Atribuição - CRC de Vila Nova de Gaia (Informações e Processos)

1333436383971

Comentários

• Caramba, enviei o meu processo e da minha irmã na segunda (08/05), eles receberam hoje de manhã.
    Não fiz a transcrição do casamento também e meu pai está como "solteiro" em Portugal, ele já tirou o CC e declarou ser solteiro.
    Vamos aguardar o que vai acontecer.

@Luiz Henrique Dias, quando o seu caiu em exigência, você recebeu novamente seus documentos em casa ou só providenciou os documentos da transcrição para enviar a VNGaia? Já vou atenta a isso para não perder tempo. Preciso que esse processo seja concluído antes de Dezembro.
  • @marcelly sabe o numero do processo?
  • editado May 2017
    @vladifonseca, Numero do processo que enviei é 61xx de 2017 Foi numerado em 1 de fev.

Pessoal, a exigência que o Luiz Henrique recebeu não foi de transcrição, e sim por um outro detalhe já explicado por ele na pagina 31 http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/80123/#Comment_80123

• Verdade marcelly !!

Nao foi por transcricao foi por um erro na minha certidao de nascimento, eles me enviaram apenas uma notificacao pedindo pra que fosse feito o acerto e encaminhado a nova certidao. Prazo de 20 dias uteis.
  • Pessoal um Help.
    Lí várias páginas e fiquei na dúvida, solicitei a Certidão de Nascimento do filho do Português (Declarante) como Cópia Reprográfica Apostilada, a CRC Vila Nova de Gaia aceita na Atribuição?
  • Parece que o Papa está visitando Fátima em Portugal.e muitos estabelecimentos estão fechados.
  • Segunda volta ao normal...
  • oi galera tudo bem ? Eu tive uma duvida hoje para o formulário 1C preenchido com o nome de casada da minha mãe você disse que no tópico referente ao formulário que era preciso anexar a certidão de casamento. Minha dúvida é: a certidão precisa ser com menos de 180 dias, ou preciso tirar a de inteiro teor ou só a xerox autenticada basta ? A certidão da minha mãe é de 1989, a carteira de identidade dela ( segunda via) foi expedida em janeiro desse ano, e todos os dados contidos na carteira de identidade é o mesmo da certidão, (livro, folhas, termo). Fico no aguardo obrigado
  • @Augusto1370, nesse caso pode ser uma copia simples autenticada.Nos casos de Transcriçao de casamentos , dai sim é necessaria uma certidão de inteiro teor apostilada.
  • Boa tarde!

Agradeço todo o fórum, pois tem me ajudado bastante, estou com a documentação para enviar para CRC Vila Nova de Gaia, porém só tenho o e-mail constando o nº do assento do meu pai, o português.
    Posso encaminhar este e-mail com a informação da Conservatória, em vez da certidão de nascimento do português?
    Gaia também está exigindo a transcrição do casamento? Alguém no fórum com exigência recente?

Obrigada!
  • editado May 2017
    @Katia,vc pode tirar uma cópia do e-mail e enviar junto ao processo.A Transcriçao de casamentp agora é obrigatória em todas as Conservatórias, inclusive VNGaia.Sugiro fazer primeiro a Transcriçao de casamento e depois iniciar o Processo de atribuiçao.Vc pode fazer a Transcriçao em Ponta Delgada ou 4a Crc do Porto.
  • @Vlad Pen, de onde tirou a informação de que Gaia está exigindo a transcrição?
  • SheylalSheylal Member
    @Marcelly Oliveira
    Eis a ms do @ celsosjbv, em 05 de maio...
    "Pessoal hoje recebi um e-mail do Rui Gonçalves da CRC VNG solicitando transcrição de casamento do processo, onde pai português é o declarante, processo chegou dia 02/05. Deve ser alguma nova orientação do IRN"
  • @Marcellym foi informado pelo Conservador de VNGaia.
  • Obrigada Vlad.
  • editado May 2017
    Sheylal, Oque o Celso disse, é que '' DEVE SER alguma nova orientação''. Pode se tratar de um caso isolado.

