@felipe, não conheço bem a expressão, mas fiquei bêge agora....consultei outros blogs que reunem pessoas sobre o mesmo assunto - nacionalidade por casamento... e descobri que já há grande volume de processos superando os 600 dias. Em suma, quase 1 ano e 8 meses. A parada tá ficando mais punk.
Bom dia a todos, eu vim agradecer a todos pela ajuda na minha jornada para conseguir a cidadania para toda a minha familia e por último a minha. Sem este fórum e as pessoas extremamente gentis e dedicadas em ajudar aos outros isto não seria possível. Muito obrigada a todos, especialmente ao Vlad Pen, Marisa e Guilherme. O processo foi longo mas finalmente saiu aminha cidadania por casamento.Vale mjuito a pena. Recebi a carta do IRN na sexta-feira. Os prazos seguem abaixo: 30/01/18 entrada pessoalmente em Porto 23/03/19 despacho favorável ( não cai em nenhuma exigência) 19/09/19 recebi a carta com meu assento de nascimento português datada de 03/07/19.
Estou muito feliz e se puder ajudar alguém, por favor fiquem à vontade para me procurar. PS se alguém puder atualizar a planilha pra mim agradeço pois não vou conseguir.
@Vlad Pen, Vlad me tire uma dúvida por favor, tenho olhado a planilha e observado que várias pessoas estão colocando como concluído, eles estão realmente já com o assento de nascimento ou será que estão lançando a conclusão como finalizado? Pois segundo o relato da Monica me parece que durou aproximadamente 1 ano e 6 meses e pela quantidade de dias na planilha aparece processos finalizados com até trezentos e poucos dias, obrigado pela informação desde já.
Olha pelo email que eu recebi um tempo atrás as certidões são emitidas por data cronológica de despacho. Se for assim o meu, do Márcio e mais uma colega aqui que não recordo o nome, está para sair pq tivemos despacho favorável também entre finalzinho de março / primeiros dias de abril. Estou ansiosa, para saber só através do civil on-line? Pq pelo site o meu está desatualizado.
@Alinebmaresch, é verdade porque ficou uma confusão danada, tem pessoas que colocaram como finalizado e na verdade só finaliza com o assentamento e não com o despacho favorável, mas não resta outra alternativa a não ser aguardar, pelo que eu observei o Gustavo fez a coisa correta e só lançou quando realmente recebeu o assentamento, abços!
Muita gente aqui chega na etapa que seria do "Despachado" e coloca como "Finalizado", o que muda a estatística toda proposta pela planilha. Observando os útlimos amigos que informaram as datas, os assentos estão sendo lavrados a partir do 100 dia após o despacho favorável. Embora, conforme falei antes: em outros blogs estão já falando de processos similares com mais de 600 dias no total, entre a recepção e a lavratura.
Eu até ia incluir uma coluna a mais na planilha com os status do site, aí o pessoal ia colocando eles lá pra ficar mais facil entender onde está, mas não consegui desvendar ainda se o processo está no estado da bolinha colorida, ou na primeira bolinha sem cor, e o que significa a bolinha ficar vermelho claro, depois vermelho escuro, em processos que não tem problema de documentação.
Talvez o ideal seria colocar uma coluna lá com as frases que aparecem embaixo. Elas são grandes mas parecem fazer mais sentido do que as bolinhas lá de cima.
Exemplo da bagunça: O da minha esposa aparece a bolinha 4-Verificação de documentos num tom vermelho acesso. Porém o texto diz "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.". A primeira bolinha das sem cor é "Análise do pedido". Parece mais que está no estado da bolinha sem cor no que da colorida, né não?
Sugiro que a planilha seja alterada, adequando-se aos critérios de "7 passos" que o sistema online utiliza. Creio ser a única forma de reduzir a "desinformação". Posso ajudar.
Sobre prazos, meu processo não caiu em exigência e durou 568 dias.
Quanto tempo está demorando para numerarem e colocar o acompanhamento do processo na plataforma digital após o recebimento da documentação na CRC Lisboa? Aí eu evito de ficar ligando a LR.
Quanto tempo estão demorando para numerarem e colocar o acompanhamento do processo na plataforma digital após o recebimento da documentação na CRC Lisboa?
Olá pessoal! Tenho algumas dúvidas e gostaria da ajuda de vcs para esclarecer:
1) Para quem residiu fora do país após os 16 anos é realmente necessário enviar os antecedentes criminais de cada país que morou ou somente uma declaração sobre a residência em outros países e a própria conservatória solicita a informação às entidades dos outros países?
2) Se for possível enviar somente uma declaração sobre residência em outros países, aonde consigo o modelo dessa declaração?
