Procuração específica e não precisa ser em cartório, pode ser particular, mas quem assina precisa fazer o reconhecimento de firma em cartório, por AUTENTICIDADE (presencial).
Tem um modelo de procuração para finalidade de cidadania no site do IRN. Algumas pessoas já postaram aqui no fórum também.
@Bárbara Loureiro Na 4CRC do Porto eles exigiram que a procuração fosse apostilada também, eu havia enviada com reconhecimento presencial de firma (por autenticidade), mesmo assim disseram que era uma nova exigência.
Amigos, desculpem a insistência, é urgente, penso que por ter postado em outro lugar não obtive resposta, mas vamos lá. Meu primo (que tirou a nacionalidade por atribuição) vai ao Porto, com o filho de 13 anos, onde pretende fazer o processo de nacionalidade dele. Nunca foi casado com a mãe do menino. Pelo que entendi, leva a certidao do menino devidamente legalizada. E quanto a mae? É necessario levar uma procuração dela? Muito obrigada.
Ele terá que levar a Procuração e a xerox autenticada do RG da mãe (sugiro que apostilhe ambos). Também deverá levar a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor do menos apostilhada. Em Portugal os passaportes servirão como documentos de identidade (apresentar somente os originais) e não haverá cobrança de emolumentos (processo gratuito).
@Theresa Lima Já pedindo desculpas pela ignorancia, eles farao no Arquivo central do porto. Na procuraçao diz Conservatoria dos Registos Centrais. È preciso modificar isto?
@Theresa, obrigada pela sugestão. Vou falar com ele. @Marcia, perdoe. É que eu abri o tópico lá... mas depois achei que era o local indevido. Tentei apagar e não consegui. =(
Pessoal, só explicando que foi a senhora da 4CRC do Porto que me informou que os prazos por lá estavam em torno de uma semana, não deu entrada lá pois trouxe apenas a minha certidão de inteiro teor normal e apostilhada, para dar entrada por lá é necessário a certidão de inteiro teor por fotocópia e apostilhada. Já sobre a transcrição de casamento realizaram em 3 dias por isso repassei a informação aqui pois achei que já que o processo de transcrição havia sido realizado em um curto prazo, poderia ser que a informação que a senhora me passou fosse verdadeira(até porque ela não teria porque mentir) outro ponto a ressaltar é que a informação dada por ela era referente ao processo de atribuicaoa de país para filhos como no meu caso. Enfim, dei entrada no meu processo na terça feira passada dia 09/05 em ovar e fiz a solicitação de urgência para que o processo ficasse pronto o mais breve possível e a informação que me deram foi a de que ficaria tudo pronto em torno de 15 dias e que o prazo normal era de um mês pois eles estão lotados de processos e tem poucas pessoas trabalhando por lá. Irei aguardar até o final dessa semana para ligar e saber se já está pronta ou não. Espero ter ajudado pois foi esse post de relato do vesgo que ajudou muito e fez que eu procurasse os lugares certos para que o processo andasse mais rápido!
@Daniele Ferreira peça por urgência, daí irão te solicitar uma carta para o conservador relatando o motivo da urgência, assim o prazo máximo gira em torno de 15 dias, sem o pedido de urgência o prazo é de um mês segundo me informaram em Ovar. Boa sorte!
Pessoal, em setembro irei para Lisboa. Meu processo é de atribuição, qual lugar tem sido mais rápido? Ficarei em torno de 20 dias por lá... Se alguém puder me ajudar com isso e em relação à valores, eu ficaria mt grata. Desde já , grata.
Pessoal, estou morrendo de pressa para fazer a minha atribuição. O processo da minha mãe está para ser concluído, acredito que no máximo até o fim do mês que vem (junho/17). Lendo este tópico fiquei muito animado em ir pessoalmente a Portugal fazer o meu processo. Porém nas últimas páginas os relatos são um pouco desanimadores, visto que Ovar não está agendando atendimento pessoalmente (ou agenda com muitos meses de antecedência).
Ainda vale a pena ir até lá para fazer a atribuição? À qual conservatória devo ir? Qual a melhor maneira de proceder (agendo alguma conservatória desde já? Ou vou à alguma que não precise agendamento?)?
