Atribuição - CRC de Vila Nova de Gaia (Informações e Processos)

1353638404171

Comentários

• Parabéns, @MarciaRR. Demorou mais chegou!

Agora, dá-lhe de comemorar! À moda portuguesa, é claro! Com muito bacalhau e vinho do Porto.
  • editado May 2017
    Alguém sabe me informar em quanto tempo sabemos se caímos em exigência ? Mandei meu processo em março e foi numerado dia 24 de março .
  • @silvia o meu caiu em exigencia chegou 1 mes depois a notificação via e mail.
  • @luiz Obrigada pela informação .
  • Oi pessoal,

Meus documentos chegaram dia 15/05 em VNG, mas ainda nao recebi a numeração. Sabem quanto tempo isso pode demorar?

Vi em alguns comentários sugestão de perguntar ao "LR". Ou que seria isso?

Obrigada!!
  • Bom dia,

Alguém pode me dar o endereço de Gaia para eu pagar o vale postal para atribuição ?

Posso enviar pelo correio mesmo né ?!

Eu ia enviar para Tondela, mas vi que Gaia não está pedindo transcrição de casamento.
  • Em tempo, será que a fila presencial é mais rápida mesmo ?
  • lggslggs Member
    editado May 2017
    Esse é o meu caso.
    Não tenho a transcrição do casamento do meu avô, pois a certidão de nascimento da minha avo brasileira, esta com data de nascimento e nome dos pais diferente de todos os outros documentos, incluindo certidão de casamento dela, e nascimento da minha mãe.

Assim vou arriscar de enviar e torcer para não começarem a pedir a transcrição.

surgiram 4 duvidas, se puderem me ajudar:

1) No caso a certidão de casamento que estão enviando é como?? Certidão por cópia repográfica e apostilada, ou serve uma certidão simples??

2) É preciso validar estas certidões no Itamaraty?

3) Preciso encaminhar a certidão original do meu avo português, ou somente uma copia?
    Ja vi informação conflitante sobre isso, de relato de pessoa que não mandou e foi pedido depois.

4) A copia autenticada do RG do requerente tb deve ser apostilada??

obrigado
  • Pessoal bom dia! Nessa conservatória posso enviar mais de um processo? (nacionalidade da minha mãe, transcrição do casamento dos meus pais e minha nacionalidade). Sabem dizer quanto tempo em média está demorando? Obrigada!
  • @Camila Baraçal Barbosa, segundo relatos aqui do forum presencialmente não fica mais rápido que por correio, todos entram na mesma fila.

@Aline P Rodrigues, VNG atualmente aceita apenas um processo por vez. Transcrição de casamento melhor enviar para PD.
  • @renatacfgf,

Normal, geralmente demora uns 10 a 20 dias para numerar. Adianto que se entrar em contato agora, vai gastar apenas uma ligação internacional, pois está recente ainda.

LN = Linha de Registos, canal onde você pega informações acerca dos processos:

00 xx 351 211 950 500 - opção 1 e opção 1 novamente.

Quando a atenderem, pergunte se seu processo já foi numerado, caso já tenha sido, pergunte qual o número e quando foi numerado. Irão pedir o seu nome completo e a sua data de nascimento.

Atendimento é de 9h as 17h, lembre-se que lá está 4h à frente do horário de Brasília.
  • editado May 2017
    @Camila Baraçal Barbosa,

Pode enviar pelos Correios. Endereço para Vale Postal e para envio de docs aqui: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/41930/#Comment_41930

@lggs,

1) Certidão de inteiro teor com a firma do tabelião reconhecida apostilada, penso que nesse caso, não precisa ser reprográfica, mas, se tiver fácil de conseguir, melhor.

2) Não, apostilamento serve para isso.

3) Se o português nasceu após 1911, basta uma cópia simples.

4) Sim, autenticado e apostilado.
  • lggslggs Member
    Obrigado @Fabio
  • Vale a pena tentar entregar pessoalmente em VNG para fugir da transcrição?

Documentação toda pronta, falta apenas CN da esposa do português e está dificil....
  • @Pedro, pode tentar VNGaia
  • lggslggs Member
    Surgiu uma duvida
    Como que é a certidao de naciemnto inteiro teor com copia reprografica que eles aceitam em VNG?

