Tirar Cartão de Cidadão e Passaporte em Lisboa

1810121314

Comentários

  • Gente, minha cidadania talvez não saia antes da minha viagem e to começando a pesquisar passagem de volta e seguro viagem pra pelo menos 1 semana, caso não saia. A minha dúvida é: Eu não preciso comprar a passagem de volta para o Brasil, certo? Posso comprar para algum lugar que seja fora do Espaço Schengen ou da UE, né?

    O Reino Unido não faz parte do Espaço Schengen, mas faz parte da UE ainda. Se eu comprar passagem para lá é válido como passagem de volta para o SEF? Viajo em maio e dei entrada na cidadania pelo ACP em fevereiro, ainda tem chance da cidadania sair antes de eu ir, mas to querendo ver minhas opções já que quero tirar os documentos lá em Portugal.
  • Pessoal, bom dia
    dei entrada no meu cartão cidadão quando estava em Coimbra na Loja do cidadão, pois meu assetamento foi concluído em viagem a Portugal, então aproveitei e já dei entrada por lá. A atendente me informou que seria enviado o CC para minha residência no Brasil em até duas semanas mas até o momento não recebi. Enviei um e-mail para cartaodecidadao@irn.mj.pt mas já se passou 5 dias e ninguém respondeu, como eu já havia marcado a 4 meses atrás no consulado no RJ dar entrada no cartão, será que eles podem resolver algo? rastrear o cartão? Está muito dificil a marcação no consulado então já quero ver se o consulado finaliza para eu dar entrada no passaporte.
  • chegarei no aeroporto de Lisboa as 10 da manha , numa quarta feira ]. Ainda seria possível ir ao Palácio da Justiça neste mesmo dia para fazer o cartão de cidadão ?
  • @Bluemachado fui na última quinta às 10:40 e ficaria pronto apenas na sexta às 17:50. Isso com o pedido de urgência.
  • @Bluemachado a recomendação é chegar bem cedo para pegar senha.
  • obrigado Tomacheusk , obrigado VladPen
  • Fiz meu cartão cidadão na segunda feira passada. Como não vou precisar do passaporte agora, vou deixar para fazê-lo no Vice Consulado de Curitiba (também postarei relato). Só com o cartão cidadão você já consegue ir na fila preferencial do aeroporto para documentos da UE, no atendimento automático, e pular a enorme fila que precisaria ir com o passaporte brasileiro.
    Ao chegar em Lisboa bastou mostrar o assento impresso do Civil Online para o oficial da imigração para que não houvesse nenhuma pergunta habitual de imigração.
    Cheguei ao IRN do Campus de Justiça (Edifício L) as 7:45, pensando que a fila estaria pequena. Contudo, me deparei com uma fila que já estava grande e só aumentava cada vez mais.
    Eles abriram pontualmente as 9h, sendo que eu, meu pai e minha irmã pegamos nossa senha para ser atendido as 9:13. Nossas senhas foram chamadas 10:50.
    Observei outras famílias que foram atendidas juntas no mesmo guichê, mas nós fomos em guichês diferentes e tivemos atendimentos diferentes também, mas nada que interferiu na obtenção do CC.
    No meu caso, a atendente foi extremamente simpática. Informei o endereço do meu airbnb (você tem que saber o código postal) e telefone celular do Brasil sem maiores problemas.
    No caso da minha irmã, a atendente foi mais ríspida, perguntando se ela tinha cartão de morada para comprovar o endereço e não aceitando o telefone celular do Brasil. Como tinhamos um chip da vodafone de Portugal, ela teve que informar esse número, mantendo o endereço do airbnb mesmo sem comprovante.
    No caso do meu pai, que não se lembrou na hora do endereço do airbnb, o atendente usou nosso endereço do Brasil sem maiores problemas.
    No mais, basta tirar foto, medir altura, apresentar digitais e cadastrar assinatura.
    Eu e meu pai pagamos 53 euros e minha irmã 50 (menor de 25 anos) pelo pedido de extrema urgência. Nos orientaram a entrar em contato pela Linha de Registos depois de 12h para saber se o CC ficaria pronto no mesmo dia, depois de 17:30, ou no dia seguinte em qualquer horário.
    Ao ligar para a LR às 12:30 fui informado que deveria ligar novamente depois de 14h.
    A partir de (acho) 12:30 eles começam a distribuir senhas para retirada do CC após as 17:30.
    Ao invés de pegarmos essa senha passeamos pelo Centro Comercial Vasco do Gama, Estação Oriente, Oceanário e Parque das Nações (boa programação para fazer hora nas proximidades enquanto aguarda o documento ficar pronto).
    Retornamos ao IRN 17h, retiramos nossa senha (que eram números altos, se não me engano 147,148 e 149) e fomos chamados 18:10 para retirada do CC e da carta PIN. Digo isso que, caso você pegue a senha no horário de almoço terá um número menor e será chamado mais rápido, mas também caso não o faça, não é uma espera tão grande.
    Espero ter ajudado! Boa sorte na obtenção do CC!
  • Boa tarde.
    Meu filho está precisando solicitar o cartão cidadão e ele está morando na Irlanda.
    Recebi a carta com o assentamento dele, ele foi até o consulado em dublin e o atendente pediu para ele agendar pela internet., porém, para agendar on-line eles pedem o numero do cartão cidadão..
    Alguém teve esse problema?
    mesmo que em outro local?
    Alguma dica?
    Grato
  • Pessoal, qual horario é recomendavel chegar na loja do aeroporto pra tirar o passaporte?
  • Pessoal, bom dia!
    Adquiri a cidadania em março passado. Sou casado, já dei entrada processo de transcrição do casamento em Portugal. Mas parece que vai demorar um pouco. Antes da transcrição do casamento, alguém sabe informar se seria possível eu tirar o CC no Campus da Justiça, e após a transcrição, fazer uma atualização?
  • @Marcelo0812 pq não faz a transcrição de casamento primeiro? Se fizer por Ponta Delgada , fica pronta em 30 dias.
  • Obrigado pela dica, @Vlad Pen. Já dei entrada em Lisboa através de advogado. Estou indo em julho para Portugal por duas semanas, e gostaria de aproveitar a viagem para emitir o CC, mas não tenho certeza se a transcrição do casamento já estará pronta.
  • Pessoal, uma dúvida. Peguei meu CC hoje e veio sem segurança social e utente. Acho que a pessoa não colocou, como faço para acertar?
  • editado April 2019
    @Herculano tem que entrar em contato com o Consulado.
  • Prezados,
    Pretendo ir em agosto em lisboa, ja tenho cartao cidadao emitido quando eu era solteiro. Casei este ano e minha transcricao chegou em Ponta Delgada dia 8 de abril, acredito que fique pronta ate o fim.de maio.

