Bom dia para todos, para aqueles que estao tentando realizar o agendamento em Porto para transcrição de casamento e em Ovar para atribuição. Tentei realizar o agendamento mandando email para eles, mas nao respondiam, talvez porque tinha muitos e muitos emails anteriormente. No começo dessa semana liguei para Porto e depois de varias e varias e varias tentativas de ligação para a 4a CRC de Porto consegui marcar para Maio/17. E em Ovar na primeira tentativa a moça me antendeu(peço desculpas pois nao me recordo o nome) e foi super simpatica me explicando tudo e fazendo dois agendamentos um para mim e outro para minha irma em dias diferentes. Disse que se desse tempo faria a atribuição minha e da minha irmã no mesmo dia, mas que se caso nao desse ela ja deixaria marcado para o dia seguinte outro agendamento, pois como todos estão agendando com antecedencia poderia ocorrer de nao achar outro horario. Então para aqueles que estão querendo realizar o agendamento por agora digo para fazer o mais breve, pois pode ocorrer de não consegui achar no dia que pretende estar lá. Agora é acabar de juntar todas as papeladas...
Pessoal, Vou em Abril fazer processos de Transcrição de Casamento e Atribuição presencialmente em Ovar. Já estão agendados (1 para cada dia). No entanto, tenho visto bastante pessoas comentando que farão presencialmente a Transcrição de Casamento na CRC de Porto e a Atribuição em Ovar. Por que optam por fazer cada processo em uma conservatória diferente se poderia ser feito tudo em Ovar?
Desculpem a dúvida, é que realmente quero entender se tem mais benefícios.
@raphaelpaulis Eu optei por ser feito a transcrição em Porto pois aqui no forum vi casos em que em Porto a transcrição sai de um dia para o outro,e que em Ovar a atribuição é mais rapida. Como tenho dias limitados para estar lá preferi agendar dessa forma. Espero que de certo e seja mais rapido assim.
@rafhaelpaulis, mas se em Ovar eles pedem a transcrição de casamento para fazer a atribuição, se eles agendaram um para um dia e logo no dia seguinte marcaram a atribuição. Eles tambem devem te entregar rapido.
@Pollyanna Fernandes, Exatamente o que pensei, porque veja meus agendamentos: 1. Transcrição de Casamento Avó – 05/04; 2. Atribuição Pai – 07/04; 3. Transcrição de Casamento Pai e Mãe - 12/04; 4. Minha Atribuição – 18/04.
" @raviresck January 28 Arthur Goes, estou iniciando o processo que voce ja fez e mandei um email pra conservatoria de ovar perguntando sobre a mesma questao. A resposta que me deram e que como meu pai nunca casou com a minha mae no civil nao preciso transcrever o casamento dela para fazer meu processo. Quem me deu a resposta foi a Lurdes, da crc de Ovar."
Raviresck, peguei informações com um amigo e o mesmo disse que como na minha certidão de nascimento foi o meu pai(português) que declarou, fica mais tranquilo para tirar a cidadania. Estou dando entrada na documentação essa semana. Viajo somente no fim de Abril e já quero estar com tudo esquematizado. Uma duvida: Meu pai já tem o passaporte e o cartão cidadao dele; ajuda eu tirar uma copia autenticada apostilada de ambos? Quais os documentos dele eu preciso para dar entrada no meu processo? Realmente li bastante coisa aqui e fiquei um pouco confuso. obrigado pela resposta. Ah, aproveitarei e farei minha transcrição de casamento com minha esposa e tentarei também dar entrada na documentação dela(somos casados a 7 anos).
Para fazer Entendo que o portugues é o seu pai? Seus pais não casaram, por isso, não precisa transcrever o que nunca existiu.
Para fazer a sua cidadania precisa dos dados da certidão do seu pai, passaporte, cartão cidadão não vai precisar!! Você fará por qual conservatória? Ovar? Tondela? Você só pode passar cidadania para a esposa se estiverem morando em Portugal por 2 anos. Morando no Brasil não será possivel.
@MAdelaideVelloso, Você sanou minhas dúvidas com relação a transcrição de casamento. Meu pai ao requerer o passaporte e o Cartão Cidadao, ele nao requereu a certidão de nascimento português. Possuo o numero de assento dele, pois fui eu que fiz todo o processo de naturalização dele e de minha avó. Posso utilizar a certidão de nascimento brasileira de inteiro teor de meu pai? Minha idéia é entrar com o pedido de cidadania em Ovar, pois pelo que vi é o que as pessoas estão conseguindo um atendimento melhor, com as Lourdes e com a Anabela. Com relação a cidadania de minha esposa esse foi um balde de agua fria. (
@Artur, você fará pessoalmente em Portugal ou vai mandar pelo correio? Para fazer a sua atribuiçao vc precisa do numero do assento portugues do seu pai , a data do assento. Isso vc consegue no consulado.