@Andrea precisa sim dos antecedentes criminais desses países onde morou após os 16 anos nos processos de aquisição de nacionalidade( pelo casamento , processos de conversão de nacionalidade e tb para atribuição de netos de portugueses).Para atribuição de filhos de portugueses não é necessário informar que morou fora do país.
Obrigada pela resposta @Vlad. Sabe me informar se tem um tempo mínimo de residência para a necessidade de apresentar os antecedentes criminais? Por exemplo, se foi estudar em outro país e residiu por exatos 10 meses, também precisa enviar os antecedentes?
Passando pra dizer que meu processo foi para despacho!
"O seu pedido de Nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado Um registo de Cidadão Português".
Mas olha que interessante... Logo que recebi a senha pra acessar o processo estava na bolinha 3, ficou por 3 semanas e ontem estava com a bolinha 4 e a 5 ao mesmo tempo alaranjadas (marrom). Hoje foi para a 6, mas na parte da manhã tinha o texto abaixo: "Está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requisitos legais pra lhe ser concedida a nacionalidade portuguesa e o seu pedido aguarda agora a decisão final e o respetivo despacho".
Creio que o site estava mesmo desatualizado e estão atualizando. Meu processo completa 1 ano dia 03/08 que chegou na CRC. Não caiu em nenhuma exigência. Processo 59XXX/2018
BOA SORTE À TODOS! Torcendo para que o assento seja concluído em breve!!! Obrigada pessoal!!!
@LucianaOCS , que ótimo, parabéns! A preocupação quanto a aceitação dos documentos e exigências se acabam nessa etapa! Agora, é esperar o tão sonhando assento, mas sem a preocupação de exigências...no momento, e por diversos relatos, entre 3 e 6 meses. Mas não desanime, vencido um degrau complicado de mais de ano! Boa sorte e um pouquinho ainda de paciência....
Esses foram os docs que eu enviei no processo da minha esposa em agosto/2018, ele não finalizou ainda, mas por enquanto não deu nenhum problema:
1 - Registro de nascimento do cônjuge reprográfico, com reconhecimento da firma do escrevente e apostilado; 2 - Cópia simples do assento do Português; 3 - Cópia simples do assento dos filhos portuguese, (se tiver); 4 - Cópia simples da transcrição do casamento; 5 - Cópia do RG ou Passaporte com filiação do cônjuge autenticado e apostilado, com menos de 10 anos de amissão, NÃO pode ser CNH. 6 - Original Antecedentes Criminais do cônjuge emitido pelo site da PF, com validação impressa no verso da folha; 7 - VP 250 euros ou Pagamento vai Cartão de Crédito, pagando em Cartão usar o Form. Mod. 3 enviado por e-mail; 8 - Formulário Mod. 3 Assinado e Reconhecido por Autenticidade presencialmente em Cartório pelo Requerente; Obs. Atenção ao Campo 8 do Quadro 1, NÃO deixar em branco.
@felipe e @carlostabosa , perfeita lista! Só inclua ai comprovantes de documentos, que o relacionem a Portugal. Não são obrigatórios, mas é de bom grado. Eu enviei NIF e carteirinha da Ordem dos Engenheiros de Portugal (se for engenheiro, dá pedir pelo CREA de sua região) .
Comentários
Consulte o artigo 56 da lei...http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_print_articulado.php?tabela=leis&artigo_id=&nid=895&nversao=&tabela=leis
Na sua situação você precisa comprovar vínculos com a comunidade Portuguesa. Este artigo 56 cita algumas situações onde tais vínculos são presumíveis.
Outras formas de comprovar vínculos podem ser apresentadas e aceitas - mas aí já é "mágica" de advogados...
No seu lugar, eu esperaria completar os 5 anos e faria o processo sozinho, sem advogados e tudo pelos Correios...
30/01/18 entrada pessoalmente em Porto
23/03/19 despacho favorável ( não cai em nenhuma exigência)
19/09/19 recebi a carta com meu assento de nascimento português datada de 03/07/19.
Estou muito feliz e se puder ajudar alguém, por favor fiquem à vontade para me procurar.
PS se alguém puder atualizar a planilha pra mim agradeço pois não vou conseguir.
Um abraço a todos e boa sorte.
Se for assim o meu, do Márcio e mais uma colega aqui que não recordo o nome, está para sair pq tivemos despacho favorável também entre finalzinho de março / primeiros dias de abril.
Estou ansiosa, para saber só através do civil on-line?
Pq pelo site o meu está desatualizado.
Embora, conforme falei antes: em outros blogs estão já falando de processos similares com mais de 600 dias no total, entre a recepção e a lavratura.
