Atribuição - CRC de Vila Nova de Gaia (Informações e Processos)

1303133353671

Comentários

• Pessoal a minha dúvida é:
    Mesmo nao tendo recebido a certidão, tenho o numero do assento. Posso prosseguir com a solicitação do passaporte e bilhete no consulado de Sao Paulo ?

Obrigado
  • @Alexandre Rodrigues,

Pode. Precisa apenas do número do assento. Tem que fazer primeiro o CC, após pronto, faça o passaporte.

Abraços
  • @Fábio Malta Montanha,
    O que é o CC ?

Obrigado
  • Cartão Cidadão.
  • Que boa notícia Alexandre! Parabéns! Acredito que o processo do meu primo já foi concluído.
    CC é o Cartão cidadão
  • editado April 2017
    @Alexandre CC é o cartão cidadão q equivale ao nosso RG, aliás bem mais prático e já vem com um chip igual um cartão de crédito.O Brasil em breve ja estará adotando tb esse tipo de documento de identidade.
  • Obrigado a todos pelo esclarecimento. Entrei no site do consulado e pude solicitar o CC e o passaporte juntos.

Obrigado a todos !
  • editado April 2017
    Só para atualizar.. processo do meu primo foi finalizado. ( Naturalizaçao)

Recebido em Gaia 30/11/16
    numerado em 03/12/16 478xx/16
    concluído 12/04/17
  • Pessoal., preciso de uma orientação. Minha mãe é filha de portugueses, e já providenciei toda a documentação para dar entrada no processo dela:
    1) Certidão de nascimento de inteiro teor atualizada, com cópia reprográfica e apostila de Haia;
    2) Cópia autenticada de documento de identidade, apostilhada;
    3) Certidão narrativa de nascimento dos pais portugueses (fiz do pai e mãe, pois ambos nasceram antes de 1911 - Arquivo Distrital de Braga e Arquivo Alfredo Pimenta, de Guimarães);
    4) Requerimento Modelo 1-C, com reconhecimento presencial de assinatura.

Agora preciso encaminhar, mas estou em dúvida em qual Conservatória. Poderiam me indicar a que está indo mais rápido?
    Agradeço a ajuda,

• editado April 2017
    @Silvana Rios,

Se ambos os progenitores são portugueses, precisará fazer a transcrição do casamento. Envie os docs da transcrição de casamento para Ponta Delgada. Prazo de 2 semanas. Valor 120 euros. A lista de docs, você encontra nos tópicos sobre transcrição.

Para o processo de atribuição:

Falta ainda o vale postal que é feito nos correios no valor de 175 euros, peça a maior cotação do euro no sistema dos Correios.
    Somente envie após a conclusão da transcrição de casamento.
  • Processo 479**/16, de dezembro, foi finalizado. A certidão chegou em casa de surpresa.
  • Matheus parabens!!
  • Valeu, Luiz! Era de um familiar, o meu foi concluído em 2015.
  • Pessoal, essa relação de documentos para atribuição está correto para Gaia, né? Ou falta alguma coisa?
    Irei tirar para minha avó.

-Certidão Narrativa de nascimento meu meu bisavô.(original)
    -xerox autenticada e apostilada do RG da minha avó.
    -certidão de nascimento da minha vó com firma do tabelião reconhecida e apostilada.
    -xerox autenticada da certidão de casamento dos meus avós.
    -formulário 1C com assinatura da minha avó reconhecida por autenticidade.
  • bom dia pessoal algum processo 48xxx/16 finalizado?
  • Por favor, alguem sabe me informar se os documentos de Gaia são os mesmos para atribuição de Ovar ? Dei uma boa pesquisada aqui no forum e nao conseguir achar nenhum comentario que sanasse minha duvida. No meu caso e da minha avó portuguesa para minha mãe e depois a minha.

Ovar pediu para min.

- Certidão de Nascimento de inteiro teor com reconhecimento de assinatura no Consulado Portugues/ apostilha
    - Requerimento

- Copia Autenticada do documento de Identificacao de identidade

-Certidao de nascimento do progenitor Portugues, casamento transcrito para estabelecimento da filiacao.

Se eu estou fazendo a msm pergunta me perdoem, nao consegui achar um comentario que sanasse minha duvida. Obrigado

• Por favor, se alguém puder esclarecer, minha esposa está dando entrada no processo de nacionalidade por atribuição, pois seu pai já regularizou a situação dele. Ele é cidadão português (nacionalidade por atribuição obtido em Vila Nova de Gaia). Estamos com toda documentação pronta para que ela, também, adquira a dela. Porém, gostaria de saber se há como realizar junto a transcrição de nosso casamento ou se é necessário primeiro fazer o procedimento de nacionalidade por atribuição e, posteriormente, quando ficar pronto, encaminhar à Conservatória a transcrição do casamento?
    Obrigado amigos.
  • Alguém saberia me informar se Vila Nova de Gaia exige transcrição de casamento, pois pretendo solicitar a cidadania para meus três filhos. Dos do primeiro casamento é um no segundo.
    Queria evitar transcrever o primeiro casamento e ter que homologar o divórcio para depois poder solicitar a cidadania do caçula.
  • @Marco Magalhães,
    se as mães não são portuguesas e se você, como pai português, os declarou na certidão de nascimento, VNGaia não exige que transcreva os casamentos.

