Meu relato acerca do processo de atribuição pessoalmente

1101113151624

Comentários

• Oi gente, estou confusa e triste.
    Só achei esse post agora, embora n ache que conseguiria resolver meu problema antes.

Estou indo para Portugal dia 22 de março para fazer meu processo de atribuição e do meu irmão.

Meu pai deu entrada no processo de atribuição dele pelo consulado do RJ, porém só conseguiu alguma informação mandando e-mail para CRCentrais, que respondeu da seguinte maneira:
    "Exmª Senhor/a
    Informo V.Exª que o assento de nascimento correspondente ao processo abaixo referenciado lavrado no Consulado de Portugal em Rio de janeiro, já se encontra integrado nesta Conservatória, pelo que poderá o interessado dirigir-se ao referido Consulado, apresentado cópia deste email, a fim de tratar de sua documentação.
    Caso resida em Portugal pode dirigir-se a uma Conservatória do Registo Civil ou Loja do Cidadão e aí efectuar o pedido de Cartão do Cidadão
    Sugere-se o agendamento do Cartão do Cidadão através do site : www.portaldocidadao.pt , por ser esta a forma mais cómoda, uma vez que tem a possibilidade de optar pela data, hora e local de atendimento."

Entendi que o assento dele já foi concedido, porém eles não me informam a numeração, nem no consulado (que fala que vão responder o e-mail e nunca respondem), nem na conservatória (que diz ser tarefa do consulado).
    O que eu entendi está correto?

Agora mais medos, para meu irmão fazer a procuração para eu dar entrada em Portugal ele precisaria desses dados do meu pai correto? Alguém sabe se tem algum lugar que eu possa consultar?

Eu posso perder o emprego se não conseguir essa nacionalidade até junho, alguém sabe outra conservatória que não seja Ovar que faça o processo?

Tô desesperada gente, por favor, qualquer informação é útil.
  • @Erika, escreva para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt
    Forneça o nome completo de seu pai, filiação e data de nascimento, e peça o número do assento / ano.
  • @Ingred e @Theresa
    Obrigada mesmo.
    Espero poder ajudar a comunidade como vocês sempre me ajudam.
    Eu vou fazer por lá e mantenho a comunidade informada com meu progressos por lá.

Mais uma pergunta, vocês sabem se com a entrada do processo de atribuição eu consigo algum meio de ficar em Portugal por mais de 3 meses?

De qualquer forma, muito obrigada! Vocês são demais!!
  • editado March 2017
    @Erika Guimarães P. Fonseca, infelizmente, só poderá ficar 90 dias em Portugal, e terá de sair do espaço Schengen após os 90 dias e ficar 90 dias fora dele, caso sua atribuição não fique pronta.

Opções que conheço de Conservatórias são a 4ª CRC do Porto, que é intermediária, só recebe processos de atribuição pessoalmente, e enviam ao ACP para finalizar, ou o próprio ACP, mas não sei dizer o prazo dos processos.
  • @caiodib Obrigada.
    Acho que vou fazer isso mesmo, e se Deus quiser vai sair em menos de 3 meses.
    Espero poder dar um testemunho bom aqui no grupo depois.. =)

• editado March 2017
    Gente, acabei de ver um detalhe.
    Como estou indo para Portugal ver minha cidadania, vou levar os documentos para averbação do casamento dos meus pais (caso exijam sei lá pq).
    1)Vi que em todos os MEUS documentos minha mãe está com o nome de casada, porém na certidão de casamento dela apresenta também o divorcio, e lá diz que o nome voltou a ter o nome de solteira.
    No caso isso é um problema?
    Será que eles exigem que eu atualize meus documentos com o nome de solteira dela para fazer minha atribuição?

No caso, o português é meu pai (conseguiu por atribuição), ele é o declarante da minha certidão e ele nunca alterou seu nome.

2)Uma outra dúvida, eu posso requerer a averbação dos meus pais sendo filha deles?

3)Para tirar a cidadania do meu irmão, ele pode fazer só a procuração (sem preencher o C1) e eu abrir lá como abrira pra mim? Ou precisa ser pelo C1 de qualquer jeito?
    4)O modelo de procuração começa falando, o nome e depois a freguesia e conselho da pessoa que está fazendo a procuração. Mas, no caso, meu irmão ainda não tem esses dados, ele é brasileiro. Como preenche isso?

