Meu relato acerca do processo de atribuição pessoalmente

18911131424

Comentários

• Artur GóesArtur Góes Member
    editado February 2017
    Voltando para informar que: depois de muito tentar em entrar em contato com a conservatória de Ovar, consegui falar com eles. Quem me atendeu foi a Sra. Lucia, que tirou algumas dúvidas que eu ainda tinha, como por exemplo a respeito do formulário de DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA, que ela disse não precisar, pois eu estarei requerendo para mim mesmo. Disse também que eu nao preciso da certidão do meu pai, bastando ter o numero de assento dele.
    Uma informação importante a quem pretende fazer esse processo presencial por Ovar: já estão marcando o processo somente para maio! Já estão com a agenda lotada. Por acaso ela ainda brincou comigo e disse que eu tive sorte, pois houve uma desistência para o dia 26/04.
    Portanto, fica aí a dica: quem for em Maio, já liga e marca, pois o prazo está só aumentando.

Abraços.
  • Boa tarde,

Para dar entrada pelo Porto só com agendamento? como faço para agendar?

Alguém sabe me informar os documentos que preciso apresentar? E o custo?

Meus pais não se casaram, não preciso transcrever casamento.

Meu pai mora em Portugal. Em Foz Côa.
  • @Artur

Caramba, o contato deve estar complicado mesmo hein. Já mandou e-mail também? Quando marcar nos avise por aqui para saber em qual mês estão marcando por agora! :)
  • @Artur, ligue as 7h da manha do Brasil, la sao 2 horas a mais e essa hora é logo no inicio do trabalho.
  • Pessoal,

Por favor gostaria da opinião de vocês.

Em junho estou indo para Portugal em definitivo.

Minha mãe portuguesa e pai brasileiro, se casaram aqui no Brasil.

Depois que li esse tópico, estou pensando em dar entrada no meu processo de atribuição pessoalmente em Ovar, vocês acham que vale a pena eu fazer a transcrição de casamento deles agora pelo correio para Ponta Delgada(mais rápido via correio) ou faço tudo quando chegar na CRC do Porto em junho e depois vou para Ovar que nem o amigo que criou o tópico?

Minha questão em já ir adiantando a transcrição é ir com um problema a menos para Portugal.

O que acham?

Obrigado!
  • Rodrigo, a transcrição em Ponta Delgada certamente ficará pronta antes de você ir a Portugal. Será um trabalho a menos que você vai ter e não vai ter o risco de não ficar pronta no dia que você agendar a visita a Ovar.
  • Olá, boa noite.

Vim morar na Espanha e minha namorada está vindo também no meio de março. Queremos fazer a cidadania dela diretamente por Portugal e estamos indo atrás de todas as informações para poder fazer isso o mais rápido que der. O avô dela é português e ela precisa realizar o processo do pai e o dela. Até o momento ela tem os seguintes documentos (todos retirados a menos de 6 meses)

:

Pai (Filho de Português):
    - Certidão de nascimento (Inteiro teor e cópia do livro)

- Certidão de casamento (Inteiro teor e cópia do livro)

Mãe:
    - Certidão de nascimento (Inteiro teor e cópia do livro)

Minha namorada:
    - Certidão de nascimento (Cópia do livro, providenciando de inteiro teor)

Antes de vir ela vai realizar o apostilamento de todos os documentos. Agora as dúvidas:

- Mencionaram que é necessário o pai dela preencher o Formulário 1C no consulado. É necessário ser no consulado ou pode ser em cartório? E é somente esse formulário ou precisa de mais algum documento além dos citados?

- Pelo que entendemos é necessário realizar um agendamento para dar entrada, correto? Qual seria a Conservátoria recomendada? Agendamento para mês que vem, que não esteja com muito processo?

- Tem alguma conservatória que aceitaria ela dar entrada no processo inteiro de uma vez? Pai dela, transcrição do casamento dele e cidadania dela?

Obrigado, e agradeço por todas as informações disponibilizadas aqui, estão sendo de grande ajuda.
  • @Andre, vc já leu todo esse tópico? Comece na pagina 1, 2, 3,.... Tem o depoimento do VesgoRJ ele fez processo em Portugal em dezembro passado. LEia que vc terá todas as informações. Ele detalhou para ficar de dica.
  • @VesgoRJ Preciso de sua ajuda!!!
    Estou na Irlanda fazendo intercâmbio e resolvi que quero ficar estudando por aqui por mais que 8 meses e tenho a possibilidade da cidadania por ser bisneta de portugueses casados em Portugal (já falecidos).
    Primeiramente, mandei o processo do meu avô (filho do português) para Tondela, chegou em 09/02/17. Estarei aguardando os 90 dias que o pessoal tem comentado estar demorando.
    Com isso, imagino que até meados de MAIO esteja certa a dela e já saia o assento.
    Ai quero ir a Portugal pessoalmente fazer a da MINHA MAE e posteriormente a minha.
    Vi que você conseguiu seu processo por OVAR, não foi?
    Quanto tempo demorou fazendo pessoalmente?!
    Não transcrevi casamento na do meu avô pois, o português foi o declarante.
    Gostaria de saber quais documentos OVAR pediria no caso para fazer a da minha mãe e depois a minha?!