No meu caso, caso eu fosse até lá fazer isso, eu já iria de "mala e cuia" para não mais voltar.
Se tiver paciência e um dinheirinho para gastar em ligações. Eu te sugeriria que ligasse para essas CRCs que listarei abaixo. Excluí da lista as que já conhecemos e que não prioram atendimento presencial.
Por favor, se entrar em contato, nos relate!
Essa são as CRCs com balcão de nacionalidade e que tem autonomia para deferir processos:
Conservatória do Registo Civil de Almada Conservatória do Registo Civil da Amadora Arquivo Central do Porto Conservatória do Registo Civil de Aveiro Conservatória do Registo Civil do Barreiro Conservatória do Registo Civil de Braga Conservatória do Registo Civil da Coimbra Conservatória do Registo Civil de Évora Conservatória do Registo Civil de Faro Conservatória do Registo Civil de Guimarães Conservatória do Registo Civil de Pombal Conservatória do Registo Civil de Portalegre 3.ª Conservatória do Registo Civil do Porto Conservatória do Registo Civil de Santarém Conservatória do Registo Civil de Silves Conservatória do Registo Civil de Torres Vedras
Conservatória do Registo Civil de Almada: não atendeu Conservatória do Registo Civil da Amadora Arquivo Central do Porto: atende pessoalmente sem agendamento, s/ detalhes de documentação Conservatória do Registo Civil de Aveiro Conservatória do Registo Civil do Barreiro Conservatória do Registo Civil de Braga Conservatória do Registo Civil da Coimbra Conservatória do Registo Civil de Évora Conservatória do Registo Civil de Faro Conservatória do Registo Civil de Guimarães Conservatória do Registo Civil de Pombal Conservatória do Registo Civil de Portalegre 3.ª Conservatória do Registo Civil do Porto: atende sem agendamento, não deu mais detalhes de documentação Conservatória Do Registo Civil De Tavira: não atendeu Conservatória do Registo Civil de Santarém: não atendeu Conservatória do Registo Civil de Silves Conservatória do Registo Civil de Torres Vedras
Ve sê você está com os números corretos, segue link com os contatos extraídos do site IRN. Essa é a atualização mais recente, portanto, deve haver poucos erros.
Otima iniciativa dos rapazes. Vamos ver se conseguimos descobrir mais alguma conservatoria que atenda pessoalmente e resolva a vida das pessoas que tem urgencia...
@BeatrizMarques muito obrigada pela informação! É só explicar para eles minha situação e dizer que preciso dessa carta de urgência intão né?! Tenho data marcada la em Ovar....preciso que dê certo!
Estou ainda na transcrição do meu bisavô portugues pelo consulado, acredito que finalize no fim do mês de junho. Vou para a Europa em Julho e ficaria 4 dias em Lisboa, alguém tem o feedback cas CRC´s e quais são as melhores para fazer pessoalmente? eu Tentaria entrar com o pedido da atribuição de minha avó (JÁ QUE ELA TAMBEM VAI JUNTO na viagem), acho que dá para aproveitar e fazer a transcrição do casamento dela também ne?
O que acham? No caso posso dar entrada pessoalmente e aguardar no Brasil?
Comentários
Tem um modelo de procuração para finalidade de cidadania no site do IRN. Algumas pessoas já postaram aqui no fórum também.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/85610/#Comment_85610
Ou seja, a ACP já está lotada de processos muito atrasados. Vai piorar...
Na 4CRC do Porto eles exigiram que a procuração fosse apostilada também, eu havia enviada com reconhecimento presencial de firma (por autenticidade), mesmo assim disseram que era uma nova exigência.
ÓTIMA informação... Essas coisas costumam pegar a gente de surpresa. Obrigada.
Ele terá que levar a Procuração e a xerox autenticada do RG da mãe (sugiro que apostilhe ambos). Também deverá levar a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor do menos apostilhada. Em Portugal os passaportes servirão como documentos de identidade (apresentar somente os originais) e não haverá cobrança de emolumentos (processo gratuito).
