Pessoal, Informo que o processo de atribuição de minhas filhas menores foi finalizado. Os documentos chegaram em Tondela em 14/05 e foram finalizados em 20/06. Assentos n. 33xxx/2018 e 33xxx/2018. Obrigado a todos pela ajuda de sempre. Vcs são dez!
Pessoal, Informo que o processo de atribuição da minha mãe foi finalizado. Aaaeee! Obrigado a todos que me ajudaram! Data de envio via EMS: 06/02/18 Data de entrega dos documentos: 14/02/18 Data de numeração: 23/04/18 (enviam um e-mail) Data de conclusão: 28/05/18 (chegaram os documentos aqui em casa apenas dia 20/06/18)
Agora vou começar o meu processo e tenho uma dúvida: Minha mãe irá me passar a nacionalidade portuguesa, mas meu pai que foi o declarante na minha certidão de nascimento. Meu pai e minha mãe nunca foram casados. Preciso de algum documento diferente para dar continuidade ao meu processo de atribuição ou os documentos abaixo já são suficientes?
- Número de assento português e certidão de nascimento da minha mãe (cópia simples) - Certidão de Nascimento de Inteiro Teor (firma reconhecida com apostila Haia) - Carteira de motorista (firma reconhecida com apostila de Haia) - Requerimento 1C (com firma reconhecida por autenticidade) - Vale Postal €175
@Pedro pela legislação atual, a maternidade está estabelecida mesmo seus pais não sendo casados.ACP não aceita CNH.Pode enviar o processo para Tondela.
Mae portuguesa, pai brasileiro declarante, nao casados, nascidos antes de 81, tem direito ?, como fazer ?, matriculas escolares assinadas pela mae serve ?
Poderiam me ajudar, confirmando se realmente os documentos abaixo estão corretos para eu fazer a minha transcrição de casamento + atribuição do meu filho 12 anos via Tondela ?
Também gostaria da orientação de vocês, se atualmente via Tondela seria a melhor opção levando em consideração o tempo e o fato de poder enviar no mesmo envelope a transcrição de casamento + atribuição de menor ?
*** Documentação para transcrição de casamento
1. Cópia simples do assento do português(a), preferencialmente (ou a indicação do número do assento e Conservatória, em um papel a parte). – 2. Certidão de casamento inteiro teor apostilada. (Não precisa ser reprográfica). 3. Certidão de nascimento inteiro teor apostilada da minha esposa (não preisa ser reprográfica) 4. Xerox autenticada do documento de identidade do requerente 5. Requerimento assinado no cartório com a firma reconhecida por autenticidade (utilizarei o mesmo que fiz para minha mãe quando fiz via Ponta Delgada) 6. Vale postal para pagamento da taxa de 120 euros 7. Enviar o Recibo do vale postal junto (Não use Euro exportação !)
*** Documentação para cidadania por atribuição para menores
1. Cópia simples do assento do português(a), preferencialmente (ou a indicação do número do assento e Conservatória no formulário 1C) 2. Certidão de Nascimento em Inteiro Teor apostilhada do filho (não precisa ser por cópia reprográfica neste caso) 3. 1C assinado pelos pais com suas firmas reconhecidas presencialmente em cartório 4. Xerox autenticados do RG dos pais
@FlavioMarcilio a documentação está toda correta.Pode enviar os dois processos para Tondela separados cada um em um envelope e depois colocados em um envelope maior.
Na atribuição de menor, a certidão de nascimento do menor não precisa ser reprográfica? Pergunto porque li em algum comentário atrás que precisava ser.
Por favor, vejam se podem me ajudar: efetuei pagamento por meio de cartão de crédito para atribuição de meu pai. Usei meu cartão. Logo, entendi que o nome do requerente do pedido (meu pai) é diferente do portador do cartão, conforme explicação do próprio site IRN. Por esta razão, coloquei como sendo o nome dele, no campo destinado ao requerente. Ocorre que, no cabeçalho do formulário 1C, enviado logo após o pagamento, aparece meu nome como requerente.
Enviei email à Tondela explicando o ocorrido, esclarecendo que a documentação será enviada a eles e aguardo resposta. Mas se alguém já passou algo semelhante, gostaria de ter alguma informação.
@Flavio Documentos estão corretos. Envie para Tondela que os prazos compensa e ainda economiza com envio. Tive processos dos meus filhos concluidos dia 18/06 , foram recebidos 17/05. Transc + atribuição de 2 menores.
Bom dia a Todos Quero comunicar que meu processo De nacionalidade que iniciou dia 21/02/18 ,caiu em exigência em 23/05 finalizou em 21/06. Enviei os documentos exigidos e foi finalizado. Se alguém quiser colocar na planilha 335../18 Agora vou iniciar o processo da minha filha de 14 anos. Grata a todos. Boa semana!
