Encaminhei meu processo de Atribuição para Vila Nova de Gaia, com esperança de não ter que transcrever o casamento dos meus pais, considerando que o português foi quem me registrou antes de 1 ano.
Enviado pelos Correios EMS: 15/05/2017 Recebido na CRC VNG: 22/05/2017 Numerado: 23xxx/2017 em 29/05/2017.
Agora é só aguardar pacientemente e rezar para não ter nenhuma exigência.
@fernanda91 Documentos necessários para Atribuiçao - Certidão de nascimento do interessado,apostilhada. Esta certidão deve comprovar que a filiação foi estabelecida na menoridade. - Assento de nascimento do português. - Cópia certificada do documento de identificação (Pode ser feita no Cartório ).
O requerimento 1C poderá descarregá-lo em www.irn.mj.pt
O vale postal para pagamento do processo no valor de 175 €, deve ser emitido em nome de IRN.IP, R. Conselheiro Veloso da Cruz, 801, Palácio da Justiça 4400-096 Vila Nova de Gaia
Apenas gostaria de confirmar, tinha recebido a informação que Vila Nova estava aceitando sem transcrição de casamento mas estava pedindo copia da certidão. Isso procede? @VladPen., Estou juntando a documentação para dar entrada no processo do meu pai. Seguindo sua orientação no outro tópico, irei fazer por Vila Nova. Gostaria apenas de confirmar a documentação. O post acima está com a listagem completa dos documentos necessários? Mais uma vez obrigado pela paciência e disponibilidade. Agradeço antecipadamente qualquer ajuda. Att
Apenas um adendo, meu avô já possui o numero de assento português. É preciso enviar copia da certidão de nascimento dele , ou apenas informo o numero no formulário 1C? Obrigado e respeitosamente. Att
Amigos, acabei de postar os documentos para atribuição de minha esposa por Vila Nova de Gaia. Juntei toda documentação solicitada e descrita aqui no Fórum. Não tenho palavras para agradecer a todos. Foi muito importante a ajuda de vocês. Agora é aguardar. Tomara que não haja exigência. Para tanto, já estou providenciando, também, a transcrição do casamento dos pais dela, apesar de ter sido seu pai o declarante, a fim de que se evitem problemas. Nessa semana próxima, já encaminho os documentos para transcrição. Vou postando aqui o desenrolar do procedimento. Obrigado!
@Huch se vc tem a copia do assento de nascimento ( do portugues) deve ser isso q estão pedindo, é bom enviar.Se vc tiver a copia da certidão de casamento do portugues tb seria bom enviar.
Pessoal, boa noite. Enviei hoje para Vila Nova de Gaia o pedido de Atribuição do meu Sogro (Filho de Português + Brasileira), agora é torcer para que não peçam a Transcrição do Casamento dos Pais.
Ha..uma dica, enviei para VNG pela DHL a entrega é de até 3 dias. Como moro em SP, tem uma loja na Rua Bela Cintra e o valor é R$170,00. Pelo peso, acredito que dá para enviar vários processos por esse preço.
@aline eu enviei do meu filho apostilada somente a certidão de inteiro teor, a fotocopia do registro de nascimento que eles solicitaram , o rg foi apenas autenticado em cartório .
Galera Boa tarde Já postei essa pergunta mas ninguém respondeu. Então novamente. Quando Gaia passou a aceitar somente inteiro teor por cópia reprografica? Tenho acompanhado mas não encontrei essa informação. Grata
Oi gente, eu nao to achando meu post entao vou perguntar de novo (me desculpem). Terminei de juntar e preencher toda a documentação. O proximo passo é pagar o vale postal e enviar. Correto?
Para o vale postal eu devo indicar qual nome e endereço para o correio? Apos é só colocar o numero no formulario?
A seguir devo ir pra dhl e colocar o formulario e as certidoes em um enveleope e enviar pro mesmo endereço? Preciso fazer mais alguma coisa?
O nome q vai no formulario do vale não é o mesmo do q vai na dhl?
Para aqueles que vao enviar os processos, a DHL conforme foi dito acima esta 170 reais com um seguro de 1000 reais, o valor final fica 185 reais. Prazo de 3 dias uteis. Tem uma loja da DHL na Praça da República. Bem mais rápido que os Correios.
Bom dia, Sou nova no forum. Já li diversos posts aqui, mas continuo tendo dúvidas. Meus avós eram portugueses e minha mãe conseguiu a atribuição. Agora vou dar entrada na minha documentação e da minha irmã, ambas maiores de idade. As minhas dúvidas são duas: a) Precisamos fazer dois processos (um para cada uma de nós) . Precisamos ter duas certidões de inteiro teor apostilada do meu pai, uma certidão para meu processo e outra para minha irmã? (Ele não é português mas foi o declarante na nossa certidão). b) Soube que por Vila Nova de Gaia não precisa fazer a transcrição do casamento de meus pais. Mas o declarante na minha certidão foi meu pai que não é o português. Mesmo assim não precisa da transcrição? c) Meu registro foi feito por meu pai (que não é o português) me registrou quando eu tinha 1 ano e 11 meses. Tem algum problema quanto a isso, visto que a nacionalidade virá por parte de minha mãe? Obrigada pelas informações
@Rachel, para o pedido de atribuiçao seu e da sua irmã tem q ser feito um processo separado para cada uma e com as certidões cada uma tb separadas todas de inteiro teor e apostiladas. Vc pode colocar cada processo num envelope separado e depois enviar num envelope maior os dois processos juntos. Os vales postais tb tem q serem separados.Como foi seu pai q declarou o nascimento seu e da sua irmã e foi sua mãe a obter a nacionalidade portuguesa,terá sim que transcrever o casamento dos seus pais, independente da Conservatória q der entrada no processo.Quanto ao fato de vc ter sido registrada pelo seu pai com 1 ano e 11 meses, ACHO ..que não há problemas.
