Boa tarde, alguem sabe me informar se o vale postal para atribuição tem validade? Eu enviei o vale postal no mes 04/2018 mas só enviei a documentação para ACP ontem 02/07/2018...
Se eu optar de fazer por Vale Postal, sabendo que o mesmo tem validade de um mês e os processos podem levar de 3 a 4 meses...Como funciona isso? Eles sacam o vale postal assim que o processo é numerado? Ou corre o grande risco do vale caducar???
@Nilton Hessel caramba e agora? eu ja enviei os documentos e no formulario 1C esta o numero do Vale postal que supostamente caducou... Será que eu posso enviar outro ? Pode dar algum problema?
Olá Fernanda, O vale postal é sacado de imediato no recebimento das documentacões, até porque 1 mês caduca, como você disse... E os processos tão demorando 4 meses e meio pra serem concluidos para conhecimento, um pouco mais de 3 meses para numeração. Abraços.
Você escreveu que enviou seu VP em 04/2018...Mesmo que você tenha enviado no último dia do mês 04...Seriam 63 dias entre a emissão do VP e o envio dos documentos...(Que ainda nem chegaram no ACP)...
Será um fato inédito aqui no Fórum se seu Vale Postal não tiver caducado...!!!
Eu...No seu lugar iria amanhã na Agência onde emitiu o VP e solicitaria informações sobre o status do mesmo...Como disse...Muito provavelmente já deve estar disponível para você sacar o valor correspondente aos euros enviados...(Isso porque os Correios não devolvem o valor referente às taxas pagas)...
O ACP provavelmente tem registado no sistema que um VP em seu nome foi devolvido...
Envie um novo VP... No comprovante do VP constam os dados que permitirão ao ACP identificar que esse VP é enviado para pagamento DO SEU PROCESSO...!!!
Digitalize esse comprovante do novo VP e envie para o ACP...No "Assunto" do email coloque algo que chame a atenção deles...Tipo...:
"...ANEXO COMPROVANTE DE EMISSÃO DE VALE POSTAL DE **(SEU NOME)**..."
Ou...
"...**(SEU NOME)** VALE POSTAL Nº XXXXXXXXX / COMPROVANTE EM ANEXO..."
PS...Nada disso faz sentido se você não for até a agência dos Correios para saber o que aconteceu com o outro VP...
@Nilton Hessel obrigado pelas dicas, ja fui ontem mesmo na agencia mas como nada neste nosso país funciona eles não souberam me informar e pediram para eu fazer uma reclamação no site dos correios. Meu problema maior é que estou fazendo o processo da minha avó, ou seja enviei este vale em nome dela ( remetente) e agora só ela pode sacar caso realmente tenha sido devolvido... ( ela mora a 100km da minha casa) Bom estou correndo aqui pra resolver isto.. Vlw
Sugiro que siga a orientação que @Mtrin postou sobre seu caso lá no outro tópico e entre em contato com os Correios pelos canais mencionados...
Se não lhe for dado o atendimento adequado...E...Se julgar necessário...Entre em contato com a Ouvidoria dos Correios...
Independente da questão sobre esse VP de Abril ter ou não caducado...Por garantia...Seria bom você fazer um novo VP para esse processo que está para chegar em Portugal...Se seus documentos chegarem lá e eles não identificarem o respectivo pagamento dos emolumentos...Podem enviar seus documentos de volta...!!!
Também sugiro seguir a orientação da @Mtrin e do @Nilton Hessel, mas se for reenviar o vale imediatamente. Se esperar muito, pode ser que os documentos cheguem e sejam devolvidos.
Em especial, após refazer o vale, mande um email e coloque no assunto algo como "Urgente: novo vale postal emitido para atribuição de (nome da avo)".
Pessoal bom dia, recebi esse e-mail hoje "Ex.º Senhor:
Relativamente ao processo mencionado em epígrafe, tenho a honra de solicitar a V.ª Ex.ª certidão de nascimento do registando em formato reprográfico.
Com os melhores cumprimentos A Conservadora, Ana Margarida León
Conservatória do Registo Civil de Tondela"
A questão é que foi tudo certinho, a cópia do registro do livro (reprográfica) foi enviado junto com a certidão de inteiro teor e apostilada, todas as folhas autenticadas, tudo certinho. O que será que deve ter acontecido. Alguém me ajuda
A melhor coisa a se fazer é enviar um email pra tondela pedindo maiores esclarecimentos, eles sempre foram bem atenciosos quanto a responder meus emails. Se não tiver o email me avisa que eu tenho...