Uma última orientação pessoal, se puderem me ajudar...
No formulário 1C para menores de 18 anos (meu filho tem 12 anos de idade) :
No quadro 2 : - item 1, eu (pai português) precisaria preencher freguesia, concelho, pais, data do nascimento, assento, ano e conservatória do registro civil / registros centrais ou deixaria tudo em branco e só enviaria uma folha a parte no envelope com o meu número do assento/ano ? porque só tenho o número do meu assento que peguei via LR (fiz via ACP). E se precisar preencher, como eu preencheria ?
No quadro 4 : - A opção 2 (certidão do registro de nascimento da mãe/pai nacional português), eu deveria marcar e enviar a certidão de casamento (inteiro teor e apostilada) ? ou não marcar e colocar a descrição de certidão de casamento na opção "outros" ?
- A opção (outros documento indicar quais), eu deveria marcar e informar "cópias autenticadas dos documentos de identificação do pai e mãe do requerente" ?
Grato pelas confirmações, porque só falta isso para eu ir no cartório.
Quadro 2: preencha (x) pai portugues Data do nascimento, assento, ano (x) conservatoria dos Registos Centrais (x) sim para pretende manter a composição....
Quadro 4: Marcar 1 e outros. Em outros: Cópia autenticada dos documentos de identificação do pai e da mãe.
@Marcia, no quadro 4, eu não precisaria mencionar que estou enviando a minha certidão de casamento ? Será que só o fato de mencionar "Cópia autenticada dos documentos de identificação do pai e da mãe" já seria subentendido ?
Olá, pessoal! Recebemos a confirmação via Correios que os docs chegaram em Tondela dia 30/05. Tentamos contato telefônico diretamente com eles e via e-mail, mas sem sucesso. Como proceder?
Bom dia a todos. Por gentileza me esclareçam uma dúvida. Posso colocar os documentos para a transcrição de meu casamento em um envelope, a atribuição de meus 02 filhos menores, cada uma em um envelope, juntar esses 3 envelopes e colocá-los em um envelope maior, e mandar os 3 processos de uma vez para Tondela?
Comentários
Informo que o processo de atribuição de minhas filhas menores foi finalizado.
Os documentos chegaram em Tondela em 14/05 e foram finalizados em 20/06.
Assentos n. 33xxx/2018 e 33xxx/2018.
Obrigado a todos pela ajuda de sempre.
Vcs são dez!
Informo que o processo de atribuição da minha mãe foi finalizado. Aaaeee! Obrigado a todos que me ajudaram!
Data de envio via EMS: 06/02/18
Data de entrega dos documentos: 14/02/18
Data de numeração: 23/04/18 (enviam um e-mail)
Data de conclusão: 28/05/18 (chegaram os documentos aqui em casa apenas dia 20/06/18)
Agora vou começar o meu processo e tenho uma dúvida:
Minha mãe irá me passar a nacionalidade portuguesa, mas meu pai que foi o declarante na minha certidão de nascimento. Meu pai e minha mãe nunca foram casados. Preciso de algum documento diferente para dar continuidade ao meu processo de atribuição ou os documentos abaixo já são suficientes?
- Número de assento português e certidão de nascimento da minha mãe (cópia simples)
- Certidão de Nascimento de Inteiro Teor (firma reconhecida com apostila Haia)
- Carteira de motorista (firma reconhecida com apostila de Haia)
- Requerimento 1C (com firma reconhecida por autenticidade)
- Vale Postal €175
Obrigado pela ajuda!
Fui registrado antes de 1 ano de idade e nasci em 1987.
Poderiam me ajudar, confirmando se realmente os documentos abaixo estão corretos para eu fazer a minha transcrição de casamento + atribuição do meu filho 12 anos via Tondela ?
Também gostaria da orientação de vocês, se atualmente via Tondela seria a melhor opção levando em consideração o tempo e o fato de poder enviar no mesmo envelope a transcrição de casamento + atribuição de menor ?
