Tirar Cartão de Cidadão e Passaporte em Lisboa

189101214

Comentários

  • @RobertaAntunes123, já tentou mandar e-mail solicitando a emissão da chave de acesso para o e-mail do civilonoline que consta na página principal, no quadro de contatos, civilonline@irn.mj.pt ?
  • @Daniel Henriques não tinha tentado ainda por receio de demorar a ter um resposta ou até mesmo não ter uma. Mas vou tentar! Muito obrigada.
  • editado November 2019
    @Roberta...

    Envie um email solicitando a chave de acesso ao documento...Na parte inferior da coluna da direita tem o endereço de email...
    Informe os dados que permitam identificar seu Registo...

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/

    ***Desculpem...Não tinha visto a resposta do @Daniel Henriques...
  • @RobertaAntunes123
    Eu fiz o mesmo, ou seja, pedi a certidão no civil on line, logo que concluiram o despacho de minha nacionalidade.
    Ai, na sequencia, enviei um e-mail para : rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt
    Nesse e-mail, fui informado que o despacho foi aprovado, mas que a certidão estava por fazer... Mandei 4 e-mails, um por semana, até que um belo dia, eu vi no processo, que havia pulado para a bolinha 7, processo finalizado...Enviei outro e-mail, informaram que o assento havia sido disponibilizado on line.
    Como eu já havia pago o civil on line a mais de 30 dias, só enviei um e-mail a eles, informando que a certidão estava disponbilizada e se poderiam me enviar a mesma e enviaram de imediato, sem problemas e sem ter que pagar novamente.
    Além disso, após uns 10 dias aproximadamente, recebi a certidão original em minha casa, enviada pela conservatória, via correios....
    abs

  • Lais LacerdaLais Lacerda Member
    editado November 2019
    Boa noite gente, a minha cidadania esta para sair e gostaria de me inscrever nos vestibulares de Portugal, mas os prazos de inscrição estao apertados e nao sei se consigo tudo até la, vocês sabem quanto tempo em media demora para tirar o CC pelo consulado de São Paulo? E vocês tem algum tópico de faculdades, procedimentos e etc? Obrigada desde já
  • @Lais vc pode tentar tira o CC e passaporte em Lisboa.Se preferir tirar aqui , terá q entrar no site do consulado e verificar as datas disponíveis.
  • Olá, pessoal. Alguma informação atualizada sobre a ida para portugal para tirar os documentos lá, apenas com passagem de ida? Tenho a certidão de nascimento portuguesa em mãos, mas os prazos do consulado do Rio estão absurdos... Pretendo ir com voo direto e entrada por Lisboa.
  • @joaovicentee, com sua certidão você comprova que é cidadão português. Quando passar na imigração, com seu passaporte brasileiro, fale a verdade. Diga que foi lá para tirar o CC e o passaporte! Não vão pedir mais nada, não há motivo para barrarem um nacional!
  • E se no caso eu tiver passagem "de volta" para outro país da Europa? Aceitam como volta (caso eu seja muito azarada e mesmo com o assento me peçam passagem de volta)?
  • @karenreginato, sua certidão de nascimento portuguesa demonstra que você é cidadã!! Não tem problema algum ir para outro país!! Sempre fale a verdade, se, apenas se perguntarem alguma coisa!!!!!
    Se perguntarem, mostre seu assento e diga que vai lá tirar o cartão-cidadão e o passaporte!!
  • Obrigada Liane! :)
  • Mas será que também vale para o embarque no Brasil essa passagem "de volta" para outro país? Sei de muitos casos que a companhia aérea não deixa nem embarcar no voo para a Europa sem o retorno. :(
  • @karenreginato, não faço ideia!!
  • Olá, estou indo a Lisboa no próximo dia 20 para fazer o cartão cidadão e o passaporte. Alguém sabe dizer como é feito o pagamento, se aceitam dinheiro e cartão de crédito? Outra pergunta: tenho apenas cópia do assento, não tenho endereço em Portugal, eles ainda estão aceitando que seja feito com o endereço do Brasil? Obrigado!
  • @M_luiz Meu vem me visitar e quer tirar o CC dele aqui em Portugal, mas não irá morar, vai tirar com residencia no Brasil. Tenho algumas dúvidas.