Meu visto na Irlanda vence dia 18 de junho, eu tenho que voltar para cá antes dessa data caso a cidadania não saia, mas poderia ficar por aqui esperando, caso saiba que está tudo certo.
  • Carol GirãoCarol Girão Member
    editado February 2017
    Fiz o processo da minha avó em Ovar pessoalmente no dia 30 de Janeiro. Em 3 dias ela virou portuguesa. Vou retornar p fazer da minha mãe e a minha e ja deixei agendado pois o agendamento agora so p Maio e elas reclamaram cmg a quantidade de email q recebem e q isso vem atrapalhando muito.
    . O melhor em Ovar é sempre ligar.
  • Oi @Carol

Uma pergunta de logística: vc foi de trem? Ou de carro? Ou outro transporte? Hehe
    Achou tranquilo chegar lá?
  • @Karina Barbosa, consegui falar com a Lucia. é consegui agendar somente para fim de abril, porque houve uma desistência. Estão agendando para maio somente. Nesse meio tempo já requeri e peguei todas as minhas certidões(nascimento e casamento) e também a da minha esposa. Só falta agora a cópia da carteira de identidade, para autenticar e apostilar. Uma pessoa lá de dentro do cartório me alertou que eu deveria reconhecer firma do tabelião do cartório(sinal público), procede essa info? não estou me recordando se alguém mencionou isso.

Abraços
  • @Karina Barbosa, uma dica rápida. Se estiver no Porto, pode apanhar um comboio em São Bento / Campanhã, que estará em Ovar em cerca de 30minutos (linha de Aveiro).
    https://www.cp.pt/StaticFiles/Passageiros/horarios/horarios/PDF/pt/linha_aveiro.pdf

@Artur Góes, as certidões de nascimento precisam ter reconhecimento de firma do notário. Caso as certidões emitidas não tenham, vá a algum cartório de notas onde o notário tenha firma, e faça o reconhecimento.
  • @Carol Girão Qual o telefone de ovar para agendar?? Quero agendar para fazer a da minha mãe e a minha. Mandei a do meu avô para tondela e espero que saia até dia 15 de maio ai vou a Portugal fazer pessoalmente pois meu visto de estudante na Irlanda vence final de junho.
  • @Artur

Obrigada por alertar, na época de carnaval vou ligar pra lá tentar agendamento pra junho!
    Sobre o sinal público, assim como o @caiodib falou, se tiver falando sobre as certidões brasileiras, precisa sim!

@caiodib , obrigada, tinha lido sobre o trem mas achei muito bom pra ser verdade hahahaha! Obrigada por confirmar!!!!
  • @Matheus Pereira Muito obrigado! Vou fazer isso!!!
  • editado February 2017
    Pessoal,

Por favor preciso planejar minha viagem, quanto tempo vocês acham que é suficiente para tirar a cidadania em Ovar, cartão cidadão e passaporte?

Preciso apenas dar entrada na minha cidadania, minha mãe já tem dupla nacionalidade.

Obrigado!
  • @Rodrigo
    Já fez a transcrição do casamento da sua mãe? Se não, providencie por Ponta Delgada antes de ir a Portugal.
    Agende um horário em Ovar (agora, pois só tem horário para maio ou junho). Uma vez lá, já com a transcrição feita, você vai no horário agendado, entrega seus documentos e sua atribuição não deve levar mais de uma semana.
    Cartão do cidadão e passaporte, não sei dizer em Ovar. Fiz em Lisboa. Se pedir urgente, o CC fica pronto no dia seguinte (se der entrada no pedido de manhã, fica pronto no mesmo dia). Passaporte urgente pode ser feito no aeroporto de Lisboa no mesmo dia.
  • @Cynthia

Vou transcrever o casamento de meus pais por ponta delgada.

Mandei email para Ovar e de fato agora nem horário para maio tem, apenas junho mesmo.

Pedi para agendar para o inicio de junho mas não me responderam ainda.

Vou ficar hospedado no Porto pois o trem para Ovar é rápido, vou pesquisar sobre o tempo do cartão cidadão e passaporte no Porto.