*** Documentação para transcrição de casamento
1. Cópia simples do assento do português(a), preferencialmente (ou a indicação do número do assento e Conservatória, em um papel a parte). –
2. Certidão de casamento inteiro teor apostilada. (Não precisa ser reprográfica).
3. Certidão de nascimento inteiro teor apostilada da minha esposa (não preisa ser reprográfica)
4. Xerox autenticada do documento de identidade do requerente
5. Requerimento assinado no cartório com a firma reconhecida por autenticidade (utilizarei o mesmo que fiz para minha mãe quando fiz via Ponta Delgada)
6. Vale postal para pagamento da taxa de 120 euros
7. Enviar o Recibo do vale postal junto (Não use Euro exportação !)
*** Documentação para cidadania por atribuição para menores
1. Cópia simples do assento do português(a), preferencialmente (ou a indicação do número do assento e Conservatória no formulário 1C)
2. Certidão de Nascimento em Inteiro Teor apostilhada do filho (não precisa ser por cópia reprográfica neste caso)
3. 1C assinado pelos pais com suas firmas reconhecidas presencialmente em cartório
4. Xerox autenticados do RG dos pais
Agradeço novamente o apoio de todos,
/Flavio Marcilio
Na atribuição de menor, a certidão de nascimento do menor não precisa ser reprográfica? Pergunto porque li em algum comentário atrás que precisava ser.
Agradecida, Fernanda.
@mariza guerra
@marcia
Amigos foristas
Por favor, vejam se podem me ajudar:
efetuei pagamento por meio de cartão de crédito para atribuição de meu pai.
Usei meu cartão. Logo, entendi que o nome do requerente do pedido (meu pai) é diferente do portador do cartão, conforme explicação do próprio site IRN.
Por esta razão, coloquei como sendo o nome dele, no campo destinado ao requerente.
Ocorre que, no cabeçalho do formulário 1C, enviado logo após o pagamento, aparece meu nome como requerente.
Enviei email à Tondela explicando o ocorrido, esclarecendo que a documentação será enviada a eles e aguardo resposta.
Mas se alguém já passou algo semelhante, gostaria de ter alguma informação.
Grata!
Obrigada!
Envie para Tondela que os prazos compensa e ainda economiza com envio.
Tive processos dos meus filhos concluidos dia 18/06 , foram recebidos 17/05.
Transc + atribuição de 2 menores.
@Amandacorreia
Muito obrigado pelas confirmações e dicas. Irei seguir as orientações de vocês e enviar amanhã.
Boa semana a todos,
/Flavio Marcilio
Quero comunicar que meu processo De nacionalidade que iniciou dia 21/02/18 ,caiu em exigência em 23/05 finalizou em 21/06. Enviei os documentos exigidos e foi finalizado. Se alguém quiser colocar na planilha 335../18
Agora vou iniciar o processo da minha filha de 14 anos.
Grata a todos. Boa semana!
No formulário 1C para menores de 18 anos (meu filho tem 12 anos de idade) :
No quadro 2 :
- item 1, eu (pai português) precisaria preencher freguesia, concelho, pais, data do nascimento, assento, ano e conservatória do registro civil / registros centrais ou deixaria tudo em branco e só enviaria uma folha a parte no envelope com o meu número do assento/ano ? porque só tenho o número do meu assento que peguei via LR (fiz via ACP). E se precisar preencher, como eu preencheria ?
No quadro 4 :
- A opção 2 (certidão do registro de nascimento da mãe/pai nacional português), eu deveria marcar e enviar a certidão de casamento (inteiro teor e apostilada) ? ou não marcar e colocar a descrição de certidão de casamento na opção "outros" ?
- A opção (outros documento indicar quais), eu deveria marcar e informar "cópias autenticadas dos documentos de identificação do pai e mãe do requerente" ?
Grato pelas confirmações, porque só falta isso para eu ir no cartório.
Boa semana a todos,
/Flavio Marcilio
veja:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/49458/#Comment_49458
Quadro 2:
preencha (x) pai portugues
Data do nascimento, assento, ano
(x) conservatoria dos Registos Centrais
(x) sim para pretende manter a composição....
Quadro 4:
Marcar 1 e outros.
Em outros: Cópia autenticada dos documentos de identificação do pai e da mãe.
Será que só o fato de mencionar "Cópia autenticada dos documentos de identificação do pai e da mãe" já seria subentendido ?
não. Se já transcreveu o casamento, esta informação aparece no seu assento (no sistema).
Não tem necessidade do envio da certidão de casamento.
Muito obrigada por mais uma grande ajuda!
Abraço!
Por gentileza me esclareçam uma dúvida. Posso colocar os documentos para a transcrição de meu casamento em um envelope, a atribuição de meus 02 filhos menores, cada uma em um envelope, juntar esses 3 envelopes e colocá-los em um envelope maior, e mandar os 3 processos de uma vez para Tondela?
Tondela não responde e-mail e nem atende telefone
Pra acompanhar o seu processo,ligue para LR - Linha Registos
Telefone - 0351-211 950 500.
Opção 1 e novamente opção 1
Pode sim.Por fora do envelope pardo onde vão os documentos dos seus filhos,escreva pelo lado de fora ATRIBUIÇÃO PARA MENORES