Caso vc ainda não esteja agendada, é importante saber que, conforme relato de um colega aqui no grupo, Ovar não está mais agendando previamente a entrega de documentações. É só chegar lá e entregar. Entretanto, não estão mais dando prioridade aos processos assim entregues. Estão seguindo na mesma fila que os dos correios. Pelo menos esta é a última posição que temos.
Para os já agendados que ainda não entregaram (que é meu caso), entrei em contato com eles há um mês por e-mail, e eles disseram que honrarão quem já está agendado e estes terão prioridade frente aos processos enviados pelos correios, conforme dito quando agendados. Fiz meu agendamento em junho/17 e vou entregar os docs em novembro/17.
@Rosi, Estando em Portugal, e se o casamento de vocês já está transcrito, basta que o seu marido envie o processo pelos correios portugueses (CTT) para Tondela. Isso caso o seu filho seja menor porque Tondela dá prioridade aos processos de menores.
Em Tondela, os processos de menores ficam prontos em cerca de 1 semana, depois que forem numerados.
Quanto às outras conservatórias, ainda não sabemos se é tão veloz quanto Tondela.para Atribuição de menores.
@Theresa Lima, uau!!! Isso seria excelente! Muito obrigada pela dica Agora vou procurar onde pode ser mais rápida a transcrição do casamento, ele tb vai pedir presencial! Temos 3 processos para dar a entrada: Transcrição do nosso casamento (realizado em 2012), Atribuição do filhote e minha aquisição (esse último só Deus sabe o prazo né? hehehe). Ia ser perfeito se desse para pelo menos dar entrada na minha aquisição no período que ele estará lá no Porto, senão, paciência, mando o meu pelos correios qdo a atribuição do baby acontecer. Obrigada pelas dicas, pessoal! :-*
Pessoal.. Alguém sabe se a procuração para o processo presencial precisa ser de proprio punho ou pode ser digitada e assinada com a firma reconhecida por autenticidade?
pessoal, minha mãe e minha irmã irão pra portugal em novembro ver como anda o processo da minha avó em VNG e ver entre ACP, 3ª, e as outras da região onde acham melhor de dar entrada pessoalmente os próximos.
minha irmã mora na europa, e faria por procuração.
alguém sabe me dizer se na própria Conservatoria de VNG, ou nas demais elas podem assinar uma procuração para minha irmã guardar para usar quando for a hora de entrar com o próximo processo? ou se isso poderia ser feito num cartório da espanha (talvez melhor em portugal pela lingua né?) pois dificilmente até a viagem delas estará concluído o de minha avo
Bom dia pessoal preciso de ajuda, minha mãe é portuguesa e veio para o Brasil a muito tempo mais ela tem toda documentação dela original e as que tem validade todas estão atualizadas e dentro do prazo, estou querendo pedir minha cidadania mais tem muita informação diferente em vários lugares inclusive no consulado que sempre responde meus e-mails falando verifique nosso site o que não tem ajudado muito, da minha mãe tenho a certidão de nascimento original o Rne e o bilhete de identidade de cidadão nacional (português), ela foi casada aqui no Brasil meu pai era Brasileiro hoje é falecido, tenho a certidão de casamento deles original e a de óbito do meu pai também original, meus documentos tenho minha Cnh válida e minha certidão de casamento a de nascimento ficou retida quando casei tenho o formulário de pedido de cidadania por atribuição e o comprovante de residência em meu nome atual tudo certinho, minha dúvida é com esses documentos consigo solicitar diretamente para Portugal a cidadania? posso ir pessoalmente com os originais? Se for por cópia quais tem que ser autenticadas e ou apostiladas? Obrigado
@Daniel , verique antes se o casamento da sua mãe ja foi transcrito em Portugal..essa é a primeira exigência..A sua certidão de nascimento tem q ser de inteiro teor por cópia reprogŕafica e apostilada e o R.G autenticado e apostilado(Nem todas conservatórias aceitam CNH.)o Requerimento 1C tem ter sua assinatura reconhecida por autenticidade.
