Meu relato acerca do processo de atribuição pessoalmente

11819202123

Comentários

  • Bom dia. Neste tópico tem alguma planilha com os dados de quem tá conseguindo resolver as atribuições? Obrigada.
  • @bruhviana a conservatória mais rápida está sendo ACP do Porto.
  • Olá @Vlad.
    Presencialmente quanto tempo mais ou menos?
  • editado May 2018
    Pessoal, estou sempre acompanhando o fórum e me ajudou um bocado em todo o processo. Se alguém puder me ajudar numa dúvida, ficarei muito grato.

    O processo de atribuição do meu pai, está para ser concluído na ACP do Porto, enviei a documentação em abril e já foi numerado e aprovado, está na parte final, segundo o atendente da LR. Pretendo ir para Portugal em Junho, e assim sendo, fazer minha atribuição presencialmente. Gostaria de saber se a documentação que preciso levar é a mesma das que enviei para a atribuição do meu pai, sendo: Certidão inteiro teor e cópia reprográfica, cópia do meu RG, Formulário 1C PREENCHIDO AQUI NO BRASIL COM O ASSENTO DO MEU PAI, todos devidamente autenticados e apostilhados em cartórios brasileiros? E se por ACP é o mais indicado para esse processo? Obrigado!
  • @Firmino..sim , a documentação é a mesma.Se seu pai foi o declarante do seu nascimento, faça o processo por ACP e não precisará transcrever o casamento dos seus pais.
  • @Vlad Pen, Muito obrigado! Ele é o declarante sim! Em relação ao Formulário 1C, caso o assento do meu pai não fique pronto antes da minha viagem, posso preencher o formulário estando em Portugal e levá-lo direto na ACP?
  • @Firmino vc pode assinar o formulário na frente da atendente na conservatória para não precisar reconhecer sua assinatura por autenticidade.
  • @Vlad Pen, entendi. Que bom! E assim sendo, descarto então o apostilhamento do formulário no Brasil, certo? Muito obrigado pelos esclarecimentos amigo.
  • formulário 1C é documento portugues

    só se apostila documento NÃO português
  • nribeironribeiro Member
    editado May 2018
    @bruhviana se quer "menos demora" (porque não há rapidez em nenhuma conservatória no momento) não recomendo a entrada presencial em Ovar, prefira a ACP Porto! Entrei presencialmente em OVAR dezembro de 2017 e o processo foi concluído apenas esse mês, depois de muita luta pra ter qualquer notícia (Ovar não atualiza os processos na Linha de Registos, então não tem como acompanhar por lá).

    Ovar é muito competente e os funcionários são ótimos, mas a demora e a falta de informação atrapalham muito. A Conservatória é bem pequena e conta com pouca gente para atender os diversos processos que entram todos os dias. Para se ter ideia, os processos enviados por correio estão levando 1 ano.
  • JacquelineSJacquelineS Unconfirmed
    Boa tarde, estou com algumas dúvidas, se alguém poder me ajudar

    1 - Para realizar a atribuição pessoalmente na ACP do PORTO, preciso agendar antes? onde consigo agendar?
    2 - O formulário modelo 1C, precisa ser assinado aqui no brasil, reconhecer firma e apostilar?

    Obrigada
  • @Jacqueline

    1- Não precisa agendar

    2- vc pode levar preenchido e assinar na frente do atendente.Não precisa apostilar.
  • JacquelineSJacquelineS Unconfirmed
    @Vlad Pen

    Obrigada!

    Tenho mais uma dúvida, a certidão de nascimento deve ser apresentada precisa ser por fotocópia ou inteiro teor ?
  • @JacquelineS para processos de atribuição a certidão de nascimento é por cópia reprográfica.
  • editado June 2018
    Boa noite galera, esse forúm me ajudou muito quando resolvi vir fazer minha cidadania em Portugal, tudo ficou resolvido em 20 dias na conservatória de Ovar porém foi em maio do ano passado e pelo que li aqui muita coisa já mudou. Agora preciso dar entrada no processo da minha irmã, o mais indicado então é a ACP do Porto é isso? Se puderem ajudar agradeço. Obrigada
  • @BeatrizMarques..sim, ACP está no momento mais rápida.
  • Olá pessoal! Dei entrada nos documentos através do consulado e já recebi a resposta de que meu processo está aqui no Brasil somente aguardando para me chamar para registro para retirada da cidadania (documentação). Mesmo ainda não tendo nada em mãos e assinado nada, será que posso já entrar com os pedidos diretamente em Portugal para minha esposa e filho?
  • @apescarolli, não entendi..vc deu entrada no processo de atribuição no consulado?
  • Olá portugueses e futuros portugueses!

