Mas não dou certeza pq não fiz essa pergunta diretamente a ela... Que por sinal me atendeu muito bem. Disse que ligação efetiva inclui, passagens frequentes para portugal ou endereço aqui ou clube portugues certificado no BR... Ela disse que são as mesmas ligações efetivas que quem faz pelo casamento exige.
E FALO A TODOS... SÓ A CRC LISBOA PODE RESPONDER SOBRE ESSA "CONVERSÃO"
Os demais orgãos (IRN, outras conservatorias, assesoria ao imigrante, e outros) ainda não estão instruidos, portanto, só escutem o pessoal da CRC, pessoalmente... Pois o telefone vai pra uma central..
Tá muito no inicio eles ainda não tão bem informados, então como fui pessoalmente lá já tenho essa certeza.
@Leonardo Oliveira primeiramente muito obrigada por compartilhar conosco essa noticia!! Uma pergunta: algum desses documentos precisou ser apostilado e/ou reconhecido em cartório e/ou qualquer outra coisa do género? Ou foram todos copias simples? Obrigada!
Não sei se alguém já perguntou aqui, se meu pensamento é correto e tb não estou com tempo suficiente para procurar um ponto específico (se alguém já perguntou, peço desculpas e por favor, se houve resposta e puderem me dizer onde está eu agradeço demais), mas a Conservatória que tratará da atribuição dos netos ESTRANGEIROS é a de Lisboa, correto? Ao meu ver os netos NATURALIZADOS não são mais estrangeiros. Será que a "conversão" da naturalização para atribuição , ou seja, dos nacionais, não poderia ser solicitada em outras Conservatórias? Pode ser uma viagem muito louca a minha, mas talvez não seja...
Documentos portugueses são copias simples, documentos brasileiros precisão ser apostilhados, o antecedentes criminais eu tirei pela internet. Só a CRC lisboa vai tratar de netos estrangeiros e de naturalizados por enquanto.
Mesmo que não coloquem no site, se conseguirmos uma resposta definitiva do CRC Lisboa, mesmo que por e-mail. Acredito eu não ser necessário diante dos relatos que estamos tendo aqui. Mas que iria nos dar uma segurança maior, isso daria.......
@rodrigoufl Os advogados precisavam dizer que já está na hora de agir,pois já tendo processos chegando e pessoas relatando como é fazer a conversäo,ninguém iria usar mais os advogados.Eles precisam aproveitar essa hora que as pessoas estäo confusas para vender seu peixe,antes que seja tarde demais pra eles
O mister "M" respondeu o meu e-mail mandou o orçamento e disse que os naturalizados NÃO precisam provar ligação efetiva. Cara, muita felicidade! Só notícias boas!!!!!
@Henrique Brasil e @wesley Alves, exatamente isso! Mas o que eu queria era a confirmação dele de que para o naturalizado não precisaria comprovar ligação efetiva. Até por que esse cara cobra quase o dobro da média dos advogados da área, mesmo que fosse pra contratar alguém...o mister M jamais!
@Rodrigoufl Sobre o preenchimento do formulário 1D, as minha opinião baseada em chutologia científica é a seguinte: Quadro 1 Campo 4: Se vc, como eu, não tem o cartão do cidadão, acho melhor colocar o número do assento de nascimento Português que do RG brasileiro. Campo 5: copie do assento Campo 6: CRC tal CEP: coloque o dígito faltante à esquerda. Campo 7: nacionalidade: portuguesa derivada Quadro 2: preencher os campos 1 e 2, se tiver os dados, baseado na tese de que o que abunda não prejudica, embora a orientação da CRC seja para deixar em branco. Campo 5: circunstância relevante: NACIONALIDADE DERIVADA JÁ ADQUIRIDA Quadro 3: em branco Quadro 4: outros documentos Assento de nascimento número tal. Ajudei ?
Ora pois... Isso aqui ta mais rapido que nem a BandNews: "De vinte em vinte minutos tudo pode mudar!" Tenho certeza que 20 min sem entrar aqui da pra ficar 100% desatualizado. Nem sei mais onde parei de acompanhar e creio que daqui a pouco vamos bater as 100 paginas.
Mais uma vez, desde o início, vem se falando que NÃO deve haver prova de ligação efetiva aos netos já naturalizados, sem nenhuma indicação real em sentido contrário. Mas há sempre aquelas teorias fundamentadas nos recônditos de alguns pensadores mais “criativos”!
Pessoal! Boa tarde! Sou novo no Fórum, mas estou sempre acompanhando as discussões. Minha mãe é naturalizada, já tem o passaporte e o cartão do cidadão. Também estou pensando em enviar o processo dela com o pedido de averbamento no assento de nascimento para a modalidade de atribuição.
Também fiz contato com o CRC de Évora, e também recebi a mesma resposta to amigo acima.
Fiz contato com o CRC de Lisboa via e-mail e vou aguardar maiores informações.
Segue o e-mail recebido pelo CRC de Évora.
Exma Senhora
Tratando-se de processo de competência da Conservatória dos Registos Centrais, sugiro que envie um mail a essa conservatória, para o endereço registos.centrais@irn.mj.pt colocando as dúvidas que tem e de onde obterá as explicações mais certas e fidedignas.
Informo, ainda assim, que na sequência da alteração da lei da nacionalidade e do respetivo regulamento, os cidadãos portugueses que tenham adquirido a nacionalidade portuguesa, com base no anterior n.º 4 do art.º 6.º da LN, podem agora requerer a sua atribuição mediante apresentação do impresso de modelo aprovado e pagamento do respetivo emolumento (175,00€), acompanhado do certificado do registo criminal do país da naturalidade e da(s) residência(s), se diferente(s) de Portugal, e solicitar, após notificação da CRCentrais, o registo da atribuição, o qual será feito por averbamento ao assento de nascimento já lavrado.
