Tirar Cartão de Cidadão e Passaporte em Lisboa

189111314

Comentários

  • Aeroporto de Lisboa
  • @reduduarte Muito obrigado, vou dormir no aeroporto, umas 05 da manhã já vou estar esperando. Muito obrigado
  • Gente,
    Alguém já fez o Cartão Cidadão na Av. Fontes Pereira de Melo?
    Pode contar como foi?
    É necessário apresentar comprovante de residência?
    Abraços!
  • @flavia_s_r Fala qual é o consulado que fica mais fácil.
  • PaulaGPaulaG Member
    Pessoal, td joia?
    Meu pai vai para lisboa em setembro e até la ele ja tera o assento de nascimento. Vcs sabem informar se é necessario tirar o cartao cidadao para tirar o passaporte? O maior interesse dele é o passaporte nesse momento.
    Vcs sabem me falar, também, o que é necessario para tirar o passaporte? Ele vai ficar em hotel em lisboa, serviria como comprovante de morada? (nao sei se tem algum link q fala sobre os docs necessarios)

    Muito obrigada!
  • PaulaGPaulaG Member
    Pessoa, eu de nv
    VI que para tirar o passaporte em portugal temos q ter o cartão cidadão, então duvida encerrada rs.
    Já vi tb o que é necessario para tirar o passaporte é necessário o cartão cidadao somente, duvida encerrada tb rs

    Minha dúvida é sobre comprovante de endereço para fazer o CC.. sei que muitos ja colocaram aqui que não necessita mostrar nada, mas ele pode falar o end do hotel?
    Os prazos continuam o msm pra tirar o cartão cidadao? chegar bem cedo, ser atendido antes das 11h pra poder retira-lo no msm dia...
    E vi q tem a opção de enviar o passaporte (feito no aeroporto de lisboa) para o end no BR, confere?

    Muito obrigada
  • Pessoal, boa tarde.
    Alguem retirou passaporte e cartão do cidadão direto em Porto? Estou pensando em aguardar a conclusão do meu processo lá para, quando concluir, eu ja fazer a solicitação e retirar la mesmo! Alguem fez isso? Sabem valores e prazos? Compensa?

    Obrigada!
  • Ola ontem fui no campus da justica.
    Cheguei às 7:15am, a fila não era tão grande. Começaram a distribuir as senhas as 7:30am (peguei número 13) e 7:45 começaram a atender. Paguei 53€ para fazer o pedido com extrema urgência.
    Sai de la as 8:15h, e com exceção da foto que detestei kkk tudo foi bem tranquilo.
    À 1pm começam a distribuir senhas para pegar o cartão cidadão, voltei a 1:15pm pra pegar a senha pra pegar o cartão cidadão - que só entregam depois das 5pm.
    Peguei a senha número 17, começaram a entregar os cartões as 5:20pm e as 6pm estava saindo com meu cartão em mãos.

    Estou voltando lá hj para fazer o passaporte :)
  • PaulaGPaulaG Member
    @claudio1981 td joia?
    Vc tinha comprovante de endereço para entregar para o CC?
    Vc vai fazer o passaporte no campus da justiça ou aeroporto? acredito que para passaporte somente o c cidadao e passaporte brasileiro são suficients neh?

    obrigada
  • Boa tarde,

    Meu pai recebeu o numero de assento dele. E temos uma dúvida para ele solicitar o CC e Passaporte ele precisa estar presente para assinar ou pode ser através de representação legal ? Em qual aeroporto se pode fazer fora o de Lisboa ?
  • editado July 2019
    @Anderson o CC e passaporte somente pessoalmente. Não tem como pedir para outra pessoa fazer isso.Ele pode pedir no consulado ou na cidade do Porto.
  • @paulag fiz os dois no campo da justiça. Cheguei lá às 6:40pm e 7:45am estava saindo de lá com o passaporte feito.

    Paguei 100€ para ficar pronto no mesmo dia e depois fui no aeroporto as 5pm para retirar o passaporte feito.

    Só precisei cá carta com o número do processo e passaporte brasileiro para tirar o cartão cidadão (tb levei minha carta com o NIF).
    E somente o meu cartão cidadão para tirar o passaporte português
  • PaulaGPaulaG Member
    @claudio1981 mt obrigada pela ajuda.
    Então lá na hora de tirar o cartao cidadao vc passou o endereço somente, nao mostrou nada?
    e seu end é de portugal msm ou vc estava em airbnb ou hotel?

    obrigada mais uma vez, meu pai vai pra portugal fazer isso e eu quero passar as infos corretas pra ele rs
  • editado July 2019
    Ao apresentar o endereço em Portugal ao retirar o CC não constará no sistema como residente no país?

