No Cartório de Notas e peça para que o notário ou o tabelião redija o texto colocando a filiação e avós (indicando serem portugueses/brasileiros), a data de nascimento, o documento de identidade usado no processo (incluir o órgão emissor e a data de emissão) e também o endereço indicado no formulário do processo.
Será precisar levar o documento de identificação usado no processo, CPF, a certidão de nascimento do idoso e o comprovante de endereço atual no nome do idoso.
Para que não haja margem de dúvidas, convém apostilhar.
Bom dia, Alguém sabe me informar o e-mail da CRC de Ovar e telefone? Achei um no google que não está dando certo.
Vou passar um tempo no Reino Unido e pretendo passar por Portugal para fazer atribuição da cidadania do meu pai e em seguida o meu (minha avó, já falecida, era Portuguesa).
Assim que eu iniciar o processo ou souber de alguma informação que possa ajudar, eu relato aqui.
Pois é Lua, o pessoal está achando que já estão marcando para setembro/outubro, o que não é verdade. A realidade é que é para LIGARMOS em setembro, para aí sim marcarmos para depois disso.
Pessoal, cheguei aqui no Porto a duas semanas e fui a 4 Crc do Porto na primeira semana aonde agendaram a transcrição de casamento dos meus país para o dia 4/04, fui com os documentos em mãos e no mesmo dia no final da tarde recebi a ligação que a transcrição já estava pronta e que podia ir buscá-la no dia seguinte. Fui buscar no dia seguinte e conversei com a Filomena que foi muito simpática e atenciosa comigo, ela me perguntou porque eu não dava a entrada no meu processo de atribuição ali mesmo na na 4 CRC e expliquei que já havia agendado a ida a ovar e que havia pesquisado que em Ovar o processo sairia mais rápido e então ela me informou que os prazos ali também não são demorados e que estavam durando em torno de 2 semanas para ficar pronto em casos como o meu(da minha mãe pra mim) então quase dei entrada ali mesmo sendo que não trouxe a minha certidão de inteiro teor por fotocópia do livro pois a Lurdes de Ovar solicitou apenas a certidão de inteiro teor apostilhada e achei q todas as outras conservatórias seguissem a mesma coisa. Então, irei aguardar até o dia 09/05 agendado em ovar e rezar para que o processo saia rápido como no caso do @vesgo. Ou seja quem estiver com a certidao de inteiro teor por fotocópia talvez seja uma boa tentar na 4crc do Porto.
@Beatriz Marques, bom seu relato. Eu já tinha ido a 4ªCRC fazer os documentos, e lá é, ou pelo menos era, bem vazio e tranquilo. Apenas Ovar e Vila Nova de Gaia aceitam certidões por inteiro teor. Todas as outras aceitam apenas cópias reprográficas. Lembro também que a 4ªCRC exige todas as transcrições de óbitos.
@caiodib meu pai é falecido e não me exigiram a transcrição de óbito, acredito que seja necessário transcrever apenas o casamento. @fabio Cabral fui no dia 31/03 e agendaram para o dia 04/04 e no mesmo dia a transcrição ficou pronta. Lá é bem vazio e não vi nenhuma dificuldade no atendimento ou mesmo nos processos.
Olá! Fiquei interessada no seu relato pois existe uma possibilidade de que eu vá ao Porto também e pensei em levar minha documentação em mãos. Sou do Rio, mas moro em São Paulo, e não consigo agendar nunca no consulado do RJ, e acho um abuso ter de me deslocar até lá, sendo que existe consulado em SP!!! Minha mãe é portuguesa, mas não tem cartão de cidadão ou passaporte. NUnca se interessou. Ano passado eu consegui que ela fizesse a transcrição de seu casamento com brasileiro, para que ficasse registrada a mudança de nome de solteira para o de casada. Depois disso ela se animou, e pensou em tirar o passaporte e o cartão cidadão, mas nunca mais consegui agendar também. Como ela já tem 86 anos, nem sei se seria necessário, mas enfim, pergunto: SER QUE SE EU LEVAR A DOCUMENTAÇÃO DELA EM MÃOS, consigo algo no Porto? vou tentar levar nossas documentações ao Porto quando estiver por lá no meio do ano, e se não conseguir nada, enviarei por correio ao voltar. o que acham? Acredito que não necessito de outros documentos de minha mãe, além da certidão de nascimento e transcrição de casamento para anexar ao meu processo, certo? Favor informar. GRata, Cristina Nunes
Hoje liguei no 351 211950500 e fui informada que meu processo não tem numeração Ainda. Se já estava pra despacho em 06 de abril, é normal não estar numerado?
O Meu caso seria de Bisavô para avô, depois pra mae e depois pra mim, qual seria a possibilidade de fazer pessoalmente? seria muito demorado? teria que levar procuração? Preciso de uma posição e um relato pq acho que fazendo pelos correios vai demorar muito, atualmente estou no RJ, mas moro na Suecia e pra mim seria uma otima
@Marcia Intão você está dizendo que para fazer pessoalmente seria melhor a 3a do Porto? Vou para Portugal no inicio de junho, tenho agendamento em Ovar.....mas preciso de uma conservatória que faça uma atribuição em 15 dias, para poder deixar a minha e voltar para casa.
