É possível transcrever casamento de português/a sem a certidão de nascimento do nubente estrangeiro.

1789101113»

Comentários

• @Erick Russ, que ano ela nasceu? Já tentou buscar a certidão de batismo na Igreja de Santa Maria?

• @marifontolan ela é de 1901, não consegui achar a certidão de batismo também. Terei que seguir o caminho mais difícil. O português levou 13 anos para registrar a filha por isso quero transcrever o casamento.

• @Erick Russ , no caso do meu bisavô também era nascimento 1901 na certidão de casamento, mas quando achei a de batismo ele era nascido mesmo em 1900, você chegou a pedir pra verem anos anteriores?

No meu caso, eu acabei achando no family search, antes da igreja encontrar. Foi difícil, porque olhei o livro todo de 1901 e 1900, e ainda estava com erro no nome da mãe, precisei mandar retificar. Agora estou esperando chegar a física pra mandar transcrever o casamento.

• @marifontolan sim, sempre procuro em datas diferentes. Com o desarquivamento do casamento me pareceu que inventaram esses dados, porque os mais velhos falavam que ela tinha vindo da Espanha, mas não há indícios, também tentei outros cartórios da região, mas nada dela e nem dos pais.

• muito obrigado pelas dicas, tem que fazer a transcriçao do casamento do meu avô e do meu pai também? ambos são falecidos

• LeticialeleLeticialele Member, Moderator

@fabricio777 , se o pai faleceu brasileiro, não tem como transcrever o casamento em Portugal!

• JuliajJuliaj Member

Boa noite pessoal,

Se não estão mais fazendo a transcrição do casamento com o suprimento da certidão do nubente brasileiro em Portugal, nas Conservatórias, onde posso fazer? Fiquei muito em dúvida. Nao entendi muito bem.

Desde já agradeço por toda ajuda!!

@Juliaj , dê uma olhada neste link. Pode mandar um email para Ponta Delgada perguntando se aceitam fazer o processo e quais as exigências - https://portupedia.com/wiki/Processo_de_Suprimento_de_Certid%C3%A3o_de_Registo

• JuliajJuliaj Member

Obrigada @Leticialele !! vou dar uma olhada sim! eu já tinha mandado um email pra eles mas sem resposta, mandei outro agora mas nao sei se seria melhor ligar ou atolaria muito o serviço deles..

enfim, obrigada!

• JuliajJuliaj Member

Irei no consulado aqui de Recife amanhã e vou tentar me informar melhor sobre isso!

• LuluLulu Member

Boa tarde, tô iniciando agora a juntada dos documentos para obter a cidadania portuguesa e sem advogado!! minha dúvida é, se preciso fazer a transcrição da certidão de casamento dos meus avós?

Minha avó era portuguesa e casou com meu avô brasileiro aqui no Brasil. Alguém por favor pode me ajudar. obrigada.

@Lulu , se foi seu avô brasileiro o declarante do nascimento do filho ou se foi um terceiro, terá que transcrever o casamento de sua avó.

• LuluLulu Member

@Leticialele minha avó portuguesa faleceu tabém no Brasil, preciso fazer a transcrição de óbito dela?

• @Lulu

Só se você fizer em alguns consulados no Brasil.

Para fins de pedido de nacionalidade, diretamente em Portugal, basta a transcrição do casamento.

Se for pedir como neta, o processo tramitará obrigaroriamente por Lisboa, durando de 2 a 3 anos.

Se for de filha (da sua avó para o filho - seu pai ou mãe - e depois, para você), cada processo levará em média 6 meses.

Se houver alguma prioridade por questão de idade ou problemas de saúde, esse prazo diminui.

Abraços

• LuluLulu Member

@guimoss obrigada.

• @Leticialele se o avô português foi o declarante do nascimento da filha, mas só fez quando ela tinha treze anos é obrigatória a transcrição do casamento?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.