    Vou relatar meu processo de atribuição pessoalmente também para tentar ajudar quem vier para cá fazer o mesmo.
    Cheguei em Porto no dia 10/05/18 para fazer minha atribuição pessoalmente, pois vi aqui no fórum que a ACP estava muito rápida e constatei que é verdade.
    Dei entrada no meu processo de atribuição no dia 15/05/18 (175 euros em dinheiro), pois a atribuição da minha mãe finalizou no dia 14/05/18 (o dela foi pelo Consulado de SP - levou 8 meses e 14 dias).
    Podem ver que o casamento da minha mãe não estava transcrito e ainda assim consegui dar entrada na ACP. Contudo a atendente deixou claro que era necessário fazê-la e o quanto antes, então foi o que eu fiz. No dia seguinte, 16/05/18, fui na 4 CRC (de Porto) para transcrever o casamento dos meus pais (na ACP não fazem transcrição), porém eles não fazem na hora, precisa agendar. Ficou para o dia 24/05/18. Retornei no dia agendado e levei todas as documentações (no dia do agendamento tem que levar também, pois eles analisam e se estiver tudo correto, ai sim eles agendam) fiz o pagamento de 120 euros em dinheiro e saí com o protocolo impresso. Levou 1 dia para ser concluído e a atendente deixou marcado que avisaria a ACP sobre o assento de casamento dos meus pais, para ficar tudo correto no meu processo de atribuição lá.
    Meu processo de atribuição foi finalizado no dia 29/05/18 (14 dias desde a entrada) e consegui agendamento na 4 CRC para transcrever meu casamento no dia 06/06/18. A atendente me deixou assustada dizendo que pelo pouco tempo que tenho de casamento, o SEF poderia criar empecilhos, pois faz só 2 meses que casei. Contudo depois que voltei na data agendada, a atendente disse que seria problema se fosse casamento entre uma portuguesa e brasileiro, mas eu não tinha a nacionalidade portuguesa antes do casamento, ou seja, foi casamento entre brasileiros e por isso o processo correu sem problemas, me informaram que levaria 1 dia para finalizar. No dia 06/06 mesmo, eles me enviaram um e-mail no final da tarde dizendo que o processo já estava pronto e que eu poderia retirar meu assento de casamento.
    No dia 07/06/18 retirei meu assento na 4 CRC e lá na hora já solicitei meu cartão cidadão com extrema urgência para retirar no Campus da Justiça em Lisboa. O valor cobrado foi de 53 euros em dinheiro.
    No dia 08/06/18 fui para Lisboa e tentei retirar o cc pela manhã logo no primeiro horário, porém como o solicitei no dia anterior na parte da tarde, ele só poderia ser retirado no dia seguinte (08/06) a partir das 17h e para isso eu peguei uma senha à 13h da tarde para depois voltar às 17h. Atenção: para retirar cc com extrema urgência depois das 17h, tem que pegar uma senha específica que é liberada sempre à 13h - indico chegar antes da 13h, pois nesse horário já tem fila e parece que tem quantidade limitada de senhas.
    Retornei às 17h e retirei meu cc, tentei pegar outra senha para solicitar passaporte, mas já havia acabado a quantidade de senhas para esse serviço.
    No dia seguinte, 09/06/18, sábado, fui direto no aeroporto de Lisboa para solicitar meu passaporte e o engraçado é que tinham algumas pessoas lá que retiraram o cc comigo no dia anterior no Campus da Justiça. O PEP abre às 9h e vai até às 15h de sábado e como imaginei que por ter menos horário de trabalho nesse dia, poderia estar cheio, então cheguei às 8:30h para ganhar tempo e já tinha uma fila ENORME. Deu 9h, uma funcionária liberou uma quantidade limitada de senhas para quem estava presente. Quem chegou depois, não conseguiu atendimento, pois não tinham mais senhas. Fui atendida às 11:15h, solicitei o passaporte com extrema urgência (custo de 100 euros) e retirei na segunda, 11/06/18 depois das 17h (liberado só nesse horário quando é extrema urgência um dia útil após solicitação) no prédio do SEF, fica no lado externo do aeroporto. Detalhe, cheguei às 16:30h, também prevendo fila e acertei - no começo não tinha tanta, mas depois ficou enorme. Achei que era só chegar e retirar, mas só peguei o passaporte às 18:10h.

