Olá, pessoal! Minha intenção é tentar o processo de atribuição pessoalmente, mas para isso preciso começar a tirar algumas dúvidas para levar a documentação completa quando for em dezembro. Tomara que vocês possam ajudar. É o seguinte: Examinando a certidão de nascimento da minha mãe, nascida no Brasil, em 1942, constatei que existe um carimbo informando que foram pagos X cruzeiros que equivaliam a X escudos (antes do Euro), e 2 selos um de 300 escudos e outro de 200 escudos com a inscrição - serviço consular. Além disso, chancela com assinatura da chanceler informando que reconhece o documento. Posso entender que ela já é cidadã portuguesa por ter reconhecida a sua certidão de nascimento pelo consulado? Obrigado a todos que puderem colaborar, Marco
escreva para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt Forneça o nome completo de sua mãe filiação, data de nascimento, e pergunte se possui nacionalidade portuguesa e se, em caso positivo, qual o tipo - originária ou derivada.
Pessoal, da minha experiência posso dizer: Em Mangualde, presencialmente em Abril fiz a atribuição do meu pai em 25 dias Na 3 CRC do Porto em Junho, fiz minha atribuição presencialmente em 31 dias. Todos já conhecem as Conservatórias famosas como Ovar, Tondela e Gaia que demoraram os habituais 4 a 5 meses. Se querem um prazo menor tens que arriscar em outras conservatorias, foi o que eu fiz. Pode dar super certo, como foi meu caso, ou pode dar super errado e ir para Lisboa ou pedirem documentação extra que não conhecemos. Não adiantar ficar procurando uma resposta aqui pois 90% ou mais das pessoas não vão querer assumir riscos e mandarem para o desconhecido, de conservatórias que podem demorar muito e/ou exigir documentos extras que não esperávamos. Portanto meu conselho é se quiserem arriscar, que seja por sua própria conta e risco, caso contrário usem a sempre Boa, Velha e Flexível Tondela.
O negócio é não deixar para fazer o processo de nacionalidade para a última hora. Precisa estar com todos os documentos certinhos e saber o que fazer em caso de exigência. Não pode começar um processo onde possam vir a pedir um documento que precisa ser retificado ou cujo paradeiro desonhece. Precisa estar preparado pra TUDO.
Segue o meu relato : o Processo é para aquisicao de conjuge -Art 3o - Pessoal, meu pai entrou presencialmente com o processo do meu marido na 2a CRC do Porto. Ela agora é Balcão da Nacionalidade também. Parece que começou a funcionar em julho como tal. Mandei a documentação toda conforme pedido, incluindo a certidão reprográfica do livro e a certidão de inteiro Teor. tudo devidamente apostilado. Eles juntaram a minha certidão de nascimento e a certidão de nascimento dos meus filhos la na conservatória. Eu mandei copia do meu CC e dos CC dos meus filhos. Meu pai já saiu com o numero do processo em mãos. Agora as mas noticias... a pessoa que atendeu meu pai conversou com ele e contou que esteve ontem em Lisboa fazendo um curso na CRC. Só na data de ontem, entraram 9000 pedidos feitos por cidadãos da Venezuela... Caracas sempre foi uma comunidade grande de Portugueses, igual Newark. ele também relatou que nunca viram uma avalanche tao grande de pedidos como nos últimos meses. ou seja, o tempo para conclusão do processo vai aumentar. estimou em 6 meses a conclusão do processo do meu marido. Pelo menos o processo já foi numerado. quando tiver noticias informo. segue o link da 2a CRC https://www.mapadocidadao.pt/Locais/Detail/7035
Boa tarde pessoal, Acho que a informação que deram para o pai da Cristina Reis bem plausível! Afinal só estamos pensando em nossos casos, ou nos descendentes de Portugueses que moram no Brasil, esquecendo dos que moram em outros países e que estão enviando os documentos para as Conservatórias, como é o caso dos descendentes de países que estão com muitos problemas, como a Venezuela!!!! Pensando desta forma acho que Portugal está sim tendo um aumento imenso de pedidos de atribuição/aquisição de nacionalidade e as conservatórias devem estar superlotadas de processos e os prazos tendem a aumentar muito. É rezar e esperar.
precisa ter cuidado. A princípio, a 2a do Porto apenas serve de intermediária. O processo do marido da @Cristina foi numerado e será encaminhado para CRCentrais Lisboa (onde são tramitados os processos de cônjuges).