Pessoal, sabem me dizer quais as conservatórias mais rápidas para processo de atribuição pessoalmente? sabem quanto tempo, em média, tem levado para concluir os processos? Após a conclusão, em quanto tempo os documentos (CC e Passaporte) ficam prontos? Estou me programando para ir a Portugal cuidar disso e preciso dessas informações para conseguir fazer a programação correta (tempo de hospedagem + passagem). Obrigada
Irei dar entrada na cidadania portuguesa pessoalmente na Conservatória de Felgueiras ou no Arquivo Central do Porto em Outubro.
Mandei email para a Conservatoria de Felgueiras, eles disseram que não precisa do Formulário 1C, pois o Formulário 1C eh apenas para processos via correios. Presencialmente apenas: - Numero do Assento do pai/mãe português; - Passaporte autenticado e legalizado(apostilado); - Certidão de Nascimento de Inteiro teor com reconhecimento de firma e apostilado; - Procuração(se for dar entrada no processo por outra pessoa);
Hoje mandei email para o Arquivo Central do Porto e ver os docs que precisa para dar entrada la. Pois irei dar entrada em 4 cidadanias ( 1 MINHA, 2 IRMAOS MAIORES DE IDADE, 1 MENOR DE IDADE ).
@gaoutor Um colega deu informação que para dar entrada no ACP Porto por procuração precisa ser advogado ou solicitador. Confirma essa informação e nos informe aqui, por favor.
Uma dúvida: Irei dar entrada no processo de cidadania da irma de meu pai ( minha tia ), só que minha tia casou-se no Brasil e divorciou-se no Brasil. Peguei a certidão de inteiro teor, apostilada, com as devidas averbações, tudo certinho. Mas em Portugal irei pagar 175 Euros(cidadania) ou 175 + o valor para fazer a transcrição do casamento dela? Preciso fazer a transcrição do casamento dela para dar entrada na cidadania? Lembrando que atualmente ela eh Divorciada
@gaoutur são dois processos distintos : Atribuição de nacionalidade 175 euros- transcrição de casamento 120 euros.É necessária a transcrição de casamento de todos portugueses casados no exterior.Se o pai ou mãe da sua tia não fizeram..terão que fazer.
@Vlad Pen Entendi o que você disse. Mas a dúvida é se minha tia precisa fazer a transcrição do casamento dela. O pai da minha tia já faleceu e não era casado, mas tenho o número do assento dele. Primeiro dou entrada na cidadania da minha tia e depois a transcrição do casamento da minha tia(é obrigatório?)? E preciso da transcrição do casamento da minha tia para dar obter a cidadania dela?
@gaotur,,se os pais da sua tia não eram casados..então não tem casamento a transcrever. Verifique na certidão de nascimento dela (sua tia)qual a idade que ela foi registrada ?.O processo de transcrição da sua tia só é feito depois de concluida a atribuição dela.
Conservatoria de Felgueiras não tem competência para o processo de nacionalidade. Ou seja, envia para alguma outra conservatória. Fique atento que pode ser que envie para Lisboa.
@beatrizmoreno Entregar pessoalmente a documentação só faria diferença se vc fosse em outra conservatória. Existem outras conservatórias que não aceitam envio de processo de atribuição via correios, só pessoalmente. O único problema que são um pouco desconhecidas do fórum, ou seja, tem o risco de serem mais rígidos ou terem poucos recurso humanos e demorarem mais.
@vlad e @vinicius3 obrigada! vou dar uma pesquisada sobre as conservatórias que só fazem processos de atribuição presencialmente. Se eu achar qualquer novidade, posto aqui no fórum.
Pessoal.. pretendo fazer a transcrição do casamento dos meus avós presencialmente e tenho algumas duvidas... 1) Posso requerer a transcrição do casamento dos meu avós ou teria que ser minha mãe? 2)Eu preciso levar o formulário de transcrição com a minha firma ou eles utilizam outro formulário próprio na hora? 3) preciso levar o RG (meu/minha mae) apostilado ou só autenticado já é suficiente? Vou estar com meu RG e passaporte originais na hora Muito obrigado
Comentários
Caso vc ainda não esteja agendada, é importante saber que, conforme relato de um colega aqui no grupo, Ovar não está mais agendando previamente a entrega de documentações. É só chegar lá e entregar. Entretanto, não estão mais dando prioridade aos processos assim entregues. Estão seguindo na mesma fila que os dos correios. Pelo menos esta é a última posição que temos.
