Meu relato acerca do processo de atribuição pessoalmente

1141517192024

Comentários

• editado June 2017
    @Vlad Pen Liguei na 3 CRC Porto agora, quem me atendeu informou o prazo de: algumas semanas ate um mês, não precisa agendar.

Infelizmente ainda não consegui falar na ACP, não atendem.
  • @Andrey da Silva,
    tome cuidado, pois algumas conservatórias têm balcão de nacionalidade, recebem os documentos e os envia para Lisboa.
  • Pessoal,

Segue lista atualizada de CRCs que tem autonomia para deferir pedidos de nacionalidade.

Inseri as CRCs que estavam faltando e tirei Tavira que estava erroneamente na lista como bem lembrado pela @marcia

Me baseei no último despacho do IRN, logo temos hoje 21 CRCs com autonomia.

https://drive.google.com/open?id=0B-vUjG2TOiyRM2NDUlRMVGhGVEU
  • Vamos lá, galera, vamos finalizar essa lista!!

ALMADA: Não atendeu
    AMADORA:
    AVEIRO:
    BARREIRO:
    BRAGA: Não precisa agendar, prazo: Só informam o prazo após verificarem os documentos.
    COIMBRA: Não precisa agendar, prazo: de "Meio ano a um ano"
    ÉVORA:
    FARO:
    GUIMARÃES:
    LISBOA:
    MANGUALDE:
    OVAR: Preferencia para pedidos feitos presencialmente no balcão. Atende mediante agendamento
    POMBAL: Precisa agendar (15 dias antes) - Prazo: 6 meses
    PORTALEGRE: Não precisa agendar - Só informam o prazo após verificarem os documentos.
    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO: Atende pessoalmente sem agendamento, s/ detalhes de documentação
    3ª CRC DO PORTO: Atende sem agendamento, não deu mais detalhes de documentação
    SANTARÉM: Não atendeu
    SILVES
    TONDELA: Sem preferencia para pedidos feitos presencialmente no balcão (mesma fila que por Correios)
    TORRES VEDRAS
    VILA NOVA DE GAIA
  • Contribuindo para a lista acima das conservatórias:

Almada, Guimarães, Viseu --> só pessoalmente
    Évora, Torres Vedras --> manda para Lisboa
  • Olá, pessoal. Pra quem esta em Lisboa, a mais próxima seria Almada, então? Não encontrei relatos aqui sobre processos feitos lá. Alguém tem conhecimento de algum?
  • editado June 2017
    ATUALIZANDO:

ALMADA: Somente recebe pedidos pessoalmente no balcão
    AMADORA:
    AVEIRO:
    BARREIRO:
    BRAGA: Não precisa agendar, prazo: Só informam o prazo após verificarem os documentos.
    COIMBRA: Não precisa agendar, prazo: de "Meio ano a um ano"
    ÉVORA: Encaminha para Lisboa
    FARO:
    GUIMARÃES: Somente recebe pedidos pessoalmente no balcão
    LISBOA: Sem preferencia para pedidos feitos presencialmente no balcão (mesma fila que por Correios) - Processos demoram em média 1 ano
    MANGUALDE:
    OVAR: Preferencia para pedidos feitos presencialmente no balcão. Atende mediante agendamento
    POMBAL: Precisa agendar (15 dias antes) - Prazo: 6 meses
    PORTALEGRE: Não precisa agendar - Só informam o prazo após verificarem os documentos.
    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO: Atende pessoalmente sem agendamento, s/ detalhes de documentação
    3ª CRC DO PORTO: Atende sem agendamento, não deu mais detalhes de documentação
    SANTARÉM: Não atendeu
    SILVES:
    TONDELA: Sem preferencia para pedidos feitos presencialmente no balcão (mesma fila que por Correios)
    TORRES VEDRAS: Encaminha para Lisboa
    VILA NOVA DE GAIA
  • editado June 2017
    Pessoal,
    Alguém saberia me informar se eu posso permanecer em Portugal, enquanto o processo de cidadania estiver em trâmite?