Mais informo que o pedido deve ser endereçado à Conservatória dos Registos Centrais, e o vale postal internacional deve ser emitido a favor de: Instituto dos Registos e do Notariado – Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa, Rua Rodrigo da Fonseca, nº 198-202 1099-003 LISBOA, PORTUGAL
Com os melhores cumprimentos A Conservadora, Maria Isabel Esteves de Figueiredo Dias Azedo
Vocês viram que nas instruções de preenchimento do documento diz: 4-Documento de identificação: passaporte, título ou autorização de residência ou outro documento de identificação equivalente, emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia, de que o interessado seja titular. Acho que RG brasileiro não vai servir. Vou usar o cartão cidadão, que foi a única coisa que precisei também para transcrever meu casamento. Não tenho o assento de nascimento então espero que baste.
@rodrigoufl Pelo menos é um "norte" para a ideia de todo um grupo, acredito que ela como funcionária de uma CRC não ia passar uma informação errada. Vamos aguardar maiores informações da CRC de Lisboa.
Comentários
Os demais orgãos (IRN, outras conservatorias, assesoria ao imigrante, e outros) ainda não estão instruidos, portanto, só escutem o pessoal da CRC, pessoalmente... Pois o telefone vai pra uma central..
Tá muito no inicio eles ainda não tão bem informados, então como fui pessoalmente lá já tenho essa certeza.
Relaxa, vc não foi o único e nem o último também.
Uma pergunta: algum desses documentos precisou ser apostilado e/ou reconhecido em cartório e/ou qualquer outra coisa do género? Ou foram todos copias simples? Obrigada!
Não sei se alguém já perguntou aqui, se meu pensamento é correto e tb não estou com tempo suficiente para procurar um ponto específico (se alguém já perguntou, peço desculpas e por favor, se houve resposta e puderem me dizer onde está eu agradeço demais), mas a Conservatória que tratará da atribuição dos netos ESTRANGEIROS é a de Lisboa, correto? Ao meu ver os netos NATURALIZADOS não são mais estrangeiros. Será que a "conversão" da naturalização para atribuição , ou seja, dos nacionais, não poderia ser solicitada em outras Conservatórias?
Pode ser uma viagem muito louca a minha, mas talvez não seja...
Mesmo que não coloquem no site, se conseguirmos uma resposta definitiva do CRC Lisboa, mesmo que por e-mail. Acredito eu não ser necessário diante dos relatos que estamos tendo aqui. Mas que iria nos dar uma segurança maior, isso daria.......
Sobre o preenchimento do formulário 1D, as minha opinião baseada em chutologia científica é a seguinte:
Quadro 1
Campo 4: Se vc, como eu, não tem o cartão do cidadão, acho melhor colocar o número do assento de nascimento Português que do RG brasileiro.
Campo 5: copie do assento
Campo 6: CRC tal
CEP: coloque o dígito faltante à esquerda.
Campo 7: nacionalidade: portuguesa derivada
Quadro 2: preencher os campos 1 e 2, se tiver os dados, baseado na tese de que o que abunda não prejudica, embora a orientação da CRC seja para deixar em branco.
Campo 5: circunstância relevante:
NACIONALIDADE DERIVADA JÁ ADQUIRIDA
Quadro 3: em branco
Quadro 4: outros documentos
Assento de nascimento número tal.
Ajudei ?
Isso aqui ta mais rapido que nem a BandNews: "De vinte em vinte minutos tudo pode mudar!"
Tenho certeza que 20 min sem entrar aqui da pra ficar 100% desatualizado. Nem sei mais onde parei de acompanhar e creio que daqui a pouco vamos bater as 100 paginas.
Também fiz contato com o CRC de Évora, e também recebi a mesma resposta to amigo acima.
Fiz contato com o CRC de Lisboa via e-mail e vou aguardar maiores informações.
Segue o e-mail recebido pelo CRC de Évora.
Exma Senhora
Tratando-se de processo de competência da Conservatória dos Registos Centrais, sugiro que envie um mail a essa conservatória, para o endereço registos.centrais@irn.mj.pt colocando as dúvidas que tem e de onde obterá as explicações mais certas e fidedignas.
Informo, ainda assim, que na sequência da alteração da lei da nacionalidade e do respetivo regulamento, os cidadãos portugueses que tenham adquirido a nacionalidade portuguesa, com base no anterior n.º 4 do art.º 6.º da LN, podem agora requerer a sua atribuição mediante apresentação do impresso de modelo aprovado e pagamento do respetivo emolumento (175,00€), acompanhado do certificado do registo criminal do país da naturalidade e da(s) residência(s), se diferente(s) de Portugal, e solicitar, após notificação da CRCentrais, o registo da atribuição, o qual será feito por averbamento ao assento de nascimento já lavrado.
Mais informo que o pedido deve ser endereçado à Conservatória dos Registos Centrais, e o vale postal internacional deve ser emitido a favor de:
Instituto dos Registos e do Notariado – Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa, Rua Rodrigo da Fonseca, nº 198-202
1099-003 LISBOA, PORTUGAL
Com os melhores cumprimentos
A Conservadora, Maria Isabel Esteves de Figueiredo Dias Azedo
Estou na fé que vai da certo para todos!
http://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-de-portugueses/