    1. No Porto vc fez com residendência no Brasil?
    2. O cc já vem com o NIF ou você ja tinha NIF?
    3. Se ja veio com o NIF vc precisou nomear um representante fiscal?

    desde ja agradeço!
  • Boa Noite! Alguém saberia informar se para renovação do CC no Porto, preciso da carta PIN?
  • AlexandreLSAlexandreLS Member
    editado January 2020
    Pessoal, algumas dúvidas:

    Se o cidadão não for morar em Portugal pode juntamente como CC tirar o número de utente de saúde e da seguridade social? Alguém sabe informar como foi procedido nesses casos?

    Outro ponto, se o cidadão for casado no Brasil, tem que transcrever necessariamente antes o casamento em Portugal para tirar o CC? Como funciona isso nos pedidos de urgência?

    Vejo que muitas pessoas, apesar da lei dizer ao contrário, que mesmo casadas tiram o CC e PEP antes da transcrição. Omitem o real estado civil? Como funciona isso na prática?

    No caso do NIF sei que só vale a pena se for para ter bens em Portugal , imóvel ou conta bancária, ou lá morar, pois ,caso não, se deve indicar um representante perante o fisco.

    Obrigado .
  • @AlexandreLS, quando solicitei o cartão do cidadão no consulado já foi requerido o número de utente, segurança social, etc..., o único que não foi solicitado foi o NIF pois teria que indicar representante fiscal.
    O ideal é atualizar o estado civil antes de solicitar os documentos pois já virá tudo atualizado. Apesar de não vir impresso estado civil no CC me parece que essa informação está armazenada no chip.
    Tem consulados que exigem que seja atualizado o estado civil antes, outros não exigem. Acredito que algumas pessoas se declaram como solteiras no requerimento para não ter problema no atendimento do consulado.
  • Pessoal!

    Alguém fez agendamento para retirar o primeiro cartão do Cidadão? No formulário do site exige o número do cartão

  • flavia_s_rflavia_s_r Member
    editado October 2020

    Gente,

    Tudo bom?

    Uma dúvida: quero tirar meu passaporte na Loja do Passaporte do Aeroporto de Lisboa. Tenho apenas o CC e até hoje foi super tranquilo, porque antes do Covid-19, estava só a viajar dentro da UE, mesmo.

    Não preciso de urgência no pedido! Pode ser normal, já que eu moro em Lisboa, mesmo, mas queria até o final do ano porque vou mudar de país dentro da UE e já queria ter tudo certinho, porque os passaportes por agendamento estão todos a partir de janeiro. Como é a lotação da Loja do Passaporte? Se eu chegar na hora do almoço consigo ser atendida? Ou mesmo quem não quer urgência precisa chegar cedo para pegar a "fila"?

    Alguém sabe me informar sobre isso?

  • Pessoal, alguém saberia me dar uma atualização em relação ao requerimento do CC e do Passaporte?

    Eu atualmente moro no Reino Unido e estou correndo contra o tempo pra me registrar no país como europeu antes do fim do período de transição do Brexit. Pela dificuldade em agendar a documentação e a impossíbilidade de pedir com extrema urgência, eu decidi ir a Portugal em breve (tipo semana que vem). O meu problema é que as informações que tenho recebido estão muito desencontradas. Já liguei três vezes pra linha do CC e ouvi duas vezes que não é necessario o agendamento prévio pra pedidos em extrema urgência, e uma vez que é. Enviei um e-mail pro Campus da Justiça e a resposta foi a mais inútil possível (basicamente não responderam a minha pergunta e me disseram que o serviço de agendamento tá no site tal do Civil Online). Da mesma maneira, eu estou completamente no escuro em relação ao passaporte.

    Como eu trabalho e não consigo um período maior que uma semana pra fazer isso, eu também tenho que fazer isso da forma mais rápida e eficiente possível. Caso os dois documentos possam ser feitos em extrema urgência e sem agendamento, eu só preciso ir a Lisboa por uns 3 dias e já posso voltar. Caso contrário, eu provavelmente vou ter que ir pro interior, onde estejam agendando tanto o CC quanto o Passaporte e passar (assumindo que eles ainda façam em urgência simples) algo como 7-10 dias, o que é um problema inclusive financeiro pra mim.