Ex.: Comprei passagem pra 60 dias, se por ventura a atribuição não ficar pronta durante os 60 dias, eu consigo permanecer legalmente em Portugal devido ao processo? Ou realmente eu preciso voltar pro Brasil e aguardar o deferimento do mesmo?
  • @rodrigoiferreira, pode ficar por no máximo 90 dias. Se o na altura ainda não tiver o CC já feito, terá de retornar ao Brasil.
  • @cteixeira18 estou com o mesmo problema, vou para Lisboa e não sei em qual Conservatória ir lá por perto. Se não der certo alguma perto, vou em outra longe mesmo!
    Eu precisaria ir em alguma Conservatória que aceite todos os processos de uma vez (eu preciso começar pela transcrição de casamento da minha bisa, atéee a minha atribuição, serão 6 procedimentos ao todo), pois não vou ficar o tempo todo em Portugal. Se alguém souber de alguma, posta por favor!!!

Liguei para Amadora e a moça foi sem educação. Disse que tem muito trabalho e demoraria por lá. Que esses processos demoram +1 ano. Bem, já risquei Amadora da minha lista.

Liguei para Coimbra, moça muito educada, disse que não preciso agendar e não aceitam +1 processo por vez. Aconselhou eu enviar toda documentação aqui do Brasil, em vales postais separados, mas presencialmente não conseguiria fazer desse jeito. O prazo ela disse que tudo depende de como está a documentação, que não sabe.

A de Portalegre disse que preciso primeiro levar os documentos, analisam, e marcam horário. A moça não sabia se podia deixar os documentos de todos os processos lá e o prazo informavam após analisarem toda documentação.

Viseu a moça estava bem perdida, disse pra eu fazer via Consulado. Se fosse presencialmente deixava os docs lá e só depois ligavam para confirmar se estava tudo ok. Perguntei se eles tinham autonomia pra deferir pedidos de nacionalidade e ela disse que não, que são só intermediários. Ela falou que acha que só as Centrais podem deferir.

Sobre essa autonomia das Conservatórias eu estou um pouco perdida... Todas as Civis enviam para as Centrais?? Ou tem Civil que resolve ela mesma os processos?
    Pq se for só as Centrais que faz esse deferimento, não compensa ir direto nelas??
  • Pessoal, não sei se vocês ligam pelo telefone fixo, mas quem quiser ligar pra Portugal eu acho que vale a pena comprar crédito pelo Skype (sai em torno de 0,20 centavos o minuto). O mínimo de crédito são 25 reais, com a conversão pra real debitou R$27,70 do meu cartão. Eu achei que compensa!!
  • @Debora Santos, algumas conservatórias tem autonomia pra decidir, sim.
    Eu tenho uma pessoa que mora em Lisboa, então queria uma mais próxima de onde ela está pq já vai fazer um favor pra mim né....rsrsrs Quero facilitar o máximo que der pra ela.

Mas se vc mesma que vai e pode se deslocar, pode ir em outras. As que eu sei que aceitam presencialmente e tem autonomia e experiências bem sucedidas são Ovar, Mangualde e o Arquivo Central do Porto.

Acho que sua maior dificuldade será encontrar uma que faça mais de um processo por vez, que acredito não ter nenhuma que ainda faça. =/
  • @Vlad Pen, essa da 3ªcRC novidade!!
  • @Debora

Esses créditos do Skype tem validade?
  • @karina

Pelo que tá escrito no site após 180 dias de nenhum uso o crédito se torna inativo, então teria q fazer pelo menos uma ligação ou enviar mensagem pra não ficar inativo. Mas parece que tem como ativa-lo se passar desse tempo.

Aqui explica certinho:
    https://support.skype.com/pt/faq/FA10378/como-para-reativar-skype-credito
  • @MariaAdelaide, não tinha te reconhecido com essa nova foto rsrsrs
  • Muito obrigada @Debora !!!!!
  • Pombal é relativamente próximo... Talvez valha incluir na sua lista... Esse prazo que deram de 6 meses, acho que é um padrão, fazendo lá pessoalmente, deve ser menos.. ESPECULAÇÃO minha, não tenho certeza.

Santarém é outra que tem autonomia, e fica a 40 minutos de Lisboa.. Diria para também incluir em sua lista

Silves fica longe 2h30 de carro... Mas é outra com autonomia.