Entretanto, devo te lembrar que, se pretende morar na Europa, e se sua segunda esposa não tem condições de obter a cidadania portuguesa, para que ela possa solicitar o reagrupamento familiar, terá que fazer todo o trâmite (transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio, transcrever o segundo casamento).
  • Muito obrigado pelo esclarecimento.
    Eu realmente pretendo ir residir em Portugal.
    Seria algo ilegal se eu fizesse a atribuição dos meus filhos por VNG e fazer somente a transcrição do meu segundo casamento?
  • @Marco,

A princípio você pode fazer a Atribuição dos seus filhos se você foi o declarante nos registros deles. Infelizmente a transcrição do segundo casamento só poderá ser realizada após a transcrição do primeiro e a respectiva homologação do divórcio (terá que contratar advogado português)
  • @Marco Magalhães,

a atribuição dos seus filhos, não. Mas, fazer somente a transcrição do segundo casamento é ilegal sim.
  • @Márcia.
    Ok, entendi.
    Obrigado mais uma vez.
    Farei dá forma correta.
  • Boa noite a todos,
    @Marcia, @ Theresa Lima e demais colegas queridos que me ajudaram tanto ano passado com minhas atribuiçoes e transcriçoes, precisava esclarecer quanto as mudanças, pois minha irma vai fazer a atribuição dela, conforme foi dito pelo colega @Carlos Duplar Melo, é mesmo necessario nesta conservatoria a copia da certidão do progenitor portugues? Muito obrigada a todos e força aos que estão em meio aos processos.

" certidão de nascimento por fotocópia, do registo estrangeiro de nascimento, devidamente legalizada no Consulado de Portugal ou apostilhada, ou certidão de inteiro teor onde consta “Selo de fiscalização-Certidão”, “Selo de fiscalização eletrónico”, “Selo digital” ou ainda “Funarpen-Selo digital” e apostilhada, cópia do documento de identificação onde conste a filiação, devidamente legalizada no Consulado de Portugal e cópia da certidão de nascimento do progenitor português"

O vale postal para pagamento do processo no valor de 175€, deve ser emitido em nome de
    IRN.IP, endereçado para a Conservatória para onde vai enviar o processo.

Uma vez que é filho de cidadão português poderá enviar apenas uma cópia da certidão de nascimento deste.
  • @marcelo2017,

sim. O marido português vai morar em Portugal. A fim de acompanhar o marido e viver legalmente, a esposa pede o reagrupamento familiar ao SEF. Para isso, então, eles devem estar casados em Portugal (ou em união estável).
  • Querida, @Rosana Nunes,

a certidão do progenitor é somente necessária se ele nasceu antes de 1911 (e neste caso, tem que ser certificada).
    Caso o português tenha nascido após 1911, basta indicar no 1C, o número do assento / ano / conservatória (ou mandar uma cópia simples, da certidão, se preferir).

A certidão da sua irmã passou a ter que ser do tipo reprográfica, ou conter selos de fiscalização (se ela mandar para VNGaia mesmo. Se mandar para Tondela, por exemplo, terá que ser a reprográfica).

As certidões brasileiras não mais são legalizadas pelo consulado. Desde agosto do ano passado, passaram a ser apostilada (pela Apostila de Haia). Dá uma olhada neste link:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5029/apostila-de-haia-dicas-de-cartorios-que-efetuam-com-certeza-favor-postar-aqui

A cópia do RG da sua irmã tem que ser autenticada e apostilada (e deve ter sido emitido há menos de 10 anos, para evitar qualquer problema. Esse é um pedido de Tondela, mas se o RG for muito antigo, acho que vale a pena fazer outro).

Sobre envio de documentos e vale postal:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
  • @Marcia, @ Theresa Lima e demais que possa ajudar....
    Até onde Eu sabia, era somente Tondela que não exigia a Transcrição do casamento do Português para a Atribuição do filho (Brasileiro) e pelo que fiquei lendo nesse fórum nesse final de samana Tondela também passou a exigir.

Hoje Vila Nova de Gaia na Atribuição não exige a Transcrição do Casamento?
  • @Osmir Renato,

até bem pouco tempo, somente Lisboa (CRC), Ovar e Mangualde exigiam a transcrição.
    Não era só Tondela que não exigia. Tem também VNGaia, ACP.
  • @Marcia, obrigado pelos esclarecimentos.
    Hoje Vila Nova de Gaia na Atribuição ainda não exige a Transcrição do Casamento?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.