Caramba, enviei o meu processo e da minha irmã na segunda (08/05), eles receberam hoje de manhã. Não fiz a transcrição do casamento também e meu pai está como "solteiro" em Portugal, ele já tirou o CC e declarou ser solteiro. Vamos aguardar o que vai acontecer.
@Luiz Henrique Dias, quando o seu caiu em exigência, você recebeu novamente seus documentos em casa ou só providenciou os documentos da transcrição para enviar a VNGaia? Já vou atenta a isso para não perder tempo. Preciso que esse processo seja concluído antes de Dezembro.
Nao foi por transcricao foi por um erro na minha certidao de nascimento, eles me enviaram apenas uma notificacao pedindo pra que fosse feito o acerto e encaminhado a nova certidao. Prazo de 20 dias uteis.
Pessoal um Help. Lí várias páginas e fiquei na dúvida, solicitei a Certidão de Nascimento do filho do Português (Declarante) como Cópia Reprográfica Apostilada, a CRC Vila Nova de Gaia aceita na Atribuição?
oi galera tudo bem ? Eu tive uma duvida hoje para o formulário 1C preenchido com o nome de casada da minha mãe você disse que no tópico referente ao formulário que era preciso anexar a certidão de casamento. Minha dúvida é: a certidão precisa ser com menos de 180 dias, ou preciso tirar a de inteiro teor ou só a xerox autenticada basta ? A certidão da minha mãe é de 1989, a carteira de identidade dela ( segunda via) foi expedida em janeiro desse ano, e todos os dados contidos na carteira de identidade é o mesmo da certidão, (livro, folhas, termo). Fico no aguardo obrigado
@Augusto1370, nesse caso pode ser uma copia simples autenticada.Nos casos de Transcriçao de casamentos , dai sim é necessaria uma certidão de inteiro teor apostilada.
Agradeço todo o fórum, pois tem me ajudado bastante, estou com a documentação para enviar para CRC Vila Nova de Gaia, porém só tenho o e-mail constando o nº do assento do meu pai, o português. Posso encaminhar este e-mail com a informação da Conservatória, em vez da certidão de nascimento do português? Gaia também está exigindo a transcrição do casamento? Alguém no fórum com exigência recente?
@Katia,vc pode tirar uma cópia do e-mail e enviar junto ao processo.A Transcriçao de casamentp agora é obrigatória em todas as Conservatórias, inclusive VNGaia.Sugiro fazer primeiro a Transcriçao de casamento e depois iniciar o Processo de atribuiçao.Vc pode fazer a Transcriçao em Ponta Delgada ou 4a Crc do Porto.
@Marcelly Oliveira Eis a ms do @ celsosjbv, em 05 de maio... "Pessoal hoje recebi um e-mail do Rui Gonçalves da CRC VNG solicitando transcrição de casamento do processo, onde pai português é o declarante, processo chegou dia 02/05. Deve ser alguma nova orientação do IRN"
@Vlad Pen, entraram em contato com Gaia e foi informado que agora é exigido a transcrição? Se puder compartilhar conosco quem, quando e onde receberam essa informação direto da conservatória de Gaia seria de grande ajuda.
VN Gaia nao tem um conservador, tem uma conservadora, Dr Joana.
@sheylal, Sim, em meio a tantos outros em Tondela. No entanto aparentemente( até o momento) 1 em Gaia, em meio a tantos outros recebidos recentemente por Gaia.
Vou dar uma opinião pessoal minha..Eu não arriscaria enviar processos sem fazer antes a Transcriçao de casamento ,pq se la na frente for exigida,o processo cai em exigencia e a espera vai ser maior para a conclusão.Tondela começou a exigir sem aviso prévio.Cada um resolve o q acha melhor fazer.
Se esta exigindo a transcricao mque seja feito, agora e os processos que chegaram antes ?! Espero que nao devam cobrar ate porque 85% ficaria em exigencia, todos mandavam sem.
