Olha, estou pra ir em Portugal fazer pessoalmente, tenho toda documentação do meu bisavô, inclusive o batismo da minha bisavo que tbm é portuguesa para fazer a transcrição. quero saber qual a media de tempo e aonde tenho que ir, li que algumas levam 15 dias outras 1 mes, no meu caso farei 3, meu avo, minha mae e eu o que eu tenho que levar? a documentação normal apostilada e firma por autenticidade e procuração de cada um por autenticidade e apostilada? Eu pretendo ir e ficar até resolver isso, mas nao sei por onde começar devo levar em media 5mil euros
Daniela Ferreira deu entrada no dia 09/04 e hoje dia 26/05 ficou pronta, mesmo com o pedido de urgência não está saindo muito rápido, é bom se programar pra aguardar uns dias a mais. De qualquer forma agradeço ao Vesgo primeiramente pela criação deste post e a todos que ajudaram com dicas e instruções pra que corresse tudo bem no processo. Obrigada! Ao que ainda estão em busca, tragam a certidão de inteiro teor por fotocópia e apostilhada também, tentem na conservatória de Estarreja que não é muito conhecida, eu só insisti em Ovar pois só possuía aqui a minha certidão de inteiro teor normal. Boa sorte a todos e novamente muito, muito Obrigada!
Conservatória de Estarreja, não tem autonomia para deferir processos, ou seja, apenas as recebe e encaminha para CRC de Aveiro. Portanto, eu não indicaria.
Eu sugiro que tentem entrar em contato com a CRC de Coimbra, pois vi um relato, que realizou presencialmente o processo que ficou pronto em 6 dias, porém, apenas li, não posso garantir a veracidade.
@Beatriz Marques voce tbm fez pessoalmente ? To pensando em ir passar 3 meses, preciso fazer 3, um de cada vez .... Mas se caso demore eu queria ficar por la e arrumar um freelance, sei la, pretendo ficar só ate sair a minha cidadania mesmo
Cralima fiz presencialmente em Ovar, agendei ainda no Brasil, antes de vir. Agende todos os processos, traga tudo que for necessário. Não é tão complicado de arrumar emprego assim como dizem em alguns grupos, o que não dá é pra escolher muito mas trabalho tem sim.
Estou para enviar a documentação para minha irmã que mora na Espanha essa semana. Vamos começar a tentar por alguma de Porto ou VNG, não temos a certidão de nascimento da esposa do português.
Boa noite Galera... e acho que boa tarde ai no Brasil...
Estou aqui para contar o meu processo pessoalmente aqui em porto o prazo e alguns perrengues hahaha
Cheguei aqui em Porto dia 13/05 com as marcações de transcrição de casamento dos meus pais e as de atribuição tambem, sendo que eu vim para realizar a minha atribuição e da minha irmão tambem. Bom então no dia 16/05 estava marcado a transcrição de casamento na 4CRC de Porto as 10:30 da manhã, chegando la estava apenas com 2 pessoas na frente e foi muito rapido, demorei acho que 15 minutos la dentro, a moça que me atendeu se nao me falha a memoria nome era Ana, foi atenciosa, levei um monte de documento e ela ja me devolveu a maior parte deles dizendo que nao precisava e ficou apenas com a certidao de casamento, certidao de nascimento da minha mae brasileira e o xeroc autenticado e apostilado do passaporte dela e como eu estava junto com meu pai ela pegou o BI dele daqui e apenas isso. Eu perguntei a ela quanto tempo estaria pronto a transcrição e ela me disse que até o final da semana ela achava que estaria, mas como tinha muitos processos e era apenas poucas funcionarias ela nao daria certeza, mas eu estava com as atribuições marcadas em OVAR na segunda feira seguinte (22/05) e pedi a ela uma ajuda nisso, ela anotou no papel e disse que ficaria pronto na segunda para eu nao me preocupar, que eu nao precisaria ir busca-la, pois as concervatorias sao lincadas entre