Eu estou indo em Janeiro para Portugal dar entrada no meu processo de atribuição e porque em 31 de Janeiro começam minhas aulas do mestrado em uma universidade portuguesa. Como vou chegar alguns dias antes para fazer a atribuição, pensei em entrar com visto de turista normal, já que meu programa de mestrado exige que eu faça um estágio de verão de 3 meses, mais ou menos, o que dariam no mínimo 8 meses em Portugal.
Minha atribuição é através do meu pai que está vivo e bem. Ele que registrou meu nascimento, então, pensei em fazer pela ACP.
Minha questão é: vale a pena eu entrar com o visto de turista? Ou seria melhor eu pedir o visto de estudante estrangeiro, mesmo?
@Flavia, como turista vc não precisa de visto..vc pode ficar até 3 meses e pode renovar por mais 3 meses.Acho que é aconselhável vc pedir o visto de estudante.
Não sei se alguém já passou por uma situação parecida, mas gostaria de compartilhar para poder discutir sobre o assunto. Fui até a Loja do Cidadão de Torres Vedras para dar entrada na atribuição de minha esposa, levei todos os documentos necessários (Certidão de Nascimento em Inteiro Teor Reporgráfica e Apostilada e o Documentos 1 C preenchido), fomos recepcionados e a funcinária do Balcão de Nacionalidade logo disse que o 1C não seria necessário, emitiu a Certidão de Nascimento de meu sogro e pediu os nossos números de telefone. Questionei quanto ao pagamento da taxa e algum protocolo de entrega e ela disse que não seria necessário, pois a doutora entraria em contato, mas que esse contato poderia demorar uns 2 meses. Passados os 2 meses e nada de contato, voltei a loja do cidadão e conversei com outra funcionária sobre o ocorrido e a mesma disse que os documentos estavam com a doutora e que eu deveria aguardar pelo telefonema. Esse modo de atuação me estranhou, pois já realizei outras 3 atribuições por correio, mas como dessa vez fomos diretamente ao balcão fiquei na dúvida se seria uma mais valia. O problema é que o tempo está passando e ninguém entrar em contato e estou ficando preocupado. Alguém já ficou sabendo de algo semelhante.
Comentários
Na verdade, estou buscando um conselho.
Eu estou indo em Janeiro para Portugal dar entrada no meu processo de atribuição e porque em 31 de Janeiro começam minhas aulas do mestrado em uma universidade portuguesa.
Como vou chegar alguns dias antes para fazer a atribuição, pensei em entrar com visto de turista normal, já que meu programa de mestrado exige que eu faça um estágio de verão de 3 meses, mais ou menos, o que dariam no mínimo 8 meses em Portugal.
Minha atribuição é através do meu pai que está vivo e bem. Ele que registrou meu nascimento, então, pensei em fazer pela ACP.
Minha questão é: vale a pena eu entrar com o visto de turista? Ou seria melhor eu pedir o visto de estudante estrangeiro, mesmo?
Abraços.
Não sei se alguém já passou por uma situação parecida, mas gostaria de compartilhar para poder discutir sobre o assunto.
Fui até a Loja do Cidadão de Torres Vedras para dar entrada na atribuição de minha esposa, levei todos os documentos necessários (Certidão de Nascimento em Inteiro Teor Reporgráfica e Apostilada e o Documentos 1 C preenchido), fomos recepcionados e a funcinária do Balcão de Nacionalidade logo disse que o 1C não seria necessário, emitiu a Certidão de Nascimento de meu sogro e pediu os nossos números de telefone.
Questionei quanto ao pagamento da taxa e algum protocolo de entrega e ela disse que não seria necessário, pois a doutora entraria em contato, mas que esse contato poderia demorar uns 2 meses.
Passados os 2 meses e nada de contato, voltei a loja do cidadão e conversei com outra funcionária sobre o ocorrido e a mesma disse que os documentos estavam com a doutora e que eu deveria aguardar pelo telefonema.
Esse modo de atuação me estranhou, pois já realizei outras 3 atribuições por correio, mas como dessa vez fomos diretamente ao balcão fiquei na dúvida se seria uma mais valia. O problema é que o tempo está passando e ninguém entrar em contato e estou ficando preocupado.
Alguém já ficou sabendo de algo semelhante.
Grato.