Esse é o meu caso. Não tenho a transcrição do casamento do meu avô, pois a certidão de nascimento da minha avo brasileira, esta com data de nascimento e nome dos pais diferente de todos os outros documentos, incluindo certidão de casamento dela, e nascimento da minha mãe.
Assim vou arriscar de enviar e torcer para não começarem a pedir a transcrição.
surgiram 4 duvidas, se puderem me ajudar:
1) No caso a certidão de casamento que estão enviando é como?? Certidão por cópia repográfica e apostilada, ou serve uma certidão simples??
2) É preciso validar estas certidões no Itamaraty?
3) Preciso encaminhar a certidão original do meu avo português, ou somente uma copia? Ja vi informação conflitante sobre isso, de relato de pessoa que não mandou e foi pedido depois.
4) A copia autenticada do RG do requerente tb deve ser apostilada??
Pessoal bom dia! Nessa conservatória posso enviar mais de um processo? (nacionalidade da minha mãe, transcrição do casamento dos meus pais e minha nacionalidade). Sabem dizer quanto tempo em média está demorando? Obrigada!
Normal, geralmente demora uns 10 a 20 dias para numerar. Adianto que se entrar em contato agora, vai gastar apenas uma ligação internacional, pois está recente ainda.
LN = Linha de Registos, canal onde você pega informações acerca dos processos:
00 xx 351 211 950 500 - opção 1 e opção 1 novamente.
Quando a atenderem, pergunte se seu processo já foi numerado, caso já tenha sido, pergunte qual o número e quando foi numerado. Irão pedir o seu nome completo e a sua data de nascimento.
Atendimento é de 9h as 17h, lembre-se que lá está 4h à frente do horário de Brasília.
1) Certidão de inteiro teor com a firma do tabelião reconhecida apostilada, penso que nesse caso, não precisa ser reprográfica, mas, se tiver fácil de conseguir, melhor.
2) Não, apostilamento serve para isso.
3) Se o português nasceu após 1911, basta uma cópia simples.
Surgiu uma duvida Como que é a certidao de naciemnto inteiro teor com copia reprografica que eles aceitam em VNG?
Porque ja vi 2 modelos diferentes aqui no forum, um em que na primeira pagina esta somente um enunciado dizendo que fulano solicitou a certidao e que a copia esta atras, e outro em que na frente tem uma certidao inteiro teor e no verso a copia do livro.
minha mae acabou de pegar no cartorio uma somente com o enunciado. Gostaria de confirmar antes de enviar.
Olá pessoal alguém com informações sobre o tempo que Gaia está levando para numerar ??? Ansiedade alta . Processo de aquisição e os DL estão sendo publicados mais rápido que eu esperava ...
Boa noite, sou nova aqui, sou neta de português e já tenho a certidão do meu avô portugués à caminho, a do meu pai de inteiro teor reprográfica e a minha também de inteiro teor reprográfica. Tenho a certifão de casamento de meu pai com a minha mãe, ambos brasileiros e o óbito dos dois. Meu pai foi registrado no mês que nasceu pelo meu avô, precisarei apresentar mais algum documento?...Casamento e óbito do avô português é exigido?...ainda não consegui localizar.
@Lena,primeiro de tudo vc tem que transcrever o casamento do seu avô portugues e depois vc da inicio ao processo de Aquisiçao de nacionalidade já que seus pais ja faleceram.Ha uma lei nova prestes a ser publicada que pode mudar todo processo de Aquisiçao de nacionalidade.Fique atenta a isso.
Alguém que já enviou os documentos, pode me ajudar, com relação a minha pergunta acima referente a certidão inteiro teor por copia reprográfica?
Minha duvida seria com relação a frente da certidão. Ela deve conter uma certidão inteiro teor normal, ou deve ter somente uma declaração do cartório sobre a copia reprográfica que fica no verso?
A minha esta assim: no verso a copia reprográfica do livro, e na frente somente com uma declaração do cartório, que na data tal, baseado na lei tal, foi solicitado a certidão por copia reprográfica. Ou seja, nada digitado referente a certidão, todos os dados estão na copia atrás.
Será que se eu posso solicitar uma inteiro teor e juntar com a copia reprográfica em 2 folhas separadas irão aceitar??
Desculpa insistir, mas o processo é tao minucioso, as vezes uma coisa boba que pra gente não teria problema nenhum, para eles pode ser motivo de não aceitar.
@lggs Já vi certidão reprográfica com a certidão inteiro teor normal no anverso e a reprográfica com uma "declaração" do cartório sobre a copia reprográfica que fica no verso. A minha foi esse segundo tipo. Há também imagens dessas formas de apresentação das reprográficas postadas por alguns foristas. Então, está tudo ok com a sua.
"Gaia não obriga a transcrição, mesmo quando o declarante é o estrangeiro, desde que o registro tenha sido feito antes de 1 ano de idade. Mas deve ser encaminhada a certidão de casamento junto com os demais documentos."
Uma dúvida apenas: a Certidão de Casamento para envio é cópia Autenticada ou tem que ser apostilada?
Boa noite. Poderiam me informar se gaia ainda está aceitando certidão de nascimento sem ser reprográfica? Enviei os documentos ontem e estou com medo de não ser aceita a certidão.