Respondi o e-mail da própria Ana Margarida León. Explicando a situação, vou aguardar. Meus documentos chegaram dia 18/04 deve estar próximo a ser numerado.
@Fcamuri No Brasil não temos um site oficial (disponibilizado pelo Ministério da Justiça) para solicitação de certidão de nascimento/casamento. Em Portugal existe o Civil Online que é um serviço oficial do governo Português.
Caso queira solicitar alguma certidão em algum cartório que não seja próximo a sua residencia (ou seja de outro Estado), sugiro entrar em contato diretamente com o Cartório em questão, através de telefone e/ou e-mail. Você pode buscar essas informações do Cartório no Google mesmo. Os cartórios disponibilizam pagamento por boleto ou transferência bancaria nesses casos e você paga o frete para eles enviarem a certidão para sua casa (Sedex ou Carta Registrada, pois esses tem o número de rastreio). É muito mais seguro do que usar esses sites de terceiros, que não tem respaldo jurídico para oferecer esse tipo de serviço.
Eu tenho receio mesmo de pedir por esses sites, por isso queria saber se alguém já utizado. Quando solicitei para o cartório do ES a certidão do meu avô, falei com o cartório diretamente, e isso realmente me trouxe uma segurança.
Mas então, quando entro no site desses cartórios, eles mesmos me direcionam para esse registrocivil.org. falam que agora estão integrados a eles.
Não tem jeito, vou tentar contato por telefone. Espero conseguir ser atendida.
@Fcamuri Só fique atenta aos valores, pois esses sites cobram taxas abusivas ou como se fosse um serviço de despachante. Por exemplo, aqui no Rio uma Certidão de Nascimento Inteiro Teor diretamente no cartório custa em média R$ 100 a R$ 150 (dependendo do ano). Para Apostilar custa mais R$ 50. Fazendo uma cotação rápida nesses site (usei esse como referência o https://certidao.cartorionobrasil.com.br/) e a mesma certidão sairia por mais de R$ 600, ou seja, 4 vezes mais, um preço bem abusivo. Como não se trata de um serviço oficial e sim de terceiros, eles podem cobrar o preço que quiserem.
Nossa mãe do céu! Um rim isso! Abusivo mesmo. Já desesti man. Vou procurar por parentes e amigos que ainda moram em Teresina e em Campos dos Goytacazes/RJ.
Bom dia! Estou super feliz o processo dos meus filhos menores foram concluídos em Tondela , não recebi e-mail descobri hoje ligando para Lr . Processo chegou dia 30/05 Numerados no dia 21/06 326xx/2018 ,326xx /2018 foi concluido no dia 25/06.Muito feliz !!
Comentários
Certo
Muito obrigada!!!
Eu enviei o vale postal no mes 04/2018 mas só enviei a documentação para ACP ontem 02/07/2018...
Sim...Vale Postal tem validade...
Esse seu...Muito Provavelmente já caducou...
Para ter certeza...Vá até a agência onde fez o VP. Para consultar....Provavelmente o reembolso já estará disponível pra você sacar...
Você terá que fazer um novo VP...
Não se esqueça de levar o comprovante para facilitar o reembolso...
Se eu optar de fazer por Vale Postal, sabendo que o mesmo tem validade de um mês e os processos podem levar de 3 a 4 meses...Como funciona isso? Eles sacam o vale postal assim que o processo é numerado? Ou corre o grande risco do vale caducar???
Será que eu posso enviar outro ? Pode dar algum problema?
O vale postal é sacado de imediato no recebimento das documentacões, até porque 1 mês caduca, como você disse... E os processos tão demorando 4 meses e meio pra serem concluidos para conhecimento, um pouco mais de 3 meses para numeração.
Abraços.
Você escreveu que enviou seu VP em 04/2018...Mesmo que você tenha enviado no último dia do mês 04...Seriam 63 dias entre a emissão do VP e o envio dos documentos...(Que ainda nem chegaram no ACP)...
Será um fato inédito aqui no Fórum se seu Vale Postal não tiver caducado...!!!
Eu...No seu lugar iria amanhã na Agência onde emitiu o VP e solicitaria informações sobre o status do mesmo...Como disse...Muito provavelmente já deve estar disponível para você sacar o valor correspondente aos euros enviados...(Isso porque os Correios não devolvem o valor referente às taxas pagas)...
O ACP provavelmente tem registado no sistema que um VP em seu nome foi devolvido...
Envie um novo VP...
No comprovante do VP constam os dados que permitirão ao ACP identificar que esse VP é enviado para pagamento DO SEU PROCESSO...!!!