elas pela internet e la em OVAR eles teriam acesso quando ja estivesse pronta. Bom desta forma ali paguei os 120,00 euros e fui embora. Ai é que aconteceu ´´perrengue´´ da segunda feira,.. eu tinha dois dias marcados antecipados para atribuições em OVAR um no dia 22 e outro no dia 23 para realizar a minha atribuição e no outro dia o da minha irmã, e assim foi, cheguei em Ovar, e estava marcado meu horario de 14h30, alguns minutos de atraso fui chamada a mesa e me desculpem eu esqueci o nome da funcionaria que me atendeu, mas acho que é só ela que faz os atendimentos presenciais de atribuição em Ovar. Entreguei os meus documentos todos, e ela logo que viu que quem me declarou no nascimento foi minha mae me perguntou se eu tinha realizado a transcrição, eu disse que sim e que tinha ido na terça feira dia 16 em Porto e a moça tinha me dito que era só ela entrar no sistema que estaria constando lá.... MASSSS nao estava, a Ana nao tinha feito tinha esquecido ou algo do tipo, e entao ela me disse, nao posso da continuar porque como sua mae que te declarou no nascimento e seu pai que é o Portugues eu nao posso realizar o seu processo, ligue para a 4crc e converse. MORRII aquela hora, mas lembrei que a minha irma, quem declarou ela no nascimento foi meu pai, entao ela nao precisava de trasncrição de casamento e passei os documentos dela (PROCURAÇÃO, passaporte autenticado e apostilado, certidao de nascimento do meu pai e nao precisou do modelo 1C, pois quando se realiza pessoalmente com HORARIO MARCADO nao precisa deste documento, sendo o processo seu ou nao). Entao ela continou com o da minha irma enquanto eu tentava falar com a 4CRC (E TENTEI POR VARIOSSSS MINUTOS E NAO ATENDERAM). No dia seguinte dia 23/05 acordei cedo e fui para a 4CRC de Porto pois precisava da transcrição pronta ate as 14h30 quando estava marcado a atribuição em Ovar. Cheguei lá ainda estava fechado (HAHA) fui a primeira e conversei diretamente com a Ana que tinha me atendido aquele dia, ela falou que tinha esquecido de mim, me pediu muitas desculpas e disse para eu nao me preocupar que ela ia faze-la ate o horario. Nao muito contente porque ja queria sair de lá com elas em maos, sair rezando e fui para Ovar, as 14h em PONTO a Ana me liga dizendo que ESTAVA PRONTA A MINHA TRANSCRIÇÃO (AMEMMM), e tudo correu bem, consegui fazer a atribuição sem problemas.
Recebi entao um email na sexta feira dia 26/05 dizendo que minha certidao ja estava pronta e que poderia ir busca-la. Como ja estava tarde, fui hoje (29/05) e ela estava lá, perguntei sobre a da minha irma e uma senhora foi olhar lá dentro e disse que se eu esperasse um bucadinho ela ja me entregaria q ela estava em processo, enquanto isso lá mesmo ja dei entrada no meu cartao cidadao que vai estar pronto daqui 3 dias, pedi com urgencia e paguei 30 euros. E quando acabei o moço da veio me entregando a certidao de minha irma e tudo estava feito.
Resumindo em 15 dias contanto com o FDS consegui realizar o processo todo. E SIM OVAR É MUITO RAPIDO!!!
Desculpem o TEXTAO, mas acho que deu pra contar tudo em detalhes hahahaha
Você chegou a levar o formulário 1c? não sei como fazer no meu caso.
Minha irmã que vai fazer da avó, mãe, tias, e ela, eu e primos.... não sei se envio com o vale postal, ou deixo em branco para ela pagar na hora na conservatória
@cynthia, baita susto viu hahaha mas graças a Deus depois deu tudo certo. haha
@pedro, eu trouxe o modelo 1C preenchido pela minha irma mas nao assinado, mas como eu trouxe a procuração dela dando poderes a mim e era feito pessoalmente com agendamento nao precisou dele, nem no caso na trascrição de casamento que eu trouxe o formulario preenchido e nem na atribuição minha e da minha irma.
