Tirar Cartão de Cidadão e Passaporte em Lisboa

1679111214

Comentários

  • @ignacio Lembre-se que para passar pela imigração sem Cartão Cidadão ou Passaporte Português é preciso cumprir as exigências como "Turista". Precisa ter passagem de ida e volta (com menos de 3 menos); comprovar hospedagem; e seguro de saúde no período; Endereço do Hotel não é aceito no Cartão Cidadão; Mas pode ser um apartamento do Airbnb, ou de algum amigo ou parente, onde ficará hospedado em Lisboa; Quando sair o Assento peça uma via no Civil Online ou espere chegar a carta na sua casa. Só o Assento Português e o Passaporte Brasileiro são suficientes. Mas se quiser levar outros documentos não tem problema. Pode pecar pelo excesso. Mas só apresente os documentos que o atendente pedir, eu só apresentei o Assento e o Passaporte Brasileiro, e não pediram mais nada (mas mesmo assim eu tinha levado tudo na mochila).
  • Boa noite pessoal, consegui tirar meu cartão cidadão, cheguei era 10:40 la fui atendido 12:00 e as 16:30 liguei na Linha de registros pra ver se ficava pronto hoje e ficou, fui la umas 18:20 e em meia hora tava com o cartão na mão.
    Agradeço a todos e desejo tudo de bom a todos que Deus abençoe vocês!
  • @eliasfsjunior Obrigado pelas dicas, vou nessa linha sim.
  • Pessoal alguem me ajuda, estou meio perdida. estou indo a Lisboa sexta feira e quero fazer o pedido do cartao cidadao e do passaporte com extrema urgencia!
    quais documentos preciso levar e em qual local compareco? ja tenho a certidao com o assento que emiti pelo portal cidadao
    tenho urgencia pois estou com meu visto na europa a vencer
  • @Juliana leve seus documentos e se tiver, pode levar a cópia do assento de nascimento. Vc terá que comparecer no Portal do Cidadão que fica no Palácio da Justiça.Aconselho a chegar bem cedo para pegar senha.
  • editado January 2019
    Pessoal, CC e passaporte para pegar no mesmo dia só no palácio da justiça e aeroporto respectivamente? Se fizer a solicitação no Boa Hora não sai no mesmo dia?
    Editado: Já vi em outros comentários do tópico a resposta!
  • Pessoal, bom dia.

    Pretendo ir à Lisboa mês que vem para emitir o CC e PEP. Gostaria, por gentileza de confirmar o endereço do Campus da Justiça, quais documentos são necessários e saber, em média, em quanto tempo consigo faze-los.

    O endereço que encontrei foi: Avenida Dom João II, 209, edifício J. É isso mesmo?

    Obrigado a todos!
  • @DHRamos Campus da Justiça, Edificio L, Av. D. João II, Lote 1,08,01 J
    1990-097 Lisboa.
  • Gente, vou a Portugal em Agosto mas vou ficar 6 meses na europa em um mochilão. Acabei de enviar os documentos da minha cidadania pra ACP, meu pai é Português, declarante, e não vou ter exigências, aparentemente. Meu problema é; To com o orçamento meio apertado e não vou voltar de Portugal pro Brasil. Queria evitar comprar a passagem de volta e o seguro de viagem, mas não sei se consigo que minha cidadania fique pronta e o emitir o CC antes da minha viagem, que é dia 1 de Agosto. Moro no Rio e não to conseguindo data nenhuma pra agendar o CC do meu pai, que já tem cidadania. Alguém tem alguma dica? Pelos prazos da ACP, a cidadania deve ficar pronta até meiados de Maio, e aí vou ter até 31 de Julho pra estar com o CC em mãos, to meio desesperado.
  • @Bruno vc pode entrar em Portugal com o seu registro português quando for concluido sem precisar comprar a passagem de volta e lá em Portugal vc pede o CC .
  • @Vlad mas vão em deixar embarcar no aeroporto no Rio? Eles estão aceitando o assento português como documento em Portugal já? Teria que entrar pela fila da imigração ou pela fila da UE?
  • Quando fui a Portugal tirar os documentos eu também não tinha passagem de volta e nem seguro viagem, estava somente com o assento de nascimento português, passagem de ida, passaporte brasileiro e reserva de hotel. No aeroporto quando me pediram a passagem de volta eu informei que iria retirar os documentos e, por já ser português, não haveria a necessidade.

    Levei também uma cópia do e-mail do SEF me respondendo que eu não teria problemas na entrada pois já era nacional português e um e-mail da TAP assegurando que não criaria caso devido eu ter somente a passagem de ida, mas nem se quer utilizei.

    No aeroporto de SP mostrei somente a carta da TAP e o assento português. Chegando em Portugal o oficial do SEF não me pediu nada, somente informei o que iria fazer e fui liberado imediatamente, vale lembrar que utilizei a fila normal. Comigo foi tranquilo, com outras pessoas nem tanto, mas de qualquer maneira prepare-se da melhor forma possível com documentos, como os mencionado por mim acima, e não terá problemas, afinal você já é cidadão português.
  • Obrigado @GouveiaJR . Eu consegui agendar uma data no consulado do RJ pra junho, mas vai ficar meio em cima pros 45 dias, tava pensando em pedir com urgência, mas fica bem caro. Não sei o que fazer hahahaha
  • Estou querendo ir para Portugal agora no começo de Março e passar uns 20 dias em uma casa alugada via Airbnb para resolver todas burocracias,etc.