Estando em Portugal, e se o casamento de vocês já está transcrito, basta que o seu marido envie o processo pelos correios portugueses (CTT) para Tondela. Isso caso o seu filho seja menor porque Tondela dá prioridade aos processos de menores.
Em Tondela, os processos de menores ficam prontos em cerca de 1 semana, depois que forem numerados.
Quanto às outras conservatórias, ainda não sabemos se é tão veloz quanto Tondela.para Atribuição de menores.
Muito obrigada pela dica
Agora vou procurar onde pode ser mais rápida a transcrição do casamento, ele tb vai pedir presencial! Temos 3 processos para dar a entrada: Transcrição do nosso casamento (realizado em 2012), Atribuição do filhote e minha aquisição (esse último só Deus sabe o prazo né? hehehe). Ia ser perfeito se desse para pelo menos dar entrada na minha aquisição no período que ele estará lá no Porto, senão, paciência, mando o meu pelos correios qdo a atribuição do baby acontecer. Obrigada pelas dicas, pessoal! :-*
Alguém sabe se a procuração para o processo presencial precisa ser de proprio punho ou pode ser digitada e assinada com a firma reconhecida por autenticidade?
digitada, específica, assinada com a firma reconhecida por autenticidade.
Muito obrigado!!!
minha irmã mora na europa, e faria por procuração.
alguém sabe me dizer se na própria Conservatoria de VNG, ou nas demais elas podem assinar uma procuração para minha irmã guardar para usar quando for a hora de entrar com o próximo processo?
ou se isso poderia ser feito num cartório da espanha (talvez melhor em portugal pela lingua né?)
pois dificilmente até a viagem delas estará concluído o de minha avo
Obrigado
Estou me programando para ir a Portugal cuidar disso e preciso dessas informações para conseguir fazer a programação correta (tempo de hospedagem + passagem). Obrigada
Mandei email para a Conservatoria de Felgueiras, eles disseram que não precisa do Formulário 1C, pois o Formulário 1C eh apenas para processos via correios.
Presencialmente apenas:
- Numero do Assento do pai/mãe português;
- Passaporte autenticado e legalizado(apostilado);
- Certidão de Nascimento de Inteiro teor com reconhecimento de firma e apostilado;
- Procuração(se for dar entrada no processo por outra pessoa);
Hoje mandei email para o Arquivo Central do Porto e ver os docs que precisa para dar entrada la.
Pois irei dar entrada em 4 cidadanias ( 1 MINHA, 2 IRMAOS MAIORES DE IDADE, 1 MENOR DE IDADE ).
Irei dar entrada no processo de cidadania da irma de meu pai ( minha tia ), só que minha tia casou-se no Brasil e divorciou-se no Brasil.
Peguei a certidão de inteiro teor, apostilada, com as devidas averbações, tudo certinho.
Mas em Portugal irei pagar 175 Euros(cidadania) ou 175 + o valor para fazer a transcrição do casamento dela?
Preciso fazer a transcrição do casamento dela para dar entrada na cidadania?
Lembrando que atualmente ela eh Divorciada
Entendi o que você disse.
Mas a dúvida é se minha tia precisa fazer a transcrição do casamento dela. O pai da minha tia já faleceu e não era casado, mas tenho o número do assento dele.
Primeiro dou entrada na cidadania da minha tia e depois a transcrição do casamento da minha tia(é obrigatório?)?
E preciso da transcrição do casamento da minha tia para dar obter a cidadania dela?
Entendi. Muito obrigado pela atenção, Vlad.
Conservatoria de Felgueiras não tem competência para o processo de nacionalidade.
Ou seja, envia para alguma outra conservatória.
Fique atento que pode ser que envie para Lisboa.
Entendi. Muito obrigado, Marcia!
1) Posso requerer a transcrição do casamento dos meu avós ou teria que ser minha mãe?
2)Eu preciso levar o formulário de transcrição com a minha firma ou eles utilizam outro formulário próprio na hora?
3) preciso levar o RG (meu/minha mae) apostilado ou só autenticado já é suficiente?
Vou estar com meu RG e passaporte originais na hora
Muito obrigado