Tirar Cartão de Cidadão e Passaporte em Lisboa

1568101114

Comentários

  • @cristianesm entregue pessoalmente no ACP do Porto.
  • Pessoal só tenho a agradecer a todos que deram aqui suas dicas.
    Posto aqui minha experiência recente com o 8nruito de c9ntribuir um pouquinho.
    Recentemente consegui minha nacionalidade por aquisição, comotenvionava passar para minhas filhas resolvi agilizar o andamento já que os agendamentos via consulado estavam para 6 meses.
    O relato a seguir durou 3 fias:
    1_ Cartão do cidadão..::.: agendeinpela internet no site do MJ de Portugal com cerca de 1 mês de antecedência, o posto escolhido foi o Boa Hora da rua Nova da Almada próximo a estação do Baixo Chiado.
    Todos atenciosos o procedimento todo não levou mais de 15 minutos , fiz a foto, colhi digitais assinei e pedi extrema urgência preço de 55 Euros. A própria atendente me orientou a ir apenas no dia seguinte de manhã cedo para pegar o CC e junto a senha para o Passaporte.
    2- cheguei no Campus da Justiça Bloco J, por voltas das 8.30 já havia umas 40 pessoas lá. Foi bem tranquilo em menos de 1h peguei o CC e fiz os procedimentos para o Passaporte na mesma sala! Pedi tb extrema urgência 100 Euros. Poderia pegar no mesmo dia as 17h no Aeroporto setor de partidas mas só fui no dia seguinte pela manhã e peguei em menos de 5 minutos..
    3 De posse do número do Cartão do Cidadão resolvi dar entrada no processo de Conversão.. Aí tive alguns problemas incontornáveis e que passo para os que queiram tentarbpissam evitar.
    Já levei o formulário 1D preenchido faltando o número do CC no prédio ao lado funciona um Notorial, como pediam cópia autenticada do CC fui lá e fiz a cópia 12 Euros, para evitar problemas tb fiz o reconhecimento da minha assinatura no 1D no mesmo guichê 18 Euros
    Até aí tudo certo, resolvi fazer o vale postal no CTT da estação Oriente próximo ao Campus da Justiça. Fiz sem problemas e morreu para CRC de L8sboa perto da Praça da Marques de Pombal. Cheguei la por volta do meio dia e já não tinha mais senhas...
    Lembrei então que nas instruções do formulário tinha outros l9cais para entregar presencial e resolvi tentar a sorte na Unidade de Benfica. Cheguei lá, estava bem cheio mas ainda tinha senhas esperei por quase 2 h e quando fui atendida descobri que eles recebem apenas em espécie e não aceitavam Vale Postal...
  • Continuando...
    A atendente foi supergentil e nos orientou a tentar cancelar o Vale e voltar, ela nos atenderia sem precisar voltar pra fila.
    Corremos no CTT da Oriente de metrô e graça a Deus o malote não tinha saído. Foram bastante atenciosos cancelaram o vale e nos devolveram o dinheiro.
    Voltamos a Benfica que f8ca aberto até as 19h e atendente nos atendeu como prometeu. Com toda Boa vontade verificou a documentação que é exatamente esta que a Mariza tão eficientemente colocou no tópico.
    Só fez uma ressalva...
    A certidão negativa de antecedentes criminais poderia ter sido impressa e validada no Consulado Brasileiro em Portugal.
    Explico tentei pegar a minha na PF como fiz da primeira vez com assinatura do Delegado, só que eles só estão fornecendo e autenticado pela internet e mandam a gente materializar e apostilar no Cartório que foi o que eu fiz.
    Expliquei a atendente e ela anexou, mas não sei se vai gerar algum problema..
    Ela me atendeu com muita gentileza e parecia já estar acostumada com este procedimento de Conversão para Netos . Me instruiu até sobre os processos para meus dependentes.
    Vamos ver . Espero ter ajudado e contribuído um pouquinho para ajudar as pessoas do fórum como tantas vezes fui ajudada
  • Estive em Lisboa de férias no mês de Agosto e pretendia averbar meu casamento pois acreditava ser esse o próximo passo após ter recebido minha certidão de nascimento por atribuição. Qual foi minha surpresa, quando ao chegar a CRC de Almada, me exigiram o Cartão Cidadão, uma vez que sou portuguesa agora! Eu pensava que como sou casada, precisaria acertar o estado civil para depois retirar o passaporte e o cartão cidadão. Não é assim. Nos documentos não consta o estado civil. Essa é uma informação que fica somente no computador. Inclusive, se como eu, a pessoa não tiver mudado de nome ao casar, não precisa nem atualizar o cartão cidadão. O meu foi expedido com validade de 10 anos. Fui orientada a ir até o Campus da Justiça para fazer os documentos. Cheguei por volta de meio dia e havia umas 40 pessoas na minha frente. Em 1:30 minutos fiz o cartão que ficava pronto no dia seguinte.Paguei a taxa de urgencia de 35 Euros, além do valor do cartão. Quando fui buscar, já dei entrada e fiz o passaporte na mesma manhã, SÒ QUE DESTA VEZ CHEGUEI AS 9:00, pois entre 9 e 11:00 retira-se senha para serviços de urgência. Primeiramente pensei em retirar o passaporte no aeroporto, pagando uma taxa de 100 Euros. 65 + 35 da urgência. No entanto, como ainda tinha uma semana em Lisboa, resolvi pegar no próprio Campus da Justiça, e paguei somente 80 Euros (economizei 15, pois pedi expresso e não urgente). Na verdade, pelo que entendi do recibo que me deram, o passaporte urgente vai para o aeroporto e tem 3 dias para ser retirado. Caso não seja retirado volta ao local onde foi expedido. Por isso existe a opção de retirar uns 5 dias depois de pedido, como eu fiz. Quanto a averbação de meu casamento, dei entrada no processo diretamente na CRC da Almada. Eles têm uma sistemática de entrevistarem os "nubentes" para tentar entender se o casamento é real, ou de conveniência. Com a atual grande procura por cidadania portuguesa estão existindo fraudes, segundo me disse a notária. Expliquei que estaria em Lisboa por 2 semanas e foi marcada a entrevista, minha e de meu marido, para o mesmo dia e horário. Já sou casada ha 26 anos, mas mesmo assim tive de passar pelo processo. O que a notária me explicou é que cada CRC tem uma prática própria. Eles, em Almada, para evitar que o processo fique parado no Serviço de Fronteiras, às vezes por mais de 1 ano, como ela me informou já ter acontecido, adotaram o sistema de entrevistas. Infelizmente, havia dois erros na minha certidão de casamento de inteiro teor, e não saí de lá com o processo concluído. Mas, ficou tudo encaminhado e enviarei a certidão corrigida por correio para que seja finalizado o processo da transcrição. Notem que a notária me disse que existem CRC's que fazem a transcrição diretamente, sem pedir nada. Esta é a minha experiência, transcorrida em Agosto de 2018. Espero ter contribuído.
  • Pessoal,