    Os documentos que dei entrada na minha atribuição:
    - Número do assento de nascimento português da minha mãe;
    - Minha certidão reprográfica em inteiro teor com a assinatura reconhecida (selo do cartório) e apostilada;
    - Meu RG com menos de 10 anos autenticado e apostilado;
    - O requerimento de cidadania preenchi na hora com a atendente;
    Minha certidão de inteiro teor digitada estava junto com esses documentos, então eles ficaram com ela também. Dizem que não precisa, mas achei melhor levar. Esta também com a assinatura reconhecida e apostilada.

    Na hora eles solicitaram meu passaporte, porém ele é o antigo que não tem filiação. No novo que a validade é de 10 anos, já tem a filiação, então se tiverem o novo passaporte brasileiro, eles podem solicitar também.

    Os documentos que dei entrada nas transcrições de casamento:
    - Número do assento de nascimento do português;
    - Certidão de casamento em inteiro teor com pacto antenupcial com a assinatura reconhecida e apostilada;
    - Certidão de nascimento em inteiro teor do NÃO português com a assinatura reconhecida e apostilada;
    - Passaporte do cônjuge brasileiro;

    Documentos para solicitar o cc:
    - Levei um comprovante de endereço, mas como a minha solicitação foi de extrema urgência, ele é retirado no Campus da Justiça, então nem precisei apresentá-lo, só informei o meu endereço sem comprovar nada;

    Para solicitar o passaporte:
    - Só levar o cc;

    E acabou minha saga da cidadania...rs.
    Espero ter ajudado a todos.
  • Oi @vlad. Isso mesmo. Na verdade o processo é de minha esposa. Demos entrada no processo de atribuição de minha esposa através do consulado de SP e consta "Aguardando Integração CRC Centrais" desde 11/09/17. Estou aguardando uma resposta para saber a data de numeração do meu processo.

    A minha dúvida é: Após o processo ter sido numerado no conservatório, mesmo ainda no consulado constar como "Aguardando Integração CRC Centrais", eu já posso solicitar diretamente no conservatório a transcrição de Casamento e as Aquisições minha e do meu filho?

    Já deixo aqui os agradecimentos pela ajuda.
  • @Marcela Obrigado pela ajuda! Com ctz vou usar sua aventura como guia rsrsrs. O seu marido conseguiu a Aquisição da cidadania?
  • @MarcelaZI que bom q deu tudo certo.So não entendi quando vc disse q sua transcriçao de casamento só foi aceita pq vc não era ainda cidadã portuguesa...ora..pra fazer a transcriçao de casamento , um dos dois nubentes não tem q ser português? ..?????? dúvida.
  • @apescarolli,,vc só pode solicitar a transcriçao de casamento e atribuiçao do filho e sua aquisiçao depois do processo da sua esposa concluido.
  • @Vlad eu ainda não tinha a dupla cidadania portuguesa quando me casei.
  • @apescarolli, eu não entendo muito bem ainda sobre aquisição de cônjuges, mas a atendente da conservatória disse que depois de 3 anos de casados, ele pode solicitar.
  • editado June 2018
    @Marcela Zi,

    Cônjuge casado com portuguesa atribuida, sem filhos em comum, tem que esperar 5 anos de casamento, para solicitar a nacionalidade.

    Se tiverem um filho antes, aí o prazo muda para 3 anos.
  • @Marcia que interessante! Muito bom saber sobre e faz total sentido!
  • @Marcela me desculpa a pergunta, mas teria como retirar os documentos com urgência no porto? CC e Passaporte? Sabe me dizer?
  • @saluaribeiro, tive essa mesma dúvida e perguntei para o atendente e foi me dito que com extrema urgência só se busca no Campus da Justiça em Lisboa, no caso do cc. Se solicitar o psp no aeroporto com urgência, se busca lá mesmo, apenas no Aeroporto de Lisboa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.