Se voce for enviar para ela fazer pessoalmente aqui em Porto com agendamento, mande a procuração de todos e neste caso nao precisará do modelo 1C e ela pode pagar na hora na conservatoria com o recibo em seu nome ou no dela.
Tb interessado no modelo de procuração. Minha irma contatou VNG (onde temos esperança de fazer sem transcrição do casamento do pai português) e disseram que para fazer pessoalmente "melhor levar procuração dando poder a quem vai pessoalmente, do que o 1c" Amanhã ligaremos de novo para confirmar
P R O C U R A Ç Ã O Eu ____________________________________________________, no estado de _______________ natural da freguesia de _________________________ concelho de _____________, filha de ________________________________________________ e de _______________________________________________, com residência habitual em __________________________________________________________________, de nacionalidade___________________ portadora do passaporte n.º_____________ emitido em ____/____/_____, por _________________, constitui sua procuradora a Senhora ______________________________________________, portadora do passaporte n.º_____________ emitido em ____/____/_____, por ______________________, com residência habitual em _____________________________________________________________________, a quem confere poderes especiais para o registar como português, na Conservatória dos Registos Centrais, podendo para o efeito declarar, praticar e assinar tudo o que seja necessário ao indicado fim, nomeadamente a declaração para fins de inscrição de nascimento ou de atribuição da nacionalidade, podendo, se necessário, substabelecer os poderes que lhe forem conferidos. Em ____________________aos ___________, de ___________de ____________. __________________________________________________ (Assinatura)
Apenas mude algum como filhA pra filhO, portadorA pra portadoR e etc.
E mais uma novidade gente a carta para fazer a retirada do meu cartao cidadão chegou na quinta feira passada de manhã, fui correndo na 4CRC de Porto para fazer a retirada, logo dali perguntei quanto tempo demoraria para pedir o passaporte, a moça me disse que ali eles nao realizavam esse processo mas que poderia me dirigir a uma Loja do Cidadão que ficava pronto 48h pedindo com urgencia. Sendo assim tinha uma loja a 10 minutos de caminhada, fiz o pedido paguei o valor 90 euros, o senhor me disse para eu ligar para ele no dia seguinte pois como eu tinha pedido com urgencia talvez ja tivesse pronto, mas caso nao estivesse com toda a certeza na segunda feira dia 05/06 estaria, mas eu ia viajar para Madrid na sexta feira nao liguei para ele. Mas voltei ontem na loja do cidadao e lá estava meu passaporte. Entao gente fiquei em Porto 25 dias e consegui realizar todo o processo e ja voltar com o passaporte em mãos.
@carolina esqueci de mandar os documentos pra voce Para a atribuição foi a certidao de nascimento de inteiro teor autenticada e apostilada, certidao de nascimento do progenitor portugues, eu levei a fotocopia do meu passaporte autenticada e apostilada mas ela disse que como estava fazendo pessoalmente nao precisaria, dei o meu original e a transcrição de casamento dos meus pais. E o modelo 1C ela tambem nao quis pois eu estava fazendo com o horario marcado, ai ela disse que nao precisava.
Para pedir o da minha irmã foi esses mesmos documentos mais a procuração.
Fiquei muito esperançoso com seu relato, porém oque você relatou vai contra todos os relatos existentes no forum de que as conservatorias não tem uma fila preferencial para processos feito presencialmente e sim respeita a mesma fila dos correios, você pediu urgencia ou algo do tipo?
Adicionei informaçoes das CRCs que liguei, segue abaixo como ficou por enquanto.