Torres Vedras, ao que indicam, encaminha para Lisboa, mas consta que tem autonomia para deferir processos.. Acho que vale entrar em contato e está a 1h de Lisboa

Veja também, pelo mapa que achei no site da IRN, teriam autonomia:

Viana do Castelo
    Vila Nova Famalicão
    Vila Real
  • editado June 2017
    @Fabio, minha irmã esteve pessoalmente em Pombal para tentar fazer Transcriçao de casamento dos meus avós já q ela estava passando por lá e foi PÉSSIMAMENTE ATENDIDA , inclusive disseram para ela procurar o Consulado. Eu não recomendaria Pombal para nada.
  • melxaviermelxavier Member
    editado June 2017
    contribuindo... @Fabio Malta Montanha
    Fiz meu processo pessoalmente em Guimarães ano passado... A @marcia acompanhou meu drama... Não recomendo porque não é um "pessoalmente" confiável e acertivo. NÃO RECOMENDO.
    A conservadora (pessoalmente vi ela uma vez, uma anja e super prestativa) reveza atendimento com outra conservatória do interior, então não trabalha sempre lá. Mas para o processo chegar a ser analisado... Nossa!!! Desespero! Do primeiro email até a entrega pra abrir o processo, me deixaram 2 meses de espera entre idas e vindas lá. Isso só pra tentar abrir o processo!
    Eu tinha pressa pra não ter que pagar um visto de estudante a toa (quase valor da cidadania). Então estava disposta a tentar até meu limite de prazo final fazer por lá, (e tentar não mandar pra Tondela) mas o desgaste foi MUITO grande... Demandou muitas ligações, insistência para que aceitassem abrir meu pedido (questionavam que eu morava no Porto e devia abrir por lá), emails pra confirmar se a conservadora estava lá e respostas vagas de "pra semana" "só mês que vem..." (pois não aceitavam a entrega de documentos pessoalmente sem ela verificar antes que poderia ser feito), idas a guimarães "a toa", foi muito sofrido abrir o processo por lá. Foram 2 meses de insistência até conseguir atendimento pra fazer o processo pessoalmente. E mesmo assim, tive que ir até lá só pra marcar na agenda uma data futura pra entrega (mesmo estando com os docs no momento e porque não aceitaram sequer marcar horário por telefone).
    E pra completar, quando tentei fazer o do meu irmão pessoalmente... só um mês depois, porque não quiseram fazer junto como meu(?!). Ok... já tinham visto os docs, tive que refazer a procuração 2x a pedidos deles (mesmo usando um modelo do forum) e com gastos dele enviar do Br pra mim... quando tudo parecia pronto, no fim não aceitaram sequer abrir o processo por que encontraram (?!) diferença na assinatura dele da identidade e da procuração, nos "pingos nos is". (mesmo com apostilha, reconhecimento por autenticidade). Chegaram a me falar pessoalmente que eu poderia ter falsificado a assinatura dele e por isso não foi aceito fazer o processo dele (oi?? muita falta de respeito... ainda mais com todas certificações que temos que fazer né). Nada acolhedores, na minha experiência ficou meio claro que não querem atender nacionalidade e a todo tempo me falavam pra levar e fazer no Porto... quase literalmente me despacharam de lá. A do irmão, eu desisti e mandei por correio por Tondela, que acabou por fazer o processo sem encontrar problema algum.
    Ah, e quando perguntava pra confirmar se não mandariam pra Lisboa (já que a conservadora nem sempre está lá pra julgar) não quiseram me garantir ou dar informação sobre isso. Senti que foi super arriscado levar adiante por lá nesse sentido... Só entreguei os docs quando tive certeza que ela estava lá no local (e esse sofrimento acima aí haha).
    Também questionei se aceitariam processos por correio, e atendente riu de mim... Como abriria um processo sem estar lá?
  • Eu não recomendo Pombal nem para conhecer a cidade!!!
  • Boa tarde pessoal..
    Primeiramente parabéns.. esse fórum é demais!!!

vamos lá.. devido a diversas postagens aqui, estou querendo ir direto para Portugal na conservatória de Ovar (devido a relatos de ser mais rápida) fazer a atribuição de minha avó, depois a do meu pai e enfim a minha.

