Atribuição - CRC de Vila Nova de Gaia (Informações e Processos)

Tereza LimaTereza Lima Member
editado September 2016 em Processos de Atribuição
A CRC de Ponta Delgada encerrou as atividades como Balcão de Nacionalidades e a conservadora Joana foi transferida para a CRC Vila Nova de Gaia a partir de 01/09.

Por enquanto, a prioridade será pela conclusão dos processos pendentes de PD. Trata-se da mesma conservadora mas teremos atendentes e estruturas novas. As atendentes influenciam e MUITO nos processos tornando certas exigências mais amenas. Precaução nunca será demais.

Lucia e Fatima foram fantásticas. Graças a elas foi possível o nascimento de muitos novos portugueses e fizeram de PD uma conservatória especial. Vão deixar muitas saudades. Sem tirar o mérito da Joana, é claro, sem a qual não teríamos obtidos tantos sucessos.

Quanto ao critério da documentação, ainda não sabemos sobre as exigências para essa conservatória. Portanto, sugiro a todos esperar setembro passar porque a mudança é uma fase de transição complicada. Em função disso, acredito que haverá uma espécie de "apagão" temporário.

Processos não numerados e não concluídos em PD serão finalizados por essa conservatória, prioritariamente. Os Vales Postais caducados deverão ser resgatados nos Correios. Os autores dos processos deverão aguardar orientação por e-mail da conservatória para fazer novo vale.

Para saber sobre a validade dos vales ou se já foram descontados, preencha o formulário do link https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3 com a numeração do vale, o remetente e destinatário (inclusive o endereço completo) bem como a data de emissão e valor.

Tenhamos calma que em breve ficará definida a atuação de Gaia bem como as exigências documentais. A paciência é uma virtude que precisa ser praticada para que tenhamos sucesso em nossos processos.
«13456771

Comentários

  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado September 2016
    Infelizmente ainda existem MUITOS processos de PD cujos vales já expiraram e que ainda não foram nem numerados. Nesses casos, é preciso aguardar contato da conservatória.
  • Bom saber, so queria confirmar, vila nova de gaia aceita certidao de inteiro teor ne? nao precisa ser reprografica? obrigada
  • @Virginia,

    Ainda não sabemos...
  • Theresa , e no caso de quem já foi enumerado, e esta faltando o despacho somente, o vale postal já foi sacado ?
  • @Theresa , sabe dizer oque será feito com os casos que já foram enumerados analisados e estavam parA despacho a 20 dias , faltando apenas a assinatura da Conservadora, esses irão ser finalizados por PD ou irão para gaia ( e começar tudo de novo) ? pq a propria lúcia tinha me dito tempo atrás de que todos que tivessem sido abertos , enumerados e vale postal sacado por PD eram até obrigados a serem terminados em PD ... só que agora parece que mudou então ? pois o meu mesmo está a 19 dias exatamente para despacho e não muda disso ...
  • @Ivan,

    Provavelmente serão remetidos para Gaia para serem assinados pela conservadora e sairão com numeração de PD. O que importa é a obtenção do assento em si.

  • @Theresa O meu já está com assento então ? ( quando diz-se q esta enumerado é q o assento já existe é isso ou nao ? ) como faço para pegar lo logo ? pois preciso quanto antes tirar meu CC e passaporte com viagem marcada p entrevista de emprego
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado September 2016
    @Ivan,

    Se o seu processo foi numerado, ele está em análise. Depois da análise vai para o despacho e só depois irá para o registro. Daí emitirão o assento que posteriormente será enviado para o seu endereço.
  • @Theresa to doido aqui já rsss
  • Creio que a essa altura os processos pendentes já tenham sido enviados para Gaia. Como as Conservatórias prestam serviço público, estes devem ser contínuos, isto é não podem sofrer interrupções.

    Alguém recebeu alguma comunicação? Estou aguardando maiores informações sobre o meu processo.
  • Tem de esperar pois estão em época de Recesso lá ...
  • @theresa , o meu informam que está na etapa " PARA DESPACHO" , mas PD já fechou, então me leva a crer que ele será despachado de Gaia, só não sei se será com assento de PD ou Gaia, mas isto tanto faz ,eu só precisava que fizessem o quanto antes por conta na minha data limite para o trabalho que já está praticamente inviável !

    Infelizmente Acho que a Joana só volta de férias dia 15/09 correto ?
  • editado September 2016
    Geralmente os assentos de nascidos no estrangeiro são feitos na conservatória de Lisboa, independente da conservatória de instrução do processo.

