@Fábio Malta Montanha e @roy de fato, como eu comentei, meus pais não foram casados, logo não há documento para ser transcrito, rs.
Sei que, para o caso, nada precisaria apresentar em relação ao meu pai.... Minha dúvida surgiu a partir de alguns relatos de que haviam Conservatórias recusando processos por falta de documentação do pai brasileiro e declarante, mesmo com a lei que caduca tal exigência para os nascidos após 1978 (sou de 1988).
Por esses dias está para finalizar a transcrição do casamento da minha mãe, agradeço a todos, pois se chegamos até aqui foi com toda a ajuda e informação que vocês nos passaram. Muito obrigado !
Pretendemos ir a Portugal durante o mês de fevereiro.
Alguém saberia me dizer se a 4º Conservatória do Porto ainda aceita solicitação de nacionalidade pessoalmente ? Ou existe alguma outra conservatória mais indicada para processos entregues no balcão?
Bom dia Enfim o processo de meu pai saiu!! Mandei pelos correios para ACP Estou em Portugal e gostaria de dar entrada no meu processo pessoalmente Alguém sabe qual conservatória está mais rápida? Pensei em ir na ACP mesmo, lá precisa de agendamento? Obrigada
Olá pessoal! Sou nova aqui! Então, minha avó é filha de português! Tenho os documentos do meu bisavô comigo. Inclusive o batismo que foi próximo a Viseu. Eu quero dar entrada pra ela primeiro pra depois ser meu pai e depois eu. Melhor fazer por Portugal ou aqui pelo Brasil mesmo!?
Olá pessoal tudo bem? tenho dúvidas sobre o processo de atribuição da minha vó 1. A certidão de batismo da minha bisavó (ano de 1909, recebi do AD de Leiria) é necessário somente uma xerox simples? 2. A cópia do rg da minha vó deve ser autenticada E apostilada? Ou apostilar depende de qual conservatória vou mandar? 3. Documentos para atribuição de minha vó (viva): certidão de batismo da portuguesa, certidão de casamento da portuguesa (inteior teor e apostilada), certidão de nascimento da requerente (inteiro teor e apostilada), xerox autenticada da certidão de casamento da requerente, cópia do rg autenticado ( e apostilado?) da requerente, formulário 1C preenchido com assinatura da minha vó reconhecida em cartório + vale postal
1. a original que recebi seria uma folha branca (A4) digitalizada do livro original com selo e assinatura, a letra de mão está um pouco ilegível mas seria isso mesmo, certo? sem precisar fazer nenhuma alteração no consulado daqui? (desculpe ter que reforçar a pergunta)
Vlad notei que essa etapa não foi feita, somente a certidão de nascimento da minha vó está com a transcrição do casamento. Vocês recomendam que faça esse processo pelo consulado português em Santos (onde moro) ou que faça o pedido de transcrição + nacionalidade portuguesa juntos para a conservatória?
@biaisolacordeiro..a transcrição de casamento dos bisavós nesse caso é obrigatória .Envie a transcrição para Ponta Delgada e depois envie o processo de atribuição para ACP. Verifique se não há divergências nos nomes e datas entre as certidões de nascimento e casamento dos bisávos antes de enviar.
Boa Tarde ! Gostaria de dar entrada no processo de aquisição de cidadania de meu filho menor, presencialmente na ACP, pois ja estou na Europa, é necessário reconhecer a minha firma no formulário 1c ? pois ja estou na europa e não teria como ir no Brasil para reconhecer por autenticidade.
Comentários
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9637/mae-portuguesa-pai-brasileiro-declarante-nao-casados#latest
Ah sim, não tinha lido isso. Se os pais nunca se casaram, não há o que transcrever. Com vai transcrever algo que não existe/existiu??
Meu caso é igual, meus pais nunca se casaram. Enviei meu processo pra Ovar (Correios) que inclusive foi concluído quarta.
Sei que, para o caso, nada precisaria apresentar em relação ao meu pai.... Minha dúvida surgiu a partir de alguns relatos de que haviam Conservatórias recusando processos por falta de documentação do pai brasileiro e declarante, mesmo com a lei que caduca tal exigência para os nascidos após 1978 (sou de 1988).
@roy obrigada pelo link!
se sim, alguem pode me passar os dados para o envio?
Obrigado!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8363/atribuicao-3a-crc-porto-informacoes-e-processos#latest
Por esses dias está para finalizar a transcrição do casamento da minha mãe, agradeço a todos, pois se chegamos até aqui foi com toda a ajuda e informação que vocês nos passaram. Muito obrigado !
Pretendemos ir a Portugal durante o mês de fevereiro.
Alguém saberia me dizer se a 4º Conservatória do Porto ainda aceita solicitação de nacionalidade pessoalmente ?
Ou existe alguma outra conservatória mais indicada para processos entregues no balcão?
Precisaremos agendar antes por telefone ?
Desculpem as várias questões acima
Vou tentar o agendamento então. Por telefone né ?
Tenho o número que peguei no site (351) 223 393 200 ... acredito ser esse mesmo
Obrigada
Sim. Acredito ser melhor agendar por telefone mesmo.
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/estatisticas/tme/downloadFile/file/02-TME_-_Semana_08.pdf?nocache=1330620555.35
Meses acaba não ajudando... Achei estranho que tem conservatória que Cartão Cidadão leva de 25m a 45m?
Não entendi essas estatísticas... rs
Enfim o processo de meu pai saiu!! Mandei pelos correios para ACP
Estou em Portugal e gostaria de dar entrada no meu processo pessoalmente
Alguém sabe qual conservatória está mais rápida?
Pensei em ir na ACP mesmo, lá precisa de agendamento?
Obrigada
1. A certidão de batismo da minha bisavó (ano de 1909, recebi do AD de Leiria) é necessário somente uma xerox simples?
2. A cópia do rg da minha vó deve ser autenticada E apostilada? Ou apostilar depende de qual conservatória vou mandar?
3. Documentos para atribuição de minha vó (viva): certidão de batismo da portuguesa, certidão de casamento da portuguesa (inteior teor e apostilada), certidão de nascimento da requerente (inteiro teor e apostilada), xerox autenticada da certidão de casamento da requerente, cópia do rg autenticado ( e apostilado?) da requerente, formulário 1C preenchido com assinatura da minha vó reconhecida em cartório + vale postal
agradeço se puderem ajudar!
1- precisa ser a certidão original
2-apostilada
3-certidão de nascimento do requerente tem q ser por cópia reprográfica apostilada. Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade.
OBS: Verificou se foi feita a transcrição de casamento dos bisavós? Ambos são portugueses? Casaram em Portugal ou no Brasil?
Vlad notei que essa etapa não foi feita, somente a certidão de nascimento da minha vó está com a transcrição do casamento. Vocês recomendam que faça esse processo pelo consulado português em Santos (onde moro) ou que faça o pedido de transcrição + nacionalidade portuguesa juntos para a conservatória?
Gostaria de dar entrada no processo de aquisição de cidadania de meu filho menor, presencialmente na ACP, pois ja estou na Europa, é necessário reconhecer a minha firma no formulário 1c ? pois ja estou na europa e não teria como ir no Brasil para reconhecer por autenticidade.
precisa da assinatura dos dois pais