    Alguém sabe me dizer se eu informar o endereço desta casa que alugarei no Airbnb consigo retirar o CC normalmente?

    Obrigado!
  • @Thix sem problemas
  • @GouveiaJR então conseguiu entrar só com a passagem de ida, sem seguro viagem, portando a certidão do civil online, cópia do e-mail do SEF e da TAP e o passaporte brasileiro?
    Estou me organizando para ir a Lisboa mês que vem para tirar os documentos com a máxima urgência possível e esse tópico foi bem esclarecedor.
  • GouveiaJRGouveiaJR Member
    editado January 2019
    Exatamente @PedroTorres. Caso queira saber mais e necessitar dos documentos que eu utilizei( e-mail do SEF e TAP) entre em contato via inbox que te envio eles.
  • Pessoal, é possível agendar atendimento para o cartão do cidadão no Campus da Justiça?
  • editado February 2019
    @DHRamos acredito que não.Terá que chegar bem cedo e pegar senha.
  • @DHRamos No Campus da Justiça não tem agendamento, o atendimento é realizado por ordem de chegada e as senhas "Com Urgência" e "Extrema Urgência" são limitadas. Normalmente às 8h da manhã já tem fila, então procure chegar cedo.
  • Bom dia a todos, vou postar aqui a minha experiência para tirar o CC e passaporte na cidade do Porto.
    Fui a loja do cidadão no Porto levando meu passaporte brasileiro, meu assento de nascimento e o endereço do Airbnb que ficarei por 22 dias.
    Peguei a senha pra solicitar o cartão de cidadão, durante o atendimento avisei q não tinha NIF(nem provisório q alguns tem emitido no brasil) e a atendente avisou q meu CC já sairia com NIF,Seguro social e número de Utente. Paguei em dinheiro 18€ e ela avisou q eu recebeira no endereço informado uma carta PIN em 15 dias. A carta chegou em 6 dias corridos,fui a loja do cidadão e retirei o CC. No mesmo local peguei outra senha para solicitar o passaporte, apresentei o CC que acabara de receber,tirei foto,assinei e paguei 65€ pois não pedi com urgência, está marcado para retirar dia 15 de fevereiro na parte da tarde.
    Deixo claro que eu enhume momento precisei de ninguém (português ou reaidente) para me representar qto ao NIF e nem de contrato de aluguel para comprovar a morada.
    Apenas utilizei o endereço do airbnb pois iria ficar direto nele por mais de 20 dias e havia código postal o q não acontece com os hoteis.
  • Obrigado, @Vlad Pen e @eliasfsjunior.
  • Amigos, chego em Lisboa no dia 16 (sábado agora) e fico até dia 24. Já li o tópico inteiro mas ainda tenho dúvidas.
    É mais fácil/rápido ir direto ao Campus da Justiça, sem agendamento, e pedir o CC urgente ou agendar em outro local?
    Indo ao Campus da Justiça não terei problemas com endereço do airbnb e o CC fica pronto no mesmo dia/dia seguinte? Não quero que o CC seja enviado para o endereço do airbnb já que ficarei apenas uma semana em Portugal.
  • @Pedro veja o que disse @Sam no post acima.
  • editado February 2019
    Bom dia amigos e @Vlad Pen,
    Meus irmãos irão a Portugal no início de março e por lá ficarão de 15 a 20 dias. Já têm o assento português, impresso pelo civil online. Ficarão em hotel mas temos o endereço da filha de um deles em Lisboa (que poderia ser usado para o CC). Minha pergunta: minha irmã teria que transcrever seu casamento (agora já divorciada e casada novamente) para obter o CC? E meu irmão, também precisaria disso? Agradeço muito, desde já, a atenção de vocês.
  • @Cecilia, para pedir o CC não precisa transcrever o casamento.
  • Muito obrigada @Vlad Pen! Vou repassar a informação para ela.
  • @GouveiaJR Boa tarde!
    Vi vc falar de uma carta da TAP e de um email que enviou ao SEF. Por favor, poderia me explicar.
    Vou embarcar para Portugal, saindo do Rio de Janeiro para Lisboa, no dia 10/03. Só tenho o Assento de nascimento e passagem de ida pois vou com contrato de trabalho. Vou tirar meus documentos lá. Vi vc falar dessa carta que apresentou no aeroporto de São Paulo. Que carta é essa, que email é esse? Vou precisar deles para apresentar no aeroporto do Rio? Pode me ajudar?
    Obrigado.
  • editado February 2019
    @FamiliaMachado vc como cidadão português basta apenas apresentar o assento de nascimento no Aeroporto de Lisboa ou do Porto. Se caso alguém no brasil perguntar sobre a passagem de volta, diga que vc já é cidadão português e que está indo a Portugal tira o CC .
  • Passei tranquilamente com minha família no aeroporto de Lisboa na imigração com os assentos impressos. O oficial disse que sem o cartão cidadão você não pode ir na fila de passaportes da UE. Amanhã vou tirar o cc é posto o relato
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.