CRC de Almada: não atendeu CRC da Amadora Arquivo Central do Porto: atende pessoalmente sem agendamento, s/ detalhes de documentação CRC de Aveiro CRC do Barreiro CRC de Braga: Não precisa agendar, prazo: Só informam o prazo após verificarem os documentos. CRC da Coimbra: Não precisa agendar, prazo: de "Meio ano a um ano" CRC de Évora CRC de Faro CRC de Guimarães CRC de Pombal: Precisa agendar (15 dias antes) - Prazo: 6 meses CRC de Portalegre: Não precisa agendar - Só informam o prazo após verificarem os documentos. 3.ª CRC do Porto: atende sem agendamento, não deu mais detalhes de documentação CRC De Tavira: não atendeu CRC de Santarém: não atendeu CRC de Silves CRC de Torres Vedras
@Andrey se você conseguir falar com mais algumas dessas CRC, teria como postar aqui, por favor? Estou indo pessoalmente para dar entrada no dia 3 de julho. Não me importo com o prazo, só com o fato de não precisar de agendamento tendo em vista que na semana que vem eu já viajo.. Obrigada!
@Vlad Pen, por enquanto vou arriscar a fazer presencialmente em Ovar, no qual a mesma não me deu prazo mas me confirmou ser mais rapido, ela confirmou que a fila de quem faz presencialmente é uma e dos correios é outra.
@Nathalia vou colocar sim, amanha tentarei contato com as demais conservatórias, para você que vai sem agendamento, eu indico por enquanto a ACP Porto, não informou prazo mas informou ser a mais rapida que atende sem agendamento.
Comentários
quero saber qual a media de tempo e aonde tenho que ir, li que algumas levam 15 dias outras 1 mes, no meu caso farei 3, meu avo, minha mae e eu o que eu tenho que levar?
a documentação normal apostilada e firma por autenticidade e procuração de cada um por autenticidade e apostilada? Eu pretendo ir e ficar até resolver isso, mas nao sei por onde começar devo levar em media 5mil euros
Eu sugiro que tentem entrar em contato com a CRC de Coimbra, pois vi um relato, que realizou presencialmente o processo que ficou pronto em 6 dias, porém, apenas li, não posso garantir a veracidade.
Estou aqui para contar o meu processo pessoalmente aqui em porto o prazo e alguns perrengues hahaha
Cheguei aqui em Porto dia 13/05 com as marcações de transcrição de casamento dos meus pais e as de atribuição tambem, sendo que eu vim para realizar a minha atribuição e da minha irmão tambem.
Bom então no dia 16/05 estava marcado a transcrição de casamento na 4CRC de Porto as 10:30 da manhã, chegando la estava apenas com 2 pessoas na frente e foi muito rapido, demorei acho que 15 minutos la dentro, a moça que me atendeu se nao me falha a memoria nome era Ana, foi atenciosa, levei um monte de documento e ela ja me devolveu a maior parte deles dizendo que nao precisava e ficou apenas com a certidao de casamento, certidao de nascimento da minha mae brasileira e o xeroc autenticado e apostilado do passaporte dela e como eu estava junto com meu pai ela pegou o BI dele daqui e apenas isso. Eu perguntei a ela quanto tempo estaria pronto a transcrição e ela me disse que até o final da semana ela achava que estaria, mas como tinha muitos processos e era apenas poucas funcionarias ela nao daria certeza, mas eu estava com as atribuições marcadas em OVAR na segunda feira seguinte (22/05) e pedi a ela uma ajuda nisso, ela anotou no papel e disse que ficaria pronto na segunda para eu nao me preocupar, que eu nao precisaria ir busca-la, pois as concervatorias sao lincadas entre elas pela internet e la em OVAR eles teriam acesso quando ja estivesse pronta. Bom desta forma ali paguei os 120,00 euros e fui embora.
