Tirar Cartão de Cidadão e Passaporte em Lisboa

189101113

Comentários

  • @rafaelazevedo para o meu filho não precisei de procuração. Para você pedir o NIF pelo e-balcão, seja para seu filho ou qualquer outra pessoa, você precisa residir em Portugal. No meu caso, já fiz as 2 opções e vou explicar:

    • para o meu filho: entrei no site das finanças e lancei uma pergunta, juntamente com cópia do meu CC, do CC dele, do CC do meu marido e comprovante de morada. Em seguida responderam-me e enviaram um formulário para devolver assinado. Logo depois enviaram o comprovante com o número de NIF dele.
    • para minha irmã e a família dela que ainda vivem no Brasil, foi necessário uma procuração específica com o que o próprio e-balcão solicitou além de assumir ser o responsável fiscal. Não precisa apostilar, somente assinatura autenticada. Então lancei a pergunta no e-balcão juntamente com os documentos: CC da minha irmã, meu CC, Comprovante de morada dela (do Brasil), meu comprovante se morada e a procuração. Dias depois responderam com o formulário para colher assinatura da minha irmã e assinar como responsável fiscal e devolvi assinado. Mais alguns dias ela teve o número de NIF.

    Esse processo leva em média uns 7 dias. Não sei agora com o lockdown como está. Sei que as lojas do cidadão estão encerradas, mas os demais serviços estão funcionando por agendamento. Então não sei se demora apenas isso, ou está levando mais tempo.

  • Boa tarde!

    Ressucitando minha dúvida de abril de 19. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/194288#Comment_194288

    Resolvi ontem, fui no consulado e pedi um novo CC e solicitei a sinscrições na saúde e segurança.

    ;)

  • Vou solicitar o cartão cidadão no consulado em SP, no requerimento coloco o nome de casada? pq na verdade sou divorciada, mas já fiz a transcrição, e sei que o cartão cidadão vai vir com o nome de casada. E outra dúvida, tenho o passaporte brasileiro com o nome de solteira, tirei depois do divórcio, terei problema pelo fato do cartão cidadão estar o nome de casada?

    Obrigada

  • @Denise stanguini , os documentos brasileiros não têm nada a ver com os documentos portugueses!!

    Se você não homologar seu divórcio em Portugal, aparecerá com o nome de casada. O mesmo acontecerá com seu passaporte português.

    Você usa o brasileiro para sair e entrar no Brasil e o português para entrar e sair da Europa. São documentos distintos.

  • Boa tarde, eu fiz a solicitação do cartão cidadão em Vila Nova de Cerveira, alguem sabe dizer se por ser o primeiro cartão, já vem o número de Utente, NIF? Pois reparei ali no papel que ela entregou, que ela pois Não Relevante nas opções de eleitor, saúde... Isso significa que não vou ser inscrito automático?

  • Acredito que você precisaria ter solicitado (no meu caso a atendente perguntou eu disse que queria), porém o número fiscal só se tiver morada (endereço) em Portugal.

  • Felipe LeiteFelipe Leite Member
    editado August 2021

    @Flaf eu tenho endereço e levei o atestado de morada, porém ela foi bem rispida e não quis e não passou nenhum informação, tampouco perguntou qualquer dados meus...

    Por isso surgiu essa duvida

  • Entendo, agora então acho que só resta esperar o cartão e ver como sai, infelizmente parece que tive sorte, fui muito bem atendida quando fiz o meu, o difícil foi conseguir agendar.

  • @Felipe Leite quando você fez o cartão cidadão, você forneceu endereço de Portugal? Se sim, automaticamente será atribuído o número de NIF, Segurança Social e Utente.

  • @SandraP Sim, informei meu endereço de morada em portugal, inclusive pra entregar nele

  • @Felipe Leite então fica tranquilo, serão atribuídos os números informados.

  • @SandraP Ah ótimo, assim que chegar ponho meu relato aqui... Sabe informar mais ou menos o prazo? Já se passaram 8 dias, fiz o pedido normal

  • @Felipe Leite acredito que são 5 dias úteis. Qual o prazo eles deram quando vc fez o pedido?

  • @SandraP Entrei em contato na linha de registos e estão falando de um prazo de 1 mês, já se passaram 12 dias uteis... Enviei email pra corregedoria, pois no site deles o prazo consta de 7 dias uteis

  • @Felipe Leite complicado isso! Espero que resolvam logo!

  • Bom dia. Por gentileza, alguém sabe se para tirar a primeira vez o CC e Passaporte PT em Lisboa precisa agendar? Ou apenas leva os documentos e faz na hora? Viajo para Lisboa em Abril/2022. Agradeço desde já.

  • @SergioLCosta , não tem que agendar. Basta chegar cedo ao Campus da Justiça.