    Uma pessoa em portugal foi meu representante para eu titar meu nif.

    Quero tirar um novo cartao cidadao atualizando minha morada no brasil, minha situacao civil para casado e colocar meu numero de nif pq no atual cartao nao tem.

    Vou ficar uns 10 dias por lisboa. Consegui agendar a entrada do cartao cidadao no segundo dia de visgem em uma conservatoria em lisboa, sera que da para conseguir o documento nesses 10 dias sem pagar a taxa de extrema urgencia?

    Ou so consigo no campo da justica?
  • @Marcelo0812 no cartão cidadão não consta o seu estado civil. Essa é uma informação que fica arquivada nos registros deles. Fui orientada por uma notária, em Portugal, a retirar primeiramente o cartão, pois ele seria necessário para dar entrada na averbação do casamento. Eu fiz tudo pessoalmente, então segui a orientação. Depois que estava com o cartão cidadão, dei entrada na averbação, que veio para minha casa no Brasil, 2 meses depois. Segundo fui informada, agora, caso eu queira mudar o status de solteira para casada, nos registros deles, basta ir a uma conservatória e informar. Claro que seria melhor ter feito tudo de uma vez, mas é impossível, já que a averbação não é um documento que sai automaticamente.
  • @cristina nunes, muito obrigado pelas informações! Fico mais tranquilo.
  • Pessoal,
    Alguém poderia me informar se há a necessidade de agendar para tirar o Cartão Cidadão, nas lojas do cidadão?
  • @JoseCarlos acredito que não precisa agendar.
  • Galera boa tarde, continua atualizada a informação a seguinte informação ? Para tirar o passaporte português podemos ir a loja do passaporte, no próprio aeroporto, e se for atendido ante de 11h pega no mesmo dia ? Obrigado
  • GuibmGuibm Member
    Olá! Alguém sabe exatamente qual é o local no campus da justica para tirar o CC urgente? Li relatos acima de "Bloco H", outro falou "Bloco L", no Google mostra "Edifício J", está meio confuso...
  • @Guibm, bom dia. Conseguiu a informação de que precisava a respeito do Bloco e/ou edifício? Se puder informar, agradeço. Fiquei esperando alguém do fórum responder... Irei lá no final de julho. Pela minha pesquisa no Google e Google Maps, parece ser o Edifício J.
  • @Jose Carlos CP

    não precisa agendar, mas recomendo chegar antes das 7 horas, lá abre as 8:30 para distribuir senha, mas se voce chegar as 9 é possivel não conseguir mais senha.
    Eu cheguei as 7.15 e peguei a senha 50, as 11:00 eu estava liberado.
  • reduduartereduduarte Member
    editado June 2019
    @Guibm.

    Chegando no campus da justiçã, você vai entrar e andar no sentido diagonal a esquerda, é bem sinalizado onde faz o cartão cidadão, é no Edificio J, mas é mais facil voce perguntar por cartão cidadão.
    Recomendo chegar 6:40, onde a fila existe mas não é grande.
    Chegando lá, já vai ter gente esperando é só perguntar.
    Eu cheguei as 7,15h, peguei a senha 50 para cartão cidadão, e fui atendido as 10:40.
    Você vai precisar do passaporte brasileiro e do numero do assento.

  • Depois que voce pegar a senha, da pra descer e tomar um café no mercado. o antedimento é rapido
  • Obrigado pela informação, @reduduarte!
  • @Reduduarte Tudo bem amigo ? Você pode me dizer se no aeroporto ainda emitem passaporte com extrema urgência ? Eu gostaria de pegar o documento no mesmo dia. Muito obrigado
  • @augusto1370

    tudo bem e vc?

    Emitem sim, tanto no aeroporo como no campus da justiça, com extrema urgencia custa 100 euros, e com sorte fica pronto no mesmo dia ou no outro dia pela manhã (depende do horario de chegada e da fila de espera).
    Se vc chegar cedo, com certeza ele fica pronto no mesmo dia, la pelas 17h
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.