Digitalize esse comprovante do novo VP e envie para o ACP...No "Assunto" do email coloque algo que chame a atenção deles...Tipo...:
"...ANEXO COMPROVANTE DE EMISSÃO DE VALE POSTAL DE **(SEU NOME)**..."
Ou...
"...**(SEU NOME)** VALE POSTAL Nº XXXXXXXXX / COMPROVANTE EM ANEXO..."
PS...Nada disso faz sentido se você não for até a agência dos Correios para saber o que aconteceu com o outro VP...
Meu problema maior é que estou fazendo o processo da minha avó, ou seja enviei este vale em nome dela ( remetente) e agora só ela pode sacar caso realmente tenha sido devolvido... ( ela mora a 100km da minha casa)
Bom estou correndo aqui pra resolver isto.. Vlw
Nada do meu ainda Wlad (29 de março), eles não pulam, são bem criteriosos. Liguei para lá agora de manhã.
(APAGADO)
Abraço!
Não é permitido postar numeros de telefones particulares
Caso queira,faça inbox
Sugiro que siga a orientação que @Mtrin postou sobre seu caso lá no outro tópico e entre em contato com os Correios pelos canais mencionados...
Se não lhe for dado o atendimento adequado...E...Se julgar necessário...Entre em contato com a Ouvidoria dos Correios...
Independente da questão sobre esse VP de Abril ter ou não caducado...Por garantia...Seria bom você fazer um novo VP para esse processo que está para chegar em Portugal...Se seus documentos chegarem lá e eles não identificarem o respectivo pagamento dos emolumentos...Podem enviar seus documentos de volta...!!!
Também sugiro seguir a orientação da @Mtrin e do @Nilton Hessel, mas se for reenviar o vale imediatamente. Se esperar muito, pode ser que os documentos cheguem e sejam devolvidos.
Em especial, após refazer o vale, mande um email e coloque no assunto algo como "Urgente: novo vale postal emitido para atribuição de (nome da avo)".
Será que alguém teve experiência em solicitar certidões pelo registrocivil.org? Queria saber se o site é confiável.
Agradecida, Fernanda.
"Ex.º Senhor:
Relativamente ao processo mencionado em epígrafe, tenho a honra de solicitar a V.ª Ex.ª certidão de nascimento do registando em formato reprográfico.
Com os melhores cumprimentos
A Conservadora,
Ana Margarida León
Conservatória do Registo Civil de Tondela"
A questão é que foi tudo certinho, a cópia do registro do livro (reprográfica) foi enviado junto com a certidão de inteiro teor e apostilada, todas as folhas autenticadas, tudo certinho. O que será que deve ter acontecido. Alguém me ajuda
A melhor coisa a se fazer é enviar um email pra tondela pedindo maiores esclarecimentos, eles sempre foram bem atenciosos quanto a responder meus emails. Se não tiver o email me avisa que eu tenho...
Suas documentacoes foram enviadas quando?
Boa sorte que dará tudo certo.
Caso queira solicitar alguma certidão em algum cartório que não seja próximo a sua residencia (ou seja de outro Estado), sugiro entrar em contato diretamente com o Cartório em questão, através de telefone e/ou e-mail. Você pode buscar essas informações do Cartório no Google mesmo. Os cartórios disponibilizam pagamento por boleto ou transferência bancaria nesses casos e você paga o frete para eles enviarem a certidão para sua casa (Sedex ou Carta Registrada, pois esses tem o número de rastreio). É muito mais seguro do que usar esses sites de terceiros, que não tem respaldo jurídico para oferecer esse tipo de serviço.
Eu tenho receio mesmo de pedir por esses sites, por isso queria saber se alguém já utizado.
Quando solicitei para o cartório do ES a certidão do meu avô, falei com o cartório diretamente, e isso realmente me trouxe uma segurança.
Mas então, quando entro no site desses cartórios, eles mesmos me direcionam para esse registrocivil.org. falam que agora estão integrados a eles.
Não tem jeito, vou tentar contato por telefone. Espero conseguir ser atendida.
Mas muito obrigada pelas orientações.
Nossa mãe do céu! Um rim isso! Abusivo mesmo. Já desesti man. Vou procurar por parentes e amigos que ainda moram em Teresina e em Campos dos Goytacazes/RJ.
Muito obrigada!!!
Estou super feliz o processo dos meus filhos menores foram concluídos em Tondela , não recebi e-mail descobri hoje ligando para Lr .
Processo chegou dia 30/05
Numerados no dia 21/06
326xx/2018 ,326xx /2018 foi concluido no dia 25/06.Muito feliz !!
Pra finalizar com chave de ouro só falta o processo da filha mais velha finalizar em Ovar , la tá difícil viu !