@Theresa Lima, de fato uma boa alma portuguesa que se dispôs voluntariamente a nos ajudar a encontrar a certidão de casamento de meus bisavós relatou o mesmo, que aguarda o fim da visita do Papa, para retornar às Igrejas.
É com imensa alegria que comunico que os meus processos foram todos deferidos e favoráveis.
517xx/16; 502xx/16; 502xx/16; 502xx/16; 502xx/16 Todos enviados em dezembro e numerados em 20/12 Concluídos dia 08/05
Obrigado a @Theresa Lima que me ajudou muito aqui, a @Marcelly que me tranquilizou em relação a transcrição de casamento da minha avó! Graças a Deus não foi solicitado!
Desses só não conseguir consultar o da minha filha, que por sinal é menor de idade pois na linha de registro só quiseram consultar dois processos por vez... Porém deve ter sido concluído tb!
@vladifonseca eu liguei para a linha de registro, GAIA não me informou nada e nem mandou email. Mandei email para eles ontem e mandaram entrar em contato com a LR!
@vladifonseca eu tb liguei antes e me disseram que estava em análise. Daí ontem mandei email pra GAIA e eles mandaram entrar em contato com a LR. Foi o que fiz. Liguei agora a pouco pra saber da minha filha e me disseram que estava na conservadora.
Quando eu estava preparando a documentação, a ideia era enviar para Tondela. Aí li que Tondela estava pedindo a transcrição do casamento dos pais, mesmo quando o pai foi o declarante. Arrisquei mandar para Gaia, mas pelo visto não vou escapar de ter que transcrever o casamento do meu pai. Portanto, já estou preparando essa documentação e pretendo enviar para Ponta Delgada.
Postei meu processo via EMS em 03/05/2017. Os documentos foram recebidos em Gaia dia 10/05/2017. Hoje, 18/05/2017, liguei para a LR e recebi a informação de que o meu processo está numerado: 21XXX-17
@marcoscoutorj, segundo informaçao da @MarizaGuerra que está em Portugal , VNGaia não está exigindo POR ENQUANTO a transcrição de casamento quando o pai for o declarante do nascimento do filho.
@VladPen, tomara que o meu não caia em exigência de transcrição do casamento do meu pai, mas de todo modo já estou pedindo a certidão inteiro teor reprográfica do casamento dos meus pais e do nascimento da minha mãe.
Gaia não obriga a transcrição, mesmo quando o declarante é o estrangeiro, desde que o registro tenha sido feito antes de 1 ano de idade. Mas deve ser encaminhada a certidão de casamento junto com os demais documentos. Salvo quando ambos os pais são portugueses e o registro foi feito depois de 1 ano de idade, nesse dois casos dependem da transcrição.
@marcelly fazendo uma ressalva no que disse meus pais nao sao casados o declarante na minha certidao de nascimento foi meu pai brasileiro, aceitaram mesmo assim. E mas o nome da minha mae na minha certidao de nascimento e do casamento anterior e em portugal e o nome de solteiro! So tive que anexar ao processo a certidao de casamento dela provando a alteracao de nome!!
Pessoal...........estou com meu processo pronto para enviar para Gaia! Não foi feito a transcrição de casamento do meu avô. (casado com a minha avó brasileira). Mesmo assim é melhor eu enviar jundo a certidão de casamento deles???
Outra duvida .... estou querendo enviar pelos correiros mesmo por ser mais barato.......... é seguro ou é melhor eu enviar por DHL mesmo?
Gaia sempre pede que encaminhe junto ao processo a certidão de casamento. Sendo o portugues declarante, não sei se precisa. Eu enviaria com a certidão de casamento. Em todos os meus processos enviei.
Bruno, meu primo foi naturalização,por Gaia. Para o dele, enviei certidao de casamento de todos. certidao de casamento da vo, certidao de casamento da mae falecida(filha da portuguesa)também. É melhor enviar. Mas a mae falecida foi registrada antes de 1 ano, e ele também foi registrado antes de 1 ano. Foi concluido agora em abril.
@Vlad e @Marcelly, Tudo bem? Vocês conseguem confirmar as informações abaixo? Se for confirmado, vou correndo pra DHL enviar a atribuição do meu pai. Até encontrei os assentamentos de nascimento de minha avó e o casamento com meus avô português, mas se houver uma chance de não precisar fazer a transcrição. Quero muito tentar. Grande abraço à todos.