Caso o português seja nascido antes de 1911, você deverá solicitar por telefone à conservatória responsável pelo Arquivo Distrital que contém o Assento de Nascimento do português, o envio da cópia certificada do assento para uma conservatória próxima de onde ficará hospedado em Portugal ou mesmo para a conservatória escolhida para dar entrada no processo. Leva cerca de 2 dias e você pagará os 20 euros no local que receber o documento.
Ok, @Artur Goes. Nesse caso bastará a indicação da numeração do Registro de Nascimento dele.
Mas não entendi uma coisa. Você irá solicitar a sua nacionalidade portuguesa? Pela legislação atual você teria direito somente se tivesse nascido após a Aquisição do seu pai, ou seja, após 2013 já que a nacionalidade dele foi por Aquisição e não retroage ao nascimento. Mas se você for neto de português(esa) vivo(a), também poderá solicitar a sua Aquisição.
Desculpa @TheresaLima, me expressei errado, fiz por atribuição a nacionalidade do meu pai. em 2012 fiz da minha vó com transcrição de casamento, em 2013 fiz do meu pai e agora farei a minha. As atribuições de minha avó e meu pai fiz por aqui.
@Artur e @M Adelaide Velloso, minha mae esta tirando a cidadania dela por ser casada com meu padrastro que recentemente fez atribuicao. Nunca moramos em Portugal.
Ela não é a primeira da família a fazer isso. Minha avó (casada com meu avô que fez ano passado atribuição), já conseguiu. Minha mãe é a 4ª geração da família a pedir. Tudo pelo consulado de SP.
Segui as dicas de vocês e vou a Portugal semana que vem cuidar do processo do meu pai e, se tudo der certo, o meu!
Mas alguém saberia dizer se preciso de duas procurações do meu pai pra fazer os processos de atribuição e averbação do casamento ou só uma já vale? Deu esse sopetao agora e fiquei no susto.
Quanto à Transcrição do Casamento dele, você mesma pode fazer e assinar. Sendo assim, bastarão as Certidões de Nascimento e de Casamento da sua mãe em Inteiro Teor apostilhadas, além do seu passaporte.
@Marcia, farei a minha atribuição pessoalmente em ovar. mas na duvida acho que vou reconhecer firma por autenticidade aqui e apostilar; vai que né...... Alguém aqui está tendo dificuldades para falar com Ovar? Só chama. Ninguém atende.
Comentários
Tentei realizar o agendamento mandando email para eles, mas nao respondiam, talvez porque tinha muitos e muitos emails anteriormente. No começo dessa semana liguei para Porto e depois de varias e varias e varias tentativas de ligação para a 4a CRC de Porto consegui marcar para Maio/17. E em Ovar na primeira tentativa a moça me antendeu(peço desculpas pois nao me recordo o nome) e foi super simpatica me explicando tudo e fazendo dois agendamentos um para mim e outro para minha irma em dias diferentes. Disse que se desse tempo faria a atribuição minha e da minha irmã no mesmo dia, mas que se caso nao desse ela ja deixaria marcado para o dia seguinte outro agendamento, pois como todos estão agendando com antecedencia poderia ocorrer de nao achar outro horario.
Então para aqueles que estão querendo realizar o agendamento por agora digo para fazer o mais breve, pois pode ocorrer de não consegui achar no dia que pretende estar lá.
Agora é acabar de juntar todas as papeladas...
Vou em Abril fazer processos de Transcrição de Casamento e Atribuição presencialmente em Ovar. Já estão agendados (1 para cada dia). No entanto, tenho visto bastante pessoas comentando que farão presencialmente a Transcrição de Casamento na CRC de Porto e a Atribuição em Ovar. Por que optam por fazer cada processo em uma conservatória diferente se poderia ser feito tudo em Ovar?
Desculpem a dúvida, é que realmente quero entender se tem mais benefícios.
Obrigado.
Abs
Eu optei por ser feito a transcrição em Porto pois aqui no forum vi casos em que em Porto a transcrição sai de um dia para o outro,e que em Ovar a atribuição é mais rapida.
Como tenho dias limitados para estar lá preferi agendar dessa forma.
Espero que de certo e seja mais rapido assim.
Exatamente o que pensei, porque veja meus agendamentos:
1. Transcrição de Casamento Avó – 05/04;
2. Atribuição Pai – 07/04;
3. Transcrição de Casamento Pai e Mãe - 12/04;
4. Minha Atribuição – 18/04.
Obrigado pelo retorno.