    Alguém sabe se é possível emitir os documentos em Portugal para terceiros?
    Já tenho a nacionalidade e o número do meu assento de nascimento e tenho um amigo indo para Portugal que se ofereceu para emitir meu cartão cidadão e meu passaporte por lá, porque ele já vai emitir os próprios. Isso é possível? Em caso positivo, que documentos meus ele precisa levar?
  • @Elisa Pestana

    Não é possivel um terceiro pedir seu CC e passaporte
    Somente vc poderá fazer isso pois é necessário coletar as digitais e tirar foto
  • Obrigada!
  • Bom dia, onde serie o melhor lugar para tirar o CC com urgência em Lisboa?
    Tem que agendar na internet?
    Obrigado
  • @CarlosSenght Palácio da Justiça no Pqe das Nações. Tem q chegar bem cedo para pegar senha.
  • @carlosenglerth Para fazer com Urgência e pegar no mesmo dia, pode ser através do IRN do Palácio da Justiça. O problema é que essa agência não trabalha com agendamento, é por ordem de chegada e o pessoal aqui do Fórum fala que lá fica bem cheio. Se você chegar bem cedo e der entrada no sistema antes da 11 horas, você pega no mesmo dia (senha às 13h e retirada às 17h, se não engano). Se for após às 11h, só pega no dia seguinte. Segue a localização, é próximo a estação de trem e Metrô de Moscavide, bem próximo ao Aeroporto também.