Segue as dúvidas:

1- Alguém tem o contato de Ovar para fazer o agendamento?
    2- Meu bisavô se casou aqui no Brasil, é preciso fazer a transcrição de casamento e de óbitos? Caso sim, consigo fazer direto em Ovar?
    3- Após conseguir a atribuição da minha avó, já consigo dar entrada na do meu pai?

4- Estou solicitando os seguintes documentos para atribuição da minha avó:
    - Procuração da minha avó
    - Certidão de nascimento dela de inteiro teor e cópia reprográfica
    - Certidão de casamento dela de inteiro teor e cópia reprográfica
    - Cópia autenticada do RG
    - RG Original
    - Assento do bisavô português
    - Certidão de casamento de inteiro teor do bisavô português e cópia reprográfica
    - Certidão de óbito com cópia reprográfica do bisavô português
    - Certidão de óbito com cópia reprográfica da esposa dele brasileira
    - Certidão de nascimento de inteiro teor com cópia reprográfica da esposa brasileira.

Vou apostilhar todos os documentos acima.

Será que falta algo?! Não gostaria de perder viagem.

5-Com a procuração qualquer pessoa pode dar entrada ou somente o descendente?

Desculpem o textão.. é que minha avó já tem 93 anos e essa é minha única chance de obter a cidadania.

Mais uma vez parabéns à todos os envolvidos no fórum!

• @Karen griz

OVAR Conservatória do Registo Civil
    Rua Luis de Camões, n.º 15 r/c
    3880-240
    256580980
    256580989
    civil.ovar@irn.mj.pt

Todas as certidões apostiladas -
    Para transcrição de casamento não precisa ser certidão reprográfica, pode ser as de inteiro teor apostiladas.

Se você deseja dar entrada no processo em Ovar precisará transcrever o casamento do seus bisavós antes da atribuição da sua avó. Para ganhar tempo envie esse processo para Ponta Delgada pois ficará pronto em menos de 30 dias. Enquanto isso prepare a documentação para a atribuição.
    Não precisa informa óbito. -
    Talvez Ovar aceite o processo da avó + a transcrição do casamento dela + atribuição do seu pai - para cada processo um agendamento.

Quanto fizer a procuração da sua avó - tem modelo do site do IRN - faça também prova de vida - te enviei o modelo via mensagem.
  • Pessoal, sobre Almada, alguém sabe se exige a transcrição de casamento quando o português é o declarante? Não atendem o telefone lá! =/
  • @melxavier muito bom o relato. Bom por agregar ao fórum, alertando assim aos membros, ruins pela dificuldade que impuseram, um absurdo.

O que acha de relatar isso para a ouvidoria do IRN, eles costumam a responder os emails. Acho que seria bom, pois, realmente, o que fizeram não pode passar despercebido.

Segue contato:
    geral@irn.mj.pt
  • @Andrea vc prosseguiu com o processo? Achou uma Conservatória onde pessoalmente fosse mais rápido?
  • Boa noite pessoal,

Infelizmente ainda estou no processo de transcrição de casamento e óbito de meu bisavô português pelo consulado. Eles pediram outro assento pois estava ilegível. Estou nesse começo há quase 3 meses e esta me dando desespero (entrei pelo consulado pois não sabia do fórum ainda). Estive em Portugal na última semana e pedi outro assento narrativo para enviar para o consulado, já que comecei esse processo por lá.

Finalizando a transcrição, penso em ir à Portugal e resolver os processos a seguir por procuração:
    1) Processo de atribuição da minha avó + transcrição de casamento de minha avó (filha do português);
    2) Processo de atribuição de minha mãe;
    3) Processo da minha atribuição (Já que minha mãe não casou com meu pai no cartório)
    4) Transcrição do casamento + homologação de divórcio da minha mãe com o pai do meu irmão (pedirei paralelamente a minha atribuição já que são processos distintos)
    5) Processo de atribuição de meu irmão de 11 anos (necessita finalizar o processo de minha mãe :( )

Alguém sabe me informar sobre os documentos necessários para cada um? Pelos relatos, pretendo começar a fazer pessoalmente pela 3 de Porto, porém, somente após setembro já que estão parados por conta das férias, correto?
    PS: Será que consigo tirar a minha em até 3 meses já que é o período máximo que eles permitem ficar sem visto? Paralelamente pensei em arrumar um trabalho por lá.