Talvez o ideal seria colocar uma coluna lá com as frases que aparecem embaixo. Elas são grandes mas parecem fazer mais sentido do que as bolinhas lá de cima.
Exemplo da bagunça:
O da minha esposa aparece a bolinha 4-Verificação de documentos num tom vermelho acesso. Porém o texto diz "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.". A primeira bolinha das sem cor é "Análise do pedido". Parece mais que está no estado da bolinha sem cor no que da colorida, né não?
Sugiro que a planilha seja alterada, adequando-se aos critérios de "7 passos" que o sistema online utiliza. Creio ser a única forma de reduzir a "desinformação". Posso ajudar.
Sobre prazos, meu processo não caiu em exigência e durou 568 dias.
Boa sorte aos que ainda aguardam!
Meu genro quer pedir a nacionalidade dele através do casamento de mais de 10 anos com minha filha e 2 filhos portugueses.
Mudou alguma coisa e é necessário ligação efetiva com Portugal ? Eles moram no Brasil.
Obrigada a quem responder.
Muito obrigada.
1) Para quem residiu fora do país após os 16 anos é realmente necessário enviar os antecedentes criminais de cada país que morou ou somente uma declaração sobre a residência em outros países e a própria conservatória solicita a informação às entidades dos outros países?
2) Se for possível enviar somente uma declaração sobre residência em outros países, aonde consigo o modelo dessa declaração?
Desde já, agradeço suas respostas!!
Sabe me informar se tem um tempo mínimo de residência para a necessidade de apresentar os antecedentes criminais? Por exemplo, se foi estudar em outro país e residiu por exatos 10 meses, também precisa enviar os antecedentes?
Passando pra dizer que meu processo foi para despacho!
"O seu pedido de Nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado Um registo de Cidadão Português".
Mas olha que interessante...
Logo que recebi a senha pra acessar o processo estava na bolinha 3, ficou por 3 semanas e ontem estava com a bolinha 4 e a 5 ao mesmo tempo alaranjadas (marrom).
Hoje foi para a 6, mas na parte da manhã tinha o texto abaixo:
"Está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requisitos legais pra lhe ser concedida a nacionalidade portuguesa e o seu pedido aguarda agora a decisão final e o respetivo despacho".
Creio que o site estava mesmo desatualizado e estão atualizando.
Meu processo completa 1 ano dia 03/08 que chegou na CRC.
Não caiu em nenhuma exigência.
Processo 59XXX/2018
BOA SORTE À TODOS!
Torcendo para que o assento seja concluído em breve!!!
Obrigada pessoal!!!
Agora, é esperar o tão sonhando assento, mas sem a preocupação de exigências...no momento, e por diversos relatos, entre 3 e 6 meses. Mas não desanime, vencido um degrau complicado de mais de ano! Boa sorte e um pouquinho ainda de paciência....
1. Documento comprovativo da nacionalidade estrangeira do interessado, acompanhado de tradução, se escrito em língua estrangeira.
A certidão de nascimento é suficiente?
2. Certificados do registo criminal emitidos pelos serviços competentes ...
Precisa da PF, estado de nascimento e estado do endereço atual?
3. Documentos comprovativos de ligação efectiva à Comunidade Portuguesa;
Não basta estar casado com português? Se tiverem uma lista, eu agradeço.
Esses foram os docs que eu enviei no processo da minha esposa em agosto/2018, ele não finalizou ainda, mas por enquanto não deu nenhum problema:
1 - Registro de nascimento do cônjuge reprográfico, com reconhecimento da firma do escrevente e apostilado;
2 - Cópia simples do assento do Português;
3 - Cópia simples do assento dos filhos portuguese, (se tiver);
4 - Cópia simples da transcrição do casamento;
5 - Cópia do RG ou Passaporte com filiação do cônjuge autenticado e apostilado, com menos de 10 anos de amissão, NÃO pode ser CNH.
6 - Original Antecedentes Criminais do cônjuge emitido pelo site da PF, com validação impressa no verso da folha;
7 - VP 250 euros ou Pagamento vai Cartão de Crédito, pagando em Cartão usar o Form. Mod. 3 enviado por e-mail;
8 - Formulário Mod. 3 Assinado e Reconhecido por Autenticidade presencialmente em Cartório pelo Requerente;
Obs. Atenção ao Campo 8 do Quadro 1, NÃO deixar em branco.
Pagamos usando o site/CC. A ligação efetiva vai ser constatada por causa dos 5 anos de casado (cujo casamento já deve estar transcrito para Portugal antes de começar o processo). Esse site confirma essa informação, se esse for o seu caso tb: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/fundamentos-de-oposicao/