Abs
Arthur Goes, estou iniciando o processo que voce ja fez e mandei um email pra conservatoria de ovar perguntando sobre a mesma questao. A resposta que me deram e que como meu pai nunca casou com a minha mae no civil nao preciso transcrever o casamento dela para fazer meu processo. Quem me deu a resposta foi a Lurdes, da crc de Ovar."
Raviresck, peguei informações com um amigo e o mesmo disse que como na minha certidão de nascimento foi o meu pai(português) que declarou, fica mais tranquilo para tirar a cidadania. Estou dando entrada na documentação essa semana. Viajo somente no fim de Abril e já quero estar com tudo esquematizado. Uma duvida: Meu pai já tem o passaporte e o cartão cidadao dele; ajuda eu tirar uma copia autenticada apostilada de ambos? Quais os documentos dele eu preciso para dar entrada no meu processo? Realmente li bastante coisa aqui e fiquei um pouco confuso.
obrigado pela resposta.
Ah, aproveitarei e farei minha transcrição de casamento com minha esposa e tentarei também dar entrada na documentação dela(somos casados a 7 anos).
abraços
Para fazer Entendo que o portugues é o seu pai?
Seus pais não casaram, por isso, não precisa transcrever o que nunca existiu.
Para fazer a sua cidadania precisa dos dados da certidão do seu pai, passaporte, cartão cidadão não vai precisar!!
Você fará por qual conservatória? Ovar? Tondela?
Você só pode passar cidadania para a esposa se estiverem morando em Portugal por 2 anos. Morando no Brasil não será possivel.
Minha idéia é entrar com o pedido de cidadania em Ovar, pois pelo que vi é o que as pessoas estão conseguindo um atendimento melhor, com as Lourdes e com a Anabela.
Com relação a cidadania de minha esposa esse foi um balde de agua fria. (
Para fazer a sua atribuiçao vc precisa do numero do assento portugues do seu pai , a data do assento. Isso vc consegue no consulado.
Caso o português seja nascido antes de 1911, você deverá solicitar por telefone à conservatória responsável pelo Arquivo Distrital que contém o Assento de Nascimento do português, o envio da cópia certificada do assento para uma conservatória próxima de onde ficará hospedado em Portugal ou mesmo para a conservatória escolhida para dar entrada no processo. Leva cerca de 2 dias e você pagará os 20 euros no local que receber o documento.
Mesmo assim, obrigado pela dica.
Mas não entendi uma coisa. Você irá solicitar a sua nacionalidade portuguesa? Pela legislação atual você teria direito somente se tivesse nascido após a Aquisição do seu pai, ou seja, após 2013 já que a nacionalidade dele foi por Aquisição e não retroage ao nascimento. Mas se você for neto de português(esa) vivo(a), também poderá solicitar a sua Aquisição.
Abraços
Quanto à sua esposa, pode ser que na regulamentação sejam definidos novos critérios para obtenção de nacionalidade portuguesa pelos cônjuges. Acompanhe os links sobre o assunto em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5985/projeto-de-lei-no-364-xiii#latest e http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/6136/atribuicao-para-netos-de-portugueses-lei-org-9-2015-e-outras-favor-nao-postar-casos-individuais#latest para saber sobre as novidades.
Mas alguém saberia dizer se preciso de duas procurações do meu pai pra fazer os processos de atribuição e averbação do casamento ou só uma já vale? Deu esse sopetao agora e fiquei no susto.
Obrigada!
Acho melhor levar duas, vai que eles resolvem incluir a procuração no processo. Melhor garantir, do que remediar. Rsrsrs
Se bem que, averbação de casamento, pode ser requerida pelo filho (no caso você), não precisa de transcrição para isso.
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75
assinatura reconhecida por autenticidade em cartório ou presencial no consulado.
Não precisa ser apostilado.
A Procuração para você fazer a Atribuição do seu pai é BEM específica. Faça conforme modelo do IRN e depois faz o apostilhamento (link http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/procuracao-para/downloadFile/file/Procura_atrib_pinscri.pdf?nocache=1200303704.79).
Quanto à Transcrição do Casamento dele, você mesma pode fazer e assinar. Sendo assim, bastarão as Certidões de Nascimento e de Casamento da sua mãe em Inteiro Teor apostilhadas, além do seu passaporte.
Alguém aqui está tendo dificuldades para falar com Ovar? Só chama. Ninguém atende.
Olá!!! Você já agendou a entrega da documentação presencial em
ovar? Se sim, pra quando conseguiu?