Porque ja vi 2 modelos diferentes aqui no forum, um em que na primeira pagina esta somente um enunciado dizendo que fulano solicitou a certidao e que a copia esta atras, e outro em que na frente tem uma certidao inteiro teor e no verso a copia do livro.

minha mae acabou de pegar no cartorio uma somente com o enunciado. Gostaria de confirmar antes de enviar.
  • Olá pessoal
    alguém com informações sobre o tempo que Gaia está levando para numerar ??? Ansiedade alta . Processo de aquisição e os DL estão sendo publicados mais rápido que eu esperava ...
  • @Maritza Castro Meu processo foi entregue dia 10 de maio. No dia 18 telefonei na LR e já estava numerado.
  • LenaLena Member
    Boa noite, sou nova aqui, sou neta de português e já tenho a certidão do meu avô portugués à caminho, a do meu pai de inteiro teor reprográfica e a minha também de inteiro teor reprográfica. Tenho a certifão de casamento de meu pai com a minha mãe, ambos brasileiros e o óbito dos dois. Meu pai foi registrado no mês que nasceu pelo meu avô, precisarei apresentar mais algum documento?...Casamento e óbito do avô português é exigido?...ainda não consegui localizar.
  • editado May 2017
    @Lena,primeiro de tudo vc tem que transcrever o casamento do seu avô portugues e depois vc da inicio ao processo de Aquisiçao de nacionalidade já que seus pais ja faleceram.Ha uma lei nova prestes a ser publicada que pode mudar todo processo de Aquisiçao de nacionalidade.Fique atenta a isso.
  • lggslggs Member
    Bom dia pessoal.

Alguém que já enviou os documentos, pode me ajudar, com relação a minha pergunta acima referente a certidão inteiro teor por copia reprográfica?

Minha duvida seria com relação a frente da certidão. Ela deve conter uma certidão inteiro teor normal, ou deve ter somente uma declaração do cartório sobre a copia reprográfica que fica no verso?

A minha esta assim: no verso a copia reprográfica do livro, e na frente somente com uma declaração do cartório, que na data tal, baseado na lei tal, foi solicitado a certidão por copia reprográfica. Ou seja, nada digitado referente a certidão, todos os dados estão na copia atrás.

Será que se eu posso solicitar uma inteiro teor e juntar com a copia reprográfica em 2 folhas separadas irão aceitar??

Desculpa insistir, mas o processo é tao minucioso, as vezes uma coisa boba que pra gente não teria problema nenhum, para eles pode ser motivo de não aceitar.

Obrigado
  • SheylalSheylal Member
    @lggs
    Já vi certidão reprográfica com a certidão inteiro teor normal no anverso e a reprográfica com uma "declaração" do cartório sobre a copia reprográfica que fica no verso.
    A minha foi esse segundo tipo.
    Há também imagens dessas formas de apresentação das reprográficas postadas por alguns foristas.
    Então, está tudo ok com a sua.
  • lggslggs Member
    Obrigado @sheilal

• Toda vez que ligo pra LR nao tem mais a opcao 1 de acompanhar processo alguem sabe pq ?
  • editado May 2017
    eu liguei ontem e consegui ..Isso foi hoje ?
  • @Luiz Henrique

Fique atento ao horário, quando finaliza o atendimento lá, as 18h local (14h Brasília) a opção 1 fica indisponível
  • @marcoscoutojr.Obrigado .Meu chegou 22 .Vou ligar dia 30 .Torcendo para nenhum DL ser publicado mais esse mês.Boa sorte
  • To ciente do horario, normalmente ligo 12:30, vou ligar mais cedo
  • @Theresa Lima e @Marcelly Oliveira

"Gaia não obriga a transcrição, mesmo quando o declarante é o estrangeiro, desde que o registro tenha sido feito antes de 1 ano de idade. Mas deve ser encaminhada a certidão de casamento junto com os demais documentos."

Uma dúvida apenas: a Certidão de Casamento para envio é cópia Autenticada ou tem que ser apostilada?
  • Boa noite. Poderiam me informar se gaia ainda está aceitando certidão de nascimento sem ser reprográfica? Enviei os documentos ontem e estou com medo de não ser aceita a certidão.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.