    https://www.google.com.br/maps/place/Instituto+dos+Registos+e+do+Notariado/@38.7761807,-9.0944599,16z/data=!4m5!3m4!1s0x0:0x875a0e13e4fad42f!8m2!3d38.7748759!4d-9.096673

    Você também pode solicitar através de outras agência no Centro de Lisboa (com agendamento), mas vai ter que ir no Palácio da Justiça buscar, pois é lá que o Cartão do Cidadão é feito. Para agendar e encontrar as agências disponíveis, é através desse site:

    https://agendamento.irn.mj.pt/
  • editado September 2018
    @carlosenglerth vá ao Campus de Justiça no Parque das Nações. Eu fui de metrô até estação Oriente, e depois caminhei 10 minutos até lá. No Bloco F fazem o cartão cidadão. Eu cheguei as 9:15 e peguei a senha. Não demorou nem 20 minutos pra ser atendida. Era uma 6a feira. Entre 9 e 11 distribuem as senhas para os serviços urgentes. Pode pegar o cartao no final do dia, ou no dia seguinte , se quiser dar entrada no passaporte. Eu fiz assim, peguei o cartão no dia seguinte para já poder dar entrada no passaporte.
  • Olá, pessoal!
    O meu processo de naturalização para netos (6.4) teve decisão favorável na semana passada, e estou aguardando o assento.
    Pretendo ir a Lisboa em janeiro para emissão do CC e do PEP.
    Se eu entendi corretamente, eu posso (devo) tirar esses documentos antes da transcrição do casamento, correto?
    Estou pensando em aproveitar a mesma viagem para:
    1) emissão do Cartão do Cidadão;
    2) emissão do Passaporte;
    3) dar entrada na transcrição do casamento;
    4) dar entrada no processo de conversão.
    Uma vez cumpridas as etapas 1 e 2 acima, eu poderia na sequência iniciar as etapas 3 e 4 em paralelo?
    Obrigado!
  • editado September 2018
    @Marcelo0812 correto
  • @Marcelo se vc só vai em janeiro pode ir adiantando a transcrição de casamento por Ponta Delgada, está levando cerca de um mês.
    Quando vc tirar o Cartão Cidadao já vai estar tudo ok
    Só imã sugestão. Eu fiz assim
  • @vlad Pen e @Claudia Baptista , muito obrigado!
  • Boa tarde. Eu estarei em Lisboa por apenas 3 dias, chegarei no sabado de manhã e irei embora na segunda as 16h. Será que consigo tirar o meu cartão cidadão durante esse periodo? Me parece que alguns balções funcionam aos sabados.
  • bom dia. Vocês sabem dizer se os CC e passaportes continuam com a possibilidade de sair no mesmo dia mesmo com a greve que está rolando em Portugal?
  • @Leticia Carvalho Até onde sabemos, sim. Em Lisboa, o Cartão Cidadão pode ser feito no Campus da Justiça. Com "extrema urgência" você retira no mesmo dia, mas precisa chegar bem cedo. Também em Lisboa, o Passaporte pode ser feito e retirado no Aeroporto no mesmo dia, mas o CC precisa ser feito antes.
  • GALERA DEIXO AQUI MINHA EXPERIENCIA. FUI SABADO A LISBOA, SOMENTE COM PASSAGEM DE IDA E MEU ASSENTO DE NASCIMENTO, NAO PASSEI NA IMIGRACAO, VOLTEI PARA O BRASIL. VI brasileiros com tudl certo, passagem de Volta, seguro viagem, reserva de estadia voltando para o Brasil. Imigracao Portuguesa esta chata. Alguem sabe me informar quanto tempo o consulado de sao Paulo demora para entregaram CC e passaporte com urgencia ? Onrigadk
  • @augusto1370 Acho que você também pode pedir um "Título de Viagem Única" (TVU) ou Passaporte Temporário. Esses documentos autorizam a entrada em Portugal, mesmo que você não tenha nenhum outro documento valido, como Cartão Cidadão e Passaporte PEP. Se for uma situação de emergência, você pode entrar em contato com o Consulado e ver qual a maneira mais rápida para conseguir um "salvo-conduto" que vai autorizar sua entrada sem questionamentos. Isso que aconteceu contigo foi estranho, pois você é Português, não faz sentido eles não deixarem um Português entrar no próprio país. Temos outros relatos aqui no fórum, de pessoas que foram como turistas (hotel, passagem de ida e volta, dinheiro, seguro viagem) e quando chegaram lá foram questionadas, quando apresentaram a Certidão de Nascimento, a discussão acabou e deixaram eles entrarem.
  • Galera, uma dúvida sobre os pedidos Urgentes no Palácio da Justiça... Se a pessoa pede o CC Urgente, mas resolver ir buscar o documento no dia seguinte, ela pode retirar em qualquer horário? É só pegar uma senha para levantamento do documento? Eu sei que se quiser pegar no mesmo dia, precisa pegar uma senha que é liberada às 13h (se não me engano), e depois precisa esperar até às 17h, quando começa a ser liberados os documentos.
  • Oi pessoal,