Ai é que aconteceu ´´perrengue´´ da segunda feira,.. eu tinha dois dias marcados antecipados para atribuições em OVAR um no dia 22 e outro no dia 23 para realizar a minha atribuição e no outro dia o da minha irmã, e assim foi, cheguei em Ovar, e estava marcado meu horario de 14h30, alguns minutos de atraso fui chamada a mesa e me desculpem eu esqueci o nome da funcionaria que me atendeu, mas acho que é só ela que faz os atendimentos presenciais de atribuição em Ovar. Entreguei os meus documentos todos, e ela logo que viu que quem me declarou no nascimento foi minha mae me perguntou se eu tinha realizado a transcrição, eu disse que sim e que tinha ido na terça feira dia 16 em Porto e a moça tinha me dito que era só ela entrar no sistema que estaria constando lá.... MASSSS nao estava, a Ana nao tinha feito tinha esquecido ou algo do tipo, e entao ela me disse, nao posso da continuar porque como sua mae que te declarou no nascimento e seu pai que é o Portugues eu nao posso realizar o seu processo, ligue para a 4crc e converse. MORRII aquela hora, mas lembrei que a minha irma, quem declarou ela no nascimento foi meu pai, entao ela nao precisava de trasncrição de casamento e passei os documentos dela (PROCURAÇÃO, passaporte autenticado e apostilado, certidao de nascimento do meu pai e nao precisou do modelo 1C, pois quando se realiza pessoalmente com HORARIO MARCADO nao precisa deste documento, sendo o processo seu ou nao). Entao ela continou com o da minha irma enquanto eu tentava falar com a 4CRC (E TENTEI POR VARIOSSSS MINUTOS E NAO ATENDERAM).
No dia seguinte dia 23/05 acordei cedo e fui para a 4CRC de Porto pois precisava da transcrição pronta ate as 14h30 quando estava marcado a atribuição em Ovar. Cheguei lá ainda estava fechado (HAHA) fui a primeira e conversei diretamente com a Ana que tinha me atendido aquele dia, ela falou que tinha esquecido de mim, me pediu muitas desculpas e disse para eu nao me preocupar que ela ia faze-la ate o horario. Nao muito contente porque ja queria sair de lá com elas em maos, sair rezando e fui para Ovar, as 14h em PONTO a Ana me liga dizendo que ESTAVA PRONTA A MINHA TRANSCRIÇÃO (AMEMMM), e tudo correu bem, consegui fazer a atribuição sem problemas.
Recebi entao um email na sexta feira dia 26/05 dizendo que minha certidao ja estava pronta e que poderia ir busca-la. Como ja estava tarde, fui hoje (29/05) e ela estava lá, perguntei sobre a da minha irma e uma senhora foi olhar lá dentro e disse que se eu esperasse um bucadinho ela ja me entregaria q ela estava em processo, enquanto isso lá mesmo ja dei entrada no meu cartao cidadao que vai estar pronto daqui 3 dias, pedi com urgencia e paguei 30 euros.
E quando acabei o moço da veio me entregando a certidao de minha irma e tudo estava feito.
Resumindo em 15 dias contanto com o FDS consegui realizar o processo todo. E SIM OVAR É MUITO RAPIDO!!!
Desculpem o TEXTAO, mas acho que deu pra contar tudo em detalhes hahahaha
Beijos genteee
Você chegou a levar o formulário 1c? não sei como fazer no meu caso.
Minha irmã que vai fazer da avó, mãe, tias, e ela, eu e primos.... não sei se envio com o vale postal, ou deixo em branco para ela pagar na hora na conservatória
@pedro, eu trouxe o modelo 1C preenchido pela minha irma mas nao assinado, mas como eu trouxe a procuração dela dando poderes a mim e era feito pessoalmente com agendamento nao precisou dele, nem no caso na trascrição de casamento que eu trouxe o formulario preenchido e nem na atribuição minha e da minha irma.
Se voce for enviar para ela fazer pessoalmente aqui em Porto com agendamento, mande a procuração de todos e neste caso nao precisará do modelo 1C e ela pode pagar na hora na conservatoria com o recibo em seu nome ou no dela.