Muito obrigado!
  • Rodrigo Vilela,

Lembre-se que Vila Nova de Gaia fica a cerca de 10 km do Porto. E lá também pode ser feiro Cartão do Cidadão, Passaporte, etc., inclusive aos sábados mediante agendamento (https://www.portaldocidadao.pt/web/instituto-dos-registos-e-do-notariado/cartao-de-cidadao-agendamento). É uma boa opção.
  • @Rodrigo Vilela, outra opção para fazer o CC, é a 4ª CRC do Porto. Está sempre vazia, e nem precisa agendar. Fiz o meu lá.
  • Gente desculpa, mas cada tópico que leio sobre esse assunto me deixa mais confuso hahah

No final das contas, vale a pena ir a Portugal fazer a atribuição? Sai mais rápido? Onde devo ir?

Obrigado!!
  • Por favor, podem me dar uma luz?

Já tenho praticamente todos os documentos necessários para dar entrada no processo de Atribuiçao de Nacionalidade do meu avô (filho de portugueses).

Mas estou muito na duvida da forma mais RÁPIDA de conseguir a nacionalidade dele.
    Se envio por correios (e pra qual CRC sai mais rápido) ou se presencialmente em alguma CRC, atraves de um amigo que mora em Porto, com a devida procuração assinada do meu avô e com reconhecimento da assinatura em cartório brasileiro.

Eu estava certa de dar entrada pela CRC de Ovar, e meu amigo iria la. Mas hoje a CRC de Ovar me informou por email que só estão agendando para Junho! Ou seja! Só daqui a 4 meses poderia dar entrada!!
    Vocês conseguem me indicar como (Enviando por correios ou presencialmente) e por qual CRC sai mais rápida esta Atribuição da Nacionalidade??? E qual o prazo seria?!?

Outra dúvida que fiquei, após ler todos os relatos..Eles aceitam em um agendamento, dar entrada em 2 processos de Atribuição da Nacionalidade (ou seja, posso solicitar a atribuição do meu avô e também do meu pai no mesmo dia)? Lembrando que no meu caso, se for presencialmente será por procurador.

Minha preocupação é meu avô que ja esta com 91 anos. Por isso a pressa!

Obrigada desde já!
  • @Juliana Leite, sugiro que faça a atribuição dele por correios para alguma Conservatória. Tondela, Ovar, ou Vila Nova de Gaia, se teme pelo tempo e pela idade. Caso ele venha a falecer antes de o processo ser enumerado, o direito se perde.
    Talvez alguém tenha alguma sugestão de Conservatória que faça presencialmente, e tenha agendamento para uma data mais próxima.
  • Pessoal,

Estou numa duvida cruel!

Preciso dar entrada em minha atribuição como falei acima, mas como todos bem sabem é necessário fazer a retificação do casamento de meus pais.

Estou numa duvida cruel se mando o processo para ponta delgada,ou faço pessoalmente na 4 CRC do Porto.

Meu medo é ponta delgada demorar mto e atrapalhar meus planos de ir em junho.

Tenho que decidir isso até inicio dessa semana, posto ou não o processo?

Estou completamente inseguro quanto ao tempo!

O colega de forum @caiodib é mais um que fez lá e deu certo como ele falou acima.

Obrigado!
  • @Rodrigo Vilela, Ponta Delgada costuma demorar uns 10 dias para realizar uma transcrição de casamento. Se conseguir preparar tudo até um mês antes de sua ida, vale apena fazer assim. Caso contrário, faça o casamento quando for na 4ª CRC, mas tem um porém.. a 4ª CRC exige todo tipo de transcrição, incluindo casamento e óbito se houver.
  • Bom dia a todos
    Venho acompanhando o tópico a um tempo
    Mais me surgiu uma dúvida
    Pra fazer a averbação de casamento eu preciso do RG do cônjuge certo?
    Ai vem o problema
    Meus pais são separados e não tenho mais contato com o meu pai
    O q poderia ser feito pra averbar o casamento dá minha mãe?
    Alguma solução?
    Muito obrigado galera
  • @maicon. Roger

O xerox da identidade (apostilado ou autenticado, dependerá da Conservatória escolhida )que acompanhará o processo de transcrição será do requerente o qual poderá ser você ou sua mãe. Do seu pai será preciso a certidão de nascimento de inteiro teor.

Envie para Ponta Delgada.
  • @caiodib

Vou mandar para Ponta delgada mesmo, apenas fico preocupado com o tempo para sair, mas muita gente tem falado que Ponta Delgada vai rápido mesmo!

Ovar não responde meu email para marcar o meu agendamento, estarei ligando segunda feira para eles.

Muito obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.