    Estou em Lisboa para fazer os documentos.

    Ontem fui ao campus da justiça (bloco j) fazer o cartao cidadão.

    (Sou casada, mas não fiz a transcrição de casamento. No sistema consta como solteira, e o cartão saiu com o nome de solteira.)

    Cheguei quarta 8:50, tinha umas 40 pessoas na fila. Na hora da senha (9:00) cada um foi pra um canto diferente. Peguei a senha12. Em 5 minutos fui atendida. Me pediram o assento impresso, não o número (então não sei se aceitam levar só o número), o passaporte brasileiro e um comprovante de residência. A atendente me perguntou se eu queria o NIF, seguro social e n-° de saúde, eleitor, etc. no cartão... Falou q não era obrigatório, mas eu pedi com tudo que tinha direito (e ja veio completinho). Paguei 53 euros para o de emergência. E 9:25 ja tinha saído do prédio.

    Ela só me passou uma informação errada, pediu pra eu ligar 13:00 na linha de registros pra saber se estava pronto o CC e que poderia ficar pronto só no dia seguinte as 17:30. Mas como vi no forum que 13:00 começa a distribuição de senha pra buscar as 17:30, fui direto atrás da senha. Peguei a senha 12 novamente.
    ( sugiro que realmente apareçam as 13:00 pra buscar a senha, quem chegou direto as 17:30 pra buscar não teve muita sorte. A sala estava lotada de gente pra buscar.)
    Cheguei 17:30 msmo.esperei uns 10 minutos. 17:45 já saí do predio com o cartão em mãos.

    ***A recepcionista falou que este período costuma ser mais tranquilo pra tirar os documentos, mas que quando é o verão aqui as filas pras senhas ficam gigantes. Então quem puder, tente vir fora de temporada.***

    Hoje vou novamente para fazer o passaporte, e posto como foi mais tarde.