Quanto tempo de antecedencia você marcou em Ovar?
E quais foram os documentos necessários?
Obrigada.
Amanhã ligaremos de novo para confirmar
P R O C U R A Ç Ã O
Eu ____________________________________________________, no estado de _______________ natural da freguesia de _________________________ concelho de
_____________, filha de ________________________________________________ e de _______________________________________________, com residência habitual em __________________________________________________________________, de nacionalidade___________________ portadora do passaporte n.º_____________ emitido em ____/____/_____, por _________________, constitui sua procuradora a Senhora ______________________________________________, portadora do passaporte n.º_____________ emitido em ____/____/_____, por ______________________, com residência habitual em _____________________________________________________________________, a quem confere poderes especiais para o registar como português, na Conservatória dos Registos Centrais, podendo para o efeito declarar, praticar e assinar tudo o que seja necessário ao indicado fim, nomeadamente a declaração para fins de inscrição de nascimento ou de atribuição da nacionalidade, podendo, se necessário, substabelecer os poderes que lhe forem conferidos.
Em ____________________aos ___________, de ___________de ____________.
Sendo assim tinha uma loja a 10 minutos de caminhada, fiz o pedido paguei o valor 90 euros, o senhor me disse para eu ligar para ele no dia seguinte pois como eu tinha pedido com urgencia talvez ja tivesse pronto, mas caso nao estivesse com toda a certeza na segunda feira dia 05/06 estaria, mas eu ia viajar para Madrid na sexta feira nao liguei para ele. Mas voltei ontem na loja do cidadao e lá estava meu passaporte. Entao gente fiquei em Porto 25 dias e consegui realizar todo o processo e ja voltar com o passaporte em mãos.
Para a atribuição foi a certidao de nascimento de inteiro teor autenticada e apostilada, certidao de nascimento do progenitor portugues, eu levei a fotocopia do meu passaporte autenticada e apostilada mas ela disse que como estava fazendo pessoalmente nao precisaria, dei o meu original e a transcrição de casamento dos meus pais. E o modelo 1C ela tambem nao quis pois eu estava fazendo com o horario marcado, ai ela disse que nao precisava.
Para pedir o da minha irmã foi esses mesmos documentos mais a procuração.
Minha vó o preencheu e reconheceu por autenticidade, e minha irmã dará entrada pessoalmente.
Fiquei muito esperançoso com seu relato, porém oque você relatou vai contra todos os relatos existentes no forum de que as conservatorias não tem uma fila preferencial para processos feito presencialmente e sim respeita a mesma fila dos correios, você pediu urgencia ou algo do tipo?
Que eu saiba, Tondela é a conservatória que não prioriza presencial. Ovar sempre priorizou.
CRC de Almada: não atendeu
CRC da Amadora
Arquivo Central do Porto: atende pessoalmente sem agendamento, s/ detalhes de documentação
CRC de Aveiro
CRC do Barreiro
CRC de Braga: Não precisa agendar, prazo: Só informam o prazo após verificarem os documentos.
CRC da Coimbra: Não precisa agendar, prazo: de "Meio ano a um ano"
CRC de Évora
CRC de Faro
CRC de Guimarães
CRC de Pombal: Precisa agendar (15 dias antes) - Prazo: 6 meses
CRC de Portalegre: Não precisa agendar - Só informam o prazo após verificarem os documentos.
3.ª CRC do Porto: atende sem agendamento, não deu mais detalhes de documentação
CRC De Tavira: não atendeu
CRC de Santarém: não atendeu
CRC de Silves
CRC de Torres Vedras
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/
@Nathalia vou colocar sim, amanha tentarei contato com as demais conservatórias, para você que vai sem agendamento, eu indico por enquanto a ACP Porto, não informou prazo mas informou ser a mais rapida que atende sem agendamento.