Alguém poderia recolocar na planilha ? Eu não sei mecher, muito obrigada !
@flavia_s_r vai ligar no consulado pra saber vai ter que contar com muita sorte e boa vontade do atendente, melhor ligar na LR mesmo. @Tania Regina já arrumei lá.
Nossa, a 3a. CRC está querendo matar todo mundo de ansiedade. Não vejo a hora de deslanchar novamente.
@DanielHenriques nem me fala de ansiedade. Estou acompanhando o post e a planilha pra ver se atualiza estes de janeiro, pra tentar ter uma ideia dos prazos para o meu processo e da minha irmã. Acho que deve ter muitos processo indo para a 3 CRC do Porto, não é possível, emperrou os processos de lá, poxa! Se der alguma exigência, eles só comunicam perto do prazo para liberação? Ou já teriam avisado?
Finalmente o processo do meu Pai foi concluído, agora é a minha vez Uma duvida que continuo, familia do meu pai é todas portuguesa, meu pai é brasileiro nascido no Brasil, consegui agora a cidadania dele e vou solicitar a minha....será necessário averba o casamento do meu pai para depois dar entrada na minha cidadania ??
Liguei na LR agora e eles já estão até informando que o tempo de espera pode ser superior a 30 minutos. Nunca tinha ouvido essa mensagem antes. Vou ligar amanhã de manhã, umas 5h da manhã... #Chatiado #Acelera3CRC #Desempaca3CRC
Comentários
O do meu pai foi numerado 30 de janeiro e a moça disse q ainda esta em fase inicial. Nao tenho nem ideia do que significa.
Espero que saia até fim de junho.
O meu processo agora penso em enviar para a CRC do porto mesmo
Eu liguei tem uns 10 dias e ouvi a mesma coisa, uma fase muito inicial, etc. O meu é de 23/02.
Tava vendo a planilha e fiquei bem confuso
Tem vários processos que o número é o mesmo... O q significa?
Hoje me informaram que meu processo foi numerado, mas o número dele (12902/2018) não faz sentido com os outros números que estão lá...
Alguém me da uma luz?
Boa noite, os números dos processos são diferentes, mas por questão de segurança não colocamos o número completo, alguns números são simpolizados pela letra x.
Esses processos que iniciam com a mesma numeração foram cadastrados no mesmo dia ou em datas próximas.
Boa noite não vi seu processo na planilha, mas a data da numeração do seu processo é a mesma do meu sogro, eu devo ligar na LR na sexta e posto aqui a situação.
Andei vendo as datas de conclusão da planilha e percebi que os processos entregues via correios, são concluídos geralmente no final do mês, entre os dias 20 e 29, ou seja, parece que a 3CRC trabalha nos processos ao longo do mês, mas o registro final só é feito no final do mês. Isso significa que realmente os processos são liberados em lotes, dessa forma acredito que na próxima semana teremos resposta de mais processos.
Vamos torcer!
Fase inicial é a mesma coisa que analise, ou seja, não começou a ser "trabalhado" ou já começou mas não foi atualizado no sistema da LR.
O Avô dela (minha noiva) por parte de mãe é Portiguês, ja falecido. A mãe da minha noiva foi casada a um tempo e usa até hoje o nome de casada, porém ja separou e fez a averbação.
Ao efetuar o preenchimento das informações para atribuição de nacionalidade, colocamos que ela era divorciada e mandamos uma certidão de casamento atenticada com a averbação.
Efetuamos a solicitação de atribuição de nacionalidade da minha sogra através 3ª Conservatoria de Porto.
Assim que sair o assento português dela iremos efetuar a solicitação de atribuição da minha noiva através da ACP e a dúvida é se teremos que efetuar transcrição de casamento da minha sogra pelo fato de ela usar nome de casada???
Outra dúvida é... quando o assento Português da minha sogra sair, vai constar o estado civil como divorciada ?? Se sim, acredito não precisar fazer transcrição... na verdade, não sei direito...
Atualmente o processo de transcrição de casamento ocorre após sair o assento português, ou seja, depois que o processo da mãe da sua noiva for concluído, ela terá que enviar outro processo solicitando a transcrição do casamento e quando o casamento for transcrito sua noiva poderá solicitar a cidadania dela.
Aqui no fórum, dizem que transcrição de casamento é melhor por Tondela.
Atualizando o andamento...
Estou fazendo os processos da minha sogra e da irmã dela, Maria Fernanda e Tereza Maria @Leodcs na planilha.
Os dois processos foram numerados dia 15/12, mas caiu em exigência dia 28/03, por conta das duas terem modificado o sobrenome ao casar e então os documentos atuais estavam com nome diferente das certidões de nascimento.
Então ontem enviei as certidões de casamento de inteiro teor por digitação, apostiladas.
Até li aqui no forum em alugum lugar que poderia ser uma certidão de casamento simples, mas achei melhor mandar de inteiro teor, apostilada, tudo certinho....
Uma dúvida que fiquei é se, já que eles pediram a certidão de casamento, será que o casamento já vai ser averbado de uma vez? Provavelmente não, né?
Alguém já passou por algo parecido?
Abraços!
O casamento não será averbado
Apos a atribuição,terá que enviar novos documentos para fazer a transcrição do casamento
@Maria Nélida, já imaginava... então depois lá se vai mais uma pequena fortuna em certidões, correio e taxas em euro, né... $$$
Mas é isso aí, o resultado compensa.
Alguma atualização sobre os processos numerados no fim de janeiro? Estou pensando em ligar na quinta. Alguém sabe se, caso o processo esteja já concluído, ligarmos no Consulado, eles passam o número do assento?
Alguém poderia acertar a planilha ? Meu nome estava lá, mas sumiu ... com processo 105xx e numerado em 17/02 . Meu genro entregou em 06/02 por procuração .
Estive na conservatoria início de abril e uma senhora bem simpática consultou o sistema e falou que só mais um bocadinho. ..rss uns 2 meses.
Alguém poderia recolocar na planilha ? Eu não sei mecher, muito obrigada !
@Tania Regina já arrumei lá.
Nossa, a 3a. CRC está querendo matar todo mundo de ansiedade. Não vejo a hora de deslanchar novamente.
Uma duvida que continuo, familia do meu pai é todas portuguesa, meu pai é brasileiro nascido no Brasil, consegui agora a cidadania dele e vou solicitar a minha....será necessário averba o casamento do meu pai para depois dar entrada na minha cidadania ??
O ACP está com melhor tempo pra conclusões de processos do que a 3ªCRC