    Vc ja conseguiu a info @eliasfsjunior? Se não eu pergunto hoje para vc.
    .
  • @eliasfsjunior pode buscar o CC a qualquer hora no fia seguinte
  • eliasfsjunioreliasfsjunior Member
    editado November 2018
    @Yasmin Pry

    A gente quase se esbarrou, eu também estava lá... Kkkkkkkkk

    Cheguei em Lisboa no dia 06/11 às 5:40 da manhã (e mais uma hora para pegar as malas e passar pela imigração). Fiz uma hora no aeroporto, tomei um café e fui para o Palácio da Justiça. Cheguei lá às 8:30h e já tinha gente na fila. Peguei a senha e tinha umas 20 pessoas na minha frente. Começaram o atendimento às 9h e às 9:40h eu já tinha sido atendido e fui embora com o protocolo na mão. Também achei muito rápido. Dei o endereço da casa em que fiquei hospedado em Lisboa, não pediram comprovante de residencia (morada). Meu documento saiu com todos os números, identidade, eleitor, NIF, saúde. Só me pediram a certidão e o passaporte brasileiro. No rodapé da certidão eu tinha anotado a caneta o número do meu processo de atribuição e também o código de acesso do Civil Online, a atendente olhou, mas não questionou.

    Não peguei o documento no mesmo dia. No dia seguinte, 07/11, cheguei às 10h para levantar o documento. Peguei a senha e em poucos minutos me chamaram na mesa, me entregaram a identidade e a carta PIN. Se for retirar o documentos no dia seguinte, pode ser em qualquer horário. Me passaram a mesma informação, de ligar às 11h para a Linha Registros, para saber se o documento ficaria pronto no mesmo dia. Nem fiz isso, pois eu já tinha me programado para ir no dia seguinte.

    Sai do Campus da Justiça e no mesmo dia 07/11 fui ao Aeroporto fazer o passaporte na Loja do Passaporte. Como fiquei bastante tempo em Lisboa, deu para fazer no prazo normal e economizar 40 euros. No dia do meu voo para sair de Portugal cheguei mais cedo no Aeroporto e fui buscar o passaporte. Também entrei e peguei, sem fila e na hora.
  • Pessoal, da pra dar entrada só com o número do acento? E precisa de mais algum documento? Vi alguém falando de comprovante de residência...
  • @carlosenglerth Sim, pode dar entrada só com o número do assento, mas recomendo levar uma cópia impressa, não custa nada. Eu levei uma cópia impressa e no rodapé da página, anotei a caneta o número da chave que dá acesso ao assento no Civil Online. A pessoa me atendeu só perguntou o endereço verbalmente, não pediu comprovante. Precisa ser um endereço válido em Portugal, se for um endereço fora de Portugal, provavelmente vão pedir o comprovante e o CC vai vir sem o NIF. É preciso levar o seu Passaporte Brasileiro, para comprovar a identidade. Eu fiz o CC com Extrema Urgência no Palácio da Justiça. Mais informações no meu relato acima.
  • @eliasfsjunior
    Obrigado, o Civil Online não sai na hora ne?
    Tem alguma forma de conseguir impresso de hoje pra amanha?
    Qual endereço do lugar pra ir tirar em Lisboa.
  • Bom dia a todos!!!. Uma dúvida: Meu processo aguarda registro desde 29/10 e , como o consulado aqui de Fortaleza não funciona muito bem, estou considerando a possibilidade de ir a Lisboa dia 11/03/2019 e no dia seguinte bem cedo ao Campo da Justiça para providenciar o CC e a seguir ao Aeroporto o Passaporte ( tudo com urgência).
    Neste caso iria apenas com o número do registro, Passaporte brasileiro, comprovante de residência no Brasil e na manga um endereço português. Vocês acreditam que precisaria levar mais algum documento? Março td funciona por lá? Acredito que o prazo para Registro estaria bem folgado ( + de 4 meses ).
    abcs e obrigado
  • @carlosenglerth Geralmente sai no próximo dia útil seguinte da solicitação. Se pedir durante a madrugada, pode ser que saia no mesmo dia, mas é arriscado. O Campus da Justiça (Edifício J) é um complexo de prédios que ficam na esquina da Avenida Dom João II com a Avenida Boa Esperança.

    A localização é aqui: https://www.google.com/maps/place/Edifício+J+-+Campus+de+Justiça/@38.7746971,-9.0959939,21z/data=!4m5!3m4!1s0xd19318bf66a3e67:0xc1f7b3de721718ab!8m2!3d38.7747724!4d-9.095922
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.