    Pois quando tiramos o CC no Consulado dá-se a residência na origem, ou seja, na localidade onde foi requerido o documento.

    Se solicitar o NIF e apresentar o endereço em Portugal no pedido do CC e caso conste como residente e na verdade voltar para o Brasil, após 6 meses ausente de Portugal com a saída registrada, será considerado saída definitiva e para isso será necessário a nomeação de um representante fiscal.

    Segundo o guia fiscal, a falta de designação de representante fiscal, quando obrigatório, é punível com coima de 75 a 7500 euros;

    Por isso deve-se sempre fazer a alteração de morada no CC para o cadastro ficar atualizado e não ter problema.

    E quem tem NIF e tem 15 dias para realizar a a alteração de morada junto as Finanças, estando sujeito se ultrapassar esse prazo a coimas entre 75 e 375 euros

    https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Guias/Guia_fiscal_Comunidades_Portuguesas/Guia_fiscal_Comunidades_Portuguesas_Brasil.pdf?fbclid=IwAR22gj_RgwzBjuI5lFIy_OBFo-cHb2_r6GyiAYOT45aMLd9pNH8HqUHvcPg
  • @Pessoal, passando para relatar como foi fazer o cartão cidadão diretamente em Portugal. Estivemos no campo da justiça dia 23/7. Chegamos 6:30 e já havia uma fila razoável. Às 7:15 começaram a distribuir as senhas e pegamos a 23. Meu marido foi atendido 08:15 e foi bem tranquilo. Apresentou o passaporte e a certidão do assento, que eles olharam e imprimiram direto no sistema deles e devolveram a nossa. Não pediram comprovante de endereço e o atendente disse que poderia informar até mesmo endereço e telefone aqui do Brasil, mas não sei se outros atendentes também aceitam isso. Às 08:30 já havíamos saído de lá e pagamos 53 euros no pedido de urgência. Retornamos por volta de 15:30 e pegamos senha para retirada do cartão, de número 25. O atendimento previsto para 17:30 atrasou um pouco e começou 17:45. Às 18h já saímos com o cartão em mãos!!! Perguntei ao atendente sobre o horário de atendimento, uma vez que havia visto aqui que eles distribuíam senha 8:30 e atendiam a partir de 9h, e ele informou que estão atendendo mais cedo mas não sabe informar até quando.
  • @clarissemartins vocês também fizeram o Passaporte no campus?
  • @mabarros não! Meu marido está agendado para hoje (9/8) aqui no Consulado do RJ.
  • @clarissemartins td bem?
    Esse CC ja veio com o NIF, numero de utente e td mais???
  • @paulaG, sim, veio com tudo! e a pessoa que o atendeu ainda permitiu usar os dados de telefone/end daqui do Brasil
  • @clarissemartins mt obrigada pela ajuda!! estou vendo pro meu pai fazer esse processo em portugal, então vou instrui-lo a entregar somente o assento e tb o passaporte. Caso peçam o end de portugal, ele tem como comprovar tb, mas a idéia não é morar la nesse momento, entao vamos ver como seguir... muito obrigada pelo seu relato!
  • Vocês que tiraram CC em Lisboa, pediram NIF? Já veio automático? Venho lendo que pra quem não mora em PT o ideal é não ter o NIF por diversas razões. Inclusive de ter que nomear um responsável fiscal em PT para isso. Alguém sabe o que é o ideal e como realmente funciona?
  • Vou deixar meu relato aqui sobre tirar os docs em PT. Acabei de voltar de lá com meu cartão cidadão e PEP. No dia 27/8 cheguei às 6:15 da manhã no Campus da Justiça, edifício J em Lisboa e já havia uma pequena fila com umas 40 pessoas na minha frente. Nessa fila existem pessoas que estão em diversas situações, não exatamente para CC e PEP. O segurança que é de uma empresa privada é quem faz a fila, tira as dúvidas e entrega as senhas. Às 7:30 a fila começou a andar e peguei uma senha na casa dos 50. Esperei dentro do prédio e se não me engano, fui atendido umas 9h. Na hora do atendimento ela pergunta se você quer "extremo urgente" e eu disse que sim. Foram 53 euros. Ela não soube me dizer se ficaria pronto no mesmo dia e que eu teria que voltar às 13h pra isso. Mas como eu sabia que em Portugal as informações são desencontradas, fui ao atendente do lado e ele me pediu pra voltar em meia hora que ele checaria. Fiz isso e ele confirmou que ficaria no mesmo dia. O segurança me disse que ao meio dia e meio começava a distribuição de senha para pegar