@Beatriz Marques Você deu entrada mesmo em Ovar?? Quanto tempo eles te deram de prazo para ficar pronta a atribuição?? Agendei em Ovar para inicio de junho e precisaria que ficasse pronta em pelo menos 15 dias.....será que na 4a de Porto eu conseguiria?
a 4a do Porto não faz atribuições. Ela serve APENAS de passagem, aceita os processos e os envia para o ACP ou para a 3a do Porto. E aí, com certeza, demora muito mais, obviamente, porque é apenas uma intermediária.
A 3a de Porto faz atribuição. Não tenho como te afirmar, porém, se faria em menos de 15 dias. Você teria que tentar contato com eles e perguntar. Acredito que esteja bem mais veloz que Ovar.
Pessoal, enviei os documentos para atribuição do meu pai pra Tondela, o processo foi numerado há quase 1 mês. Em Outubro meus pais vão à Portugal e estou na esperança que, já tendo sido concluído o processo dele por Tondela, eles consigam fazer a transcrição de casamento deles lá e a atribuição de nacionalidade minha e de minha irmã. Alguém sabe me informar se ele, sendo nosso pai, poderia fazer isso por nós? Agradeço pelas informações e sigo acompanhando.
Comentários
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/procuracao-para/downloadFile/file/Procura_atrib_pinscri.pdf?nocache=1200303704.79
Página 3.
Não tenho ainda, isso é bem recente.
No Cartório de Notas e peça para que o notário ou o tabelião redija o texto colocando a filiação e avós (indicando serem portugueses/brasileiros), a data de nascimento, o documento de identidade usado no processo (incluir o órgão emissor e a data de emissão) e também o endereço indicado no formulário do processo.
Será precisar levar o documento de identificação usado no processo, CPF, a certidão de nascimento do idoso e o comprovante de endereço atual no nome do idoso.
Para que não haja margem de dúvidas, convém apostilhar.
Gaia fica BEM perto do Porto.
E também http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7111/crc-de-porto-presencial#latest
Alguém sabe me informar o e-mail da CRC de Ovar e telefone? Achei um no google que não está dando certo.
Vou passar um tempo no Reino Unido e pretendo passar por Portugal para fazer atribuição da cidadania do meu pai e em seguida o meu (minha avó, já falecida, era Portuguesa).
Assim que eu iniciar o processo ou souber de alguma informação que possa ajudar, eu relato aqui.
Esse tópico já me ajudou bastante!!
Tentei ligar agora para la e me informaram que estao agendando somente para outubro ou novembro! Alguem teve a mesma experiencia?
Vc está ligando para qual conservatória? Para fazer qual tipo de processo?
Apenas Ovar e Vila Nova de Gaia aceitam certidões por inteiro teor. Todas as outras aceitam apenas cópias reprográficas.
Lembro também que a 4ªCRC exige todas as transcrições de óbitos.
Qual foi o dia que foi agendar a transcrição? Demorou 2 semanas para a data de agendamento?
Fiquei interessada no seu relato pois existe uma possibilidade de que eu vá ao Porto também e pensei em levar minha documentação em mãos. Sou do Rio, mas moro em São Paulo, e não consigo agendar nunca no consulado do RJ, e acho um abuso ter de me deslocar até lá, sendo que existe consulado em SP!!! Minha mãe é portuguesa, mas não tem cartão de cidadão ou passaporte. NUnca se interessou. Ano passado eu consegui que ela fizesse a transcrição de seu casamento com brasileiro, para que ficasse registrada a mudança de nome de solteira para o de casada. Depois disso ela se animou, e pensou em tirar o passaporte e o cartão cidadão, mas nunca mais consegui agendar também. Como ela já tem 86 anos, nem sei se seria necessário, mas enfim, pergunto: SER QUE SE EU LEVAR A DOCUMENTAÇÃO DELA EM MÃOS, consigo algo no Porto? vou tentar levar nossas documentações ao Porto quando estiver por lá no meio do ano, e se não conseguir nada, enviarei por correio ao voltar. o que acham? Acredito que não necessito de outros documentos de minha mãe, além da certidão de nascimento e transcrição de casamento para anexar ao meu processo, certo? Favor informar. GRata, Cristina Nunes
Preciso de uma posição e um relato pq acho que fazendo pelos correios vai demorar muito, atualmente estou no RJ, mas moro na Suecia e pra mim seria uma otima
O processo de atribuição em Ovar pessoalmente esta no valor de 175 euros?
A transcrição na 4 CRC de Porto esta 120 euros?
Gostaria dessa confirmação... alguem sabe???
E que não há necessidade de agendamento?
A que aceita processos apenas pessoalmente é a 3a do Porto.
Vou para Portugal no inicio de junho, tenho agendamento em Ovar.....mas preciso de uma conservatória que faça uma atribuição em 15 dias, para poder deixar a minha e voltar para casa.
Agendei em Ovar para inicio de junho e precisaria que ficasse pronta em pelo menos 15 dias.....será que na 4a de Porto eu conseguiria?
a 4a do Porto não faz atribuições. Ela serve APENAS de passagem, aceita os processos e os envia para o ACP ou para a 3a do Porto. E aí, com certeza, demora muito mais, obviamente, porque é apenas uma intermediária.
A 3a de Porto faz atribuição. Não tenho como te afirmar, porém, se faria em menos de 15 dias. Você teria que tentar contato com eles e perguntar. Acredito que esteja bem mais veloz que Ovar.
Muito Obrigada!
Agradeço pelas informações e sigo acompanhando.