Já agradeço por tudo!
    Desculpa qlqr coisa =/, eu li lá no tópico de averbação e outros p ver de procuração, mas n achei nada nas ultimas horas q vi.
  • @Erika

Consigo te responder a pergunta 1: para você, em qualquer fim, sua mãe sempre terá o nome de casada. Não há a possibilidade de vc alterar o nome de sua mãe nos seus documentos, visto que, quando vc nasceu, ela tinha o nome de casada.
  • @Erika qt tempo demorou seu processo pelo consulado do RJ?
  • @Karina obrigada, me deu alívio já.
    @Maicon, o processo do meu pai durou de abril de 2016 até janeiro de 2017. Porém só descobrimos que terminou pq mandamos e-mail para a conservatória, porque o consulado não responde nenhum e-mail e por telefone diz que só é para contacta-los por e-mail.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Consulado presta PÉSSIMOS SERVIÇOS. Eu mesmo fiquei CEM DIAS para receber um Cartão do Cidadão (O RG português). Enfim...

@Erika você pode ligar na Linha Registos e falar que quer consultar o processo do seu pai. Dê o nome completo + data de nascimento e geralmente elas irão te fornecer o número de assento + ano. É melhor e mais eficiente que enviar email para aqui e acolá. O número da Linha Registos é: +351 211 950 500 (ao atenderem escolha opção 1 e depois de novo opção 1). Nós do fórum temos o costume de ligar via Skype, que é muito mais barato (tem que inserir crédito no Skype).

Boa sorte e sucesso na empreitada.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Erika disseram aqui no fórum que se você fizer pessoalmente na 4a. CRC a coisa anda mais rápido. Se você passar no Porto, eu acho que vale a pena ir lá e conversar com eles e explicar a situação. Tem como você conseguir uma carta do seu emprego dizendo que precisam que você tenha visto/residência/nacionalidade até determinada data? Caso sim, isto pode ajudar no convencimento da necessidade de agilidade no processo (já vi algo semelhante aqui em dois casos, mas apresentaram provas da necessidade de uma maior velocidade na conclusão).
  • @David acabei de receber o número do assento por e-mail.
    Mas veio assim: "o assento de nascimento de Daniel ...tem o nº 30XX de 2016 do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Brasil." Não tem freguesia nem conservatória, mas tudo bem pq dá pra preencher só com o número. Acordei muito mais feliz. Obrigada pela ajuda!

@David eu liguei pra esse número pra perguntar se seria necessário averbar o casamento dos meus pais (o que pelo vi aqui não seria necessário), mas o moço que atendeu disse que é necessário sim e tb disse que TODOS os processos vão pra CRCentrais (outra coisa que tb já vimos no fórum que não é bem assim). Mas pelo menos dessa vez eles atenderam =).
  • @Erika
    Tecnicamente, todos os processos vão para a CRCentrais, mas é só para a sequência do número do processo. Algumas conservatórias fazem elas mesmas toda a parte de análise e despacho, como Ovar e Tondela. Outras mandam desde o começo para a CRCentrais.
    O que o David informou é verdade. Vi relatos por aqui de gente que fez pessoalmente no Porto e conseguiram agilidade. Mais uma opção para você ;-)
  • Erika
    Respondendo:
    1) Mesmo seu pai sendo o declarante, alguns lugares exigem a transcrição. Leve os documentos.

2)Uma outra dúvida, eu posso requerer a averbação dos meus pais sendo filha deles? Sim, filho pode requerer.

3)Para tirar a cidadania do meu irmão, ele pode fazer só a procuração (sem preencher o C1) e eu abrir lá como abrira pra mim? Ou precisa ser pelo C1 de qualquer jeito? Não sei. Melhor seu irmão preencher o 1C e assinar por autenticidade. Leve caso necessite. E leve a procuração. Se a conservatória aonde você for fizer o processo de inscrição no registo civil português nem precisará de 1C. Mas não sabemos onde você vai parar, então é melhor ter tudo na mão. A procuração deve ser bem específica, dizendo que é para tratar da nacionalidade dele. Precisa estar assinada por autenticidade.

4)O modelo de procuração começa falando, o nome e depois a freguesia e conselho da pessoa que está fazendo a procuração. Mas, no caso, meu irmão ainda não tem esses dados, ele é brasileiro. Como preenche isso?
    Na minha opinião, substitua esses dados de freguesia e conselho por cidade e estado onde seu irmão nasceu. Parece-me lógico.
  • @Cynthia muito obrigada mesmo!!
    Vou fazer isso mesmo que você falou, ele vai preencher o C1 e a procuração. Assim não tem erro!
  • Boa noite alguem me ajuda estou indo dia 23 dar entrada em 2 processos de atribuição um do meu pai e o meu junto gostaria de saber a certidão que eu tenho é apenas inteiro teor e apostilada não sabia que tinha que ser reprografica e agora?
  • @Hugo Rodrigues, suas opções seriam Ovar e Vila Nova de Gaia. Ovar só por agendamento, mas só estão agendando para setembro ou depois. Fica apenas com Vila Nova de Gaia.
    Outro detalhe, a certidão tem de ter selos de fiscalização eletrônica (as emitidas em SP não têm).
  • editado March 2017
    Boa noite pessoal,