    Dessa maneira, alguém tem alguma novidade em relação ao procedimento?

    Muito obrigado!

  • @DCDK

    As anotações que tenho são de antes da pandemia. Você terá que ler e fazer os ajustes necessários por sua própria conta.

    Retirando CC e PEP em Portugal em 1 semana:


  • @gandalf obrigado pela orientação!

  • Pessoal, como moro aqui em Lisboa vou relatar como fiz as 2 vezes que precisei emitir CC e Passaporte com urgência.

    A primeira vez foi ano passado (11/19 e ainda não estava morando aqui), já tinha CC e fiz no Campus da Justiça, no parque das Nações em Lisboa. Cheguei lá as 6am e peguei senha quando abriu. No mesmo dia solicitei os dois documentos, o CC peguei no mesmo dia e o passaporte no dia a seguir no aeroporto.

    Aproveite neste dia e dei entrada na atribuição do meu filho mais novo. Não sabia que poderia enviar para outra conservatória, então fiz em Lisboa e demorou 1 ano.

    Agora tive que pedir NIF para os 2 filhos pq estamos morando aqui e você precisa disso pra tudo, escola, centro de saúde, etc.

    Então a experiência em pedir tais documentos com a pandemia mudaram e é necessário agendar tudo pela internet. Fiz o pedido de urgência para fazer e retirar no Campus da Justiça. Fiz o CC do mais novo e renovei do filho mais velho. Paguei 50,00 em cada um. No dia a seguir fui buscar os CC e estava tudo fechado pois um funcionário foi diagnóstico com covid e aquilo virou uma confusão do tamanho do mundo.

    A fila de prioridade tinha mais de 20 pessoas (meu filho tem 1 ano). A outra fila de urgência tinha no mínimo 80 pessoas...tudo isso pq depois vinha o feriado. Enfim, pegamos os CC.

    O que quero dizer é que existe um cenário antes e depois da pandemia. Tudo pode acontecer...então nada é 100% nas repartições nos dias de hoje.

  • Ah esqueci de mencionar. O NIF voce pode pedir no site da finanças no e-balcão, o que foi o caso do mais velho, mas o do mais novo não consegui, pq ainda não tinha nacionalidade portuguesa e não tinha carimbo da imigração no passaporte brasileiro dele. Então tinha que ir tirar pessoalmente.

  • Boa tarde, alguem sabe como esta sendo o processo para viajar do Brasil para tirar o cc e o passaporte em Lisboa? Apenas com certidão consigo entrar? precisa de agendamento no campus de justiça?

  • @Leandrobel com relação aos seus 2 primeiros questionamentos, não sei informar. Mas lendo aqui parece que somente com a certidão de nascimento portuguesa você entra aqui tranquilamente.

    Com relação a tirar documentos aqui você tem que agendar através do site https://agendamento.irn.mj.pt/ tanto o pedido, quanto levantamento. Primeiro você precisa agendar para solicitar, depois agendar para retirar. Para ganhar tempo, você pode fazer os 2 agendamentos em simultâneo.

    Foi o que fiz essa semana com o CC do meu sobrinho que chegou a poucos dias do Brasil. Através do site indicado, você pode ver quais dias mais próximo estão disponíveis. Então agenda para fazer o CC e no dia agendado você informa a atendente que já fez agendamento para levantamento em tal lugar. Voce pode agendar pra fazer em determinado lugar e retirar em outro, mas tem que informar a atendente. Lembrando que precisa receber a carta PIN na morada indicada para somente depois se dirigir ao lugar de retirada.

    Porém o passaporte pode apenas ser feito e levantado no mesmo lugar.

    O processo acima é para passaporte e CC sem urgência. Para urgência e sem agendamento é feito no Campus da Justiça, por ordem de chegada numa fila brutal. Ou faz o agendamento e no ato diz que quer com urgência e ali mesmo é feito o CC e passaporte.

  • rafaelazevedorafaelazevedo Member
    editado January 2021

    @SandraP como você pediu o NIF do seu filho pelo e-balcão? Precisou de algum tipo de procuração?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.