Comentários
Algum grupo no WhatsApp para acompanhar os processos de Vila Nova de Gaia ?
Encaminhei meu processo de Atribuição para Vila Nova de Gaia, com esperança de não ter que transcrever o casamento dos meus pais, considerando que o português foi quem me registrou antes de 1 ano.
Enviado pelos Correios EMS: 15/05/2017
Recebido na CRC VNG: 22/05/2017
Numerado: 23xxx/2017 em 29/05/2017.
Agora é só aguardar pacientemente e rezar para não ter nenhuma exigência.
Agradeço a todos do Fórum pela orientação.
Liguei para Linha de Registo, as 05:20 horário no Brasil, 09:20 em Portugal, atenderam imediatamente.
Fiz a ligação pelo skype, pois é mais barato.
351 211950500 - após atendimento disque opção 1 e novamente 1
Informe sua data de nascimento e nome completo.
Aprendi graças as explicações constantes no fórum.
Obrigado, pensei que pudesse ser a transcricao de casamento
Só nao achei a relação dos documentos, alguem tem atualizado?
Documentos necessários para Atribuiçao
- Certidão de nascimento do interessado,apostilhada.
Esta certidão deve comprovar que a filiação foi estabelecida na menoridade.
- Assento de nascimento do português.
- Cópia certificada do documento de identificação (Pode ser feita no Cartório ).
O requerimento 1C poderá descarregá-lo em www.irn.mj.pt
O vale postal para pagamento do processo no valor de 175 €, deve ser emitido em nome de IRN.IP, R. Conselheiro Veloso da Cruz, 801, Palácio da Justiça
4400-096 Vila Nova de Gaia
Apenas gostaria de confirmar, tinha recebido a informação que Vila Nova estava aceitando sem transcrição de casamento mas estava pedindo copia da certidão. Isso procede? @VladPen., Estou juntando a documentação para dar entrada no processo do meu pai. Seguindo sua orientação no outro tópico, irei fazer por Vila Nova. Gostaria apenas de confirmar a documentação. O post acima está com a listagem completa dos documentos necessários? Mais uma vez obrigado pela paciência e disponibilidade. Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.
Att
Att
Amigos, acabei de postar os documentos para atribuição de minha esposa por Vila Nova de Gaia. Juntei toda documentação solicitada e descrita aqui no Fórum.
Não tenho palavras para agradecer a todos. Foi muito importante a ajuda de vocês.
Agora é aguardar.
Tomara que não haja exigência. Para tanto, já estou providenciando, também, a transcrição do casamento dos pais dela, apesar de ter sido seu pai o declarante, a fim de que se evitem problemas. Nessa semana próxima, já encaminho os documentos para transcrição.
Vou postando aqui o desenrolar do procedimento.
Obrigado!
Enviei hoje para Vila Nova de Gaia o pedido de Atribuição do meu Sogro (Filho de Português + Brasileira), agora é torcer para que não peçam a Transcrição do Casamento dos Pais.
.
Já postei essa pergunta mas ninguém respondeu. Então novamente. Quando Gaia passou a aceitar somente inteiro teor por cópia reprografica? Tenho acompanhado mas não encontrei essa informação. Grata
Para o vale postal eu devo indicar qual nome e endereço para o correio? Apos é só colocar o numero no formulario?
A seguir devo ir pra dhl e colocar o formulario e as certidoes em um enveleope e enviar pro mesmo endereço? Preciso fazer mais alguma coisa?
O nome q vai no formulario do vale não é o mesmo do q vai na dhl?
Os correios aceitam cartao?
Prazo de 3 dias uteis.
Tem uma loja da DHL na Praça da República.
Bem mais rápido que os Correios.
Sou nova no forum. Já li diversos posts aqui, mas continuo tendo dúvidas. Meus avós eram portugueses e minha mãe conseguiu a atribuição. Agora vou dar entrada na minha documentação e da minha irmã, ambas maiores de idade. As minhas dúvidas são duas:
a) Precisamos fazer dois processos (um para cada uma de nós) . Precisamos ter duas certidões de inteiro teor apostilada do meu pai, uma certidão para meu processo e outra para minha irmã? (Ele não é português mas foi o declarante na nossa certidão).
b) Soube que por Vila Nova de Gaia não precisa fazer a transcrição do casamento de meus pais. Mas o declarante na minha certidão foi meu pai que não é o português. Mesmo assim não precisa da transcrição?
c) Meu registro foi feito por meu pai (que não é o português) me registrou quando eu tinha 1 ano e 11 meses. Tem algum problema quanto a isso, visto que a nacionalidade virá por parte de minha mãe?
Obrigada pelas informações
Estou certo @VladPen ?