Po, o povo desse fórum é muito desesperado e pessimista. É só notícia ruim vinda de disse me disse, nada confirmado.
Acho engraçado que todo mundo teve anos e anos para solicitar a cidadania, agora pq virou "modinha" ir pra Portugal virou um desespero conseguir rápido a nacionalidade rs.
E esqueçam a 2ª CRC do Porto, enviei e-mail para lá.
Eis a resposta:
"Bom dia:
Esta Conservatória não é balcão da nacionalidade pelo que não poderá receber requerimentos via correio nem em impresso de modelo aprovado, poderemos receber os pedidos feitos presencialmente ou por intermédio de procurador com poderes especiais, que serão reencaminhados via electrónica para o Balcão da nacionalidade competente.
Com os melhores cumprimentos,
Maria da Luz Lima 2ª Conservatória do Registo Civil do Porto"
"Considerando que a 3.ª Conservatória do Registo Civil do Porto tramita e decide os pedidos de nacionalidade aí apresentados e os apresentados na 1.ª, 2.ª e 4.ª Conservatórias do Registo Civil do Porto e ainda os pedidos apresentados até 31 de agosto de 2016, inclusive, na Conservatória do Registo Civil de Vila Nova de Gaia. "
@Vlad Pen Pensei nisso também, que a 2ª CRC envia para outra de Porto. De qualquer forma não vale a pena, é mais um tempo até receberem e encaminharem para outro local. Melhor enviar direto.
Pessoal, meu marido vai em setembro tentar a atribuição do meu filho, menor de idade, então a 2º CRC esqueço, entre a 3º e a 4º, sabem qual está sendo melhor? Ou a de Gaia? Em Maia, Matosinhos, sabe se aceitam? Alguém olhou por lá? Tem que ser nessa região pq ele vai a trabalho no Porto, não vai dar para viajar para outras cidades, falaram de Tondela, mas, vai ser bem fora de mão para quem fará uma viajem só a trabalho.
@Rosi Oliveira, 4ª CRC não faz atribuição de nacionalidade, envia para ACP... ACP está cheia de processos, creio que seria mais rápido pela 3ª CRC de Porto, mas é só uma suposição, todas estão em período de férias, e uma estimativa real é impossível.
Comentários
Excelente compilado.
Obrigada!
Pretendo resolver o processo diretamente também, porem mais para o final do ano se eu for, ainda estou analisando.
Você vai quando?
Caraca, essa vale a pena hein @Heloisa Helena!
Minha intenção é tentar o processo de atribuição pessoalmente, mas para isso preciso começar a tirar algumas dúvidas para levar a documentação completa quando for em dezembro.
Tomara que vocês possam ajudar. É o seguinte:
Examinando a certidão de nascimento da minha mãe, nascida no Brasil, em 1942, constatei que existe um carimbo informando que foram pagos X cruzeiros que equivaliam a X escudos (antes do Euro), e 2 selos um de 300 escudos e outro de 200 escudos com a inscrição - serviço consular. Além disso, chancela com assinatura da chanceler informando que reconhece o documento.
Posso entender que ela já é cidadã portuguesa por ter reconhecida a sua certidão de nascimento pelo consulado?
Obrigado a todos que puderem colaborar,
Marco
escreva para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt
Forneça o nome completo de sua mãe filiação, data de nascimento, e pergunte se possui nacionalidade portuguesa e se, em caso positivo, qual o tipo - originária ou derivada.
4ª CRC Porto: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/103882/#Comment_103882
Já estou seguindo os links que vocês indicaram.
Um grande abraço para vocês e todos os membros do fórum.
Em Mangualde, presencialmente em Abril fiz a atribuição do meu pai em 25 dias
Na 3 CRC do Porto em Junho, fiz minha atribuição presencialmente em 31 dias.