Comentários
Agora, dá-lhe de comemorar! À moda portuguesa, é claro! Com muito bacalhau e vinho do Porto.
Meus documentos chegaram dia 15/05 em VNG, mas ainda nao recebi a numeração. Sabem quanto tempo isso pode demorar?
Vi em alguns comentários sugestão de perguntar ao "LR". Ou que seria isso?
Obrigada!!
Alguém pode me dar o endereço de Gaia para eu pagar o vale postal para atribuição ?
Posso enviar pelo correio mesmo né ?!
Eu ia enviar para Tondela, mas vi que Gaia não está pedindo transcrição de casamento.
Não tenho a transcrição do casamento do meu avô, pois a certidão de nascimento da minha avo brasileira, esta com data de nascimento e nome dos pais diferente de todos os outros documentos, incluindo certidão de casamento dela, e nascimento da minha mãe.
Assim vou arriscar de enviar e torcer para não começarem a pedir a transcrição.
surgiram 4 duvidas, se puderem me ajudar:
1) No caso a certidão de casamento que estão enviando é como?? Certidão por cópia repográfica e apostilada, ou serve uma certidão simples??
2) É preciso validar estas certidões no Itamaraty?
3) Preciso encaminhar a certidão original do meu avo português, ou somente uma copia?
Ja vi informação conflitante sobre isso, de relato de pessoa que não mandou e foi pedido depois.
4) A copia autenticada do RG do requerente tb deve ser apostilada??
obrigado
@Aline P Rodrigues, VNG atualmente aceita apenas um processo por vez. Transcrição de casamento melhor enviar para PD.
Normal, geralmente demora uns 10 a 20 dias para numerar. Adianto que se entrar em contato agora, vai gastar apenas uma ligação internacional, pois está recente ainda.
LN = Linha de Registos, canal onde você pega informações acerca dos processos:
00 xx 351 211 950 500 - opção 1 e opção 1 novamente.
Quando a atenderem, pergunte se seu processo já foi numerado, caso já tenha sido, pergunte qual o número e quando foi numerado. Irão pedir o seu nome completo e a sua data de nascimento.
Atendimento é de 9h as 17h, lembre-se que lá está 4h à frente do horário de Brasília.
Pode enviar pelos Correios. Endereço para Vale Postal e para envio de docs aqui: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/41930/#Comment_41930
@lggs,
1) Certidão de inteiro teor com a firma do tabelião reconhecida apostilada, penso que nesse caso, não precisa ser reprográfica, mas, se tiver fácil de conseguir, melhor.
2) Não, apostilamento serve para isso.
3) Se o português nasceu após 1911, basta uma cópia simples.
4) Sim, autenticado e apostilado.
Documentação toda pronta, falta apenas CN da esposa do português e está dificil....
Como que é a certidao de naciemnto inteiro teor com copia reprografica que eles aceitam em VNG?
Porque ja vi 2 modelos diferentes aqui no forum, um em que na primeira pagina esta somente um enunciado dizendo que fulano solicitou a certidao e que a copia esta atras, e outro em que na frente tem uma certidao inteiro teor e no verso a copia do livro.
minha mae acabou de pegar no cartorio uma somente com o enunciado. Gostaria de confirmar antes de enviar.
alguém com informações sobre o tempo que Gaia está levando para numerar ??? Ansiedade alta . Processo de aquisição e os DL estão sendo publicados mais rápido que eu esperava ...
Alguém que já enviou os documentos, pode me ajudar, com relação a minha pergunta acima referente a certidão inteiro teor por copia reprográfica?
Minha duvida seria com relação a frente da certidão. Ela deve conter uma certidão inteiro teor normal, ou deve ter somente uma declaração do cartório sobre a copia reprográfica que fica no verso?
A minha esta assim: no verso a copia reprográfica do livro, e na frente somente com uma declaração do cartório, que na data tal, baseado na lei tal, foi solicitado a certidão por copia reprográfica. Ou seja, nada digitado referente a certidão, todos os dados estão na copia atrás.
Será que se eu posso solicitar uma inteiro teor e juntar com a copia reprográfica em 2 folhas separadas irão aceitar??
Desculpa insistir, mas o processo é tao minucioso, as vezes uma coisa boba que pra gente não teria problema nenhum, para eles pode ser motivo de não aceitar.
Obrigado
Já vi certidão reprográfica com a certidão inteiro teor normal no anverso e a reprográfica com uma "declaração" do cartório sobre a copia reprográfica que fica no verso.
A minha foi esse segundo tipo.
Há também imagens dessas formas de apresentação das reprográficas postadas por alguns foristas.
Então, está tudo ok com a sua.
Fique atento ao horário, quando finaliza o atendimento lá, as 18h local (14h Brasília) a opção 1 fica indisponível
"Gaia não obriga a transcrição, mesmo quando o declarante é o estrangeiro, desde que o registro tenha sido feito antes de 1 ano de idade. Mas deve ser encaminhada a certidão de casamento junto com os demais documentos."
Uma dúvida apenas: a Certidão de Casamento para envio é cópia Autenticada ou tem que ser apostilada?