"@marcoscoutorj, segundo informaçao da @MarizaGuerra que está em Portugal , VNGaia não está exigindo POR ENQUANTO a transcrição de casamento quando o pai for o declarante do nascimento do filho."
"Gaia não obriga a transcrição, mesmo quando o declarante é o estrangeiro, desde que o registro tenha sido feito antes de 1 ano de idade. Mas deve ser encaminhada a certidão de casamento junto com os demais documentos."
@Leo Mendes, isso procede. O primeiro paragrafo de um comentário da Mariza em um tópico. O segundo paragrafo, não foi comentário da Mariza, acredito que tenha sido de post meu. Dessa forma, só é aceito AINDA por Gaia.
É exigido a transcrição quando ambos os pais são portugueses.
@Leo o do meu pai foi exatamente como lhe disseram. Meu pai foi registrado pelo meu avô, que não eh o filho do português, mandei a certidão de casamento dá minha avó, porém ele foi registrado antes de 1 ano e deu tudo certo! Não foi preciso transcrever o casamento!
Bom dia. Meu pedido e das minhas duas filhas foi concluído. Na época, entramos com pedido em Ponta Delgada e posteriormente eles foram transferidos para Vila Nova de Gaia. Fizemos todos os pedidos juntos e enviamos no mesmo envelope. Processos nºs 46.xxx/16 - concluido em 22 de março de 2017. Aproveito para agradecer a colaboração de todos.
Comentários
517xx/16; 502xx/16; 502xx/16; 502xx/16; 502xx/16
Todos enviados em dezembro e numerados em 20/12
Concluídos dia 08/05
Obrigado a @Theresa Lima que me ajudou muito aqui, a @Marcelly que me tranquilizou em relação a transcrição de casamento da minha avó! Graças a Deus não foi solicitado!
Desses só não conseguir consultar o da minha filha, que por sinal é menor de idade pois na linha de registro só quiseram consultar dois processos por vez... Porém deve ter sido concluído tb!
O numero do meu processo 48XXX/16 ainda não foi concluído.
Tondela está com cerca de 4,5 meses para conclusão.
Ovar com cerca de 3 meses.
E em Gaia há relatos com 6 meses.
A bola da vez é Ovar mesmo.
Mas se prepare porque a fila de registro em Gaia DEMORA!
Alguns relatos citam que levam um mês só para numerar inicialmente o processo e outros para numerar finalmente o registro.
Arrisquei mandar para Gaia, mas pelo visto não vou escapar de ter que transcrever o casamento do meu pai. Portanto, já estou preparando essa documentação e pretendo enviar para Ponta Delgada.
Postei meu processo via EMS em 03/05/2017. Os documentos foram recebidos em Gaia dia 10/05/2017.
Hoje, 18/05/2017, liguei para a LR e recebi a informação de que o meu processo está numerado: 21XXX-17
No meu caso, o casamento foi em Portugal, embora não haja anotação nas certidões de batismo dos nubentes.
Gaia não obriga a transcrição, mesmo quando o declarante é o estrangeiro, desde que o registro tenha sido feito antes de 1 ano de idade. Mas deve ser encaminhada a certidão de casamento junto com os demais documentos. Salvo quando ambos os pais são portugueses e o registro foi feito depois de 1 ano de idade, nesse dois casos dependem da transcrição.
Caso alguem tenha um processo parecido.
Outra duvida .... estou querendo enviar pelos correiros mesmo por ser mais barato.......... é seguro ou é melhor eu enviar por DHL mesmo?
Obrigado
@VladPen muito obrigado!!
Tudo bem?
Vocês conseguem confirmar as informações abaixo?
Se for confirmado, vou correndo pra DHL enviar a atribuição do meu pai.
Até encontrei os assentamentos de nascimento de minha avó e o casamento com meus avô português, mas se houver uma chance de não precisar fazer a transcrição. Quero muito tentar.
Grande abraço à todos.
"@marcoscoutorj, segundo informaçao da @MarizaGuerra que está em Portugal , VNGaia não está exigindo POR ENQUANTO a transcrição de casamento quando o pai for o declarante do nascimento do filho."
"Gaia não obriga a transcrição, mesmo quando o declarante é o estrangeiro, desde que o registro tenha sido feito antes de 1 ano de idade. Mas deve ser encaminhada a certidão de casamento junto com os demais documentos."
O segundo paragrafo, não foi comentário da Mariza, acredito que tenha sido de post meu.
Dessa forma, só é aceito AINDA por Gaia.
É exigido a transcrição quando ambos os pais são portugueses.
Te enviei um inbox.