Todos já conhecem as Conservatórias famosas como Ovar, Tondela e Gaia que demoraram os habituais 4 a 5 meses. Se querem um prazo menor tens que arriscar em outras conservatorias, foi o que eu fiz. Pode dar super certo, como foi meu caso, ou pode dar super errado e ir para Lisboa ou pedirem documentação extra que não conhecemos. Não adiantar ficar procurando uma resposta aqui pois 90% ou mais das pessoas não vão querer assumir riscos e mandarem para o desconhecido, de conservatórias que podem demorar muito e/ou exigir documentos extras que não esperávamos.
Portanto meu conselho é se quiserem arriscar, que seja por sua própria conta e risco, caso contrário usem a sempre Boa, Velha e Flexível Tondela.
E ter paciência para esperar. Muito.
https://www.mapadocidadao.pt/Locais/Detail/7035
Pessoal, meu pai entrou presencialmente com o processo do meu marido na 2a CRC do Porto. Ela agora é Balcão da Nacionalidade também. Parece que começou a funcionar em julho como tal.
Mandei a documentação toda conforme pedido, incluindo a certidão reprográfica do livro e a certidão de inteiro Teor. tudo devidamente apostilado. Eles juntaram a minha certidão de nascimento e a certidão de nascimento dos meus filhos la na conservatória. Eu mandei copia do meu CC e dos CC dos meus filhos.
Meu pai já saiu com o numero do processo em mãos.
Agora as mas noticias... a pessoa que atendeu meu pai conversou com ele e contou que esteve ontem em Lisboa fazendo um curso na CRC. Só na data de ontem, entraram 9000 pedidos feitos por cidadãos da Venezuela... Caracas sempre foi uma comunidade grande de Portugueses, igual Newark.
ele também relatou que nunca viram uma avalanche tao grande de pedidos como nos últimos meses. ou seja, o tempo para conclusão do processo vai aumentar.
estimou em 6 meses a conclusão do processo do meu marido.
Pelo menos o processo já foi numerado.
quando tiver noticias informo.
segue o link da 2a CRC
https://www.mapadocidadao.pt/Locais/Detail/7035
9000 venezuelanos??? Como assim? Processo de atribuição em massa??? Afff... Muita viagem.
Acho que a informação que deram para o pai da Cristina Reis bem plausível! Afinal só estamos pensando em nossos casos, ou nos descendentes de Portugueses que moram no Brasil, esquecendo dos que moram em outros países e que estão enviando os documentos para as Conservatórias, como é o caso dos descendentes de países que estão com muitos problemas, como a Venezuela!!!! Pensando desta forma acho que Portugal está sim tendo um aumento imenso de pedidos de atribuição/aquisição de nacionalidade e as conservatórias devem estar superlotadas de processos e os prazos tendem a aumentar muito. É rezar e esperar.
precisa ter cuidado. A princípio, a 2a do Porto apenas serve de intermediária.
O processo do marido da @Cristina foi numerado e será encaminhado para CRCentrais Lisboa (onde são tramitados os processos de cônjuges).
Po, o povo desse fórum é muito desesperado e pessimista. É só notícia ruim vinda de disse me disse, nada confirmado.
Acho engraçado que todo mundo teve anos e anos para solicitar a cidadania, agora pq virou "modinha" ir pra Portugal virou um desespero conseguir rápido a nacionalidade rs.
Eis a resposta:
"Bom dia:
Esta Conservatória não é balcão da nacionalidade pelo que não poderá receber requerimentos via correio nem em impresso de modelo aprovado, poderemos receber os pedidos feitos presencialmente ou por intermédio de procurador com poderes especiais, que serão reencaminhados via electrónica para o Balcão da nacionalidade competente.
Com os melhores cumprimentos,
Maria da Luz Lima
2ª Conservatória do Registo Civil do Porto"
Ou seja, apenas recebem e reenviam para Lisboa.
"Considerando que a 3.ª Conservatória do Registo Civil do Porto tramita e decide os pedidos de nacionalidade aí
apresentados e os apresentados na 1.ª, 2.ª e 4.ª Conservatórias do Registo Civil do Porto e ainda os pedidos
apresentados até 31 de agosto de 2016, inclusive, na Conservatória do Registo Civil de Vila Nova de Gaia. "
Tem que ser nessa região pq ele vai a trabalho no Porto, não vai dar para viajar para outras cidades, falaram de Tondela, mas, vai ser bem fora de mão para quem fará uma viajem só a trabalho.