    Até ontem, 3 processos de familiares meus que não foram abertos em PD, ainda não haviam sido enviados pra Gaia. A Sra Lúcia me orientou a esperar e enviar novos vales, pra Gaia.
  • Creio que no primeiro dia do retorno das férias, a Joana já irá despachar os processos pendentes e daí é só aguardar o registro.
  • @TheresaLima, vc sabe quando a Joana voltara de ferias?
  • @Edilaine Pelo que eu entendi somente a partir do dia 15/09 , corrija me se eu estiver errado @theresa
  • @Ivan Pereira, tomara.. rss acho que em 2 semanas teremos noticias...
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Por favor, alguém pode me enviar os dados para o Vale Postal ser emitido para Vila Nova de Gaia?
    Tenho um processo na mesma situação (voltou o vale de PD) e será enviado para Vila Nova.

    Alguém me passa os dados, não encontrei aqui.
  • @David

    Melhor aguardar a conservadora retornar das férias.
  • @David, a conservatória de Vila nova de Gaia nao está funcionando ainda, nao esta aberta, portanto nao existe ainda serviço, email , endereço dado entende ? e inclusive em 1 mão nenhum dos documentos e processos feitos em pd foram enviado para Gaia ... Estão esperando ordens superiores do IRN ainda . portanto por isso eles não nos passam uma data precisa ! E portanto Gaia nao existe ainda formalmente dizendo, nem contato etc . Portanto como o amigo acima falou .... PACIÊNCIA , é a unica coisa que temos a fazer ! infelizmente amigo !
  • Pessoal, não sei se esta informação ajuda, mas a transcrição de casamento de meu pai foi feita por Ponta Delgada em julho, e a minha atribuição saiu agora em agosto por Lisboa, ambas assinadas pela Conservadora Joana Isabel. Bem, à princípio, ela está assinando por Lisboa. bjs.
  • Mas a sua atribuição foi enviada para aonde e Enumerada aonde ?
  • @David LIma,
    conforme te escrevi, não se sabe ao certo como será o esquema dos vales retornados/expirados.
    Então, devemos aguardar.

    @Cristia Vianna,
    PD continua fazendo transcrições de casamento.
    Quanto à atribuição que fez por PD e saiu como se fosse de Lisboa: todas elas saem assim. A numeração é única no país e quem regula esta numeração é Lisboa. Então, não importa por onde vc dê entrada, o número do assento é uma numeração única e exclusiva (bem como a numeração do processo. Vc não diz, processo número 1234 da Conservatória tal).
  • Gente resumindo, NÃO TEM OQUE SE FAZER a não ser aguardar ! Paciencia infelizmente ... pois nao temos como orientar nada sem nem saber ainda o futuro ! portanto 1 temos que aguardar decidirem lá e passarem as regras para depois nos posicionarmos em relaçao ao que falarem ! Infelizmente ....
  • Obrigada pelas explicações Marcia, ficou faltando a minha transcrição de casamento e não sei o porquê, já que saiu até a cidadania de meu filho, vou ter que esperar também e torcer para chegar a tempo de tirar passaporte para minha viagem em dezembro. Abraços.
  • Recebi o seguinte retorno da conservadora Joana ontem:

    "Ex.mo Sr.,

    Lamentamos, mas devido ao volume de serviço, não temos possibilidade de fazer uma análise prévia do seu processo.
    No entanto, assim que dê entrada, será analisado e, se houver alguma falha, será contactado.

    Para pedir a nacionalidade portuguesa por atribuição deve preencher o modelo que se anexa, com assinatura reconhecida no Cartório ou no Consulado de Portugal e juntar:

    - certidão de nascimento por fotocópia, do registo estrangeiro de nascimento, devidamente legalizada no Consulado de Portugal ou apostilhada, ou certidão de inteiro teor onde consta “Selo de fiscalização-Certidão”, “Selo de fiscalização eletrónico”, “Selo digital” ou ainda “Funarpen-Selo digital” e apostilhada, cópia do documento de identificação onde conste a filiação, devidamente legalizada no Consulado de Portugal e cópia da certidão de nascimento do progenitor português.

    O vale postal para pagamento do processo no valor de 175€, deve ser emitido em nome de
    IRN.IP, endereçado para a Conservatória para onde vai enviar o processo.

    Uma vez que é filho de cidadão português poderá enviar apenas uma cópia da certidão de nascimento deste."
  • Nao entendi @carlos, o seu ja havia sido enviado ou n para pd ? e estava em q situação ?
  • @Ivan...
    Ele ainda não enviou os documentos, tentou por e-mail que a crc fizesse uma análise prévia para se certificar se estava tudo ok. Mas por conta do volume de processos eles não estão com tempo para tal.
  • Estranho , pois a Conservatoria de Gaia não está ainda aberta para receber novos processos ...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.