Meu marido é filho de pais portugueses. Sua mãe ainda é viva e tem o CC e o passaporte português. Seu pai faleceu.
    Reunimos os documentos necessários para pedir a atribuição para meu marido e consegui agendar um horário no Consulado do Rio semana que vem.
    Minha dúvida é a seguinte, é melhor fazer em Portugal ou para quem não está com pressa pode ser feito por aqui mesmo. Pergunto porque estamos pensando em ir a Portugal em julho.
    Minha outra dúvida é a seguinte, minha sogra não sabe me dizer se fez a transcrição do casamento dela, mas eu penso que para ela ter tirado o CC e o passaporte deve ter feito não é mesmo?
    Outra dúvida, se formos a Portugal eu já posso pedir a nacionalidade para a minha filha também?

Quem puder me ajudar por favor me ajude, pois já estamos com o agendamento no Rio e não sei se posso dar entrada aqui e depois entrar em Portugal.

Esqueci de dizer que o pai do meu marido, é o declarante na certidão de nascimento de meu marido.

Obrigada
  • @Cintia,

Seu marido não consegue ter a cidadania antes de Julho. Fazendo por Correios diretamente por uma Conservatória em Portugal, você vai levar uns 120 dias. Já pelo consulado de 10 a 18 meses.

Não necessariamente a sua sogra fez a transcrição. Mas, acredito eu que, se ela fez todo o processo dela pelo consulado, provavelmente fez a transcrição.

Agora fiquei na dúvida, sua sogra e sogro são portugueses natos ou fizeram o processo de atribuição?

Como pai e mãe de seu marido são portugueses, é obrigatória a transcrição deles para seguir com o processo.

Seria legal também, transcrever o seu casamento com seu marido, se a intenção de vocês é ir morar lá.
  • @Fabio

Oi Fábio,

Antes de mais nada obrigada pelos esclarecimentos.

Na verdade estou querendo saber se é melhor dar entrada no processo de atribuição aqui no Rio ou em Portugal.
    Falei de julho porque temos a intenção de tirar férias em Portugal.

Meus sogros são portugueses natos.

Vc acha que consigo pedir para mim também, através do meu marido?
    Meu pai era português nato, mas quando ele me reconheceu eu já era maior de idade.

Obrigada
  • @Cintia,

Provavelmente fazendo direto em Portugal, presencialmente, é mais rápido. Dizem que a 3ª ou 4ª (Não tenho certeza agora) do Porto faz em um mês, ou próximo disso, porém não tenho certeza.

Ovar fazia bem rápido processos presenciais, mas estão com a agenda lotada, não estão nem agendando, segundo últimos relatos.

Tondela aceita processos pessoalmente, mas respeita a fila de processos que chegam por Correios, logo daria no mesmo.

Tem que pesquisar outras CRC's, o único problema é que a maioria é intermediária, ou seja, não finaliza o processo, apenas recebe e encaminha para outra CRC competente, o que também retarda o processo.

Você consegue, sim, para você, desde que: esteja casada há mais de 3 anos e morando em Portugal há pelo menos 2.

Abs,
  • @Fabio

Muito obrigada.
  • Olá galera, li vários documentários aqui e fiquei super feliz com resultado positivo que várias pessoas tiveram. Parabéns a todos que conseguiram.
    Eu estou indo a Portugal agora em Junho, minha mãe é Portuguesa e viva. Aqui no Brasil fiz a transcrição do casamento dos meus pais e tirei o cartão cidadão da minha mãe.
    Quero tirar minha cidadania da minha bebe.e a transcrição do meu casamento, pq assim segundo o que pesquisei minha esposa pega um visto permanente pelo casamento. Estou indo pra não voltar mais. Se der tudo certo!
    Estou com passagens compradas p um mês. Porém vou ficar em Lisboa. Vi vários posts falando de Ovar ser a mais rápida, porém estará longinho de Lisboa. Sabem me dizer se em Lisboa o processo é muito demorado.
  • Peterson,se fizer em Lisboa tenha ciência que pode demorar até 1 ano.
  • E mesmo em Ovar vc precisa agendar.
    Uma boa solução seria Porto pelo outro post no fórum.
  • @Peterson

Já te respondi em outro tópico.
  • Pessoal, estou me preparando para dar entrada na cidadania de minha avó (por atribuição) direto em Portugal e alguns posts especificam o RG (documento de identidade) do requerente (no caso, minha avó como RECENTE.

O RG do requerente tem que ser recente, é isso mesmo ?

Obrigado.
  • @afonseca

Dependendo da idade da pessoa estão pedindo até Prova de Vida. Portanto, por precaução, tire um RG novo. Ah, e não se esqueça de apostilhar a procuração dela.
  • @Thereza lima vc poderia me passar o link com o modelo da procuração?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.