ME AJUUDEEEEEEEEEEEEEEEEM HAHAHA.

Beijos
  • editado July 2017
    @danvanuchi os processos são feitos um de cada vez. Para processo de atribuiçao ,o tempo de conclusão está numa media de 5 meses pelas Conservatorias e 1 ano pelo Consulado para cada processo.Terá q ter paciência.
  • @vlad Pode ser a média sim, mas pelo que tenho visto tem outros métodos, como o presencial.

Por ISSO pedi ajuda para QUEM fez o processo presencial, já que tenho visto muitos amigos ajudando com outros meios por aqui ;)
  • editado July 2017
    A quem possa interessar, enviei emails para as conservatórias que recebem presencialmente, perguntando para quando teriam agendamento

Meu email de pergunta :

Bom dia!

Gostaria de saber se preciso agendar um horário para apresentar os documentos de atribuição de nacionalidade portuguesa presencialmente ou eu posso ir diretamente a conservatória?

Se a documentação estiver correcta, seria possível saber aproximadamente o prazo para finalização do processo?

Processo de atribuição de pai para filha.

Com os melhores cumprimentos

Seguem as respostas

Espaço Registos Guimarães

Conforme o solicitado, mais se informa de que não é possivel fazer agendamento para apresentação de documentos para pedido de nacionalidade, dève dirigir-se a este serviço e tirar a senha respetiva a esse serviço.

Fátima Sampaio
    -----------------
    2ª CRC Porto

Ex.ma Srª

Bom dia,

Poderá digitalizar e enviar os documentos por mail para apreciação, de forma a ser verificada a sua conformidade.

Atentamente
    A Conservadora auxiliar
    Ana Claudia
    --------
    CRC Évora

Exma. Senhora
    SEM QUALQUER ESPÉCIE DE COMPROMISSO, uma vez que os documentos que apresentar têm que ser bem analisados por mim, poderá vir no dia XX de XX

SE ESTIVER TUDO EM ORDEM, poderá fazer nesse dia a declaração para inscrição de nascimento e o processo ficará pronto dentro de alguns dias. Quantos não posso quantificar porque há vários processos em apreciação e que já deram entrada.

Deverá tirar uma senha, selecionando REGISTO CIVIL e depois NACIONALIDADE e aguardar que seja chamada

REITERO que tudo depende da análise que eu faça dos documentos.

A Conservadora, Maria Isabel Esteves de Figueiredo Dias Azedo

-------------
    CRC Silves

Ex.ª Senhora
    A entrada de processo de nacionalidade faz-se por agendamento.

A análise e decisão de processos está sujeita a demora, face ao volume de serviço e escassez de recursos humanos.

A Conservadora

Cristina Amaral
    Conservatória do Registo Civil de Silves
    -------------
    CRC Mangualde

Exima Sra.

Se quiser dar entrada presencialmente da sua nacionalidade, terá que se deslocar a esta Conservatória, deixar os seus documentos e só depois de analisados (que não é feito no próprio dia) é que agendamos um dia para cá vir, e dar efetivamente entrada do pedido.

Mais informo que, tendo em conta o volume de serviço, estes agendamentos estão um pouco atrasados, por já haver alguns à espera de marcação.

Também não temos previsão para a conclusão dos processos, poderá ir de 15 dias a 2 meses ou mais.

Com os melhores cumprimentos,

O Escriturário Superior,

Maria Antónia Gomes Batista

----------
    CRC Ovar

Bom Dia Heloisa

Para deixar ficar os documentos, não precisa de agendar, informando que no dia 25 a Conservatória estará fechado por ser feriado municipal.

Cps

Lurdes Dias

Conservatória do Registo Civil de Ovar

------------

Espero ajudar a quem precise dessas informações
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.