Podemos pensar que Gaia esta exigindo, eu mesma não recomendo mais enviar sem antes ter certeza. Mas entre '' eu acho'' e '' o conservador disse'' há uma diferença muito grande. É sabido que atualizar o estado civil é lei.No entanto, eu tenho convicção de que melhor que eu, estão os conservadores cientes da lei, e a interpretam com a autonomia que tem, até a segunda ordem de superiores. Nunca foi dito por qualquer conservatória que não precisa atualizar o estado civil, oque era aceito, em processos de atribuição, conforme a lei, é que os filhos de portugues(a) desde que comprovem a filiação na menoridade terá direito a nacionalidade. @Luiz Henrique Dias, no momento, parece que só Gaia pode tirar essa dúvida. O melhor é aguardar..
Boa noite! O processo para fazer a transcrição é bem mais rápido que a atribuição, sera que posso enviar o processo de atribuição e logo em seguida fazer o da transcrição? Outra duvida..... Gaia exige que o RG também esteja apostilado? Obrigado
@Bruno Marques Viana, primeiro a transcrição em Ponta Delgada ou 4ªCRC de Porto e depois do ok, mande a transcrição. Pode acontecer alguma exigencia e vc vai ficar com 2 processos parados. Na 4ªCRC ou Ponta Delgada geralmente em até 30 dias fica pronto.
@MariaAdelaide muito obrigado!!! Mais uma duvida..........Meu avo se casou e hoje é viúvo...... precisa fazer algo sobre óbito também? Transcrição de casamento e óbito?
Me confirmem se VNG nao está pedindo transcrição, pois estou fazendo a do meu avô, filho de dois portugueses, sendo que o pai dele veio casado com uma senhora que faleceu e logo depois se casou com outra que tbm é portugesa e mae do meu avô. Estou com a documentação pra Tondela, terei que acrescentar a certida ode casamento? (possuo original) tenho que autenticar e apostilar ?
Comentários
Não fiz a transcrição do casamento também e meu pai está como "solteiro" em Portugal, ele já tirou o CC e declarou ser solteiro.
Vamos aguardar o que vai acontecer.
@Luiz Henrique Dias, quando o seu caiu em exigência, você recebeu novamente seus documentos em casa ou só providenciou os documentos da transcrição para enviar a VNGaia? Já vou atenta a isso para não perder tempo. Preciso que esse processo seja concluído antes de Dezembro.
Pessoal, a exigência que o Luiz Henrique recebeu não foi de transcrição, e sim por um outro detalhe já explicado por ele na pagina 31 http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/80123/#Comment_80123
Nao foi por transcricao foi por um erro na minha certidao de nascimento, eles me enviaram apenas uma notificacao pedindo pra que fosse feito o acerto e encaminhado a nova certidao. Prazo de 20 dias uteis.
Lí várias páginas e fiquei na dúvida, solicitei a Certidão de Nascimento do filho do Português (Declarante) como Cópia Reprográfica Apostilada, a CRC Vila Nova de Gaia aceita na Atribuição?
Agradeço todo o fórum, pois tem me ajudado bastante, estou com a documentação para enviar para CRC Vila Nova de Gaia, porém só tenho o e-mail constando o nº do assento do meu pai, o português.
Posso encaminhar este e-mail com a informação da Conservatória, em vez da certidão de nascimento do português?
Gaia também está exigindo a transcrição do casamento? Alguém no fórum com exigência recente?
Obrigada!
Eis a ms do @ celsosjbv, em 05 de maio...
"Pessoal hoje recebi um e-mail do Rui Gonçalves da CRC VNG solicitando transcrição de casamento do processo, onde pai português é o declarante, processo chegou dia 02/05. Deve ser alguma nova orientação do IRN"
VN Gaia nao tem um conservador, tem uma conservadora, Dr Joana.
Pode ser sim um caso isolado, em meio a tantos outros em que estão sendo exigidas as transcrições.
É sabido que atualizar o estado civil é lei.No entanto, eu tenho convicção de que melhor que eu, estão os conservadores cientes da lei, e a interpretam com a autonomia que tem, até a segunda ordem de superiores. Nunca foi dito por qualquer conservatória que não precisa atualizar o estado civil, oque era aceito, em processos de atribuição, conforme a lei, é que os filhos de portugues(a) desde que comprovem a filiação na menoridade terá direito a nacionalidade.
@Luiz Henrique Dias, no momento, parece que só Gaia pode tirar essa dúvida. O melhor é aguardar..
Na 4ªCRC ou Ponta Delgada geralmente em até 30 dias fica pronto.