Atribuição para menores de idade

1394041424345»

Comentários

• LeticialeleLeticialele Member, Moderator

@Joyceqc , a certidão do requerente, menor ou maior, é por cópia reprográfica do livro, apostilada.

• @Joyceqc

Seu processo por Vila do Conde finalizou com o assento em que data?

A sua gastou mais ou menos o mesmo tempo (e correu mais risco), mas menores têm prioridade pelo ACP e tem completado em 2-3 meses. Considere.

Voce precisa fazer a transcrição de casamento se o declarante de seu filho foi o pai.

• @gandalf

Finalizou com o registro data de 20/10. Minha transcrição de casamento na está no consulado RJ e agora estou providenciando os documentos do meu filho.

Vou mandar para a ACP mesmo, mas já estarei em Portugal.

• @gandalf

Aproveitando você tem o endereço da ACP?

• @Joyceqc

Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351-22-557-3849

• @gandalf

Muito obrigada!

• minha neta faz 18 anos no final deste mes, novembro 2021, estou aprontando a documentaçao dela. Até que dia posso dar enviar a documentaçao dela, sem pagar as taxas å

@heleno , tem que dar entrada na Conservatória antes que ela complete 18 anos!

• @heleno

Como ela disse, "dar entrada", significa o processo ser numerado. Sendo otimista, por DHL seriam uns 10 dias corridos entre você entregar na loja da DHL até 17 horas, e ele chegar no ACP e ser numerado. Dependendo de onde mora DHL leva 4 ou 5 dias úteis mínimo.

HOJE é o seu prazo limite para ser numerado até dia 26. Se entregar amanhã a numeração cairá na segunda feira dia 29, e não haveria tempo hábil.

Se não entregar HOJE, espere ele completar a maioridade, e pague a taxa de €175, com a documentação ajustada para maiores.

• Boa noite!

O filho da minha sobrinha faz 18 em fevereiro. O processo da minha sobrinha foi aprovado pela ACP mas falta o assento e posteriormente a transcrição de casamento, pois ela é a portuguesa e não foi a declarante.

Como Ponta Delgada está demorando mais do que o habitual, acredito que a transcrição não ficará pronta até fevereiro.

Estava pensando em orienta-lá a mandar o processo do filho sem a transcrição efetivamente feita (estará na conservatória) e provavelmente cairá em exigência, mas pelo menos ela não terá que pagar os 175 euros e logo a seguir a transcrição estará praticamente pronta.

Seria esse o melhor caminho com as circunstâncias apontadas?

Obrigada!

• Prezados, enviei a documentação da minha irmã para a ACP há pouco mais de 1 mês. Ainda não recebi nenhum e-mail ou protocolo. É normal? Estou ficando preocupada.

@Ncaltabiano , não é normal. Verificou na caixa de spam?

Mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt dando nome, data de nascimento, filiação e Conservatória em que se encontra o processo e peça o número do processo e a chave de acompanhamento.

Só respondem ao mesmo endereço de e-mail que foi informado no formulário 1C

• @Leticialele muito obrigada. Vou entrar em contato por esse e-mail

• VMSVMS Member

@Leticialele

Feliz Ano Novo Leticia

tenho uma pergunta

1 - no preenchimento do formulário 1C para menor de idade, onde consta email do menor o que se coloca???

pois são crianças de 01 e 03 anos e não possuem email?

2 - As crianças, embora muito pequenas, possuem RG ... é bom enviar cópia autenticada com apostilamento de Haya ou não é necessário?

ou Não é preciso mencionar?

@VMS , coloca o email e o endereço do responsável, pai ou mãe!!

Preencha o quadro 3 com os dados do português em primeiro lugar e, depois, do outro responsável.

Não precisa mandar cópia do RG de menores de 14 anos. Será um gasto inútil com autenticação e apostilamento!!

• Boa tarde!

Minha sogra enfim portuguesa.

Me ajudariam com o procedimento para atribuição das netas menores de idade? A mae delas ainda nao e portuguesa.

obrigado!

@Sutterrodrigo , por que não faz a atribuição da mãe, como filha de portuguesa?

Leva 6 meses no ACP.

Depois, a atribuição das menores, de 2 a 3 meses!!

• SutterrodrigoSutterrodrigo Member
    editado January 4

@Leticialele Hummm. Pior que fizemos as certidoes das crianças apostiladas... a ideia era dar entrada junto com a da mae.... qual e a validade desta documentação?

@Sutterrodrigo , 1 ano a partir da emissão.

Se você mandar o processo da mãe logo, dará tempo.

Lembre que, se não foi sua sogra a declarante do nascimento da filha, terá que transcrever o casamento.

• @Leticialele sim! casamento sendo transcrito no rio, estamos aguardando. obg!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.