    Depois que pega o cartão cidadão, pede o passaporte. Se tiver urgência, no Aeroporto de Lisboa.

  • Olá, no Campus da Justiça em Lisboa é possível realizar transcrição de casamento no momento de fazer o pedido do cartão de cidadão? Eu não encontrei nenhuma informação oficial a respeito. Obrigado!

  • Pessoal, seu eu pedir a 1ª via do CC no Campus da Justiça e informar meu endereço airbnb, sem comprovante, ele vai ser emitido com o NIF, NISS e Utente?

  • @Augusto_Lopes

    Certamente que não. Nem endereço fixo você possui. Para o NIF precisa ter um Responsável Fiscal. Talvez no seu caso, seu contador.

    O Nº de Utente tem que ser pedido depois, e demora meses pra obter.

  • @Augusto_Lopes consegue sim! Se fizer direto em Portugal eles não pedem nenhum comprovante de residência e não precisa de responsável fiscal, apenas precisa se você não estiver aqui. Mas tenha em mente que vai ficar registrado esse endereço do Airbnb, o que pode lhe causar algum problema. Você pode posteriormente alterar seu endereço novamente com um leitor de cartões no Brasil.

  • Pode solicitar no Escritório Consular de Santos, simultaneamente cartão do cidadão e Passaporte. Tem impresso especial para esta solicitação conjunta.

  • @SandraP mas ao emitir o NIF com endereço de AirBnb, qualquer notificação fiscal será remetida para lá. E ele pode ser responsabilizado e até multado por dar endereço que não é dele ou de seu representam fiscal. Além disso, ao mudar para o Brasil, ele vai receber uma cartinha da s Finanças e aí vai ter que correr para indicar o representante fiscal em Portugal Se não mora em Portugal ou tem alguma necessidade específica para isso, é totalmente desnecessário tirar NIF.

  • @SandraP Obrigado! Eu não pretendo deixar o endereço da airbnb, é só para tirar o NIF mesmo e depois alugar um casa e atualizar os dados.

    @Destefano Obrigado! Sim, eu sei que o endereço tem que estar sempre atualizado. Vou usar o da airbnb temporariamente.

    @Vand Obrigado! Mas quando solicitamos aqui no Brasil, os números NIF, NIS e Utente não veem impresso no cartão.

    @gandalf Obrigado por tentar ajudar, mas acho que você está equivocado. Representante fiscal é só para quem está fora de Portugal e o utente saí junto com o CC segundo vários relatos!

  • @Destefano aqui você não respira se não tiver NIF. Se for abrir conta, alugar casa, colocar filhos na escola, se inscrever no posto de saúde, qualquer coisa, você precisa.

    A pergunta do @Augusto_Lopes era se conseguiria com o endereço do Airbnb e a resposta é sim.

  • @SandraP sim, para quem de fato mora aí. Enfim, sua explicação foi dada. E a minha também. Vida que segue. Todas as informações relevantes estão aí. Basta fazer a opção.

  • @SandraP @Destefano @gandalf @Leticialele minha filha está indo dia 22 ao campos da justiça tirar todos os documentos para iniciar o trabalho no Porto dia 04/07

    Qual e minha dúvida ! Ela tem que ir ao campos da justiça no prédio J ?

    Até que horas ela pode pegar a senha presencialmente?

    Tem que marcar online ?

    Quais os documentos que ela tem que levar ,só temos o registo de nascimento português e passaporte ?

    Ela vai ficar morando provisoriamente em São João da madeira na casa do meu cunhado esse endereço ela pode utilizar ou o do Brasil ?

    Assim que ela fazer o processo informo aqui a nossa experiência .

  • Ola,li vários relatos mas ainda tenho uma duvida: sou residente no Brasil e vou tirar meu CC em Lisboa, já tenho NIF definitivo com representante fiscal, eu quero pedir o Cartão Europeu de Seguro Doença e para isso preciso ter o número de Utente; então queria saber se o número de Utente já é designado no Cartão Cidadão de forma automática, ou se preciso pedir explicitamente e se nesse caso preciso apresentar algum outro documento além da Certidão de Nascimento?

  • Boa Tarde a todos!!!

    Tenho a nacionalidade portuguesa já atribuída e já transcrevi meu casamento em Portugal.

    Estou indo para Portugal apenas com passagem de ida ( eu, minha esposa e filha que tmb já tem a nacionalidade ) vou tirar CC e PEP em Portugal.

    Minha duvida : Meu destino final é na Itália onde já tenho familiares, minha esposa e filha consegui ir para Itália apenas com a passagem de ida. ( sendo que ela vai sair de Portugal-Itália voo domestico, ela não passara na imigração na Itália ?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.