o cartão cidadão a partir das 17:30. Bem coisa de português mesmo. Ah, pedi o meu sem NIF por instrução da atendente. Disse que NIF só se realmente fosse morar lá e que eu poderia tirar facilmente quando essa hora chegasse. Que se meu NIF fosse no endereço em PT e eu morasse no Brasil, eu não teria acesso às correspondências, não poderia votar nas eleições européias no consulado e fora o endereço "falso" que estaria registrado. Bom, peguei uma senha baixa ao meio dia e fui almoçar. Retornei 17:30 e rapidamente peguei meu CC. Mas é tudo muito cheio e desorganizado. Muita gente na mesma sala e eles estão constantemente em greve. Dia seguinte, praticamente o mesmo processo. Cheguei um pouco mais cedo e peguei a senha pra fazer o PEP. Dessa vez não há retorno para uma senha e você vai direto ao aeroporto às 17:30 pra retirar. Mas aí dou uma dica muito importante. Primeiro, vá de metrô para o aeroporto. Fui de carro e simplesmente paguei 50 euros para 2 horas de estacionamento. Quase chorei! Enfim, chegue pelo menos uma 1h antes da hora da entrega. A fila fica enorme e é tudo muito confuso. A retirada não é dentro do aeroporto e sim em um prédio fora. Fica no terminal de embarque em frente ao estacionamento. Tem uma estátua na frente desse prédio. Lá dentro vá com seu comprovante de pedido do PEP e já entregue para a segurança que fica na recepção que ela vai formando a fila de espera. Fui o primeiro! E assim essa saga que começou em 2002 finalizou. Espero ter ajudado! Abs!
  • Esqueci de dizer. Paguei 100 euros na taxa de extremo urgente no PEP.
  • Na Loja do Cidadão do Porto atualmente se pode fazer Cartão Cidadão com extrema urgência. Cheguei ontem às 10:30 h, retirei senha para atendimento no IRN (há vários guichês para diversos assuntos), e fui atendido sem complicações. Atendente muito gentil, fez número de utente e de seguridade social. NIF, falou que não precisava. Tempo total de espera: aproximadamente 1 hora, valor 53 euros, endereço do Brasil, apenas com o passaporte brasileiro e cópia do assento. Pediu que retornasse no dia seguinte às 18 h. Voltei hoje um pouco antes das 18 h, retirei as senhas para pegar o CC e solicitar o passaporte com extrema urgência (pelo qual paguei 100 euros). Neste caso o passaporte deve ser retirado no aeroporto de Lisboa em até 72 horas. Desta vez fiz tudo em uns 15 minutos, sem complicações. Devo pegar o PEP no início da próxima semana em Lisboa. Fica assim mais uma opção para se fazer CC com extrema urgência, além do Palácio da Justiça em Lisboa.
  • Complementando, retirei o passaporte na loja do SEF no aeroporto de Lisboa (solicitado no Porto), próximo ao setor de embarque, sem nenhuma fila, em 2 minutos. Muito tranquilo tudo.
  • Pessoal que foi recentemente pra Portugal, apenas com o assento em mãos. Precisaram de passagem de volta? Precisaram de seguro saúde? Para poder entrar...
  • @mariapaula a maioria das vezes não ha problema, mas nunca é garantido 100 %.
  • Bom dia gente,

    Hoje entrei no site e meu processo foi para o estágio 7 "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Eu estou na Bélgica e tinha até 13 de Outubro para ficar legalmente na Europa. Assim que tiver o número do assento, eu posso ficar aqui sem risco de me considerarem ilegal?

    Preciso tirar o passaporte com urgência para conseguir finalmente ser contratado. Qual local de Portugal seria melhor ir?

    obrigado.
  • @zangamarks, respondido na sua outra postagem.
  • Boa noite a todos.

    Meu processo foi finalizado dia 08/11, depois de 5 longos meses. Porém, quando ele ainda estava em fase de despacho, eu já havia solicitado acesso ao Civil Online e só depois fui me informar que não era aconselhável fazer isso.
    De qualquer forma, meu pagamento já foi aceito, porém até hoje não em enviaram a chave de acesso.

    Ligue na LR e ele disseram nem saber o que é o Civil Online...
    O que posso fazer? Solicitar um novo acesso e pagar novamente?
    Tenho meu numero de assento mas não quero correr o risco de só ir com ele para portugal quando for dar entrada no CC, coisa que irei fazer no final do mês.

    Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.