Note que se trata de uma procuração BEM específica e deverá ter a assinatura da mãe reconhecida por AUTENTICIDADE (2a. Minuta):
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/procuracao-para/downloadFile/file/Procura_atrib_pinscri.pdf?nocache=1200303704.79
Já pedindo desculpas pela ignorancia, eles farao no Arquivo central do porto. Na procuraçao diz Conservatoria dos Registos Centrais. È preciso modificar isto?
Muito obrigada!
Por que não fazem em Tondela? Lá a Atribuição de menores sai em menos de uma semana.
As outras conservatórias não priorizam os processos de menores.
acabo de te responder no outro tópico.
Evite duplicar as questões.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
Ainda vale a pena ir até lá para fazer a atribuição? À qual conservatória devo ir? Qual a melhor maneira de proceder (agendo alguma conservatória desde já? Ou vou à alguma que não precise agendamento?)?
No meu caso, caso eu fosse até lá fazer isso, eu já iria de "mala e cuia" para não mais voltar.
Se tiver paciência e um dinheirinho para gastar em ligações. Eu te sugeriria que ligasse para essas CRCs que listarei abaixo. Excluí da lista as que já conhecemos e que não prioram atendimento presencial.
Por favor, se entrar em contato, nos relate!
Essa são as CRCs com balcão de nacionalidade e que tem autonomia para deferir processos:
Conservatória do Registo Civil de Almada
Conservatória do Registo Civil da Amadora
Arquivo Central do Porto
Conservatória do Registo Civil de Aveiro
Conservatória do Registo Civil do Barreiro
Conservatória do Registo Civil de Braga
Conservatória do Registo Civil da Coimbra
Conservatória do Registo Civil de Évora
Conservatória do Registo Civil de Faro
Conservatória do Registo Civil de Guimarães
Conservatória do Registo Civil de Pombal
Conservatória do Registo Civil de Portalegre
3.ª Conservatória do Registo Civil do Porto
Conservatória do Registo Civil de Santarém
Conservatória do Registo Civil de Silves
Conservatória do Registo Civil de Torres Vedras
Caso alguem ligue para alguma antes ja avise para nao ligarmos duas vezes.
Minha irmã pode fazer pessoalmente os nossos processos.
@Pedro, tire da lista Pombal, não fazem nem transcrição de casamento e são bem mal educados!!
Conservatória do Registo Civil da Amadora
Arquivo Central do Porto: atende pessoalmente sem agendamento, s/ detalhes de documentação
Conservatória do Registo Civil de Aveiro
Conservatória do Registo Civil do Barreiro
Conservatória do Registo Civil de Braga
Conservatória do Registo Civil da Coimbra
Conservatória do Registo Civil de Évora
Conservatória do Registo Civil de Faro
Conservatória do Registo Civil de Guimarães
Conservatória do Registo Civil de Pombal
Conservatória do Registo Civil de Portalegre
3.ª Conservatória do Registo Civil do Porto: atende sem agendamento, não deu mais detalhes de documentação
Conservatória Do Registo Civil De Tavira: não atendeu
Conservatória do Registo Civil de Santarém: não atendeu
Conservatória do Registo Civil de Silves
Conservatória do Registo Civil de Torres Vedras
Ve sê você está com os números corretos, segue link com os contatos extraídos do site IRN. Essa é a atualização mais recente, portanto, deve haver poucos erros.
@Vlad
Confirme se enviou para os emails certos. No link abaixo também tem os emails.
https://drive.google.com/file/d/0B-vUjG2TOiyRRXBqUy00UkRvamc/view?usp=sharing
@Fábio , os e-mails que enviei foram exatamente iguais à relaçao q vc passou e nenhuma alma viva respondeu.
Estou ainda na transcrição do meu bisavô portugues pelo consulado, acredito que finalize no fim do mês de junho.
Vou para a Europa em Julho e ficaria 4 dias em Lisboa, alguém tem o feedback cas CRC´s e quais são as melhores para fazer pessoalmente? eu Tentaria entrar com o pedido da atribuição de minha avó (JÁ QUE ELA TAMBEM VAI JUNTO na viagem), acho que dá para aproveitar e fazer a transcrição do casamento dela também ne?
O que acham?
No caso posso dar entrada pessoalmente e aguardar no Brasil?
Aguardo sugestões.