• editado May 2017
    @Vlad Pen, entraram em contato com Gaia e foi informado que agora é exigido a transcrição? Se puder compartilhar conosco quem, quando e onde receberam essa informação direto da conservatória de Gaia seria de grande ajuda.

VN Gaia nao tem um conservador, tem uma conservadora, Dr Joana.
  • SheylalSheylal Member
    @Marcelly Oliveira
    Pode ser sim um caso isolado, em meio a tantos outros em que estão sendo exigidas as transcrições.
  • @sheylal, Sim, em meio a tantos outros em Tondela. No entanto aparentemente( até o momento) 1 em Gaia, em meio a tantos outros recebidos recentemente por Gaia.
  • editado May 2017
    Vou dar uma opinião pessoal minha..Eu não arriscaria enviar processos sem fazer antes a Transcriçao de casamento ,pq se la na frente for exigida,o processo cai em exigencia e a espera vai ser maior para a conclusão.Tondela começou a exigir sem aviso prévio.Cada um resolve o q acha melhor fazer.
  • Além de que, @Vlad, é obrigação de todo cidadão português manter seu estado civil atualizado. Você faz muito bem.
  • Se esta exigindo a transcricao mque seja feito, agora e os processos que chegaram antes ?! Espero que nao devam cobrar ate porque 85% ficaria em exigencia, todos mandavam sem.
  • editado May 2017
    Podemos pensar que Gaia esta exigindo, eu mesma não recomendo mais enviar sem antes ter certeza. Mas entre '' eu acho'' e '' o conservador disse'' há uma diferença muito grande.
    É sabido que atualizar o estado civil é lei.No entanto, eu tenho convicção de que melhor que eu, estão os conservadores cientes da lei, e a interpretam com a autonomia que tem, até a segunda ordem de superiores. Nunca foi dito por qualquer conservatória que não precisa atualizar o estado civil, oque era aceito, em processos de atribuição, conforme a lei, é que os filhos de portugues(a) desde que comprovem a filiação na menoridade terá direito a nacionalidade.
    @Luiz Henrique Dias, no momento, parece que só Gaia pode tirar essa dúvida. O melhor é aguardar..
  • Alguém com processos de janeiro em Gaia?
  • Boa noite! O processo para fazer a transcrição é bem mais rápido que a atribuição, sera que posso enviar o processo de atribuição e logo em seguida fazer o da transcrição? Outra duvida..... Gaia exige que o RG também esteja apostilado? Obrigado
  • @Bruno Marques Viana, primeiro a transcrição em Ponta Delgada ou 4ªCRC de Porto e depois do ok, mande a transcrição. Pode acontecer alguma exigencia e vc vai ficar com 2 processos parados.
    Na 4ªCRC ou Ponta Delgada geralmente em até 30 dias fica pronto.
  • @MariaAdelaide muito obrigado!!! Mais uma duvida..........Meu avo se casou e hoje é viúvo...... precisa fazer algo sobre óbito também? Transcrição de casamento e óbito?
  • Não, @Bruno. Não precisa transcrever óbito. Só se quiser. Por exemplo, se seu avô for morar em Portugal e quiser casar de novo.
  • CralimaCralima Member
    Me confirmem se VNG nao está pedindo transcrição, pois estou fazendo a do meu avô, filho de dois portugueses, sendo que o pai dele veio casado com uma senhora que faleceu e logo depois se casou com outra que tbm é portugesa e mae do meu avô. Estou com a documentação pra Tondela, terei que acrescentar a certida ode casamento? (possuo original) tenho que autenticar e apostilar ?
  • A Transcrição de Casamento ocorrido no estrangeiro é obrigatória em TODAS as conservatórias quando ambos os noivos são portugueses, sem exceção.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.